Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Opinião sobre linhas de escape em inox

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mariomcarvalho
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 11:09 am

bem gostava de saber qual a vossa opinião acerca das linhas de escape vulgo caseiras em inox. ando a tentar ler sobre este assunto na net e não tá facil encontrar opiniões acerca disto especialmente no que diz respeito ás duas rodas.

pelo que tenho lido mandar fazer uma linha de escape em inox tras vantagens a nivel de longevidade pois o inox nao apodrece e que supostamente permite aos gazes de escape fluir mais rapidamente e a temperaturas mais elevadas, daí o maior fulgor do motor em certos regimes.

agora o certo é que aquece mais rapidamente. isso é vantajoso para a fluidez da exaustão dos gases? tambem ficou retido na minha cabeça que tanto a linha de escape, colector e panela são feitos de acordo com a taxa de compressão do motor. isto é correcto? de que forma a linha e seu escape podem ser optimizados para obter maior rendimento do motor de uma moto?

Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 11:48 am

Boas;
O facto de serem em INOX, não quer dizer que sejam caseiras. Há boas linhas de INOX feitas por marcas conceituadíssimas. Mais importante que o material é a sua forma e dimensões.
Resta saber o que pretendes...
A alteração da taxa de compressão não implica a alteração obrigatória do escape, há outros factores com mais influencia, tais como alterações nos carburadores, caixa do filtro de ar, culassa, etc.
Resta saber o que pretendes...
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 12:54 pm

pois o uso da palavra caseiro foi um pouco sem sentido. quando digo caseiro é relativo a algo feito manualmente e não numa linha de produção. eu gostava de compreender este conceito para saber o que fazer na minha moto. infelizmente como nao a tenho ainda, não posso dizer o que sinto que lhe faça falta, se vou precisar de força em baixas ou em altas rotações. o certo é como tenho a minha linha de escape praticamente toda podre vou ter obrigatoriamente que a substituir. o escape já arranjei um leovince sbk alterado (nao que tenha pedido, apenas o comprei por ter sido barato) eu tenho andado a namorar as linhas de escape da arrow em conjunto com o escape da dakar mas se mandar fazer uma linha de escape ao meu gosto, gostaria de saber se poderei optimiza-la mais ainda e onde ou não, se fica igual a uma linha já feita de fábrica.

ou seja, com que parametros é que uma linha de escape é feita, diametros das tubagens, comprimentos, evitar curvas ou não, ou se no fundo são feitas a olho e siga...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 2:05 pm

Boas;
Nada impede que se possa fazer uma linha de escape artesanal, tem é que se saber fazer, tendo em conta o motor a que se destina, o seu estado de preparação e o uso que se pretende dar.
Por aquilo que tenho visto do projecto da tua moto, não foram feitas alterações significativas a nível de motor que justifiquem alterações consideráveis a nível de escape.

Pessoalmente preocupava-me em "fechar" o motor no melhor estado possível de modo a que este tivesse o melhor desempenho. Conheço casos de motores que foram bem preparados em determinada altura e estão tão "castigados" que têm pior desempenho que motores de série em bom estado.

Os colectores estão podres mesmo, ou só muito ferrugentos? Será que estão quase a romper ou precisam de ser lixados e pintados?

A ponteira, como é que foi alterada? Quais os parâmetros? De nada vale ter uns colectores bons com uma ponteira de m#rda.

Devias preocupar-te em acabar a moto, rodar com ela e depois logo vias o que pretendias. De nada vale um motor vitaminado para uma utilização que pode não ser a que pretendes.

Tens propostas interessantes de colectores na KEDO e na OFF THE ROAD:
http://www.kedo.com/
http://www.off-the-road.de/


Última edição por Johnny_1056 em Sex Ago 03, 2012 9:23 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 7:42 pm

estao muito podres. na ligação dos tubos á panela desfizeram-se e teve-se que cortar um pouco para o tubo ficar direito. a panela idem...tb tá toda podre da parte de trás dela e por dentro nem sei o estado dela. a tubagem tá muito ferrugenta que até tenho medo de mandar ao jacto de areia que o mais certo é furar aquilo eheh.

a leovince sbk que arranjei alteram apenas o miolo, trocando a lã por liga de aluminio. nao sei que diferencas fará. de resto o motor tá todo de origem, filtros inclusive. pra já vou mante-la assim nesse nivel, depois logo se vê se terei necessidade de mais...

como tenho um amigo que faz linhas de escape estou a pensar seriamente em vez de comprar uma linha pedir-lhe para me fazer uma
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 8:24 pm

Boas;
Então se estão assim tão maus e tens o motor "de série", pegas nos colectores de origem e levas ao teu amigo e ele que te faça uma "réplica" dos originais, eventualmente com tubo com um diâmetro interior 2mm mais largo que fica logo a "respirar" melhor...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 11:05 pm

Boas
Num 4 tempos não havaerá tanto diferença como num 2 tempos em relação à performance do motor pelo formato do escape

O escape estará sempre limitado pelo diâmetro de saída da cabeça uma linha de escape muito mais do que isso não fará vantagem nenhuma (até poderá criar turbulência que prejudica o fluxo ) a ideia será manter o máximo de fluidez e impedir curvas muito acentuadas
pensa como se fosse um rio

a regra geral é de 7 graus, qualquer curva superior a isso e haverá resistência ao fluxo, a importancia dessa resistência no comportamento do motor vai diminuindo À medida que se afastamos do motor
O facto de aquecer mais significa que está a dissipar para o exterior mais calor portanto os gases até trabalham mais frios (já vistes alguma WR 250 ? os colectores até ficam vermelhos !!) quanto mais fino o metal mais isto se nota

no caso de juntar dois tubos em um (tipo Y) a junção deverá ter uma secção com o dobro do diametro dos tubos de entrada durante um comprimento tambem do dobro do diametro de entrada (não sei se fiz-me entender?)
Se for duas saidas deverá juntar em um ou ter um cross-flow a juntar os dois para melhorar as baixas
Se for 4 para um deve ser 4-2-1 (tambem melhora as medias-baixas)
para os monos ultimamente tem surgido os bomb-bottles ( que visam o mesmo efeito) no escape no mundial de MX

Quanto maior o volume total do silenciador (assim como o volume da caixa de ar ) mellhor para as baixas

O enginheiros da YAmaha não são burros portanto não será muito mau de série apenas restrito pelas regras ambientais e de som a tentativa de agradar a todos os regimes

Regra geral um escape mais restritivo terá melhorias em baixas e um mais "Aberto" melhora as altas

Não esperes milagres
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 9:46 am

Boas;
Webmonstro, algumas das coisas que escreveste poderão não ser bem assim...

- 7° de curvatura, e como é que consegues fazer escapes com curvaturas menores ou iguais a isso?? Por isso mesmo, nos escapes bons são usados elementos de diâmetro variável...

- No caso das junções, a melhor disposição é efectivamente em Y, mas a secção final é que deve ser igual ao dobro da secção dos tubos anteriores e não o diâmetro.

- Se tiveres duas saídas de escape não é preciso uma junção ou "cross-flow" para melhorar as baixas, o motor pode ter baixas com linhas de escape completamente independentes. O que melhora consideravelmente é a linearidade do motor ao longo de toda a gama de rotações.

- É possível fazer escapes 4 em 1 com boas baixas, a solução 4-2-1 vulgarizou-se por ser mais fácil de calcular e muitas vezes por imposição de espaço.

- O volume total do silenciador só por si não é determinante, é preciso não esquecer o seu funcionamento, por labirinto ou cone e contra-cone, por exemplo. Tal como a caixa de ar, isso verifica-se em muitos casos de motos de estrada em que se retira a caixa do filtro de ar e se usa filtros cónicos ou "emparelhados".

- Há uns anos sabia que os escapes usados eram estudados e dimensionados na fábrica de instrumentos de sopro da marca.

- Um escape aberto, por norma faz exactamente o contrário, melhora baixas e perde em altas. Basta ver o que acontece em muitas motos de estrada, têm mais velocidade de ponta com o escape de série do que com escapes aftermarket...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 1:19 pm

Johnny_1056 escreveu:

Boas;
Webmonstro, algumas das coisas que escreveste poderão não ser bem assim...

- 7° de curvatura, e como é que consegues fazer escapes com curvaturas menores ou iguais a isso?? Por isso mesmo, nos escapes bons são usados elementos de diâmetro variável...
.

Isto é o "ideal"
até este valor a resitencia é 0 em relação a um tubo direito
obviamente que não sendo possível na prática
é tambem proporcional e portanto quanto mais suaves melhor

Johnny_1056 escreveu:


- No caso das junções, a melhor disposição é efectivamente em Y, mas a secção final é que deve ser igual ao dobro da secção dos tubos anteriores e não o diâmetro.
.
Isso é o que eu disse ou melhor quis dizer é mais fácil de explicar com desenho mas é isso e alem disso a zona de junção deve ter o comprimento do dobro da secção dos tudo de entrada para garantir espaço para suavisar a junção
Johnny_1056 escreveu:

- Se tiveres duas saídas de escape não é preciso uma junção ou "cross-flow" para melhorar as baixas, o motor pode ter baixas com linhas de escape completamente independentes. O que melhora consideravelmente é a linearidade do motor ao longo de toda a gama de rotações.
.
Tens razão - erro meu - melhora os médios regimes
Johnny_1056 escreveu:

- É possível fazer escapes 4 em 1 com boas baixas, a solução 4-2-1 vulgarizou-se por ser mais fácil de calcular e muitas vezes por imposição de espaço.
.
Concordo e acrescento que aqui tambem há que ter em conta a ordem de ignição do cilindros aquando da junção

Johnny_1056 escreveu:

- O volume total do silenciador só por si não é determinante, é preciso não esquecer o seu funcionamento, por labirinto ou cone e contra-cone, por exemplo. Tal como a caixa de ar, isso verifica-se em muitos casos de motos de estrada em que se retira a caixa do filtro de ar e se usa filtros cónicos ou "emparelhados".


- Há uns anos sabia que os escapes usados eram estudados e dimensionados na fábrica de instrumentos de sopro da marca.
.
Tambem já ouvi essa histora mas acho que é mais marketing que outra coisa

Embora o grande inventor dos escapes modernos nos motores a 2T foi um enginheiro da alemanha de lest
penso que se chamava Walter KAdem?, inventou a teoria do cone e duplo cone , e este era preciasamente um enginheiro de som , numa manobra tipo "James Bonde" um dos corredores da equipa MZ no mundial desertou do bloco de leste e fugiu para o ocidente durante uma prova na suécia, escondeu os planos da construção do escape debaixo da roupa e com a ajuda da Suzuki fugiu e divulgou os segredos para os construtores ocidentais


Johnny_1056 escreveu:

- Um escape aberto, por norma faz exactamente o contrário, melhora baixas e perde em altas. Basta ver o que acontece em muitas motos de estrada, têm mais velocidade de ponta com o escape de série do que com escapes aftermarket...

Posso estar enganado mas a minha ideia é precisamente o contrário, pelo menos nos 2T nos 4T não tenho tanta certeza

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 2:13 pm

Boas;
Webmonstro, a história dos escapes da Yamaha é mesmo verdade, tal como os escapes dos motores de Formula 1 do tempo da Tyrrel-Yamaha e dos Lexus topo de gama.
Quanto à história dos escapes de 2 tempos, tens um livro fabuloso escrito pelo Mat Oxley que conta a história toda desde a 2ª Guerra Mundial:
"Stealing Speed - The biggest spy scandal in motorsport history".
http://www.amazon.co.uk/Stealing-Speed-Biggest-Scandal-Motorsport/dp/1844256898

Não vale a pena levar a questão para os motores de 2 tempos porque aí entramos num mundo alucinante. Uma das coisas que me orgulho de possuir é uma biblioteca com uma área dedicada ao motociclismo e onde tenho algumas obras referenciais a nível de preparação de motores de 2 tempos.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Opinião sobre linhas de escape em inox Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 3:15 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Webmonstro, a história dos escapes da Yamaha é mesmo verdade, tal como os escapes dos motores de Formula 1 do tempo da Tyrrel-Yamaha e dos Lexus topo de gama.
Quanto à história dos escapes de 2 tempos, tens um livro fabuloso escrito pelo Mat Oxley que conta a história toda desde a 2ª Guerra Mundial:
"Stealing Speed - The biggest spy scandal in motorsport history".
http://www.amazon.co.uk/Stealing-Speed-Biggest-Scandal-Motorsport/dp/1844256898

Não vale a pena levar a questão para os motores de 2 tempos porque aí entramos num mundo alucinante. Uma das coisas que me orgulho de possuir é uma biblioteca com uma área dedicada ao motociclismo e onde tenho algumas obras referenciais a nível de preparação de motores de 2 tempos.

Em papel só tenho o livro do Eric Gorr outro mago dos 2T
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Opinião sobre linhas de escape em inox Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre linhas de escape em inox   Opinião sobre linhas de escape em inox Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Opinião sobre linhas de escape em inox
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre pneus
» opinião para pneus...
» Opiniao sobre compra de Yamaha BWs
» Opinião/comentários sobre Yamaha TW 225, XT350 e TTr250
» coletores em inox

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: