Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Seg Jun 18, 2012 11:43 pm
Em qualquer um dos casos 60% e urbano e o resto repartido entre nacionais e AE. Mas mais te digo superei e com margem os 900 Kms com BP, e não, não tenho cota nem trabalho lá.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 12:17 am
Quanto a este assunto é tudo marketing, é a minha opinião, tive há uns anos um Golf 1.6 GTD o qul vendi com 478 mil quilometros sim sem nenum problema de motor a mesma bomba mesmos injectores tudo e sempre com gasoleo normal excepto aquela vez que enchi o deposito com gasolina e foi até parar, depois disso foi limpo o deposito levou um filtro e andou ums quantos centenas de milhar de kilometros a mais, depois tive um saxo 1.5d que estampei com 278 mil e actualmente tou com um corsa 1.5 td com 312 mil estes kilometros foram feitos sempre que possivel com gasólio de supermercado e sem nenhum problema até agora.
Se fosse ao mesmo preço ainda ia porque não, mas nunca senti diferença nenhuma portanto qualquer economia vai embora com a diferença de preço
Nuno
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 12:19 am
Marco19 escreveu:
Em qualquer um dos casos 60% e urbano e o resto repartido entre nacionais e AE. Mas mais te digo superei e com margem os 900 Kms com BP, e não, não tenho cota nem trabalho lá.
Só falta uma coisa para o teu teste ser verdadeiramente científico e válido, era não saberes qual o combustível que tens enquanto conduzes, sem isso não pode haver imparcialidade.
Nuno
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 12:25 am
A minha XT não gosta de gasolina de marca
quanto mais baratuxa melhor
rix
Moto : xt 600 e
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 12:29 am
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 12:48 am
A minha XT350 tornava-se mais económica com gasolina ultimate 100 e eu andava a fazer a ponte vasco da gama todos os dias... enrolava punho no IC32 e só parava em Alverca (2x40km sempre em AE)
era sempre o mesmo caminho todos os dias... e sempre como mesmo andamento...
e experimentei todas as gasolinas e a BP ultimate 100 tornava a mota mais económica tanto em Litros como em custo...
Com a XT600E a coisa mudou de figura... eu fazia Moita / Vendas Novas todos os dias (2x60km) era estrada aberta e rolava sempre a 100km/h experimentei todas as gasolinas... e a que me saia mais barata era a gasolina de marca branca...
a media era sempre igual com todas as marcas de gasolina... por isso optei pela mais barata para melhores resultados
andei durante 2500 kms a fazer testes a esta e aquela bomba e abastecia sempre a mesma hora de manhã cedo quando estava a temperatura mais fresca...
A XT600E queima tudo... para ela se tem 91 octanas é bom... e se tiver mais é igual é uma maquina que queima tudo... até agua
com agua e gasolina engasga-se vai a baixo mas nunca pára
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 1:22 am
Edgar escreveu:
A minha XT350 tornava-se mais económica com gasolina ultimate 100 e eu andava a fazer a ponte vasco da gama todos os dias... enrolava punho no IC32 e só parava em Alverca (2x40km sempre em AE)
era sempre o mesmo caminho todos os dias... e sempre como mesmo andamento...
e experimentei todas as gasolinas e a BP ultimate 100 tornava a mota mais económica tanto em Litros como em custo...
Com a XT600E a coisa mudou de figura... eu fazia Moita / Vendas Novas todos os dias (2x60km) era estrada aberta e rolava sempre a 100km/h experimentei todas as gasolinas... e a que me saia mais barata era a gasolina de marca branca...
a media era sempre igual com todas as marcas de gasolina... por isso optei pela mais barata para melhores resultados
andei durante 2500 kms a fazer testes a esta e aquela bomba e abastecia sempre a mesma hora de manhã cedo quando estava a temperatura mais fresca...
A XT600E queima tudo... para ela se tem 91 octanas é bom... e se tiver mais é igual é uma maquina que queima tudo... até agua
com agua e gasolina engasga-se vai a baixo mas nunca pára
Faz todo o sentido pois a 350 sendo mais pequeno faz mais rotação (e de punho enrolado mais ainda) é nesta situação que entram o nível de octanas quanto mais octanas menos auto-detonação e melhor performance em altas rotações que é quando há mais auto-detonação Repara que até aso anos 80 os carros andavam com 91 (ou 93?) octanas da antiga gasolina "normal" e só com motores mais modernos e mais rotativos surgiu a necessidade de usar gasolina com mais nível de octanas
Nuno
Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 1:28 am
Desculpem a ignorancia... ja houve uma gasolina 100? ou ainda ha?
A xt 660 tanto aguenta gasolina 95 como 98?
A diferença e grande?
Quem souber que de uma ajuda, assim experimento a ver se faz diferença a 98
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 1:35 am
Gonças29 escreveu:
Desculpem a ignorancia... ja houve uma gasolina 100? ou ainda ha?
A xt 660 tanto aguenta gasolina 95 como 98?
A diferença e grande?
Quem souber que de uma ajuda, assim experimento a ver se faz diferença a 98
PEnso que já não, mas duvido (ainda por cima com injecção) que faça muita diferença nessa mota Faria mais diferença numa mota que faça muita rotação e com menor nível de potencia (qq ajuda nota -se ) podes experimentar mas duvido muito Nuno
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 7:50 am
A mitica Shell V-Power era brutal!
E a BP Ultimate 100 octanas também era porreirita.
Quantos aos gasoleos, os carros mais antigos parecem não sofrer muito com gasoleos de marca branca... Já carros mais recentes, ouvem-se relatos de problemas com alguma regularidade...
Eu só uso Repsol porque tenho desconto e não sinto diferenças entre 95 e 98 em termos de consumos... Só em termos de performance, mas o meu carro é bi-sobrealimentado logo mais propicio a "gostar" de octanas...
A XT é da guerra... Leva tudo. Um dia ainda hei-de mijar para o depósito e palpita-me que ela deve andar na mesma.
Gonças: Ao preço a que a gasolina está, mesmo que gaste menos com 98, não deve compensar a nivel monetário, meteres gasolina 98...
ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 8:32 am
Gonças29 escreveu:
Desculpem a ignorancia... ja houve uma gasolina 100? ou ainda ha?
A xt 660 tanto aguenta gasolina 95 como 98?
A diferença e grande?
Quem souber que de uma ajuda, assim experimento a ver se faz diferença a 98
Possivelmente a grande diferença que vais notar é na carteira. Mais dinheiro para o mesmo n.º de Kms. Penso que para um ritmo normal não se nota grande diferença. Pelo menos, eu nos meus carros (a gasóleo) já fiz várias experiências e faço sempre os mesmos kms.
Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 10:18 am
Thanks
Ainda assim heide experimentar por curiosidade
odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 2:52 pm
sem estar a citar ninguem, mas....
....estao a misturar, carros com motos, gasoleo com gasolina...........
Com 98 andas mais, claro...mas ao custo que se encontra actualmente nao compensa (para alguns), se com 91 ou 93 octanas, Marrocos, tambem teem 95, quando abasteces e acabas-la no mesmo dia, notas diferenças, andaste menos, rolas aqui ao lado, espanha, tenho colocado sempre 98, outros com motos identicas colocaram 95.......andei um pouco mais, e ainda existe 100 octanas, para motores que estao em foças, tambem levam 98, ou 95, trabalham é menos horas. (minutos)
Já existe moto a gasoleo, a gaz e electricas, como sabem até a electricidade está a subir, ái quando a gota acabar......a electricidade custa 1km/2 euros. ...ou mais...
Sim colocar a que se encontra mais barata é o mais acertado.
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 3:20 pm
Já agora a informação de "octanas" não tem relação nenhuma com a potencia ou força da gasolina, mas sim a sua capacidade de "NÃO" detonar ou seja é mais "fácil" fazer a gasolina 95 detonar do que a 98, isto tem vantagem pois o motor tem de detonar a mistura no tempo certo (quando da faisca da vela) nunca antes pois isso provoca perdas de eficiencia e rendimento e em casos extremos "pinging" ou seja possíveis danos no motor. Por isso em motores que tenham capacidade de fazer muita rotação pode haver vantagem em usar combustíveis com mais nível de octanas.
Já agora nos diesel é irrelevante pois o combustível só entra na câmara no momento da ignição e portanto convem que o nível de octanas seja baixo (anda na casa dos 62+/- penso eu )
nuno
MauricioQuaresma
Moto : XT 350z -Mini Ténéré
Assunto: Re: A verdade sobre os combustiveis Ter Jun 19, 2012 3:48 pm