Bom dia, com base nas informações e dúvidas sobre a mudança do diâmetro da roda e pneu dianteiro nas nossas Tzonas, achei estas informações em um outro fórum e achei interessante compartilhar com vocês. Vamos lá:
Fala ae galera
Como todos aqui já sabem, o velocímetro começa a marcar a mais devido a diferença no tamanho do aro.
Já li bastante coisa sobre a porcentagem da diferença.
Conversando com meu primo, ele fez umas contas e me passou umas contas para calcular a velocidade e a distância dos odômetros.
Fazendo as contas, pude perceber que está batendo certinho com o que era antes da modificação, ou seja, velocidade máxima que eu atingia está dando a mesma e a kilometragem do odômetro parcial até chegar a reserva também está batendo certo. Resolvi compartilhar com vocês, pode ser de ajuda para alguém. Vou colocar aqui o email que meu primo mandou. Não sei se o raciocínio que ele fez está certo, mas está batendo direitinho com o que era antes. Meu primo é engenheiro mecânico, então acho que pode estar certo ou próximo. Espero que gostem:
Estão aí as medidas dos pneus dianteiros:
Original: 90/90 - 21"
Motard: 110/80 - 17"
Pergunta:
Qual a diferença de velocidade marcada no velocímetro depois de transformar a Tornado em SuperMotard ?
Largura do pneu original: 90mm
Mas como ele é 90/90 isto significa que a medida lateral é 90% disto.
Para calcular a porcentagem: (90mm x 90) / 100 = 90 x 0.90 = 81
Assim a altura da lateral do pneu é: 81mm
O diâmetro da roda é duas vezes esta medida mais o diâmetro do aro.
Assim duas vezes a medida da lateral do pneu: 81 x 2 = 162mm
E o aro está em polegada. Para converter para milímetro eu preciso
multiplicar por 25,4.
21 x 25,4 = 533,4mm
Somando tudo (2 vezes a medida lateral do pneu, mais o diâmetro do aro):
162 + 533,4 = 695,4mm (que é o tamanho da roda).
Repetimos o mesmo raciocínio para a roda na nova medida:
110 X 0,80 = 88mm
77 X 2 = 176mm
17 x 25,4 = 431,8mm
176 + 431,8 = 607,8mm (tamanho da segunda roda)
A diferença de tamanho das rodas é proporcional a diferença de velocidade.
Assim por regra de três:
695,4mm está para 100(%), assim como 607,8mm está para X(%).
(607,8 x 100) / 695,4 = 87,402
Ou seja X= 87,402%
Esta é a diferença de tamanho entre uma roda e outra.
Como a nova roda é 87,402% do tamanho da roda original, para cada volta ela anda 87,4% a menos. Assim quando o velocímetro marcar por exemplo 80km/h você multiplica por 0.874 e obtém: 69,92 km/h
Para facilitar as contas multiplique a velocidade no velocímetro por 0,874 para obter a velocidade em relação ao que era originalmente marcado. Isso serve também para o odômetro.
Vou adiantar aqui algumas velocidades que são cobradas em radares tanto nas cidades quanto nas estradas e algumas mais elevadas para verificação (cálculos bem aproximados):
Velocidade "Real":________Velocidade no velocímetro SM:
40km/h__________________45,76km/h
60km/h__________________68,64km/h
80km/h__________________91,53km/h
100km/h_________________114,41km/h
120km/h_________________137,29km/h
140km/h_________________160,18km/h
160km/h_________________183,06km/h
Grande abraço
Stealth
Obs: informações extraídas do fórum Líder motos