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| Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? | |
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Autor | Mensagem |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Mar 02, 2012 12:08 am | |
| [size=12]Boas Pessoal,
Abri este tópico para saber se já alguém se deu ao trabalho de legalizar umas jantes SM de uma XT 600.
Tenho andado a pensar sobre a questão a ilegalidade da minha XT, quando a comprei uma das primeiras coisas que fiz foi pedir a legalização à Yamaha, como calculam para uma XT 4PT mas com nº de série 3TB, a legalização foi negada. Depois disso ponderei em meter à troca as jantes SM por umas originais, até porque estou interessado em desfrutar da minha XT em offroad. Mas acho que vou optar pela opção mais cara. Ter jantes originais e SM. Mas se possível tudo legal.
Contactei o “LTA Laboratório de Tecnologia Automóvel” e informaram que em princípio é possível legalizar as duas jantes de 17”, pagando como é claro, os respectivos 160€
Uma das exigências, é que a mota tem que ser inspeccionada com os pneus que pretendo legalizar, e aqui peço a vossa opinião.
O que acham das seguintes medidas:
Trás: 160/70R17 Frente: 120/60R17
Já que é para legalizar, queria fazê-lo com ponderação, e juntava o útil ao agradável, medidas de pneus que o mercado tenham em abundância para evitar medidas “especiais” que só servem para encarecer, e pretendia também a melhor opção técnica para a mota.
No caso do pneu da frente estou a pensar na medida que mencionei porque é o que tenho e parece-me aceitável, o de trás estou a pensar no 160/70R17, porque parece que cabe na escora com o escape original (o pneu 190/50R17 que tenho aplicado pelo antigo dono é exorbitante e caro)
Mostro abaixo o processo que enviaram do “LTA” para conhecerem as exigências da “coisa” [/size]
Averbamento de Dimensões de Pneumáticos
1. OBJECTIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO DO SERVIÇO
Os ensaios e as verificações a realizar pretendem apenas avaliar a compatibilidade da dimensão de pneumáticos pretendida. A
realização deste serviço pelo LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda. encontra-se aprovada junto do IMTT (Instituto da
Mobilidade e dos Transportes Terrestres) e reconhecida junto das respectivas delegações. A realização dos ensaios é efectuada
de acordo com as Directivas 78/549 CEE de 12 de Junho e 92/23 CEE de 31 de Março.
2. DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
O requerente compromete-se a disponibilizar toda a informação técnica necessária para a execução dos ensaios pretendidos no
momento em que aceita a execução do serviço. Essa informação técnica traduz-se no preenchimento da ficha de informações
(Anexo I) e no envio da cópia do Livrete ou DUA do veículo e, se possível, de uma fotografia elucidativa do veículo.
Os ensaios/inspecções a realizar baseiam-se em verificações visuais e técnicas da instalação dos pneumáticos, de verificações
de erro do velocímetro (quando aplicável) e de testes em pista com a finalidade de testar a sua adequabilidade. O veículo deve
apresentar-se nas seguintes condições: Pneumáticos a testar instalados no veículo; pneumáticos homologados; ausência
de espaçadores ou alargadores de via; as jantes devem garantir que o offset não altera a largura de via com o qual o
veículo foi homologado; o pneu deve garantir a capacidade de carga e o índice de velocidade adequados; os novos
pneumáticos não devem exceder os limites da carroçaria; após instalação, os pneumáticos devem permitir a deslocação
livre na cava da roda (sem interferir com qualquer componente); o recobrimento de roda deve ser garantido de modo a
que os dispositivos anti-projecção se encontrem de acordo com a legislação em vigor (“palas”), o valor da velocidade
lido no velocímetro deve ser sempre superior ao valor da velocidade real, a altura da retaguarda do veículo ao solo não
deve exceder os 550mm e a direcção deve manter o comportamento original, permitindo uma condução segura.
Posteriormente aos ensaios/verificações, o LTA procede à emissão e envio de um certificado, para a morada solicitada, onde
constam a identificação do veículo e da dimensão de pneumáticos averbada, fotografias elucidativas do veículo e o resultado do
ensaio. O LTA não se responsabiliza por quaisquer outras alterações às características do veículo, que possam ser identificadas
nas referidas fotografias, podendo vir a alterar o normal andamento do processo junto do IMTT.
NOTA: A alteração da dimensão dos pneumáticos é susceptível de provocar alterações ao nível do consumo e
comportamento do veículo.
3. PROGRAMA DE TRABALHO
O tempo previsto para a realização dos ensaios é de 30 minutos. Em Braga os ensaios realizam-se às segundas-feiras. Em
Santarém os ensaios realizam-se em data a definir pelo laboratório e comunicada ao requerente com a devida antecedência,
uma vez que a deslocação não se faz semanalmente.
4. ORÇAMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
4.1 O preço para a realização dos ensaios é de 160 €. (IVA incluído)
No caso do veículo se submeter a um segundo ensaio (reinspecção) o valor é de 80€. (IVA incluído)
4.2 Condições de pagamento:
No caso do serviço ser efectuado no Autódromo/Kartódromo de Braga, o pagamento é efectuado na sua totalidade, em
numerário ou cheque, antes da realização dos ensaios.
No caso do serviço ser realizado no Aeródromo de Santarém, terá de ser efectuado o pagamento de 50% do valor total do
serviço no acto da aceitação do mesmo, sendo neste caso possível a realização do pagamento por transferência bancária (ver
NIB em rodapé). Acordada a data de realização dos ensaios, de acordo com a disponibilidade de deslocação dos técnicos do
laboratório, o restante valor será pago no dia da realização dos mesmos.
ACEITAÇÃO DA EXECUÇÃO DE SERVIÇO
Li e aceito as condições do serviço proposto.
Assinatura do Requerente
__________________________________
Data: __ / __ / __
Consulta
Processo
Anexo I
Agradecemos o preenchimento da ficha de informações em letras MAISCULAS, para facilidade de leitura.
1. Identificação do Proprietário
Nome:
Morada:
Contacto Telefónico:
2. Identificação do Veículo
Marca /Modelo: / Matrícula:
Medida de pneumáticos averbada: (1º eixo)
(2º eixo)
Medida de pneumáticos que pretende averbar: (1º eixo)
(a preencher pelos serviços)
Averbamento de Dimensões de Pneumáticos
(2º eixo)
3. Emissão / Envio de Relatório
Os dados para emissão e envio de relatório são os mencionados no ponto 1. (Assinale com X, se aplicável)
Caso os dados para envio de relatório não sejam os assinalados no ponto 1., por favor preencha os seguintes campos:
Nome:
Morada:
4. Emissão de Factura
NIF:
Os restantes dados para emissão de factura são os mencionados no ponto 1. (Assinale com X, se aplicável)
Os restantes dados para emissão de factura são os mencionados no ponto 3. (Assinale com X, se aplicável)
Caso os dados para emissão de factura não sejam os assinalados nos pontos 1. ou 3., por favor preencha os seguintes campos:
Nome
Morada
5. Data e Local de realização do serviço
Deverá indicar o local e a data pretendidos para a realização do ensaio.
A marcação do serviço só será válida após confirmação do LTA.
Local: Kartódromo /Aeródromo de Braga Data: _____/_____/_____ (2ªs feiras)
(Assinale com X) Páraclube de Santarém (a agendar de acordo com disponibilidade dos técnicos)
Página 2/2
Telef.: 253627409 / Fax: 253627411 / email: geral@lta.pt / Morada: R. do Carregal, Lugar da Aldeia - 4700-687 Palmeira Braga
NIB: 0033 0000 4531 4697 6080 5
LTA-089
Última edição por Moutinho em Qui Abr 26, 2012 10:04 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Mar 02, 2012 12:18 am | |
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| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Qui Abr 26, 2012 9:52 pm | |
| Eu uso 150/60 - 17 na roda trazeira pois parece-me a escolha mais acertada. Com 160/60 - 17 a moto fica mais pesada nas mudanças de direcção e além disso alguns pneus dessa medida ficam a roçar na corrente e no braço oscilante (conforme o perfil dos mesmos). | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Qui Abr 26, 2012 9:59 pm | |
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| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| | | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 12:05 am | |
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| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 12:12 am | |
| Só pode... mas mesmo assim devem ter andado a inventar naquele braço oscilante para o pneu lá caber | |
| | | Figa5
Moto : tt600re
| | | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 10:42 am | |
| Pessoal, A escora está original e sem alterações nenhumas, o aro é SM e se não me engano é 4,25". E claro não tem o escape de origem. A minha XT neste momento o que não está igual ao original é: Guarda-lamas da frente (estou a pensar trocar depois de aplicar jantes originais) Piscas; Guiador; Protector de corrente; As jantes SM vão ver trocadas pelas originais como sabem; E a pintura também não é original Do resto está tudo original, só se me estiver a faltar um pequeno promenor. Tenho aqui a prova do reconhecimento geral. | |
| | | rickyFMX
Moto : Honda CB 500 X '18
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 10:56 am | |
| - Moutinho escreveu:
- Trás: 160/70R17 Frente: 120/60R17
O pneu da frente ideal e o mais usado neste tipo de motos (SMs utilitárias) deverá ser o 120/70-17 O /60 torna a frente mais rápida e rija, mas menos estável para estradas do dia-a-dia, ou seja ganharias em circuito, mas perdes na vida real... Na traseira tanto as KTMs, Husqvarnas, Husabergs, a minha FMX usam ou o 160/60-17 ou o 150/60-17, conforme os modelos... apenas a belissima SVX usa o 180/55-17 Tu com o 190 numa jante para 160 tens o pneus todo atrofiado, e estás a perder estabilidade e maneabilidade... Depois de colocares um 160 ou 150 vais ver que ganharás muito mais estabilidade e a moto fica-te a parecer muito mais leve a mudar de direcção. Se escolheres um 160/60 a moto fica mais bonita, mas mais lenta a mudar de direção, com o 150/60 fica mais maneavel. A aderencia de um 150 chega e sobra para não deixar ficar mal! | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 11:05 am | |
| - rickyFMX escreveu:
- Moutinho escreveu:
- Trás: 160/70R17 Frente: 120/60R17
O pneu da frente ideal e o mais usado neste tipo de motos (SMs utilitárias) deverá ser o 120/70-17
O /60 torna a frente mais rápida e rija, mas menos estável para estradas do dia-a-dia, ou seja ganharias em circuito, mas perdes na vida real...
Na traseira tanto as KTMs, Husqvarnas, Husabergs, a minha FMX usam ou o 160/60-17 ou o 150/60-17, conforme os modelos... apenas a belissima SVX usa o 180/55-17
Tu com o 190 numa jante para 160 tens o pneus todo atrofiado, e estás a perder estabilidade e maneabilidade... Depois de colocares um 160 ou 150 vais ver que ganharás muito mais estabilidade e a moto fica-te a parecer muito mais leve a mudar de direcção.
Se escolheres um 160/60 a moto fica mais bonita, mas mais lenta a mudar de direção, com o 150/60 fica mais maneavel.
A aderencia de um 150 chega e sobra para não deixar ficar mal! lol. Pessoal, Eu sei disso tudo, e concordo com isso tudo. Vão ler o ínicio do tópico, eu refiro lá isso tudo, alias fui eu que abri o tópico a mencionar que quero legalizar as jantes SM, e como tal quero legalizar um pneu com medida decente. Estou em farto de saber que o pneu 190 é um exagero, por isso é que vai levar com um pneu 120 ou até 130 mas nestas jantes (as originais) | |
| | | rickyFMX
Moto : Honda CB 500 X '18
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 2:58 pm | |
| Sory... Tens aqui um relato de uma legalização pelo LTA: http://www.supermoto-portugal.com/t21p80-legalizar-alteracao-para-supermoto#7181 | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 3:12 pm | |
| - rickyFMX escreveu:
-
Sory...
Tens aqui um relato de uma legalização pelo LTA: [url=http://www.supermoto-portugal.com/t21p80-legalizar-alteracao-para-supermoto#7181 http://www.supermoto-portugal.com/t21p80-legalizar-alteracao-para-supermoto#7181[/quote[/url]] Boa Se for pra legalizar tenho que pensar no guarda-lamas original... para não dar chatice... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 3:45 pm | |
| - Moutinho escreveu:
- Pessoal,
A escora está original e sem alterações nenhumas, o aro é SM e se não me engano é 4,25".
https://2img.net/r/ihimizer/img9/3774/25022012433.jpg
4,25 é para pneus Radiais 150/70/17 e pode levar também um 160/70/17 ou 160/60/17 a altura do perfil não sei muito bem por isso o pneu 180 deve estar muito alto | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? Sex Abr 27, 2012 5:38 pm | |
| 150/70 fica muito alto, e o perfil na zona do rasto fica muito "plano", comprometendo o desempenho em curva. 150/60 para mim é o mais adequado ou então o 160/60, são os mais usados e os que têm melhor comportamento. Mas isto já foi debatido anteriormente, na minha opinião, 160/60 fica melhor para o estilo, embora nem todos os modelos de pneu caibam na escora, o 150/60 tem melhor desempenho dinâmico. Quando pedi a declaração à yamaha para averbar os pneus (sim a yamaha montava o kit SM de origem mas não vinha averbado no livrete, para compensar a declaração era gratuita) as únicas medidas contempladas para a XT eram 120/70 na frente e 150/60 na traseira. Mas através do LTA certamente não vai haver problema em averbar 160/60 | |
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| Assunto: Re: Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? | |
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| | | | Legalizar jantes SM pelo LTA, alguém o fez? | |
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