Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Ver o estado dos Sinoblocos

Ir para baixo 
+7
lpc007
Johnny_1056
Edgar
Figa5
Pmvpires
rui braz
Cardoso
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Cardoso
Ver o estado dos Sinoblocos Star310
Cardoso

Ver o estado dos Sinoblocos Empty
MensagemAssunto: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 8:40 pm

Boas,

Estava eu sem nada que fazer, a minha moto tem cerca de 15000 kms, e nunca vi como estavam os sinoblocos, e já que estava com a mão na massa, tentei fazer tudo com a ferramenta que tenho na moto, isto para o caso de alguma eventualidade, e consegui.

Ver o estado dos Sinoblocos DSC01004
As chaves que a moto traz, para tirar a roda traseira.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01007

Já com a roda tirada, e como podem ver os sinoblocos, estão quase como novos, quase sem nenhum desgaste, como podem ver nas imagens.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01012
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01018

Fiquei contente com o estado dos sinoblocos, em principio só os mudo quando trocar de pneu, quer dizer que ainda posso rolar descansado sem gastar guita.

Acabei por fazer uma inspecção á folga do braço oscilante, ao braço oscilante em si, como podem ver tem um pouco de ferrugem que acabou por sair quase toda com um pouco de wd40 e limpar com um pano.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01026

Ver o estado dos Sinoblocos DSC01028

Vi também como esta o pinhão, e o desgaste não é quase nenhum, o que é normal para uma moto com 15000 kms.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01030

Limpei o braço oscilante, assim como todas as peças que estão próximas da corrente, porque estavam cheias de óleo
da corrente misturado com areia, e estava uma grande papa.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01036
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01037

Já que estava com a roda tirada tinha feito dois desmontas de duas chaves de bocas, e tentei tirar o pneu, isto porque comprei uma câmara de ar reforçada, por 13 euros, e normalmente estas costumam ser um pouco mais caras, mas o vendedor disse me para levar a reforçada porque era a que a moto trazia de origem e eu fui verificar, o que é mentira traz uma normal.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01039

Foi a primeira vez que aquele pneu foi descolado da jante, e levei mesmo muito tempo para o descolar, até tirei o disco da jante porque estava com medo de o empenar, mas finalmente ao fim de um bom bocado lembrei me de meter um pouco de wd40 e com jeitinho este descolou. Acabei por aprender uma lição, e nunca mais ando sem wd40 na moto, fui logo comprar um, porque o que usei não era meu.

Ver o estado dos Sinoblocos DSC01043

Voltei a montar tudo, lubrifiquei todos os rolamentos medi a folga da corrente, e com tudo limpinho fui dar uma voltinha para ver se esta tudo bem.
Ver o estado dos Sinoblocos DSC01047

Ver o estado dos Sinoblocos DSC01052

ABR

Última edição por Cardoso em Seg Jan 30, 2012 10:12 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
rui braz

Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 9:09 pm

Cardoso, não sei se é do meu pc mas tentei 3 vezes e não vejo as fotos Ver o estado dos Sinoblocos 909462

Pmvpires
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 9:16 pm

rui braz escreveu:
Cardoso, não sei se é do meu pc mas tentei 3 vezes e não vejo as fotos Ver o estado dos Sinoblocos 909462

+1
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Cardoso
Cardoso

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 10:13 pm

Boas,
Acho que já resolvi o problema das fotos.

Cumps
Pmvpires
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 10:28 pm

Ver o estado dos Sinoblocos 656644 Belo trabalhinho Ver o estado dos Sinoblocos 656644
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Figa5
Figa5

Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 12:04 am

Ver o estado dos Sinoblocos 12626
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 12:58 am

Ganda Pinta Amigo Ver o estado dos Sinoblocos 12626 Ver o estado dos Sinoblocos 12626

Ver o estado dos Sinoblocos 12626 Ver o estado dos Sinoblocos 12626
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 10:25 am

Boas;
Admiro quem tem paciência para desmontar e montar só porque sim...
Actualmente tenho tão pouco tempo livre que aquele que posso dedicar às motos, que seja para andar nelas. Não quer dizer que negligencie a sua manutenção, mas não desmonto coisas só por desmontar...

Os "sinoblocos" ou "cepos" de cremalheira podem duram uma vida, tudo depende do tratamento que se dá à moto, quem lhe dá um uso descontraído até se pode esquecer que existem, quem gosta de fazer uns arranques mais "puxados", umas cavaladas e afins, pode ter que os mudar logo quando muda o kit de transmissão.

Não confio no WD40 para montar pneus...

Desmontar um pneu para montar uma câmara reforçada. só se tivesse havido um furo ou se estivesse programada uma volta mais hardcore por todo-terreno, o que não me parece o caso, visto que continuas com um pneu "de estrada".
Edgar
Edgar

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 11:08 am

Johnny_1056 escreveu:

Os "sinoblocos" ou "cepos" de cremalheira podem duram uma vida,

sim é verdade...
mas na XT660R e na XT660Z de 2008 em diante chegam a durar 8 ou 10 mil kms...

na XT660X... não sei mas deve ser igual...

e alias a Yamaha recomenda a troca dos sinoblocos sempre que se troca os pneus... eles devem saber a qualidade ou falta dela dos sinoblocos...

A minha XT600E ainda tem os de origem e estão porreiros com quase 58mil

Isto de trocar a câmara de ar, por vezes não é encher chouriços...
serve para a malta conhecer as coisas... e se um dia tiver um furo na estrada... pode resolver as coisas com alguma experiência pratica...
a única forma de ganhar experiência é arregaçar as mangas...
O pessoal que foi ao 1º XT Friends em Cebolais... ficaram lá porque não conseguiam trocar uma câmara de ar...
e como era Domingo, tiveram que esperar pela 2ª feira...

Ora com um Cardoso por perto... isso não acontecia... Ver o estado dos Sinoblocos 353512

hoje temos muito boa gente no CXTP que repara furos na berma... ainda no outro dia o Rui furou a Ténéré num passeio de Domingo e trocou a câmara de ar na berma... a malta esperou um bocado e depois seguimos com o passeio...
e assim deixamos de estar dependentes da assistência em viagem, ou de ter a viagem ou o passeio estragado e terminado... Ver o estado dos Sinoblocos 449138

e para conhecermos a mecânica da mota... só desmontando e montando se chega lá... Ver o estado dos Sinoblocos 449138

ABR Ver o estado dos Sinoblocos 919911
lpc007
lpc007

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 3:17 pm

Espectaculo!

Gostava de ter esse conhecimento e à vontade nessa área!

A moto ficou impecavel.

LPC
odamA
odamA

Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 4:56 pm

Ver o estado dos Sinoblocos 225406

...já troquei os meus varias vezes
...já uso como suplentes (tenho sempre um jogo extra)
Ver o estado dos Sinoblocos 660860
...tambem ja os troquei, inverti-os, coloquei um pouco de camara de ar (nao durou muito)
...existe por ai quem os tenha "feito", uma peça de borracha ........
...so nao gastam tanto se andar só em auto-estrada e ás 5 mil rotações.
...quanto mais usares o travao traseiro e a caixa em reduções, esticar a 1ª

Mas eu costumo empurrar a cremalheira e quando ela "mexe"......troco o kit de 20 000 em 20 000 km, pneus e camara de ar, tem sido de 10 em 10 mil, os que me duraram mais foram estes ultimos, (já tenho novos), ........feitas as contas ja vão 6 , 8 com os extras.
http://espiritotenere.blogspot.com
Cardoso
Cardoso

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 7:02 pm

Boas,

Pois é pessoal, eu fiz o que fiz porquê tinha tempo para o fazer , porque a moto estava toda cagada, e para a limpar, e para aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos de mecânica, isto porque até agora nunca precisei de ir a uma oficina, apenas a 1ª revisão que é gratis.

A ideia de ir ver os sinoblocos surgiu porque estava eu um dia a ler o manual de proprietário, e tal como diz o "Edgar" lá aconselham a trocá-los cada vez que se muda o pneu traseiro e então fui ver como eles estavam.

A ideia de ver se conseguia tirar o pneu e substituir a camara de ar, foi porque, no outro dia fui dar uma volta até cascais (ver um amigo meu, infelizmente ao hospital), ia com a maria e sem me aperceber passei por cima de uma peça de loiça a minha sorte foi que a roda apanhou de lado e a peça saltou e partiu se ao lado, e fiquei um pouco assustado porque podia ter furado o pneu,tinha o kit de remendos e nem sabia se o conseguia desmontar.

E assim foi já que tinha a roda fora, arregacei as mangas e assim já estou preparado, porque podia-me acontecer numa viagem, e estragava-me a viagem, e tinha de chamar a assistência.

Abr
Johnny_1056
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 7:20 pm

Boas;
Acho muito bem que se saiba resolver um problema à beira da estrada quando ele surge.
Talvez tenha ficado surpreendido com essa operação sem motivo aparente, porque para mim reparar um furo é algo relativamente fácil de fazer. Apesar de continuar a achar que é um valente pincel e prefiro não ter que o fazer.

Quanto aos "sinoblocos" estou surpreendido com a sua duração, nunca pensei que um monocilíndrico 660cm³ os danificasse tanto. Foi coisa que nunca mudei em moto minha, apesar de achar que já estavam a precisar, mas tudo isso após várias dezenas de milhar de km's...
Quanto muito aceito que se devam mudar quando se muda o kit de transmissão.
Cardoso
Cardoso

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 7:49 pm

Pois é mas, nestas novas monocilindricas de 660 cm3,no que tenho conhecimento, o modelo 660R e 660Z é mesmo o que a Yamaha recomenda é mudar os sinoblocos quando se troca o pneu, isto não quer dizer que não haja excepções, porque isto também depende muito da utilização que dás a moto.

No que toca ao reparar um furo, para mim não era muito fácil a um tempo atrás, para já porque não andava preparado com ferramenta nenhuma nem o kit de remendos, e se fosse ai à beira da estrada ainda era mais difícil porque não tenho descanso central e tenho de deitar o moto, e simplesmente, não sabia como descolar o pneu e usar os desmontas.
O que não é nada de anormal, porque aqui à tempo ia na Vasco da gama, e estava um senhor parado na berma e fora do carro com as mãos no ar a pedir ajuda, e tive de lhe mudar o pneu do carro, porque o senhor nem o macaco sabia usar.
E também digo uma coisa, eu pertenço a um moto-clube, e costumo sair com algum pessoal que tem moto e a maior parte deles nem sequer andam com o spray anti-furo, e para ai 80% não sabe tirar um pneu ou montar um taco,no caso dos pneus tubeless.

ABRCS
Edgar
Edgar

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitimeTer Jan 31, 2012 7:59 pm

@Johnny

pois é... Ver o estado dos Sinoblocos 964551
aquilo nem sei se é do motor... se é da qualidade dos sinoblocos... Ver o estado dos Sinoblocos 546328

e talvez a borracha seja mais macia para proteger a carretos da caixa... Ver o estado dos Sinoblocos 546328
mas isto sou eu a especular Ver o estado dos Sinoblocos 449138

Cardoso escreveu:
... ...
E também digo uma coisa, eu pertenço a um moto-clube, e costumo sair com algum pessoal que tem moto e a maior parte deles nem sequer andam com o spray anti-furo, e para ai 80% não sabe tirar um pneu ou montar um taco,no caso dos pneus tubeless.

Eu quando lá for... vou-me chibar todo Ver o estado dos Sinoblocos 225406

mas é verdade... e alguns nem sabem para que lado se aperta um parafuso Ver o estado dos Sinoblocos 796959

ABR

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ver o estado dos Sinoblocos Icon_minitime

Ver o estado dos Sinoblocos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte