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| Apresentação XTZ Super Tenere 750 | |
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+22devilpark Clube.XT libertoluso M4rco angelo_lopes nx4 Johnny_1056 Nuno.Cruz rui durao ricasbeiro paulo pedrogfrazao javleitao Figa5 Marco constantino marcoantonio Pmvpires Moutinho rui braz Edgar Gil GNunes 26 participantes | |
Autor | Mensagem |
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angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Dom Jan 29, 2012 9:18 am | |
| - libertoluso escreveu:
- Olá a todos!
Este tema dos consumos exagerados na Super Té é recorrente neste e noutros foruns e os culpados, depois de cumpridos alguns milhares de Km (não muitos), são os difusores em latão que ovalizam por abrazão das agulhas em aço duro, devido sua à posição horizontal, perpendicular aos carburadores verticais. É um calcanhar de aquiles das Super que se resolve, como foi sugerido e bem, mandando vir os difusores (tubos de emulsão - emulsion tubes) da Kedo, p.ex. Costuma restaurar o consumo normal - até voltarem a ovalizar passados novamente mais uns poucos milhares de Km... As agulhas sobrevivem sem beliscadura de maior a muitas substituições de difusores, portanto não se justifica a sua substituição salvo deformação evidente. Esta ovalização dos difusores pode passar despercebida porque basta um pequeno desgaste, quase imperceptivel a olho nú, para fazer disparar o consumo.
Abraço e boas curvas!
Justificado. Nesse caso eu preferia mandar fazer os difusores a um torneiro, noutro material, e resolvia o problema por um lapso de tempo maior, ou os que veem da Kedo são mais resistentes que os originais? Abraço, | |
| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Dom Jan 29, 2012 11:30 am | |
| Bom dia,
Edgar: Antes de mandar vir os impulsionadores, se for esse o caso, digo qualquer coisa.
Desde que comprei a mota que o meu pai me tem dito que os gases que saem do escape cheiram muito a gasolina. Isto pode ser mais um indício da má carburação devido ao excesso de combustível que entra no carburados, por culpa dos impulsionadores..
libertoluso: Então as agulhas não deverão ser o problema? Só os impulsionadores certo?
Estou a ver como é que vou fazer para não ter a mota no estaleiro com os carburadores abertos durante todo o tempo que demora a encomenda a chegar. Se calhar aposto já nos impulsionadores e mando vir, e depois, quando chegarem, vou então ao mecânico para ele abrir e mudar. No caso de as agulhas estarem em mau estado também é que mando então vir um par das mesmas e só nesse caso é que fica no estaleiro (o pior são os portes). Faz sentido serem somente os impulsionadores porque se é aço contra latão...
angelo_lopes: Não me parece que os da Kedo sejam melhores, aguentam é outros 40mil km que já não é mau...!
Tenho de ver como é que vou fazer isto... Mais uma vez obrigado a todos! | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Dom Jan 29, 2012 12:14 pm | |
| Se for 40.000 é muito bom, acho eu. O libertoluso escreveu poucos milhares de kms. Abraço, | |
| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Dom Jan 29, 2012 12:44 pm | |
| Eu estou-me a seguir pelo tópico do Edgar sobre a ST: http://www.clubextportugal.com/t298-dados-tecnicos-uteis-para-a-super-tenere
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| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Dom Jan 29, 2012 11:30 pm | |
| Olá Ângelo! Saudações!
Também pensei tornear (e frezar) uns difusores para a minha quando iniciei esta grande revisão que agora terminei mas desisti - não tenho conhecimentos suficientes de metalurgia para escolher a liga de latão mais acertada. De resto os difusores da Kedo são bastante acessíveis e pareceram-me de muito boa manufactura. Agora só os Km é que dirão. A partir de Março terei tempo e feitio para avaliar.
GNunes:
Primeiro que tudo, não desanimes: tens uma grande máquina com provas dadas em matéria de fiabilidade. Isto dos difusores não é defeito, é carácter! Confirmo: Salvo tragédia que não se prevê, as agulhas não terão nem beliscadura. Só precisas mesmo dos difusores (Ressalvo que estou a falar sem ver nem conhecer a tua moto - o que te transmito é apenas o que a experiência dita como expectável). Se não tens bons conhecimentos de mecânica sugiro para a montagem recorreres ou ao teu mecânico ou a algum companheiro com experiência. Mexer em carburadores não é nenhum bicho papão mas é delicado e requer algumas competências avançadas. Resolvido isso tens máquina para muitos anos.
Abraço a todos e boas curvas!
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| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 12:21 am | |
| Boa noite, Muito obrigado pela ajuda! Amanhã vou falar com o mecânico e em princípio mando vir os impulsionadores... Entretanto hoje à tarde fiquei sem embraiagem, o cabo partiu. Nada de mais (só chato mesmo) vou ver se na oficina têm, se não, tenho de ir à yamaha... Amanhã posto aqui o que vai ser feito então. Muito obrigado a todos pela disponibilidade para me ajudarem tão prontamente! Espero um dia conseguir ajudar também o pessoal, com a experiência que vou ganhando! Cumps | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| | | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 12:35 am | |
| Na Kedo.com aparece um cabo mais baratucho. Se vais mandar vir de lá os difusores... http://www.kedo.com/ssl/php/art_detail.php?f_page=ArtDetail&f_param=33093&f_sub=1&PHPSESSID=a0814481ede29161085e1f130a26f8ee | |
| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 11:51 am | |
| Pois também vi esse cabo lá na Kedo e devo mandar vir (o pmvpires tinha razão na yamaha vendem a 43€ que roubo!) . Hoje à noite vou fazer a encomenda dos impulsionadores e do cabo. Entretanto amanhã devo ir ao mecânico e ele faz-me um cabo novo (mas ainda fica a 15€), assim fico com um cabo completo suplente, para um dia que aconteça o mesmo não ficar apinhado e até para levar para Marrocos.. Depois quando o material chegar, levo-a à oficina para mudar as peças. Para além disso ainda vai levar: (-Os tais impulsionadores.) -Retentor (?do piston?) que está com uma fuga, não é grande portanto não há pressa mas precisa de ser mudado antes de ir a Marrocos, portanto aproveito já. (15€ / 20€) -Olear o cabo de choke que está completamente perro. -E se calhar vou mudar os apoios do guiador que estão com uma folga e, por mais que se apertem no posição centrada, o guiador acaba por ficar torto para um dos lados (o mecânico disse que eram os apoios). Não é muito importante não se nota muito a direcção torta mas que fica, fica. Talvez mude. Alguém sabe onde posso arranjar estes apoios baratos? (lá na oficina arranjam-nos a quase 30 euros, CADA!) Acho que na Kedo.com ainda são mais caros, penso que é o "27455 Handlebar Clamp (Bottom)", 53€ (cada)... Ainda vai ficar carote.. Mas é para a minha menina (ela faria o mesmo por mim)... Cumprimentos a todos! | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 12:32 pm | |
| Boas; Sinceramente... não consigo perceber tanta fobia com a carburação dos bicilindricos em linha... Ou andam com motos completamente abandalhadas, ou quem lhes mexe não passam de curiosos sem saber o que efectivamente estão a fazer...
Desculpem ter uma opinião tão crua, mas com o conhecimento de causa que tenho destes motores, não sinto que a carburação seja um bicho de sete cabeças. Vou com a 2ª TDM em casa, que está basicamente de origem, é muitas vezes negligenciada durante meses e a carburação continua impecável, mesmo vivendo numa zona de altitude considerável e variações climáticas consideráveis. Na 1ª TDM que passou por casa fizeram-se imensas alterações, até porque não se sabia até onde podia ir aquele motor e nesta sim, a carburação ficou muito melindrosa, mas sempre se soube porquê. Mas tal não impediu que a moto acumulasse km's e actualmente deva contar com mais de 150 000km. Se há problemas de carburação, estes têm solução. Façam uma análise criteriosa da sitação que encontram, vejam se há desgaste exagerado de algum componente, nomeadamente difusores e agulhas (que como o Ângelo refere, dá para ver a olho nu), sigam os parâmetros indicados no manual de serviço da moto, afinem, sincronizem e o problema fica resolvido de vez. E mesmo estes componentes de que toda a gente fala, têm uma durabilidade mais que aceitável, não é coisa para andar sempre a mexer.
Já agora o que é um retentor do piston???? Nem sequer vale a pena mexer muitos nos carburadores quando não se tem a certeza que o cabo do Choke está a funcionar correctamente. | |
| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 12:50 pm | |
| Boas,
Só sei que precisa de levar um retentor novo. Pareceu-me que o mecânico tinha dito retentor de piston mas como não me suou muito bem, pus até entre parentises e com uns pontos de interrogação para mostrar as minhas dúvidas em relação a isso.
Em relação à má carburação (leia-se elevado consumo, que o trabalhar está certinho não se engasga nem vai a baixo isso não é problema) deve ser devido aos difusores/impulsionadores, que nunca devem ter sido mudados... Em relação ao cabo de choke ele está apenas perro. Quando a comprei estava bom e já fazia estes consumos... É verdade que poderia aumentar os consumos se este cabo estivesse estragado e a abrir um pouco, mas pelo comportamento da mota, não me parece que seja esse o caso.. Qualquer mudança nesse caso nota-se imenso, ainda mais quando ela está quente e ela nunca se engasgava com gasolina a mais. Como é óbvio não tenho a certeza de serem os impulsionadores os grandes causadores destes consumos mas é para esses lados que estou inclinado, e em princípio vou mudá-los e mesmo que não seja disso agora, já leva uns novos que com a quilometragem que já tem, também não devem estar nas melhores condições. Acha que não devem ser os impulsionadores? Seria só má afinação?
Cumps
Última edição por GNunes em Sex Fev 21, 2014 4:29 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 12:54 pm | |
| @ Johnny_1056Calma rapaz Não leste com atenção o que escreveram. Se as agulhas são em aço e os difusores em latão macio, como sabes as agulhas costumam ter círculos concêntricos para ajudar logo nessa aspiração a difusão ou areação da gasolina, não sendo polidas vão funcionar como uma lima no difusor, e o LibertoLuso tem toda a razão quando escreve que o desgaste na agulha não se verá a olho nu. Eu desconhecia este pormenor dos materiais. Claro que a aspiração do cilindro também irá encostar a agulha à parede do difusor do lado do cilindro, mas não sei se esta força será ou não inferior à da gravidade... @ GNunesAntes de encomendares confirma se é esse o cabo para o teu modelo ( Alô Edgar, LibertoLuso, Johny_1056...) porque lá na Kedo aparecem uma série de cabos de embraiagem (clutch cable a 41 Euros, 48 Euros...) Eu costumo mandar vir da Wemoto e estou satisfeitíssimo com a rapidez no envio e na resposta às questões. Ainda por cima mandam-me sempre brindes, blocos de notas, porta-chaves com pistões.... Lá o cabo de embraiagem custa 13 Euros http://www.wemoto.com/bikes/yamaha/xtz_750_super_tenere/89-91/picture/clutch_cable/ http://www.wemoto.com/bikes/yamaha/xtz_750_super_tenere/89-91/ Na "FUEL Section" a única agulha que mostra é a da bóia, mas podes perguntar à Rachel Earthey rachel.e@wemoto.com... Sobre os portes, se seleccionares 1 (cabo) e depois no fundo "Add parts to order" no carrinho do lado direito aparece "Calculate shipping". Cliquei lá e mostrou "Packaging, Shipping and Insurance (Includes VAT) 6.06 Libras (7 euros) de portes Entretanto e depois do que o Companheiro LibertoLuso escreveu, perguntei a um colega craque na área dos aços e metais, qual será o melhor latão ou eventualmente bronze para construir os difusores. É um velho Companheiro do TT, conhece muito bem a peça. Não sei se dará para fazer em bronze fosforoso que é um material que os torneiros até costumam apelidar de "autolubrificado". Abraço | |
| | | GNunes
Moto : Yamaha XTZ 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 1:07 pm | |
| angelo_lopes: Em princípio mando vir o cabo da kedo.com para vir juntamente com os impulsionadores e assim só pagar os portes uma vez... Tenho é de ter cuidado e ver se dá mesmo para o meu modelo. Mas a wemoto tem muita coisa para a mota vou guardar nos favoritos obrigado! | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 3:27 pm | |
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 Seg Jan 30, 2012 3:31 pm | |
| Boas; Vamos lá por partes. GNunes, partindo do princípio que tu ou alguém que vai mexer na moto sabe o que está a fazer e tem os meios para te pôr a carburação a ponto (incluindo uns vacuómetros), deves começar por limpar todos os seus componentes. Pelo que referes a moto já tens uns anos e alguns km's, logo deve ser necessário substituir alguns elementos. Os carburadores têm algumas borrachinhas (vedantes) que já devem estar ressequidas ou deformadas, aproveita, compra e muda que não são assim tão caras. Pelo que me lembro, os preços de origem são semelhantes aos apresentados aqui: http://www.wemoto.com/bikes/yamaha/xtz_750_super_tenere/89-91/picture/carburettor_gasket_and_float_valve_kit/
A única coisa que é cara são os diafragmas (um êmbolo metálico com uma aba tipo chapeu de borracha), se o dum carburador está em mau estado, o outro não deve estar melhor e a mudar deve-se meter logo os dois. Penso que o Ricasbeiro mandou vir os dele da KEDO que são mais baratos e até à data não reportou nenhum problema de carburação. Não sei se são da Mikuni ou de outra marca qualquer paralela. De qualquer forma, parece que resolveu esse problema. Os apresentados na Wemoto têm um preço semelhante ao de origem. Chamem-me o que quiserem, mas eu continuo a ser um defensor do material de origem, nem que seja por uma questão de "garantia" que o material vai funcionar como deve ser.
Quanto ao cabo do "CHOKE" lubrifica-o e quando o montares verifiva se está a funcionar correctamente e sem prisões.
Ângelo, as agulhas são bastante "lisas", não são contudo "polidas a espelho", e sem dúvida feitas de material mais duro que os difusores daí que seja mais perceptível o desgaste nestes, mas também o é nas agulhas, fica a notar-se um ligeiro "calo". Um bocado como diz o ditado: "água mole em pedra dura...". De acordo com que tenho visto, parece-me que este desgaste é também fruto do posicionamento dos carburadores. Como estes motores seguem o conceito GENESIS (bloco inclinado 35°, 5 válvulas por cilindro e admissão "vertical"), os carburadores ficam numa posição pouco natural. Daí que se noto um ligeiro "assentamento" das agulhas e estas façam "cama" apenas numa zona.
Se alguém quiser fazer alguma experiência, acho que ainda deve andar lá por casa um kit Dynojet com umas todas "coçadas". A fundo fica a funcionar brutalmente, mas não garanto ralenti certo nem funcionamento abaixo das 4000 rpm.
Para se começar a ter um percepção da carburação e tecer parâmetros de afinação, devem montar as agulas na posição 3 (intermédia), Após ter tudo de acordo com o manual de Serviço, montar tudo e sincronizar.
Quanto aos cabos, as diferenças de preço entre eles, devem-se basicamente ao tipo de cabo usado, número de fios por cabo e tipo de entrançado. Por isso é que muita gente após ter partido um cabo original, substitui por outro da concorrência e este raramente irá durar o que durou o original. Também já substitui cabos originais por outros melhores "da concorrência". E um "reles" cabo universal e cerra-cabos pode desenrascar muita situação. | |
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| Assunto: Re: Apresentação XTZ Super Tenere 750 | |
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