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 Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar

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Moto : XT 660 Z de 2009

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MensagemAssunto: Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar   Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar Icon_minitimeSáb maio 22, 2010 10:01 am

PARIS - DAKAR
Yamaha YZE 750 / 850 Super Ténéré
(clicar na imagem)
Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar YAMAHA%20YZE%20850


(clicar na imagem para visitar o museu Yamaha Ténéré On Line)
Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar YMFSammlung.5
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Moto : XT 660 Z de 2009

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MensagemAssunto: Re: Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar   Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar Icon_minitimeSáb maio 22, 2010 10:13 am

Pedro Amado

Pedro Amado no Dakar numa XTZ660 de série,
Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar Pedroamado


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Amado

Pedro Amado é um piloto de motos todo-terreno, nascido em Lisboa em 1964, que participou no Paris-Cabo, em 1992,
sendo o primeiro português que concluíu um ”Dakar” em moto.
Um ano depois de António Lopes ter sido pioneiro da série de motociclistas portugueses que participaram no Rali Dakar, motivado por este feito, Pedro Amado a tentou a sua sorte numa Yamaha XTZ 660 com assistência garantida pela Yamaha France.
Em 1992 o rali era o Paris-Cabo, com um enorme percurso que, pela primeira vez, o ”Dakar” não passava pela cidade de Dakar, cruzando África desde a Líbia até ao extremo Sul do continente, na Cidade do Cabo.
Pedro Amado era inexperiente em provas desta envergadura, facto que compensou com as suas excelentes capacides de piloto e um verdadeiro espírito de "desenrasque" à portuguesa, tendo feito a maioria do percurso na companhia do experiente piloto brasilero Klever Kolberg e aproveitando-se dos conhecimentos adquiridos por este nos seus anteriores “Dakares”.
Ao fim de uma prova cheia de peripécias, apesar de ter sofrido uma penalização de 30 horas pelo facto de (ele e mais vinte motociclistas) se terem recusado a terminar uma etapa de noite, no Chade em pleno conflito militar , e de ter partido duas costelas, Pedro Amado chegou até ao fim num meritório 28º lugar, e 9º na classe Maratona, tornando-se assim no primeiro português a terminar um “Dakar” de moto.
Voltou a participar no rali, em 1995, no Granada-Dakar, mas viu-se obrigado a desistir ao 5º dia, depois de um grave acidente onde deslocou algumas vértebras cervicais.
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Marco F.
Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

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MensagemAssunto: Re: Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar   Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar Icon_minitimeSáb maio 22, 2010 11:38 am

Yamaha YZE 750 T Super Tenere OWB8 Paris-Dakar Thierry Magnaldi

Para 1991 Paris Dakar, o francês da Yamaha Importador "Sonauto Yamaha" listados três motos nesta competição.
Essas três motos de fábrica (A OWC5 de Peterhansel e dois OWB8 para Lalay e Magnaldi) será montado por especialistas corrida no deserto, como Stéphane Peterhansel, Gilles Lalay e Thierry Magnaldi. Eles ganharam os três primeiros lugares no ranking de motos em geral. A única diferença técnica entre os de OWC5 e OWB8 está na forquilha Kayaba, que é um clássico, com ventiladores no OWB8 e OWC5 tem um invertido sem ventiladores. A denominação de EP é a referência para motos Yamaha de fábrica (motos oficiais desenvolvidos pelo departamento de competição da fábrica no Japão).
Esta YZE 750T OWB8 Yamaha terminou em terceiro com Thierry Magnaldi em Paris Dakar de 1991 (terceiro lugar do ranking geral de moto com duas vitórias de etapa).

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 35047288.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 19578968.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 43141490.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 32852424.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 76628046.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 33370130.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 92091149.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 24817429.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 72938109.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 72958103.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 40102521.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 59943392.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 59943392.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 17405411.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 38605023.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 14380906.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 63223735.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 94746706.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 36622877.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 78835498.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 77410689.th

As características técnicas

Motor
Tipo: Bi-cilindro de 4 tempos de refrigeração líquida
Capacidade: 800 cc
Potência: 75 HP
Alimentação: Mikuni
Transmissão: 5 velocidades
Tank: 3 tanques (total de 60 l), frente 2 x 35 l, parte traseira 1 x 25 l

Bicicleta
Quadro: frame de feixe único, com a folha de apoio protecção do motor
Painel: com road book
Suspensão dianteira: Kayaba, 45 mm de diâmetro, curso 300 milímetros
Suspensão traseira: Öhlins Monocross, curso 280 milímetros
freios dianteiro: 300 mm disco
freios traseiro: 240 mm disco
Pneu dianteiro: 90/90-21 Michelin
Pneu traseiro: 140/90-18 Michelin
Peso seco: 185 kg



Yamaha XTZ 850 R OW D 8 Full Factory. Peterhansel 1992 Specs.

Em 1992 e 1993, uma das vitórias mais titulado off pilotos estrada em todo o mundo, Stéphane Peterhansel (Enduro Campeão do Mundo e seis vezes vencedor do Dakar com uma moto), o mais excepcional fora de estrada em todo o mundo os eventos da concorrência:
Vencedor do Rally Paris - Sirte - Le Cap em Janeiro de 1992
Vencedor do rali Paris - Moscovo - Pequim, em agosto de 1992
Vencedor do rali Paris - Dakar em janeiro de 1993

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 43199307.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 91059376.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 41409181.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 81692368.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 80299849.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 64259326.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 46201343.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 10800831.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 47566951.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 73834101.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 71366113.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 46508285.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 83753974.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 43077245.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 23904156.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 36842075.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 37574192.thTénéré & Super Ténéré no Rally Dakar 53613689.th

Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar 14817920.th

As caracteristicas técnicas:

Arrefecido a água bi-cilindro de 80 HP,
Capacidade: 850 cc,
Carburador duplo Mikuni 46 mm,
quadro único feixe de aço reforçado,
Garfos invertidos telescópio hidráulico Kayaba TT tubos de 45 milímetros,
Dois tanques de alumínio de 35 litros no total, mais um lateral na parte traseira de 25 l,
Steel escape com silenciador em aço inoxidável
5 velocidades caixa de velocidades
A transmissão por cadeia
rodas de arame, fios de z, cubo de roda de magnésio, jantes TT DID,
Poliuretano guarda-lama
Os freios a disco dianteiro 300 milimetros
Os freios a disco traseiro 240 milímetros
Bateria de 12 V
200 kg
180 kmh (na areia)

Cumps :geek:
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