Boas;
Vitor Costa, acho que tens a TDM em demasiado boa conta para caminhos fora de estrada. A TDM dá para fazer uns estradões, mas nunca será uma moto para todo-terreno.
Pura e simplesmente esqueçam isso, a não ser que queiram começar a ter longas conversas com o mecânico das vossas motos. As suspensões são puramente asfálticas, o amortecedor traseiro depessa revela limitações, a travagem é demasiado agressiva, o escape passa por baixo do carter e este está demasiado exposto, o chassis tem boa rigidez, mas tem alguns problemas pontuais. Outro problema é a sua jante de 18'' à frente, não há pneus todo-terreno nessa medida (penso que só a AVON fez um pneu com essa medida), o que se vâ nas fotos são pneus traseiros que dão à moto um comportamento horrível.
Tenho duas jantes a mais em que pensei montar pneus mistos, mas depressa desisti da ideia.
A sua grande vantagem é que é uma moto bastante ágil, com uma posição de condução porreira e com um comportamento dinâmico muito superior às maxi Trail suas contemporâneas.
O meu pai sempre teve uma certa paixão pelo todo-terreno e quando surgiu a primeira vaga de maxi-trails ficou bastante entusiamado com o segmento, mas depressa sentiu que eram motos demasiado grandes e nunca cumpririam as suas expectativas, raramente as utilizaria no todo-terreno como ele gostava e pretendia.
Quando apareceu a TDM no Salão de Paris em 1991 ficou imediatamente apaixonado pela moto. Aquela é que era uma moto porreira, mantinha uma posição erguida que ele tanto gostava, ágil, motor à vista (quando o que estava na moda eram os Tupperware), e com ciclística roubada duma moto de estrada a sério. Foi deste modo que apareceu a 1ª TDM em casa.
O motor da Tuareg é efectivamente um Rotax, mas não é o da BMW. O da Aprilia é o velho Rotax refrigerado a ar. É sem dúvida um motor fiável, o problema dessa moto é tudo o que está à sua volta... As peças Aprília desse tempo são bastante raras e dispendiosas.
Esteticamente, gosto muito da moto e acho-a uma boa moto para ter numa garagem e dar uma voltinha, mas para uso quotidiano, está fora de questão.