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| Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 | |
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+5Edgar javleitao motopi22 Pmvpires softuner 9 participantes | |
Autor | Mensagem |
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softuner
| Assunto: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Seg Jun 06, 2011 10:58 pm | |
| Pois bem, apesar da minha primeira tentativa de ressuscitar a velhinha Aprilia Red Rose 50 Fifty não ter corrido a 100%, cheguei a ouvir o motor a trabalhar, infelizmente "a fundo". E é esta a parte que correu menos bem... :? Deixo um registo do trabalho que tive e espero em breve trazer mais notícias. A motinha contém muitos cromados e alguns dourados, infelismente a maioria de plástico, que neste momento se encontra degradado devido á idade. Então, o meu plano foi: - llimpar carburador - Verificar vela - Substituir gasolina do depósito - bateria nova - encher pneus (comvinha 8) ) - limpeza final (ficou adiada...) Então, vamos ás fotos: Carburador fora. Bateria "morta" fora. Bateria nova á carga. Á falta de banca, tenho sempre a mala do Passat. O:) Linha da gasolina e filtro novos no carburador já limpo. Não estava previsto, mas já que o tubo rompeu ao desmontar, foi tudo substituído. Gasolina velha out (acho que a XT a vai queimar na boa :mrgreen: ) Com a fresquinha já pronta. Carburador in. Bateria nova carregada in. E aqui veio a parte em que infelizmente me apercebi de que algo estaria mal. Coloco a mota a trabalhar. Pegou logo, mas "a fundo"... Ou seja, devo ter o carburador mal montado, fazendo com que a agulha não esteja a descer. o que equivale a ter o punho totalmente rodado. Estranhamente o punho do acelerador tem o seu curso normal, mas ouve-se um barulho estranho no corpo do carburador sim. 8) Bem, estava farto de "matar saudades" de me besuntar todo em óleo e a hora já era tardia. Ficou para outra investida, de preferência por alguém que domine mais o assunto. :feeding: | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Seg Jun 06, 2011 11:01 pm | |
| Esta que encontrei á venda cá em Portiugal é exactamente o mesmo modelo do que a minha, com a excepção que lhe falta a opção do extra do enconsto. Pelo preço que está á venda (600€) até apetece telefonar ao homem... 8) So lhe aplicava o meu encosto e tinha a "minha" motinha de volta em melhor estado do que quando a comprei. :x :x :x Alguma informação técnica: Trata-se do primeiro modelo de Red Rose 50, com um motor Minarelli monocilíndrico refrigerado a água, de 49,6cc e creio que uns 9cv de potência (mas vou apurar pois encontrei manuais técnicos). Tem caixa de 4 velocidades apenas. Também existia este motor numa versão com cerca de 1cv a mais, e caixa de 6 velocidades, mas era utilizado nas AF1 Replica e Sintesi (versões de "pista"). Mais tarde o motor foi substituído por motor Rotax de 6 velocidades que veio a equipar as Red Rose 50 Classic e as Af1 Futura. Curiosamente este modelo, sendo um "velocípede com motor" era anteriormente matriculado nas Câmaras Municipais da área de residência, tendo a minha inicialmente sido de Ponte de Lima, e quando eu a comprei passou a ser de Viana do Castelo e pedeu toda a informação técnica constante no livrete original e ano de primeira matrícula com esta transição... Só por curiosidade e teimosia, arranjei um contacto na câmara que me forneceu uma cópia da ficha técnica interna original. Outra curiosidade, neste caso quase cómica, é que esta era simplesmente a maior e das mais "potentes" 50cc da altura, mas sendo um velocípede com motor a lotação constante no livrete era "O condutor". Ora se esta motinha não podia levar 2 pessoas, qual 50cc podia? 8) | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| | | | motopi22
Moto : xt600e xtz750
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Seg Jun 06, 2011 11:20 pm | |
| hehehe tenho um amigo que tem uma igual caixa de 4 depois de embalada andava bue toda de origem muito confortavel para uma 50 | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Seg Jun 06, 2011 11:37 pm | |
| Sem dúvida que andava bastante bem. Acompanhava as míticas DT LC e a pequena diferença de potência notava-se com penduras ou em subidas.
Quanto ao meu problema com o carburador, alguém me dá dicas?
Eu tenho hipóteses para o que possa estar a acontecer, e essas resumem-se a cabo do acelerador preso por algum motivo ou (a suspeita mais forte) agulha fora da sede. E isto devido a que o corpo do carburador tenha o êmbolo mal montado por estar em posição incorrecta.
O carburador é um Dell Orto SHA 12-14 (o original). | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Seg Jun 06, 2011 11:44 pm | |
| Boas Eu também ando empenhado na minha Macal m2-3 de 93 (motori minarelli P3R com qualquer coisa da Ducati ) que foi uma excelente companheira A cabeça do motor é algo diferente desse, mas a parte de baixo é algo semelhante Esse motor funciona a 6V certo? Se o motor pegou e a rotação subiu desalmadamente e o paras-te de repente o mais certo é a vela ter encharcado Esses carburadores são simples e normalmente a montagem é obvia. A minha tem um Dellorto SHA 14 12, mas pelas imagens é ligeiramente diferente desse. Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Ter Jun 07, 2011 12:50 am | |
| Boas... Acontece na DT125AC de 1984, quando desmontamos a agulha do carburador para trocar o cabo do acelerador, por exemplo assim que damos ao kick ela pega e vai para o red line sem esplicação... depois podemos desligar a chave corta corrente, etc... e até tirar o cachimbo da vela que o motor continua a trabalhar no red line... enquanto tiver gasolina A explicação neste caso (que já aconteceu comigo duas vezes)... o motor entra em auto denotação ... como os motores a 2 tempos dos carros tele-comandados... A única forma de parar o motor, é engatar a 1ª e agarrar nos dois travões bem a fundo, e soltar de-repente a embraiagem... depois basta esperar 3 minutos para que a gasolina evapore e da-mos ao kick e fica normal... isto aconteceu na minha DT125AC (motor minarelli a 2 tempos) duas vezes... uma quando troquei o cabo do acelerador, e outra quando andei a mexer na posição da agulha... Não sei se o teu caso é o mesmo... e se quando desligas a chave ela pára... então deve estar o cabo do acelerador preso ou esticado ou a agulha lá dentro aberta... | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Ter Jun 07, 2011 1:14 am | |
| este bloco era usado pela Macal sim. Tanto refrigerado a ar, como a água. Mas esta trabalha a 12V. A 6V trabalha a Jawa de 68 que o meu velhote tem na garagem. Fui ver a referência do carburador num manual italiano, mas realmente não me parece bem igual na parte de cima... Esta pegou 3 ou 4 vezes e parou sempre ao desligar a chave. Eu dantes era mais habilidoso a desmontar estas coisas. Como podem ver até o colector de admissão desmontei para sacar o carburador. A agulha pode simplesmente estar fora da sede, ou seja "ao lado" do buraco onde entra e através do qual passa a gasolina da cuba do carburador para cima. Ora outra verdade é que a encharquei da mesma forma que estava antes de eu desmontar o carburador, ou seja, "afogando" a bóia do carbrador, que não tem parafuso para sangrar... Tem mesmo que ser rodado ou desmontado para aceder aos 4 paraafusos que fixam a cuba. E estranhamente, num país falido, nem pagando um mecânico a vem buscar a casa para a pôr a trabalhar... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Ter Jun 07, 2011 11:20 am | |
| Boas; Lamento desapontar-te, mas a Red Rose é bastante contida em relação a valores de potência máxima e o motor não tem nada a ver com as versões mais desportivas. Deve debitar cerca de metade dos cavalos que indicas. Não que isso interesse muito, pois trata-se duma custom para uso descontraído e não duma moto para fazer corridas.
Quanto ao problema do carburador que referes, o êmbolo deve ter um rasgo longitudinal e o corpo do carburador deve ter um pino para evita que o êmbolo ande às voltas, tenta montar tudo e verifica se fica tudo a funcionar de modo suave sem qualquer prisão e a agulha faz o seu curso todo. Dá também uma vista de olhos ao cabo do acelerador e vê se este não tem prisões. Isso é uma coisa simples de resolver, monta tudo com cuidado e vais ver que fica a funcionar bem. | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Ter Jun 07, 2011 3:42 pm | |
| Pois, o que dizes acerca do rasgo longitudinal e do "pico" eu lembrava-me e tentei colocar correctamente. Resta-me agora verificar alguma prisão do cabo de acelerador. Em princípio no sábado faço novo ataque. Quanto á potência da motinha, se estou enganado não é por muito e disso tenho a certeza pois "devorava" as revistas da especialidade na altura. A Red Rose tinha umas décimas de cavalo de potência a mais do que a DT LC, assim como tinha a menos do que a RZ LC e de que a AF1 replica. Não me recordo exactamente e a pesquisa que fiz não me levou a lado nenhum pois o motor que encontro nos manuais é outro, um de apenas 3 velocidades e isso explica o carburador ser diferente, mas creio que a potência anunciada era de 9 ou 9,1Cv, sendo a Afi de 9,6Cv. A diferença devia-se principalmente á diferente relação de transmissão. Eu sei que tenho em casa uma ficha técnica original portuguesa, mas com a última mudança que fiz não sei onde está... A revista motojoral tinha esses elementos na altura em que a mota se comercializava (89-92). | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Ter Jun 07, 2011 4:34 pm | |
| Boas, Não vale a pena discutir quantos cavalos tinha ou não, afinal no meio disto tudo estamos a falar duma cinquenta em que o seu forte não será com certeza a potência máxima. De qualquer forma, 9 cavalos é um valor demasiado optimista, aconselho-te a nunca fazer um teste num banco de ensaio para não ficares decepcionado. Quanto a revistas como a MotoJornal, prefiro não fazer comentários... Apesar de ter em casa os exemplares todos dos primeiros 10 anos desde o nº. 1 (vantagens de ter um pai que também gosta de motos). Espero que recuperes a tua pequena custom, pois as 50cm³ acabam por ser bem divertidas. Ainda hoje em divirto quando pego numa DT 50 LC que está lá por casa. | |
| | | mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Qua Jun 08, 2011 12:18 am | |
| boas. só agora vi este topico. dá sempre gosto ver gente a restaurar maquinas destas. relativamente ao problema que tens com a aceleração isso é porque o carburador tá mal montado. nao sei explicar bem ao certo mas se nao me engano, tem uma peça redonda que é onde o cabo do acelerador vai puxar para fazer a mistura da gasolina com o ar. essa peça tem um formato arredondado de um lado e direito do outro. penso que deves ter metido isso com a parte arredondada para baixo. isso faz com que a gasolina esteja sempre subida e portanto tá sempre a acelerar. ja me aconteceu isso com uma scooter que comprei e nao entendia porque acelerava em ponto morto. cheguei a ir contra um portao e tudo. levei a scooter ao meu mecanico e ele montou isso como deve ser. penso que é a peça numero 29 desta foto: | |
| | | cmcfaria
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Qua Jun 08, 2011 1:59 pm | |
| Bela motorizada... já não vejo uma na estrada há muito tempo... Ainda me lembro de um colega com uma, procurei no meu baú e encontrei uma foto dela junto com a minha DT50LC no Gerês... Velhos tempos.... | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Sex Jun 10, 2011 12:25 pm | |
| Bela foto essa do Gerês. Eu também rolei bastante com um colega de DT LC. Podes confirmar o andamento de ambas. No nosso caso era muito taco-a-taco. Mas eram diferentes a puxar, o motor LC disponibilizava sempre binário e o minarelli era mais pontudo. Com ambas de origem e em plano a red rose era muito ligeiramente mais veloz, mas eram precisos quilómetros para se começar a notar aguns metros de diferença. Eram mesmo diferentes, amba excelentes na minha opinião, sendo o motor LC mais agradável no global, nem que seja só por causa de parecer sempre estar pronta para puxar. A minha tem tudo o que é cromado e dourado num estado muito diferente do original... Até o farol que já tinha umas mazelas de um malho agora está mesmo a precisar de ser substituído. Até as letras "Fifty" que tem nas tampas laterais do quadro tem o cromado oxidado pela idade e quase desapareceu... Mas isso será outra fase, lentamente substituir ou tentar recuperar cromados e dourados. Quanto ao carburador, pensando eu em simplificar o trabalho, nem sequer retirei a agulha dessa peça, ou seja, desmontei a tampa do carburador e deixei essa peça e a agulha agarradas ao cabo, ou seja, está tudo como estava. Posso realmente ter a agulha fora daquele orifício ao fundo do copo do carburador ou mesmo o cabo encravado em algum lado. Hoje vou tentar de novo, mas não tenho a ferramente mais adequada.. Precisava de uma chave de fendas curta ou de ângulo. Vou ver o que consigo fazer. | |
| | | softuner
| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 Sex Jun 10, 2011 11:51 pm | |
| Voltei a desmontar o carburador, montei com toda a atenção e não consegui voltar a pôr o motor em funcionamento... Parece qe a gasolina não chega lá. Não percebo, retirei a gasolina antiga toda pela torneira e substituí a linha do depósito para o carbutador, tendo substituído um filtro que estava colmatado com tinta do depósito. Vou ter mesmo que pedir de joelhos a um mecânico que a venha buscar ou tentar levá-la ao mais próximo (que não fica longe). Se fosse para me trazerem uma nova andavam eles a dar-me pressa a mim... | |
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| Assunto: Re: Ressuscitar Aprilia Red Rose 50 | |
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