Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 10:40 pm
Já agora, em caso de furo e depois de tirarem a roda como seguram a mota? Atiram-na para o chão?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Set 02, 2011 1:11 am
Boas...
se não tiveres descanso central... podes tentar calça-la com algo estável...
ou então
fechas a torneira da gasolina deixas ela trabalhar até se acabar a gota nos carburadores desligas tudo e deitas a mota com cuidado no chão deitas para o lado do escapo se for a roda de trás e para o lado da bateria se for a roda da frente
o importante é fazer o trabalho... e seguir caminho... e por experiência podemos deitar a mota que não estraga nada...
há locais onde tenho passado que não há assistência em viagem que vá ter comigo... e algumas (muitas) vezes já nem sei onde estou para poder indicar o local...
Por isso acho este tema importante e é bom depender-mos apenas de nós próprios
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Set 02, 2011 11:32 am
A técnica para deitar a mota é a mesma que para a levantar (no processo inverso, claro )
tintas72
Moto : Dr350Se
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Dom Out 09, 2011 9:12 pm
Boas, para colocar um pneu novo existe algum produto para facilitar a montagem. Nas bikes nos pneus com camera usa-se pó talco, nos automóveis é um produto gorduroso. Nas motas já ouvi falar em óleo, mas isso não danifica o pneu ou a camera? Mandei vir um pneu e vou tentar coloca-lo,se poderem ajuda, agradecia.
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Dom Out 09, 2011 10:30 pm
Boas
Eu usei WD40, porque era o que tinha à mão... agua com sabão também resulta... e é o que os profissionais normalmente usam...
a maior dificuldade é a montar... que muito facilmente podemos trilhar a câmara com os desmontas...
eu dou um pouco de ar na câmara (mas sem pressão) antes de por os desmontas no pneu...
o pó talco só uso na bicicleta, porque numa travagem o pneu pode deslocar-se da jante e rodar um pouco e se tiver pó talco protege a câmara de rascar na zona do pipo e permite que o pneu não arraste a câmara...
acho que é por isso
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Dom Out 09, 2011 10:42 pm
Eu meto sempre pó talco dentro do pneu antes de meter a câmara e produto ou WD-40 no bordo do pneu.
O pó talco por um lado protege a borracha, não a deiva "colar". Quando se compra uma câmara nova, dobrada, e ela vem sem pó talco, para se desdobrar parece que se está a tirar um autocolante...
Por outro lado com o pó talco a câmara desliza dentro do pneu. Estando, como disse o Edgar, a câmara com um pouco de ar e com pó talco, a câmara não cola (borracha a borracha) ao pneu e evita-se o risco de trilhar a câmara com os desmontas.
O produto que eu uso é da Michelin e "cravei-o" numa garagem de pneus. Deram-me um tupperware de gelados de kilo, vou ter até morrer Também trago na sacoche uma caixinha de rolo fotográficode 35 mm cheia com esse produto. O WD-40 é mágico, não ataca nada, à falta de melhor é 5 estrelas.
Finalmente, ao montar o pneu facilita muito se se fôr apertando o lado do pneu oposto ao sítio onde se estão a usar os desmontas, para o bordo do pneu entrar no sulco do aro. Ganha-se espaço para os desmontas e o pneu entra na jante com menos esforço.
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Seg Out 10, 2011 12:07 pm
Boas; O pó de talco usa-se para proteger a borracha, daí que efectivamente estas costumem vir com este produto quando são embaladas. E como o Angelo_lopes refer, evita que se trilhe a câmara ao montar.
No entanto, discordo profundamente com a utilização de óleo para a montagem do pneu. Tal pode fazer com que o pneu rode em torno da jante em acelerações ou travagens, podendo degolar a câmara de a (nos casos em que é usada) e descalibrando a roda. Desaconselho vivamente essa solução. Continua a não haver nada como a àgua com sabão.
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Seg Out 10, 2011 1:00 pm
Johnny_1056 escreveu:
No entanto, discordo profundamente com a utilização de óleo para a montagem do pneu. Tal pode fazer com que o pneu rode em torno da jante em acelerações ou travagens, podendo degolar a câmara de a (nos casos em que é usada) e descalibrando a roda. Desaconselho vivamente essa solução. Continua a não haver nada como a àgua com sabão.
O WD-40 não é óleo. WD quer dizer Water Displacement, afastador de água, e o 40 é porque só à 40ª formulação é que conseguiram atingir o resultado pretendido. À falta de melhor servirá porque uma quantidade muito pequena chega e sobra para o pneu escorregar para dentro da jante, e desaparece ao fim de muito pouco tempo.
Água e sabão é melhor sem dúvida.
Já agora, não há garagens que utilizam vaselina industrial? Até poderá ser um produto mais barato, desconheço, mas se for barato daria para comprar p. ex. um Kilo e depois dividir por 10 Membros, 100 gr. a cada um...
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Ter Nov 22, 2011 12:18 am
Boas...
Rescaldo do meu kit anti furo...
Os desmontas estão aprovados e o resto idem idem aspas aspas... recentemente troquei uns pneus da Super Tenere, e foi sem espinhas...
E como sou da opinião que uma boa cabeça é melhor que uma boa carteira... e que essa historia de ter uma boa carteira... tem apenas o valor que tem... vou trazer este assunto à baila...
O kit foi feito com cerca de 10€
tendo em conta que a bomba de ar mais o manómetro de pressão foram 7€... os restantes 3€ foram para os remendos e cola mais os desmontas...
Esta é uma foto do Kit completo...
A tal bomba com manómetro de pressão que custou 7€
Mas este kit pode ser comprado na Touratech por 106€ (com outro nível de "qualidade" e melhor apresentação... é claro...)
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Ter Nov 22, 2011 12:29 am
O vadio no seu melhor
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sáb Jun 16, 2012 12:33 pm
Melhorei o KIT fiz uma ferramenta para Atinar com o Buraco
Buraco da Jante Versus Válvula da Câmara
Ora bem fiz uma pequena ferramenta para facilitar a tarefa... (aquela tarefa que algumas vezes dá-nos agua pelas barbas)
A jante usada no ensaio... foi uma 1,85" e um pneu 2,75" um pneu muito complicado para esta tarefa
o material usado foi...
- Uma carrapeta duma embalagem usada de Slime - Um fio fino e muito resistente, - e uma válvula
A carrapeta temos que lhe fazer um furo com uma pequena broca...
e depois descascamos a carrapeta...
e faz-se isto
Uma coisinha pequena (com um custo de Zero €) e pode ser uma boa ajuda num dia de inverno com os dedos gelados...
ABR
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sáb Jun 16, 2012 1:14 pm
Boas; Edgar, não paras de surpreender! Pode ser um artefacto simples e barato, mas não deixa de ser extremamente engenhoso. Geralmente ninguém se preocupa com isso, mas isso facilita certamente a operação, principalmente com pneus mais rijos.
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sáb Jun 16, 2012 1:15 pm
Essa carrapeta era minha!
Gosto de contribuir para aumentar o kit anti-furos do meu amigo Ed!