Assunto: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 2:32 am
Boas...
Furar uma roda... é algo que atormenta muito boa gente
e não é pêra doce... quando isso acontece...
qualquer um fica a suar só de pensar em passar por isso... e se tiver sozinho no meio do nada tudo se complica
Eu pessoalmente orientei um plano para dar a volta por cima do problema e seguir viagem
espero nunca ter de usar na pratica mas um homem prevenido, vale por dois...
Uns desmontas para usar e transportar na mota, custam uns 10€ cada um e valem o seu preço
mas resolvi fazer a coisa com 50 cêntimos
Comprei uma chave de bocas 20/22mm numa promoção dum supermercado... pensava que fosse de um aço ou tempera manhosa (tipo achinesada) mas enganei-me e vi-me grego para a cortar e desbasta-la para a transformar num desmonta...
para cortar e desbastar a chave, usei uma rectificadora pequena...
As dimensões escolhidas vão permitir ao desmonta casar com a ferramenta de tirar o roda de trás...
E assim aumenta em muito o seu tamanho e a força que vamos poder aplicar para retirar o pneu da jante... fica uma alavanca do caneco a chave de luneta 22mm da foto que vem com o kit de ferramenta, serve como 2º desmonta...
Escrever não chega e fiz um pequeno video do teste pratico do novo desmonta...
Também já foi testado numa jante 17" e correu lindamente
ABR
Última edição por Edgar em Sex Ago 26, 2011 11:44 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mudei o nome do tópico, de "Fazer uns desmontas" para "Fazer um Kit Anti furo")
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 11:32 am
Boas; Edgar, tu não páras!! Não descansas!! A maior parte das pessoas não sabe remendar um furo numa bicicleta, quanto mais numa moto. Todo este teu empenho na procura de soluções para eventuais problemas é admirável. Antigamente os kits de ferramenta das motos trazia dois desmontas, penso que o kit da TDM 850 ainda os tem. Com a proliferação dos pneus tubeless, em que a maioria dos furos se resolve com tacos e spray, os desmontas começaram a desaparecer. Lá por casa ainda anda uma caixa metálica achatada com um de reparação de furos que acompanhou todas as motos do meu pai desde a primeira. Inclui os remendos, cola, lixa, válvulas e 2 desmontas pequenos mas com resistência mais que comprovada. Ultimamente todas as minhas motos têm pneus tubeless e a caixa lá está arrumada, mas se tivermos uma moto com pneus com câmara, os tacos e spray de nada servem. Poucos têm noção do que era há uns anos sofrer um furo na estrada. Se não fosse resolvido pelo motociclista, podia significar ficar apeado. Já fizeste o ensaio, agora só espro que não tenhas que os usar. Um furo é sempre uma coisa chata de resolver.
Última edição por Johnny_1056 em Sex Ago 26, 2011 12:05 pm, editado 1 vez(es)
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 11:42 am
Pois é...
Agora tenho uma pequena caixa de remendos... que já foram testados e resultam muito bem... tenho na garagem uma câmara de ar cheia que foi remendada... está encostada ao portão que é de chapa e durante a tarde atinge uma temperatura considerável...
e a câmara está prestes a explodir... mas o remendo não perde ar
neves
Moto : Tenere 2001 3YF
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 12:58 pm
Furos??? Em viagens???? Não sei o que é isso.....
No 1º Xt Friends furei....e com sorte o furo era lento e a espuma deu para safar...e safou tanto que fez uns 400kms a velocidades não aconselhadas
E agora no tal passeio ao norte,furei tambem....mas como havia uma uma casa de pneus por perto...safou-me....
No entanto desde o xt friends aprendi a ter como extra, camara de ar suplente para alem do spray, pois caso o spray não resulte....la terei de usar a camara de ar...engraçado é que ao ver este report, me lembrei, que não tenho desmontas na "cx. dos primeiros socorros"
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 1:03 pm
sim senhora. e eu que tou pra encomendar um set de desmontas. mas olha chegaste a experimentar isso com o pneu de trás? é que os pneus cardados sao bem mais rijos especialmente os de trás. eu ja desmontei alguns pneus na oficina do meu mecanico e por incrivel que pareca os pneus de moto de estrada sao bem mais complicados de se desmontar. super rijos na altura de enfiar a segunda chave e conseguir tirar a aba do pneu para fora da jante.
Ricardo Brântuas
Moto : XT600E
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 2:00 pm
neves escreveu:
Furos??? Em viagens???? Não sei o que é isso.....
No 1º Xt Friends furei....
como te compreendo... e é bom pensar que nem sempre temos o Ricas e familia para nos apoiar
na proxima viagem já quero ir bem prevenido para isso, mas bom mesmo é não furar pq desmontar o pneu
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 2:26 pm
Bom trabalho !!!
Tutorial DIY 5 estrelas !!!
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Sex Ago 26, 2011 4:55 pm
mariomcarvalho escreveu:
... ... mas olha chegaste a experimentar isso com o pneu de trás? é que os pneus cardados sao bem mais rijos especialmente os de trás. eu ja desmontei alguns pneus na oficina do meu mecanico e por incrivel que pareca os pneus de moto de estrada sao bem mais complicados de se desmontar. super rijos na altura de enfiar a segunda chave e conseguir tirar a aba do pneu para fora da jante.
Sim claro está escrito no 1º post... que tinha experimentado numa jante 17"
e também fiz um pequeno video mas que ainda não tinha sido editado...
o que o mecânico disse é a realidade... mas nada do outro mundo... eles é que gostam de dar a ideia que não podia-mos sobreviver sem as suas oficinas
A grande diferença nos pneus está no seu diâmetro, a jante 21" é mais fácil... e na jante 17" a coisa fica ligeiramente mais difícil...
Outra grande diferença é nos pneus radiais para os convencionais... os radiais são feitos de arame de aço e mais difíceis de moldar... a XT1200Z acho que tem pneus radiais montados
os pneus convencionais são mais fáceis de dobrar para os fazer saltar da jante, porque têm tela em vez de arame
Este video é com uma roda de trás 17" de tacos
Os desmontas "MADE IN MOITA" estão aprovados
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 12:12 am
Boas
Como tive que trocar o pneu, registei mais um exemplo... resulta e está pronto para ser usado um dia destes (espero que não seja preciso )
desta fez só usei a ferramenta da mota para fazer toda a operação... tanto na desmontagem da roda... como na montagem... Fiquei contente com o resultado final
Junto com os desmontas vai um kit de remendos
ABR
Última edição por Edgar em Dom Set 11, 2011 3:14 am, editado 1 vez(es)
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 6:28 am
Ena , parece o kit que anda sempre comigo quando saio para o mato de BTT ... so as desmontas estao em modo XXL
Cumps
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 11:21 am
A XT12 usa tubeless radiais. Se furar, um taco e já está. Alias, nem quero pensar em trocar pneus naquilo.
tintas72
Moto : Dr350Se
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 1:58 pm
Boas, essa bomba de ar serve para encher a roda, de facto é o que uso quando saio de btt. Já agora vale a pena colocar aquelas câmaras de ar grossas para prevenir furos?
neves
Moto : Tenere 2001 3YF
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 3:00 pm
Um colega de trabalho disse-me que há quem faça em btt o seguinte...coloca a pelicula do rolo das fotografias" (aquela coisa esquisita castanha,que já muita gente nem se lembra que existiu) entre a camara de ar e o pneu,e assim evitam furos...
Será???
Eu lembrei-me logo das radiografias que tenho lá por casa....
Edgar
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 3:18 pm
tintas72 escreveu:
Boas, essa bomba de ar serve para encher a roda, de facto é o que uso quando saio de btt. Já agora vale a pena colocar aquelas câmaras de ar grossas para prevenir furos?
Sim é de bicicleta e é preciso uns 10 ou 15 minutos para encher a câmara... mas como é para usar em caso de emergência e é leve e barata... foi a eleita
Câmaras reforçadas devem ser sempre melhores mas também há produtos anti furo para prevenirem... como espumas e etc...
neves escreveu:
Um colega de trabalho disse-me que há quem faça em btt o seguinte...coloca a pelicula do rolo das fotografias" (aquela coisa esquisita castanha,que já muita gente nem se lembra que existiu) entre a camara de ar e o pneu,e assim evitam furos...
Será???
Eu lembrei-me logo das radiografias que tenho lá por casa....
Nunca tinha ouvido falar disso
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
Assunto: Re: Fazer um KIT Anti Furo ... Qui Set 01, 2011 6:15 pm
@ Neves , isso nao me parece muito fiavel pois o problema dessas coisas é a forma de retençao das mesmas . No caso das bicicletas é utilizado uma banda propria e de acordo com as solicitaçoes existem de determinados tipos