A origem do Motor 660cc conhecido pela Yamaha e pela Minareli como o "M/C 660"
Motor usado na XT 660 R X Z Ténéré e MT03O motor da XT660 é produzido Minareli, a mesma fabrica que produzia o motor usado na XT600
É uma unidade fabril que já produzi-o mais de 10 milhões de motores
Sobre a Minareli e a sua historia não vamos falar...
Sobre a qualidade dos motores fechados (montados) na Minareli,
basta olhar para a
viabilidade da XT600..Sobre a XT600E que foram montados Minareli_________________________________Vemos os estafetas que as utilizam e como as tratam, e mesmo assim é comum vermos maquinas com mais de 100.000 Km ou muito perto disso usadas e abusadas numa utilização diária e dura...
Normalmente entregam a alma ao criador porque acabam envolvidas em acidentes e ficam economicamente inviáveis de serem recuperadas...
Outras são usadas por malta que as alteram de escapes abertos, filtros de ar racing e outras alterações... que retiram saúde ao motor, mas mesmo assim duram e duram...
Em circunstancias normais e seguindo as recomendações do fabricante e respeitando o nível de óleo e qualidade do mesmo...
Filtro de ar em bom estado, admissão (carburador) escapo de origem em bom estado (ou outro adequado), rodando a 3/4 da rotação (cerca de 4500/5000 rpm), e mais algumas atenções... podemos ir muito longe com uma XT600
Na casos do Brasil duma XT 600 (Ténéré) que tinha 450Mil kms sem ainda ter aberto o motor...
Uma XT600 de 1995 que foi até aos 330Mil kms e como estava consumindo muito óleo levou o motor aberto, que acabou por ser fechado e vendido sem ser reparado e foi a andar por ela...
Mas a tudo isto temos que dar um desconto, e lembrar-nos que o conta quilómetros da XT600 só conta até aos 99,999...Mas casos documentados de motas que foram aos 200Mil são muitos...
e de motores que aos 80mil (20 anos) começaram viagens de voltas ao mundo com uma simples revisão geral exterior e chegaram ao final em bom estado e sem problemas...
A viagem do Robson Dombrosky que foi iniciada a solo aos 70mil http://www.clubextportugal.com/t926-viagem-robson-dombrosky
E mais recentemente em 2010, 3 Amigos Holandeses, com duas velhinhas XT600Z Ténéré (1983 & 1985)arrancaram para uma viajem dura pela América http://www.clubextportugal.com/t1289-atravessar-o-continente-americano-de-xte
Eles atravessam o Continente Americano e fizeram 36.420 km, em quase 11 meses sem problemas...
Com as duas velhinhas Ténérés, ia uma XT600E de 2002 com "N" extras na admissão e escape que rebentou com o cilindro...
A culpa não foi da viabilidade do motor, mas do "mechanico" que fez alterações com Dynojets e fitros K&N...
http://www.clubextportugal.com/t1289-atravessar-o-continente-americano-de-xte
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__________________________________________________________________________Sobre a XT660 é possível ver bons exemplos da sua fiabilidade em toda a Europa, mas foi no Brasil que mais facilmente encontrei vários bons exemplos...
O melhor caso documentado por um grupo de amigos do forum xt660.com.br que encontrei,
é duma XT660R de Janeiro de 2005
Rodou uma media diária de 115 kms por dia durante 2.191 dias
Tinha 252.123 Km sem nunca ter aberto o motor...
e acabou tendo um acidente rodoviário 6 anos depois e ficou sem reparação... mas o motor continuava a trabalhar
Encontrar XT660R com 100mil ou mais ou perto disso é muito comum
Uma revista Brasileira em conjunto com uma oficina, fez um artigo sobre o motor da XT660R depois de 100mil km andados,
o motor foi aberto, analisado e medido... e encontrava-se dentro das tolerâncias, e pronto para mais outros 100 Mil kms (não encontrei um link para provar isto).
Mas há casos raros e isolados que ficaram aquém do normal... como o motor da XT660R do Robson Jaborá/SC,
que partiu um carreto da caixa de velocidades aos 97Mil kms
http://www.clubextportugal.com/t724-100k-kms-de-xt660r
Outros que viram a sua biela gripar, por exemplo aos 70Mil por se descuidarem com o nível e qualidade do óleo...
Mas nestas situações, não há milagres...
A lei da vida é simples:
Deus não faz manutenção nas motas...
e os Motores não fazem milagres...
Mas sem sombra de duvidas que este motor vai muito longe... deixando a concorrência muito para traz...
PS: este testo foi feito por mim, e pode conter falhas ou erros...
e se encontrarem algum erro sff digam para se corrigir... ou completar e melhorar o texto....