Clube XT Portugal
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 A origem da XT660 R/X/Z - MT03

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Edgar
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MensagemAssunto: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui maio 19, 2011 1:57 am

A origem do Motor 660cc conhecido pela Yamaha e pela Minareli como o "M/C 660"

A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Minareli
Motor usado na XT 660 R X Z Ténéré e MT03



O motor da XT660 é produzido Minareli, a mesma fabrica que produzia o motor usado na XT600

É uma unidade fabril que já produzi-o mais de 10 milhões de motores


Sobre a Minareli e a sua historia não vamos falar...
Sobre a qualidade dos motores fechados (montados) na Minareli,
basta olhar para a viabilidade da XT600..

Sobre a XT600E que foram montados Minareli_________________________________

Vemos os estafetas que as utilizam e como as tratam, e mesmo assim é comum vermos maquinas com mais de 100.000 Km ou muito perto disso usadas e abusadas numa utilização diária e dura...
Normalmente entregam a alma ao criador porque acabam envolvidas em acidentes e ficam economicamente inviáveis de serem recuperadas...

Outras são usadas por malta que as alteram de escapes abertos, filtros de ar racing e outras alterações... que retiram saúde ao motor, mas mesmo assim duram e duram...


Em circunstancias normais e seguindo as recomendações do fabricante e respeitando o nível de óleo e qualidade do mesmo...
Filtro de ar em bom estado, admissão (carburador) escapo de origem em bom estado (ou outro adequado), rodando a 3/4 da rotação (cerca de 4500/5000 rpm), e mais algumas atenções... podemos ir muito longe com uma XT600

Na casos do Brasil duma XT 600 (Ténéré) que tinha 450Mil kms sem ainda ter aberto o motor...
Uma XT600 de 1995 que foi até aos 330Mil kms e como estava consumindo muito óleo levou o motor aberto, que acabou por ser fechado e vendido sem ser reparado e foi a andar por ela...

Mas a tudo isto temos que dar um desconto, e lembrar-nos que o conta quilómetros da XT600 só conta até aos 99,999...

Mas casos documentados de motas que foram aos 200Mil são muitos...
e de motores que aos 80mil (20 anos) começaram viagens de voltas ao mundo com uma simples revisão geral exterior e chegaram ao final em bom estado e sem problemas...

A viagem do Robson Dombrosky que foi iniciada a solo aos 70mil http://www.clubextportugal.com/t926-viagem-robson-dombrosky

E mais recentemente em 2010, 3 Amigos Holandeses, com duas velhinhas XT600Z Ténéré (1983 & 1985)arrancaram para uma viajem dura pela América http://www.clubextportugal.com/t1289-atravessar-o-continente-americano-de-xte
Eles atravessam o Continente Americano e fizeram 36.420 km, em quase 11 meses sem problemas...
Com as duas velhinhas Ténérés, ia uma XT600E de 2002 com "N" extras na admissão e escape que rebentou com o cilindro...
A culpa não foi da viabilidade do motor, mas do "mechanico" que fez alterações com Dynojets e fitros K&N...
http://www.clubextportugal.com/t1289-atravessar-o-continente-americano-de-xte

__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________





Sobre a XT660 é possível ver bons exemplos da sua fiabilidade em toda a Europa, mas foi no Brasil que mais facilmente encontrei vários bons exemplos...

O melhor caso documentado por um grupo de amigos do forum xt660.com.br que encontrei,
é duma XT660R de Janeiro de 2005
Rodou uma media diária de 115 kms por dia durante 2.191 dias
Tinha 252.123 Km sem nunca ter aberto o motor...
e acabou tendo um acidente rodoviário 6 anos depois e ficou sem reparação... mas o motor continuava a trabalhar

Encontrar XT660R com 100mil ou mais ou perto disso é muito comum

Uma revista Brasileira em conjunto com uma oficina, fez um artigo sobre o motor da XT660R depois de 100mil km andados,
o motor foi aberto, analisado e medido... e encontrava-se dentro das tolerâncias, e pronto para mais outros 100 Mil kms (não encontrei um link para provar isto).


Mas há casos raros e isolados que ficaram aquém do normal... como o motor da XT660R do Robson Jaborá/SC,
que partiu um carreto da caixa de velocidades aos 97Mil kms
http://www.clubextportugal.com/t724-100k-kms-de-xt660r

Outros que viram a sua biela gripar, por exemplo aos 70Mil por se descuidarem com o nível e qualidade do óleo...
Mas nestas situações, não há milagres...

A lei da vida é simples:
Deus não faz manutenção nas motas...
e os Motores não fazem milagres... A origem da XT660 R/X/Z - MT03 353512


Mas sem sombra de duvidas que este motor vai muito longe... deixando a concorrência muito para traz... A origem da XT660 R/X/Z - MT03 449138



PS: este testo foi feito por mim, e pode conter falhas ou erros...
e se encontrarem algum erro sff digam para se corrigir... ou completar e melhorar o texto....


Última edição por Edgar em Qui maio 19, 2011 1:11 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : tinha um erro ortográfico...)
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rui braz
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Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui maio 19, 2011 12:01 pm

A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626

Viabilidade ou Fiabilidade??? A origem da XT660 R/X/Z - MT03 546328



Obrigado Adm... A origem da XT660 R/X/Z - MT03 660860





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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui maio 19, 2011 1:15 pm

rui braz escreveu:
... ...
Viabilidade ou Fiabilidade??? A origem da XT660 R/X/Z - MT03 546328
... ...

OBR
já foi corrigido A origem da XT660 R/X/Z - MT03 294891


ABR A origem da XT660 R/X/Z - MT03 919911
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M4rco
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Moto : Yamaha XT660X (2004)

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui maio 19, 2011 4:17 pm

Bom tópico !!!

Quando eu andava à procura da minha XT660X houve um vendedor que me disse:

"O motor da XT660 é um Minareli, por isso é melhor levar uma XT600 !!!"
(que por acaso ele tinha em armazém e a XT660X não)
E como já disse o Edgar a fábrica é a mesma !!!

A origem da XT660 R/X/Z - MT03 796959 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 796959 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 796959
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Jordao
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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 11:28 am

Adorei esta frase: A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 945103

Edgar escreveu:

...

Deus não faz manutenção nas motas...
e os Motores não fazem milagres... A origem da XT660 R/X/Z - MT03 353512

...
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Nelson S
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Moto : XTZ250 LANDER + XVS 650 Drag Star

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui Jul 21, 2011 1:34 pm

A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626
Parabéns pelo texto, realmente esse motor é ótimo.
E tem mais o motorzinho da nossa xtz 250 vai pelo mesmo caminho, é feito com pistão forjado e cilindro revestido em ceramica, já tem várias motos rodando pelo Brasil, com mais de 150.000kms sem nunca ter aberto o motor, para um motor de baixa cilindrada isso é ótimo.

abs.

Nelson
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Jordao
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Jordao



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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui Jul 21, 2011 2:47 pm

Nelson S escreveu:
A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626 A origem da XT660 R/X/Z - MT03 12626
Parabéns pelo texto, realmente esse motor é ótimo.
E tem mais o motorzinho da nossa xtz 250 vai pelo mesmo caminho, é feito com pistão forjado e cilindro revestido em ceramica, já tem várias motos rodando pelo Brasil, com mais de 150.000kms sem nunca ter aberto o motor, para um motor de baixa cilindrada isso é ótimo.

abs.

Nelson

150.000 km? UAU! :)

Há quanto tempo já é comercializada no Brasil? :)
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Nelson S
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Moto : XTZ250 LANDER + XVS 650 Drag Star

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeQui Jul 21, 2011 11:10 pm

Bem a XTZ 250 Lander é comercializada por aqui a partir da metade 2007,
Mas a YS 250 Fazer que é equipada com o mesmo motor já é comercializada a partir de 2006.
abs.

Nelson
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Terix
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Moto : XT 660x

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeTer Jan 29, 2013 11:37 am

Boas, ando à procura de uma XT 660x e gosto muito do modelo de 2004 a 2006 mas já me tenhem dito que veio equipada com um motor que deu alguns problemas, daí ter repescado este tópico.
Alguém aqui do fórum sabe de que tipo de problemas poderiam dar?
Ratéres - será que era um desses problemas? Fácil de resolver ou complicado?

Obrigado a todos

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rickyFMX
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Moto : Honda CB 500 X '18

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeTer Jan 29, 2013 12:48 pm

Bom, sei que essa serie (mais as de 2004) veio com problemas no TPS (Throttle position sensor) problema esse assumido pela Yamaha e que a garantia trocava.

O que fazia era desligar a moto ao acelerar, ou os tais rateres, mas isto é o que se lê pela net, pois nunca tive uma XT660...

Em principio quem tem essas motos já terá o problema resolvido
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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 9:49 am

Edgar, em que ano é que a Yamaha começou a montar motores by Minarelli na XT600? Sei que as TT600 eram montadoas em Belgarda, e claro que para terem benefícios tinham de ter incorporação Europeia, mas até à 3TB aos motores eram Made in Japan, não?

Acho que essas "duas velhinhas XT600Z Ténéré (1983 & 1985)" tinham motor Japão-Japão, ou não passavam do Cabo da Roca A origem da XT660 R/X/Z - MT03 945103
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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 4:54 pm

Boas

@Angelo
não sei ao certo A origem da XT660 R/X/Z - MT03 680704
mas olha que eles não fazem nada em Itália... apenas montam o motor
aquilo vem tudo de fora (Made in Japão) e eles em Itália apenas o montam
depois regressavam ao Japão para ser montados numa linha de montagem Japonesa

Tudo na XT600 era Made in Japão... até as câmaras de ar e etc... tudo é made in Japão
só a mão de obra é que é italiana na montagem do motor...

Actualmente com as novas 660 isso já não é bem assim... a montagem tornou-se Italiana...

a 2KF é toda Made in Japan... mas a montagem desse motor eu não sei A origem da XT660 R/X/Z - MT03 680704

ABR
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Moto : CBR 600 RR

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 6:48 pm

rickyFMX escreveu:
Bom, sei que essa serie (mais as de 2004) veio com problemas no TPS (Throttle position sensor) problema esse assumido pela Yamaha e que a garantia trocava.

O que fazia era desligar a moto ao acelerar, ou os tais rateres, mas isto é o que se lê pela net, pois nunca tive uma XT660...

Em principio quem tem essas motos já terá o problema resolvido

A minha é de 2009 e já aconteceu desligar-se umas duas ou três vezes... mas sempre a velocidade quase parado quando lhe dava um cheirinho muito reduzido
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angelo_lopes
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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 7:43 pm

Obrigado, Edgar A origem da XT660 R/X/Z - MT03 656644
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Moto : Yamaha

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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 3:41 pm

Boas;
Angelo, a tua moto é integralmente japonesa.
A parte de estudo, concepção e teste dos motores XT 600 até pode ser feita por um fabricante exclusivo de motores como a Minarelli (isso até é bastante comum na indústria automóvel), mas os mais antigos eram integralmente feitos e montados no Japão.
Como se encontra descrito no site corporativo da Minarelli, esta é propriedade da Yamaha desde 2002 e é natural que a partir daí, esta unidade seja responsável integral dos motores até à sua aplicação.


Última edição por Johnny_1056 em Dom Fev 10, 2013 4:22 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
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MensagemAssunto: Re: A origem da XT660 R/X/Z - MT03   A origem da XT660 R/X/Z - MT03 Icon_minitime

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