Não me agradou este procedimento, porque é uma trabalheira do caneco...
Então descobrir uma maneira de controlar o desgaste da corrente através da folga da mesma no esticador automático...
e encontrei algo que muito viável, e que é usado em vários países...
Este procedimento pode ser usado na:
- XT 350
- XT 500
- XT 550
- TT 600
- XT 600 K / E / Z
- XT 660 Z / R / X
- XT 750 Z
- XT 1200 Z
Basicamente através da posição do esticador, é possível prever o estado da corrente, guias, e carretos...
No caso do esticador automático da corrente da XT600E, tem 20 posições... e até a 15 posição não necessita de ser trocada...
O
esticador automático é esta pequena peça com a cabeça de um parafuso de 19mm
na XT 750 Z está situado no meio dos dois cilindros e na XT 350 do lado dos colectores...
Nestes desenhos podemos ver o esticador (Nº7), e como ele faz a seu trabalho nas guias...
para podermos retirar o esticador fora, devemos começar por por o piston no PMS (Ponto Morto Superior),
Altura da compressão, e termos a válvulas fechadas e sem exercer pressão na corrente,
é a posição usada para ver a folga das válvulas...
Desenroscamos a tampa 1 e 2:
Procuramos o PMS como a figura mostra...
Atenção : que temos que tirar a vela para podermos rodar a cambota,
e só se pode rodar a cambota no
sentido contrario aos ponteiros do relógio.
Quando tivermos o motor no PMS,
tiramos a mola do esticador automático, com uma chave 19mm...
e seguidamente o corpo do esticador...
com o corpo do esticador cá fora podemos ver qual a sua posição actual,
e através dessa posição avaliar o estado do conjunto de distribuição...
Depois de avaliarmos o estado da corrente, temos que voltar a montar tudo...
e basta inverter o processo...
ATENÇÃO : que a amola do esticador deve ser a ultima coisa a ser montada,
e o esticador deve estar na sua posição inicial, (ou seja) o mais recolhido possível...
Este esticador automático, tem uma serrilha interna e sempre que o pino avança, já não retorna sem que se actuar a patilha Nº4
Se o esticador automático for montado com muito justo vai fazer com que a corrente ataque as guias, e provoque um desgaste prematuro...
Quando se montar a mola Nº3 e se apertar o parafuso nº1 (chave 19mm), o esticador automático vai para a sua posição ideal...
ABR