| Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e | |
|
+16sidneyt joao_marques frdsilva Pmvpires Henriques Fortuna vasfred rui braz javleitao DiogoTé Jarod Marco F. NunoGavazzi Valsil Edgar Renato 20 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Renato
Moto : xt600e 2001
| Assunto: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 08, 2010 2:35 pm | |
| ola amigos do clube xt600 A alguns dias a minha menina começou a fazer um barulinho do tipo tec tec tec (ou) tic tic tic bom o caso e ke fui logo a um mecanico amigo para me ajudar ,e de inicio axamos ke era a corrente de distribuiçao ou com o tençor tivemos a dar uma afinada e nao adiantou o barulho continuou ,tivemos entao a ver as valvulas e nada tudo ok entao ele tirou o carburador, e entre o carburado e o motor COLETOR DE ADMISSAO da minha moto tinha o vedante partido e a borracha do coletor tbm estava rasgado e de certa forma fazia um pequeno barrulho dakele lado sara que era isso que estava a fazer essa barulho pois parecia ke estava a bater um metal com o outro ,ou seria outra coisa pois ele axa muito dificil ser o pistão ou biela ou outra peça do motor alguem pode me dar algumas dicas sobre isso por favor ???? Ja agora com kanto km o motor deve levar um pistão ou biela ou outras peças um abraço ao amigos se puderem me ajudem valeu. :oopsG: | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 08, 2010 3:51 pm | |
| Boas Renato Não se deve mexer na corrente de distribuição... Alias isso nem tem ajuste mecânico possível... Agora sobre o barulho, é muito possível que fosse originado pelo colector de admissão... e é quase certo... Isso já me aconteceu por duas vezes: A primeira vez foi o tubo do respirador do motor que está ligado a caixa do filtro de ar ter saltado do sitio, (é como ter a admissão rota)... faz um barulho metálico e agudo... a segunda vez aconteceu por segundos por não tinha a vareta enroscada... O motor da XT (ou qualquer motor) é barulhento por natureza, tens dezenas de peças a martelada umas as outras (válvulas)... molas que recolhem e voltam a sua posição... óleo bombeado e projectado contra peças em movimento... etc etc etc Se um dia ligares o motor com a tampa do deposito de óleo aberta (aquela que tem a vareta de nível), até te assustas com os sons que nunca imaginas-te serem possíveis dentro do motor... Agora esse barulho esta todo fechado e não é audível... no teu caso tinhas uma janela aberta o fole da admissão ou colector de admissão... Mas não devemos andar com a mota assim... (com falanges rotas) e se tal aconteceu podes ter aspirado poeiras e areia para dentro do motor... mas para saberes se tens consequências disso, tens que andar uns bons Kms e ir verificando o consumo de óleo... mas sem stress que tudo deve estar normal Pistons, bielas, valvulas, e corrente de distribuição, é quando tiveres a caminho dos 200Mil kms (em circunstancias normais)... ABR
Última edição por Edgar em Seg Nov 08, 2010 10:54 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Valsil
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 08, 2010 4:52 pm | |
| Vou aproveitar o topico.....Edgar a corrente de distribuiçao e so nessa altura?? E que tava a pensar mudar a minha, a minha xt tem 55000kms | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 08, 2010 5:14 pm | |
| Editado Dá uma vista de olhos neste tópico Corrente de distribuição _________________________________________________________________________ Para ver a folga da corrente de distribuição, há um procedimento no manual... mas eu só vou fazer esse teste quando a minha tiver 200Mil posso garantir que já vi uma XT660Z fazer 150Mil sem levar nada... e outra XT600E fazer 100Mil sem levar nada a minha XT350 fez 97Mil sem levar nada É uma corrente de transmissão e não uma correia de transmissão e estamos a falar dum motor que tem 6000 rpm O DC trocou a dele aos 50Mil A minha vai ser verificada aos 200Mil Porque quando trocar tem que ser tudo... guias esticador carreto da árvore de cames veio da árvore de cames, válvulas ou reparação das mesmas... É uma lista do caraças e tem tudo um desgaste por igual... Eu quando troco a corrente de transmissão, também troco o pinhão de ataque e a cremalheira... Com a distribuirão vai acontecer o mesmo... Aquilo é uma corrente bué da resistente (tripla) e trabalha banhada em óleo ABR
Última edição por Edgar em Sáb Dez 18, 2010 12:19 pm, editado 2 vez(es) | |
|
| |
Valsil
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 08, 2010 5:20 pm | |
| Ok, mais uma vex obrigado pela ajuda, deixas te me mais descansado e com mais t$mpo para andar | |
|
| |
Renato
| Assunto: Barulho estranho no Motor (1ª Parte) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 6:27 pm | |
|
Última edição por Renato em Sex Mar 04, 2011 5:38 pm, editado 6 vez(es) | |
|
| |
NunoGavazzi
Moto : Vespa 50s, Honda deauville 650, Honda CB 450
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 9:35 pm | |
| Tretas, não vás nessa conversa, isso é feitio dos motores xt, deixa-te estar como estás, vais ver que fazes muitos quilometros com esse motor. | |
|
| |
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 9:47 pm | |
| Concordo com o Nuno Cumps | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 9:59 pm | |
| Boas Escreves-te "cilindroque", ou querias dizer "cilindro que..." De qualquer das formas, quase que me apetece-me usar as palavras do NunoGavazi Se houver um problema com o cilindro tens um consumo de óleo do caneco, e uma fumarada do caraças... Se for um rolamento picado ou algo que tem a ver com o movimento do piston, basta fazer as contas.... com o motor as 1300 rpm (que é o mínimo) o piston sobe e desce por segundo mais de 20 vezes... ou seja fazia o tic tic 21,6 vezes por segundo, e só dava para ouvir um grande ticz z z z z z z z z z z z z z z z z z z z...Eu no teu caso pedia uma segunda, terceira, ou até mesmo uma quarta opinião... e perguntava o que achavam do trabalhar dela, sem mencionar essa historia do "piston que tem calo", e nem falava do tal tic tic ou tec tec tec que tu ouves... Simplesmente perguntava o que achavam da mota... :idea: Também podes dizer que queres troca-la por uma nova e perguntar quanto te dão em troca... Ao fazeres isso eles vão ter que avaliar a tua mota pelo ano, aspecto, kms, e pelo trabalhar do motor... Se o tic tic tic for anormal eles vão dizer que tens um problema no motor e que vale muito pouco como retoma... Sobre as preço das peças para a XT600E, também se arranja, e um piston de qualidade é cerca de 150€... mas antes de fazeres um orçamento deves ter a certeza absoluta que tens um problema com esse tic tic tic a minha XT600E faz muitos pequenos barulhos quando está a trabalhar, tic tec tuc... mas são todos normais ABR | |
|
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 10:09 pm | |
| A minha XT é uma autêntica orquestra filarmónica de barulhinhos...
Eu esquecia isso! Ao inicio também me fazia confusão... Agora já percebi que é feitio e não defeito!
Controla o consumo de óleo e de gasolina... Se estiver tudo dentro dos parametros, deixa-te andar! | |
|
| |
Renato
| Assunto: ola Dom Nov 28, 2010 10:25 pm | |
| é estranho isso mas de fato é que o barulho encomoda,pois quando ligo a moto la ta o barulho e se eu acelero um pouco a moto isso para se eu tirar a mão do acelerador volta o barulho e o mais engraçado é que minha moto nunca fez um barulho se quer | |
|
| |
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 10:48 pm | |
| - Renato escreveu:
- se eu acelero um pouco a moto isso para se eu tirar a mão do acelerador volta o barulho
Existe alguma variaçao ao nivel do barulho caso a embraiagem esteja acionada ?? é que o que falas aconteceu com um carro do trabalho e era apenas uma afinaçao pois assim que acelarava o barulho desaparecia (nao estou a compara o motor da mota com o do carro mas os sintomas eram os mesmos dai a comparaçao) Cumps | |
|
| |
DiogoTé
Moto : Avó Té on steroids
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 10:55 pm | |
| Boas,
Nas Xt's e ténéres é muito comum a porca da biela que está do lado da embraiagem desapertar-se com alguma frequência, apesar de ter uma anilha igual à da cremalheira que supostamente evita isso (mas a da cremalheira também se desaperta por isso...)
O barulho faz ao relanti, mas à medida que a rotação aumenta desaparece porque as folgas diminuem. Normalmente os barulhos que acompanham a rotação são mais preocupantes, porque pode ser algum rolamento gripado etc. Se deres rápidos toques no acelerador e ouvires algo a bater é a porca desapertada. A mota também vibra muitooo mais que o normal.
Fica aqui o link que segui para apertar a minha e a do Genius também já precisa de ser apertada, é relativamente simples e pode-se fazer em casa, mas deve-se substituir também a anilha travão e a junta da caixa, que custa uns 2 euros e 14 respectivamente.
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=155390
Abraço
| |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Dom Nov 28, 2010 11:16 pm | |
| @Diogo essas anilhas só falham quando são reutilizadas...sempre que mexemos nelas, devem ser trocadas por novas, e se assim for, duram uma vida... O que aconteceu no ADV, foi porque alguém já tinha mexido nisso antes e não deve ter trocado a anilha... Também aconteceu com o Henriques... http://clubextportugal.com/problemas-e-avarias-f19/xt600-a-agarrar-sem-avisar-t432.htm e aconteceu porque ele não dobrou as pontas da anilha - Citação :
- é estranho isso mas de fato é que o barulho encomoda,pois quando ligo a moto la ta o barulho e se eu acelero um pouco a moto isso para se eu tirar a mão do acelerador volta o barulho e o mais engraçado é que minha moto nunca fez um barulho se quer
Pede uma segunda opinião noutra oficina... Se tiveres possibilidade posta uma gravação no youtube desses barulhos | |
|
| |
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e Seg Nov 29, 2010 9:57 am | |
| Boas - Jarod escreveu:
- Eu esquecia isso! Ao inicio também me fazia confusão... Agora já percebi que é feitio e não defeito!
Mais um . Eu também me queixei do mesmo ao mecânico numa revisão, e toma lá uma afinação de valvulas. Vou buscar a mota e tic tic tic (normalmente ouvia-se mais com a mota fria), e disse que o barulho continuava e ele disse ai e tal é normal de ser monocilindrica e bla bla bla . A minha na altura marcava 16000km. Mas já vi mais xte's com esse barulho e com kilometragens baixas. Daí eu fazer como o Jarod e esquecer o assunto. Mas uma coisa é certa, o barulho apareceu depois de uma vez que vim de Leiria por ae com o punho enroscado. E o esticão que apanhou até nem foi muito grande porque parei na area de serviço pra meter gota e depois mais meia hora de paragem em coimbra. Mas também acho que o Edgar tem razão em dizer que deves ter uma 2ª opinião, mas deve ser alguém que perceba mesmo do assunto e não tenha interesses comerciais a saltitar . E que tal apareceres num evento da malta, ouvias os barulhos de outras xt´s e tinhas a opinião do nosso mestre das xt´s ? Cumps | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e | |
| |
|
| |
| Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e | |
|