Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A ARRÁBIDA É DE TODOS...

Ir para baixo 
+8
Jarod
DiogoTé
Marco F.
Pedro BC
fpereira
vitorcosta
arrabida
Clube.XT
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Clube.XT
Admin
Admin
Clube.XT


Moto : XT 660 Z de 2009

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeDom Jun 20, 2010 10:54 am

Olá Pessoal

No dia 3 de Novembro, Foram postados alguns Post´s no tópico "V Terras do Conde",

que foram encaminhadas para este novo Tópico,

é um assunto que deve ser discutido fora daquele tópico,
porque o Evento "Terras do Conde" é um dia por ano e mais de 95% realizado fora da Arrábida,

Espero que compreendam a decisão.

Por norma a Admin ou Moderação envia um PM a explicar o porque da edição,
mas neste caso espero que esta mensagem seja esclarecedora, e não vai haver PMs.

V 8)
Ir para o topo Ir para baixo
http://clubextportugal.com
arrabida
Curioso <br



A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Caro sr vcosta   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 11:50 am

Se o sr gostasse da natureza, como afirma num dos posts anteriores, não andava a organizar passeios com 50 motas dentro da Serra da Arrábida.

Já tive a ver montes de vídeos dos últimos passeios que você organizou e deixe-me dizer-lhe que é vergonhoso... um monte de motas a patinar dentro dos cursos de agua... você não tem consciência que está a poluir?

Existem tantos locais interessantes para se passear de mota no mato, porque é que você insiste em andar a estragar aquilo que não é seu?

A ARRÁBIDA É DE TODOS...


Vou dar-lhe um exemplo do quanto você prejudica a SERRA.


Sabia que há cerca de 3 anos foram proibidas as motas de água aqui na Arrábida? Pois é, por causa disso, apenas passados 3 anos, temos 300% de crescimento das espécies marítimas... e as motas de agua só cá andam no verão...


Espero que o sr tenha a sensatez de alterar o seu passeio, pois pode ter a certeza que as autoridades já estão avisadas... dia 11 de Dezembro é dia de apreender motas... agora a escolha é sua...

Se quer andar no mato, vá para outro sítio, mas se quiser vir para a Arrábida circule na estrada, tal como todas as outras pessoas fazem.

Neste momento foram enviados emails para o instituto da conservação da natureza, parque natural da Arrábida, associação de defesa da Arrábida, grupos de escuteiros, gnr, associação Sebastião da gama, APSS e para o Facebook (de luto pela Arrábida).

Os emails enviados não têm o seu nome como sendo o organizador destes passeios criminosos e ilegais, mas se o sr. insistir eu vou denuncia-lo pessoalmente. Tenho o seu nome e número de telefone, pois de inteligente você tem muito pouco... organiza passeios ilegais e criminosos e ainda por cima mete o seu número de telefone e nome na internet.

Neste momento vou manter-me em anonimato e dar-lhe a oportunidade de se redimir, mas se o sr. não o fizer eu próprio, pessoalmente, irei levantar um processo contra si... não se esqueça que provas não me faltam... tenho dezenas de posts e vídeos seus em vários foruns que servem perfeitamente como prova... para além do nome de muitos dos que andaram nos passeios consigo e que se foram chamados têm de dizer a verdade...


A ESCOLHA É SUA... se continuar a estragar a Arrábida vai ter problemas sérios...








Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 1:37 pm

Desde já o meu obrigado pela sua preocupação e carinho pela nossa Arrábida e que muitas pessoas hajam como o sr(a) a proteger o que é de todos.

Começo esta minha curta mensagem por me identificar, coisa que é de boa educação fazer quando falamos com alguém:
Chamo-me Vítor Costa, tenho 37 anos, resido em Lisboa, formação academica na Area da Engª mecanica e formação profissional na Area da Biologia Marinha, Conservação dos Oceanos e Vida Marinha.

Devido á minha anterior profissão entre 1999 e 2004 trabalhei directamente com o ICN, Parque Natural da Arrábida, Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios (APECE), Oceanário de Lisboa, Miami Sea Aquarium, Aquário L'Oceanogràfic, entre outros que poderia estender esta listagem por varias paginas.

Se o seu trabalho de casa for bem feito poderá inclusivamente verificar várias palestras ministradas por mim e outros colegas de profissão a membros do M. Ambiente, inclusivamente e em particular em Sesimbra a propósito da conservação dos fundos, fauna e flora marítima de Sesimbra para toda uma comunidade pesqueira artesanal e de pesca desportiva.

Como pode confirmar no que toca á conservação da vida subaquática da Arrábida eu até mesmo poderia esclarece-los em alguns aspectos que pelos vistos estão um pouco ténues no seu pensamento e que terei todo o gosto em esclarecer um dia numa qualquer mesa de esplanada ou anfiteatro que se disponha.

Feita a apresentação, resta-me esclarecer que, respectivamente ao passeio que menciona, precisamente por não ter nada a temer ou recear nas boas práticas exercidas no terreno nos anteriores encontros de amigos na Arrábida, os meus contactos estão publicados. Nada tem haver com falta de cuidado como menciona ou até mesmo falta de inteligência, como rudemente explicita na sua missiva.

Os passeios já efectuados na Arrábida não passam de simples encontros de amigos com um gosto comum e que normalmente, devido ao meu amor pela Arrábida, tentam precisamente induzir e fomentar as boas práticas e comunhão da natureza sem instintos destrutivos.

Sim, digo-lhe que o fomentar passeios deste género controlados, embora motorizados, podem ser um bom veículo de ensino, porque quer queiramos ou não os veículos irão sempre circular por onde não deveriam.

Como há muitos anos um falecido professor universitário meu dizia “não vale a pena agarrar o touro de frente pelos cornos, pois ele irá procurar outro ângulo para nova investida….mais vale tentar montá-lo e induzi-lo a fazer o que queremos pelo caminho certo!”.

Tal como, penso que deverá saber, já foi introduzida esta técnica na Arrábida no tema “Pesca desportiva de grande porte”, não ido contra esta prática centenária, mas tentado perceber por dentro a realidade tentando ao mesmo tempo fomentar boa práticas e soluções alternativas á componente destruidora de espécies, na qual poderá com alguma pesquisa verificar que estive profundamente envolvido… porque não o fazer também em relação aos desportos motorizados terrestres?

Acredite que os desportos motorizados devidamente controlados podem e já foram usados em benefício da natureza. Como por exemplo agentes de limpeza de corta fogos e outros acessos, agentes de vigilância de incêndios (já usado amplamente em Vários P.N. e até mesmo na própria Arrábida pelo PNA), etç...

De minha parte, dentro da minha insignificância tento fazer a minha parte e asseguro-lhe que não será com atitudes ameaçadoras que esta questão dos desportos motorizados se resolverá dentro da nossa Arrábida. Pois por muitos “passeios” que sejam anulados, muitos mais ( e descontrolados) irão surgir sem que sequer sejam publicitados.

Em relação a este passeio em concreto, embora não lhe reconheça nenhuma autoridade para tal inspecção, posso lhe assegurar que é sempre efectuado por trilhos autorizados pela legislação específica, de preferência dentro de caminhos privados e apenas com cerca de 10km dentro da Arrábida.

Os filmes que amavelmente visionou dentro de água são em leitos de escorrencia de águas residuais e pluviais devidamente e previamente inspeccionados por mim e até mesmo outros colegas de profissão, nos quais não foi detectado qualquer tipo de vida endémica e o onde rapidamente todo o qualquer desvio de materiais são rapidamente repostos pelo natural fluir da água ou outros….para isso são, como deve ter reparado, efectuados sempre previamente voltas de reconhecimento do terreno antes de qualquer tipo de encontro de amigos.

De modo á sua mensagem ser amplamente divulgada, pois a acho meritoria do mesmo, este seu post tal como a minha resposta ao mesmo irá ser também divulgada nos outros meios de divulgação deste encontro de amigos, tal como irá ser enviada uma cópia para as entidades que referiu a fim de ser agregada ao aviso inicial.

Fico desde já pessoalmente á sua disposição para qualquer esclarecimento, sugestões de sua parte ou até mesmo mera conversa de café, tendo para tal já em seu poder o meu contacto já amavelmente recolhido pelo sr.(a).

Ir para o topo Ir para baixo
arrabida
Curioso <br



A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 3:35 pm

O sr. só pode estar a brincar comigo...

Eu vivo há 46 anos na Rasca, na Arrábida! Acha que eu não sei perfeitamente onde foram filmados os vídeos dos seus passeios?

Não me diga que todos os cursos que você tem não lhe ensinaram que é proibida a circulação de veículos na zona da Comenda? Acha mesmo que a ribeira da comenda é um curso de água sem vida? A ribeira da comenda enche com a maré, sabia? Acha mesmo que eu acredito que você vai fazer testes ao local?

O que mais me surpreende é você dizer que é quem é. Então um biólogo marinho organiza passeios com 50 motas pela Arrábida adentro? E ainda diz que mesmo se houver passeios anulados vai continuar a haver outros. Tenha vergonha, rapaz...

E quanto a todos os veículos que circulam na Arrábida, fique sabendo que a CMS vai vedar tudo com rede, como já esteve antes.

Limpeza de corta fogos???????????? Isso é ridículo.... então você acha que andar de mota é limpar alguma coisa? Andar a esgravatar e a assustar os animais com o barulho das motas é preservar?

Tenha juízo e modifique os locais por onde o seu passeio vai decorrer.

Quanto a apresentações, basta passar pelo café da Rasca e perguntar pelo Augusto. Eu vou lá todos os dias. Só não prometo é que o vou receber bem.

PS: O seu professor universitário nunca deve ter ido a uma largada de touros.

Ir para o topo Ir para baixo
Clube.XT
Admin
Admin
Clube.XT


Moto : XT 660 Z de 2009

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 3:58 pm

arrabida escreveu:
Eu vivo há 46 anos na Rasca, na Arrábida! Acha que eu não sei perfeitamente onde foram filmados os vídeos dos seus passeios?

Sr. Agusto
Falar não chega, ficamos a aguardar pelos tais vídeos.

arrabida escreveu:
Quanto a apresentações, basta passar pelo café da Rasca e perguntar pelo Augusto. Eu vou lá todos os dias. Só não prometo é que o vou receber bem.

Até agora foi bem recebido, e não seria de esperar outra coisa.

mas se volta a usar termos como estão a negrito, leva o IP bloqueado e é banido do forum, não me deixa outra alternativa.

Se não quer ser cordial, não faça convites.


PS: aguardamos pelos tais vídeos
Ir para o topo Ir para baixo
http://clubextportugal.com
vitorcosta
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 4:05 pm

Para finalizar este pequeno parentesis...

Sr. Augusto da Rasca, terei todo o prazer em falar um dia consigo e acredite que a próxima vez que passar perto do Vale da Rasca irei mesmo procurar pelo "Augusto", tal como vários membros ligados a esta e outras comunidades por certo o irão fazer.

Em relação a esta assunto já deu para perceber o seu conteudo e respectivos intervenientes.

Nada irá contribuir para o Forum XT este tipo de picardias online, pelo que peço á respectiva moderação que tome as medidas que pense como convenientes.

*P.S.
arrabida escreveu:
(...)Só não prometo é que o vou receber bem.
Terei todo o prazer em falar consigo...principalmente se não me receber bem!! A ARRÁBIDA É DE TODOS... 268840
Ir para o topo Ir para baixo
fpereira
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
fpereira



A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 5:08 pm

300 % de aumento na Fauna Maritima na Arrabida por não haver Motas de agua????

Gostava de ver isso provado.
Então quanto vai aumentar se tirarem de lá a Cimenteira...1000% A ARRÁBIDA É DE TODOS... 1130193320
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro BC
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
Pedro BC



A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 6:03 pm

E muda-se a cimenteira para qualquer outra serra, para que nessa qualquer outra serra surjam as controvérsias ambientalistas como surgem na Arrábida, ou que se acabe com as cimenteiras, com as refinarias e com outros agentes poluidores e vamos importar esses bens de primeira necessidade, à conta dos impostos que ninguém quer pagar.

Honestamente acho que o bom-senso deve sempre prevalecer, os passeios feitos pelo Vítor Costa, pela pessoa que ele é e pelas pessoas que por tradição vão aos passeios, são pessoas respeitadoras, não estragam, não sujam, antes pelo contrário, gozam a natureza, respeitam a natureza, a malta das trails têm por norma um comportamento de um TT turístico, não são como o pessoal das cabras, que gostam de acelerar, não se importam por onde, ou se estragam e se poluem.

Eu vou ao passeio, já fui no passado, vou a este e espero ir a um qualquer que ele organize no futuro. Gosto de ir ver a serra, de ir passear com a malta amiga, pelos caminhos bonitos que o Vítor nos arranja.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 7:00 pm

Sr. Augusto , escolheu mal o sitio para tratar de tais assuntos , se discorda com a realizaçao dos passeios e do seu trajeto , dirija-se a quem de direito . Sugiro tambem que se abstenha de pronunciar frases intimidatorias aos nossos membros e de minar o ambiente são que habita neste forum , tal como o nosso Admin mencionou .
Todos temos direito as nossas opinioes e fumentamos o dialogo entre todos mas sempre de forma ordeira e civilizada .
Assim se deseja continuar a usufruir deste espaço que saliento é de todos devera cumprir com as regras que o gerem .

Atentamente , moderaçao do Clube XT Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
DiogoTé
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
DiogoTé


Moto : Avó Té on steroids

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 7:08 pm

arrabida escreveu:

A ESCOLHA É SUA... se continuar a estragar a Arrábida vai ter problemas sérios...

arrabida escreveu:

Quanto a apresentações, basta passar pelo café da Rasca e perguntar pelo Augusto. Eu vou lá todos os dias. Só não prometo é que o vou receber bem.

O crime de ameaça, na configuração actualmente descrita no art. 153º do C.P, não exige que a ameaça provoque medo ou inquietação, bastando que seja adequada a provocar medo, a afectar ou inibir, de modo relevante, a paz individual ou a liberdade de determinação da pessoa de visada. Trata-se de um crime de acção e de perigo e não um crime de resultado

Read more: http://jurisprudencia.vlex.pt/vid/22543901#ixzz14FIm4cV8

Sr. Augusto da Rasca, ameças são crime e o senhor já por 2 vezes se dirigiu ao Vitor sem qualquer tipo de educação proferindo frases que no meu entender são intimidatórias e completamente desproporciadas à resposta que obteve onde ninguém lhe faltou ao respeito e que até o felicitou pela sua preocupação. Tenho a certeza que esse extremismo todo não o vai ajudar a resolver nada, até porque a sua preocupação está a ser dirigida à pessoa/grupo errado, porque todos aqueles que conheço destes passeios são extremamente respeitadores e tentamos sempre não causar impacto por onde passamos, até porque senão por onde andaríamos daqui a um tempo?

Uma coisa que me faz alguma confusão é passarem secalhar 2000mil carros por dia pelo meio da arrábida no alcatrão e está tudo óptimo. e se uma mota ao fim de semana atravessar um trilho está a estragar ou a prejudicar o ecosistema, gostava que alguém me explicasse porque cinceramente não sei e não estou a ser irónico.

* zona litoral (praias e falésias) - muito frágil a perturbações;
* zona dunar (que pode ir desde uma simples duna até algumas centenas de metros ou kilómetros de largura) - mais o menos frágil, dependendo da estabilidade e extensão do cordão dunar;
* florestas ou matas costeiras (pinhais, etc) - zona estável do ponto de vista ecológico e portanto menos sujeita a perturbações.

Esta explicação foi retirada de um tópico já criado noutro forum sobre o assunto e foi-nos dada esta explicação que ajuda a compreender o impacto que temos no ecossistema, e penso que se pode inserir a Arrábida no 3º grupo, portanto uma zona estável, mas corrigam-me se estiver errado.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
Jarod
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: A ARRÁBIDA É DE TODOS... ( Parte 1 )   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQua Nov 03, 2010 8:01 pm

Quem exige respeito pela Serra, deve também saber respeitar as pessoas...


Parei de ler daqui para a frente, nem me vou dar ao trabalho de comer pipocas A ARRÁBIDA É DE TODOS... 444520 , users deste género perdem a toda a pouca razão que pudessem ter, com as palavras que usam...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Marco19
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
Marco19


Moto : Tenere 660z

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 11:42 am

Citação :

Quem exige respeito pela Serra, deve também saber respeitar as pessoas...


Parei de ler daqui para a frente, nem me vou dar ao trabalho de comer pipocas , users deste género perdem a toda a pouca razão que pudessem ter, com as palavras que usam...

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 2:50 pm

Boas

É pá isto é tudo muito bonito e tal...

mas até que ponto é que isto se aplica aqui na malta A ARRÁBIDA É DE TODOS... 680704



Eu tenho andado em tudo o que é lado, desde que tenha trilhos...
e não me vejo a lixar o meio ambiente,
nem tenho casa ou vivo dentro dum Parque natural, como parece ser o caso do sr. Augusto do Rasca.

A minha XT não tem fugas de óleo, e tem uma corrente de transmissão como as bicicletas dos verdes
(nunca vi uma bicicleta com veio de transmissão)


Por isso antes de virmos para aqui dar lições de moral e bons costumes, devemos ser específicos no que dizemos...

O sr. Agusto do rasca, diz que as motas de agua, e tal, na se quê...
Aqui ninguém anda a fazer Agua planning da Figueirinha para a Troia A ARRÁBIDA É DE TODOS... 37087
(já agora vejam o video que é fixe A ARRÁBIDA É DE TODOS... 449138 )

De resto nem quero dar opinião...



Vive e deixa Viver A ARRÁBIDA É DE TODOS... 547227
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rui braz
A ARRÁBIDA É DE TODOS... Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeQui Nov 04, 2010 6:10 pm

....


A ARRÁBIDA É DE TODOS... 37087 A ARRÁBIDA É DE TODOS... 547227
Ir para o topo Ir para baixo
Clube.XT
Admin
Admin
Clube.XT


Moto : XT 660 Z de 2009

A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitimeSeg Nov 08, 2010 1:33 am

Olá Malta

Pelo que nos foi comunicado e podemos garantir que é de uma fonte segura;

Tem havido alguns conflitos entre habitantes dessa zona e indivíduos de fora, que utilizam motas de Enduro / MX / e Quads,

Os conflitos já deram origem a barricadas feitas pelos locais,
utilizando camiões e carrinhas para cortar o acesso de Quads, motas Enduro e MX, aos trilhos da Arrábida
e para dificultar a resolução e fim deste conflito, os veículos envolvidos não têm matricula.


Como todos sabemos, neste Forum não participam membros com motas sem a respectiva matricula obrigatória e bem visível, nem Quads, motas de Enduro e MX.


Também quem conhece o Vitor, sabe que não pode ser incluído nem confundido, com o que tem acontecido no nessa zona da Serra.


A pessoa que deu origem a este triste tópico, identificou-se com o nome de Augusto, 46 anos de idade e proprietário de uma XT600E que utiliza diariamente;
Segundo a nossa fonte, podemos dizer que não há ninguém nessa região, com esse nome, idade, e que tenha uma XT600E para utilização diária.


A único dado que podemos dar com certo, é que essa pessoa registou-se no nosso forum com o email pelaarrabida :@: gmail.com


Se tivermos como bom principio, que: As coisas só tem a importância que nós lhes damos.
então já demos demasiada atenção e tempo a esta situação,
e para que não se repita, o registo do user "arrabida" foi suspenso.


V 8)
Ir para o topo Ir para baixo
http://clubextportugal.com
Conteúdo patrocinado





A ARRÁBIDA É DE TODOS... Empty
MensagemAssunto: Re: A ARRÁBIDA É DE TODOS...   A ARRÁBIDA É DE TODOS... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A ARRÁBIDA É DE TODOS...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Arrábida aí vou eu...
» Serra da Arrábida
» Túnel na Arrábida
» Arrábida / Choco Frito 9 Out
» Serra da Arrábida (documentario)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: