| Revisão XTX660 2013 | |
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Autor | Mensagem |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 9:45 pm | |
| Boa Noite a todos, Como podem conferir na minha apresentação comprei uma XTX660 em 2013/04 Fiz a primeira revisão na Yamaha quando fez 500km (lá não me disseram que era só aos 1000km, e fizeram na mesma ) Disseram-me que só pagava o material. Acabei por ter que pagar a mão de obra também e colocaram na factura, spray de corrente e spray limpeza de travões. [ não achei muita piada ] Agora com 4990 km fiz a 2ª revisão.. e esta já em casa. Comprei o material todo (oleo 10W40 semi-sintetico Valvoline) e filtro de oleo da Champion. O filtro de ar pareceu-me estar muito bom e com uma "sopra" de compressor ficou imaculado; por isso não comprei novo. Após 1hora de pinga pinga e abanões da mota para escorrer bem.. coloco 1.9L de oleo ligo a mota em relantim espero uns 10 segundos e dou acelarador 5 vezes (baixa rotação) coloco o restante para fazer os 2.6L que o manual manda. Resultado:. nem toca na vareta Peguei numa garrafa de agua de 1.5L e medi o oleo que saiu.. enchi 2 garrafas de 1.5L o que prefas 3L e ainda ficou qualquer coisa na lata... fora o que caiu no chão.. que não foi pouco e o que ficou nas bordas da lata.. Deitei o restante que tinha.. porque so comprei 3 latas de 1L Resultado:. toca no minimo da vareta.. amanha tenho que comprar mais um litro !!!! Pergunta Isto é normal? Fiz alguma coisa mal? Escorri demasiado o oleo do motor? Obrigado e abraço para todos. Bráulio Pêssego | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 9:59 pm | |
| Viva,
Para começar... como estás a ver o nível do óleo? Com o motor frio?
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 10:02 pm | |
| - ET600 escreveu:
- Viva,
Para começar... como estás a ver o nível do óleo? Com o motor frio?
Viva, Mota na "vertical" diga-se direita Fiz com motor semi quente, e depois a quente (logo que a saida do escape no motor fica avermelhado) está sempre (mais coisa menos coisa no começo da vareta) | |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 10:08 pm | |
| outra coisa.. é que o oleo ANTES da revisão estava cerca de 1mm abaixo do nivel maximo na vareta E saiu a quantidade de oleo que saiu.. Penso que arredondado deve ter saido qualquer coisa como 3.4/3.5L de oleo | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 10:12 pm | |
| A mota tinha óleo a mais, isso não tenho dúvidas... Para verificares o nível deves dar uma volta com a mota (cerca de 10 ou 15 min.) para ela atingir o aquecimento e compressão desejados... depois deixas trabalhar ao relanti durante cerca de 30 segundos e de seguida desligas o motor e ves o nível... Este procedimento é o da maioria dos motores de ''cárter seco''...
Para estar correto, com a mota fria e sempre na vertical o óleo só pode tocar ao de leve na vareta. | |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 11:41 pm | |
| Não conseguia ir dormir descansado ! Dei uma volta com a mota bastou relantin durante 1 min. arrancar.. fazer 1km e voltar sempre em primeira Chego com ela bem quente ........ ver o nivel do oleo ........ até cuspiu... ........ siga tirar 400ml ........ mais 1 min. a aquecer.. mais meia duzia de voltas ........ leitura do nivel do oleo.. ........ 100% Obrigado amigo pela paciencia Abraço e boa noite. PS:. O gajo da Yamaha ("mecanico") é dos porreiros.. devo ter tirado 3.5L de oleo se não mais Outra coisa.. Não se esqueçam de abrir a carteira e ir ao concessionario.. fazer a vossa revisão | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Qui Jun 12, 2014 11:56 pm | |
| Ainda bem que conseguimos ajudar... Agora faz um favor a ti próprio e à mota... não voltes a andar 4500 km sem ver o nível... pelo menos uma vez de 1000 em 1000. Conheço alguns mecânicos que põe um litro de óleo a mais para bem dos próprios clientes... se é que me faço entender... | |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 12:00 am | |
| Eu via sempre o nivel.. a frio Ainda estou meio passado com o gajo da Yamaha mas amanha é outro dia Boa Noite, e uma vez mais, Obrigado pela ajuda. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 7:52 am | |
| Boas gostava de acrescentar uma coisa... a 1ª revisão é para se fazer aos 1000 km porque é o numero de kms que o fabricante reconhece ser necessário se fizeste a revisão aos 500 km então devias ter feito uma 2º revisão aos 1000 km (pois fazer a revisão aos 500km não se justifica) a razão da necessidade de se fazer a revisão aos 1000km tem a ver com o acamar das peças internas, a chamada rodagem liberta pequenas limalhas desse acamar, a primeira troca de oleo é devido ao oleo estar contaminado com esses fragmentos derivado da rodagem se trocar-se aos 500km ainda se vai continuar a contaminar o oleo durante mais umas centenas de kms ABR http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/12/verificar-nivel-do-oleo.html (2,8L apenas para a 600E) | |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 8:20 am | |
| Obrigada pela atenção Edgar, Mas como foi dito no 1º topico, eu passei lá com 507km e fizeram-me a revisão.. e na factura veio oleo e filtro do oleo, + sprays de limpeza, de corrente, ..etc. =| Para além de ainda mais. =\ Está foi a minha primeira mota, nunca tinha sequer estado sentado numa mota antes, no dia que comprei a mota fui à escola de condução para inscrever-me. Quando a mota fez 1000km eu finalizei a minha licença de condução. Para além destas desgraças todas acabei por ser enganado pela Yamaha Funchal Uma vez mais aproveito para agradecer a vós pelo esclarecimento das minhas duvidas. Um bem haja. Bom dia E por favor.. nem sempre a marca tem os melhores mecanicos.. ou não sabem o que fazem, ou percebem muito e fazem para que num futuro venham a ter despeza e passem lá para abrir a carteira uma vez mais. | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 10:59 am | |
| Boas; Ainda se queixam que o material não presta!! Uma moto com esse excesso de óleo já devia estar a espirrar óleo por tudo o que é junta.
Para fazer a manutenção em casa convém saber o que se está a fazer. Espero que tenhas aprendido a lição e não repitas os erros.
Fazer a 1ª revisão aos 500 km não me choca, até acho preferível assim do que atrasá-la. A maior parte das limalhas sota-se nos primeiros km's. | |
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BraulioPessego
Moto : Yamaha XT660X
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 12:49 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Ainda se queixam que o material não presta!! Uma moto com esse excesso de óleo já devia estar a espirrar óleo por tudo o que é junta.
Para fazer a manutenção em casa convém saber o que se está a fazer. Espero que tenhas aprendido a lição e não repitas os erros.
Fazer a 1ª revisão aos 500 km não me choca, até acho preferível assim do que atrasá-la. A maior parte das limalhas sota-se nos primeiros km's. Antes de fazer comentários convém primeiro ler os topicos todos.. não basear a resposta no ultimo post lido. A primeira revisão feita na Yamaha.. aos 507km:. FOI MAL FEITA e feita antes da hora + oleo em demasia tirei cerca de 3.4Litros fora o que caiu no chão e o que ficou em redor da lata de estração. Não me admira nada que tenha tido 1.6L a mais que o recomendado. ISTO TUDO FEITO PELO DR.MECANICO DA YAMAHALUBE Se tirei 3.6L ou perto disso.. Achei estranho colocar 2.6L Se foi um "PRO" que colocou 3.6L quem sou eu.. Coloquei 3L e deu no que deu.. Este assunto que se passou comigo que seja de exemplo para muitos que confiam nas grandes marcas e desculpem-me o termo.. percebem rabo da materia ou fazem propositadamente para num futuro termos mais problemas. Para nao falar dos 4500KM que fiz com 3.6L de oleo que devem ter feito uma bela de uma beldade ao motor.. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 1:10 pm | |
| - BraulioPessego escreveu:
Para nao falar dos 4500KM que fiz com 3.6L de oleo que devem ter feito uma bela de uma beldade ao motor.. Tem calma é uma yamaha ! e mais vale a mais que a menos ! Se não tens babados em lado nenhum não há danos, há que ver que estes motores tem duas bombas uma faz circulação nas peças internas e uma faz a circulação do carter para o depósito externo, esta ultima tem mais capacidade de volume e menos pressão e a outra é o contrário. Como podes ver pela imagem do Edgar há um espaço livre que irá servir de "almofada de ar" , esse será diminuido pelo excesso de oleo,só quando esse depósito estiver tão cheio de excesso de oleo que não dê vazão é que haverá mais quantidade de oleo "dentro" do motor. Já agora vê na factura quantos litros de oleo te cobraram ?? se está lá 3,5 ou até 3 podes levar o manual da mota e pedir a devolução do valor em excesso pois o manual deve indicar 2,6 . Isto só para chatiar a malta e eles abrirem os olhos o mais certo é darem uma desculpa qualquer para não te dar nada. | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 2:04 pm | |
| Olha que se calhar até lhe apresentam um documento oficial com a alteração (aditamento ao manual com as devidas alterações)... Essas alterações ao manual efectuadas pelos Engenheiros nenhum de nós tem acesso, apenas os consecionários... Já não é o primeiro que me fala disso e refiro-me a Profissionais que considero bons na matéria, com 15 a 30 anos de Yamaha (falando da xt 600)... A minha 2KF anda com a quantidade de óleo que consta no manual (2.1 Lts com troca de filtro de óleo), mas verifico de 500 em 500 km... | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 Sex Jun 13, 2014 3:12 pm | |
| Boas; BraulioPessego, antes de ter respondido, li o tópico todo, não apenas o último post.
Parece que queres desculpar a tua asneira com a asneira anterior de outros.
Se antes de começares a andar com a moto, tivesses lido o Manual do Utilizador, sabias como se verifica o nível de óleo e evitavas fazer asneira. Além de ter evitado andar com óleo a mais durante tanto tempo.
O mecânico até pode nem perceber muito (de acordo com o que descreves), mas para seres tão crítico devias saber mais.
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| Assunto: Re: Revisão XTX660 2013 | |
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| Revisão XTX660 2013 | |
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