Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:02 pm

Um lapso meu não ter ainda partilhado a preparação e participação na Baja de portalegre de 2009.

Aqui vai...Cópias de posts colocados no TONC_PT (Ténéré Owners NetClub Portugal) antes e depois da Baja:
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 9 de Outubro de 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:05 pm

E pronto!! já posso me desbroncar do tal projecto que estava em preparação...

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Medium-smiley-037


Dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2009 irá decorrer a 23ª edição da histórica “Baja Portalegre 500”.

Neste mesmo ano comemora-se o 20º aniversário da concepção do mítico modelo de motociclo especialmente concebido para Bajas de longo curso (tipo “Lisboa-Dakar”), a YAMAHA XT600Z TÉNÉRÉ.

Este modelo de motociclo, no ano de apresentação, foi testado na 3º Baja de Portalegre e posteriormente levado á Baja Paris-Dakar.

Resumindo, para comemorar este aniversário...

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Medium-smiley-081... A cabra Té está inscrita na 23ª Baja de Portalegre!!!Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Medium-smiley-081



oh prá qui que bonitinha a inscrição gentilmente oferecida por um dos patrocinadores deste projecto...

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre RVUN5.397747-02

Ao longo destes próximos 20 dias vou colocando aqui mais informações sobre esta participação.

A ideia é fazer em Portalegre uma festa Ténéré para todos nós. Para isso espero poder contar com todo o vosso apoio neste ideia maluca que já fervilha por estas bandas há alguns anos sem sucesso e que finalmente fez luz.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 12 Outubro de 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:07 pm

Obrigado a todos pela força...

O ombro vai a todo o gás em francas melhoras. Na clinica de fisioterapia têm sido 5* .Hoje recomecei a correr com autorização do médico. Sexta vou fazer uma ecografia para reavaliaçao.


rui braz escreveu:

Como se pode assistir?

Só mais perto da data se tem acesso ás zonas espectaculo. A localização irá ser colocada online aqui
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 13 Outubro de 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:07 pm

A Té ja está parada há um mês, desmontada, a ser pintada de branco para autocolantes dos patrocinadores e a ser tratada como uma rainha.

Todo o treino esta a ser feito a nivel de resistencia da minha pessoa sem tocar sequer numa mota. Não me vou arriscar a cair e alem do mais tenho um ombro a sair de lesão que precisa de recuperar a serio.

Estou a fazer fisioterapia especifica (os fisioterapeutas já sabem do meu objectivo...) para recuperar o ombro como deve ser, massagens todos os dias numa massagista conhecida e tudo a ser seguido á regra para conseguir estar pronto para o prólogo de dia 30.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 13 Outubro de 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:08 pm

No final desta semana iremos fazer uma reuniãozita para definirmos a equipa de apoio e planos em portalegre.

Quem quiser aparecer será muito bem vindo.

Depois coloco aqui mais detalhes.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 26 de Outubro 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:09 pm

O meu pedido de desculpas ao pessoal pelo silencio nos ultimos tempos, mas devido a problemas familiares um pouco sérios tenho andado completamente por fora e sem cabeça para escrever.

Confesso que todos os treinos acabaram por ficar em papel... sinceramente nao tenho feito nada de especial em relaçao á participação em Portalegre...a ver vamos.

Só hoje comecei a pegar novamente a serio no projecto o ponto é este:

Todos os patrocinios inicialmente pensados foram conseguidos, só nao iremos ter o que não foi pedido.

A mota neste momento está na Yamaha a levar uma revisão geral a todos os niveís, as carenagens e deposito já estão pintados de branco, com os autocolantes de todos os patrocinadores colados e á espera do verniz de acabamento final.

ta assim:
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre JvW5T9131433-02

Todo o equipamento de proteção pessoal está preparado para levar e o material suplente da mota a ser recolhido. So falta o casaco oferecido por um dos patrocinadores ser bordado com o logo.

Até agora a equipa de apoio é constituida por:

- Pedro 112
- Guilhas
- Lili
- Pedro (jornalista)

A dormida e transporte está assegurada a este grupo.

Amanha vou buscar o jogo de pneus oferecido por um patrocinador, entregar o deposito e carenagens e ver como está a mota.

Mais alguem vai estar lá na prova??
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 29 Outubro 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:10 pm

...e pronto...tá tudo pronto para a partida para portalegre. Hoje o dia foi muiiito longo...há sempre algo que corre menos bem á ultima da hora. Acabei há 15min de dar verniz por cima dos autocolantes dos patrocinadores e o casaco esta a chegar da alemanha, só amnha á tarde está nas maos de alguem que mo vai levar a portalegre.

afinal os pneus eleitos foram os michelin enduro III e ficam um miminho na Té.

e sabem o que uma mota com 20 anos de muito maus maus caminhos precisou trocar na mega revisao??? rolamentos na roda de trás!! :) já não se fazem motas assim...

Amanha só falta ir á Iamaha levar as carenagens, montá-las, colocar no reboque e seguir viagem. O bom senso venceu a vontade de ir ao bom modo trail...a rolar até lá. Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre 353512

O pensamento neste momento é só: "será que me esqueço de alguma coisa??"

O estaminé na prova em principio vai ser dentro de uma das tenda de um dos patrocinadores: a "loja das trotinetes".

A Té tem o numero 76 e vai ser a mais bonita em Portalegre... Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre 353512

Em principio já não virei mais á net, qualquer coisa liguem ao Guilhas, a partir de sexta ao Pedro112 ou o meu nove um nove 020351
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: 6 Novembro 2009   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 12:12 pm

Antes de mais quero agradecer a todos pelo apoio, e em especial á equipa Téé 500 - Guilhas, Pedro 112 e esposa (111? :) ), Liliane e Pedro Filipe (Jornalista) - que foram incansaveis na conquista deste objectivo.

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Emip.N163634-02

o Relato:

A azafama do corre corre começou dia 28 (quarta-feira) com o chegar tardio dos pneus e entrega na Iamaha de Loures onde a mota estava a ser preparada. Os autocolantes dos patrocinadores só ficaram prontos ao final da tarde e consequente tudo se atrasou. Colagem e envernizamento dos mesmos ás tantas, arrumação de material... eram 3 da manhã e ainda as carenagens e deposito secavam á luz do luar.

Dia 29 o dia começou cedo, fisioterapia pelas 8h00, 8h50 Yamaha de loures a entregar deposito e carenagens para montagem final...chegada do Guilhas com o reboque de transporte e eis que surge o primeiro verdadeiro contratempo – o deposito tinha um vinco no local das torneiras de gasolina que iriam fazer com que existisse fuga de combustivel. Valeu-nos o mestre Luciano da Iamaha de Loures, a calma que transparecia fez-nos lucidos o suficiente para resolver a questão... um O-ring usado, massa reparadora, e araldite comprada num pulo no centro da cidade. A mota iria com o deposito extra que já tinhamos colocado como suplente. Agora a questão era : “daria tempo de secar tudo a tempo de fazer as verificações com o deposito original??”.

12h30 e faziamo-nos ao caminho, recolhido em Alcantara o Jornalista da equipa – Pedro Filipe, fazemos a ponte 25 de Abril no abrir e fechar de olhos a fim de recolher na Quinta do Conde o 4 elemento da equipa e todo o material de apoio. Tudo arrumado e decidimos comer por casa antes de partir.
15h00 foi a hora de saída...viagem sem percalços directa a Portalegre.

Chegada a Portalegre, encontrada a NERPOR e fazemos o 1º check-in - marcar carros de apoio, formalizar a entrada do jornalista e solicitar informação sobre verificaçoes tecnicas – será possivel mudar de deposito depois do prólogo a fim do original secar convenientemente?? O pessoal da organização não poderia ser mais prestavel a tentar dar resposta, o resultado foi: “ terão de solicitar o mesmo nas verificações administrativas”....ok! e assim fomos, paragem junto de um dos patrocinadores – a “Loja das trotinetes” - que tb iria competir com 4 kart-cross, ultimos retoques na mota e verificações administrativas... encontramos de novo a secretária do ACP que delirou umas semanas antes aquando da inscrição quando soube da XT600Z ir participar. Impecável...além de nos explicar como fazer, em cada local que passavamos a seguir, meio mundo parecia saber do nosso problema com o deposito e tentava ajudar.

Numeros colocados, publicidade oficial também...é hora de fazer as verificações tecnicas. A XT600Z parecia uma vedeta...todos que por ela passavam a idolatravam e paravam para fotografar ou dizer algo.
Verificações feitas e é tempo de a recolher no parque fechado.

Passamos á fase de recolha do pessoal, ida para o que seria o nosso quartel General – uma garagem gentilmente cedida para toda a equipa dormir as proximas noites.
Tudo instalado é tempo de dormir e preparar para o prólogo do dia seguinte.

O dia 29 começou cedo, 6h45 e já a pé, é hora de descer á cidade e fazer o prólogo esperado.
Saida do parque ás 8h22, chegada á zona de partida do prólogo e de novo a XT600Z dá nas vistas, espectadores de cameras empunhadas, jornalistas a fazer perguntas...e até mesmo o pessoal do ACP a querer fotografia junto da velhinha. Era a mota mais acarinhada no local.

Prologo feito, uma pista com 5 kilometros onde a velocidade era rainha claro que a Té não iria dar luta. A regularidade é o seu forte. Todo o percurso feito a meio gás sem pretençoes a qualquer tipo de classificação – “o objectivo é amanhã chegar ao fim.”

2 horas para assistir a mota... a hora de verdade. Todas as dúvidas se dissiparam quando montamos o deposito reparado – Não tinha fuga!! Agora outra decisão: fazemos assistencias de combustivel ou vai o deposito cheio? O raciocinio foi: “Se a Té está habituada a andar sempre com deposito cheio...porque mudar??” 23 litros do liquido mágico lá para dentro e toca a recolher no parque fechado.

Resto do dia livre para restaurar energias e planear as assistencias de Sábado, passeio pelo centro de Portalegre, compras para o dia de prova e churrascada no final do dia já de volta ao Q.G.

Dia 30, alvorada ás 7h00, competição começa ás 9h00, com o preparar das coisas, a chegada ao parque dá-se ás 8h55...uma corrida até ao parque, ligar montada e partir...a aventura iria começar. Percurso até á partida atrás de uma mota atrasada...novas fotos, e começou!!

Primeiros kilometros feitos e a 1ª mota parada – uma BMW teimosa em repousar. Como boa samaritana a Té oferece ajuda. Entretanto, talvez pelo ego ofendido, a mana da Baviera começa a roncar. De pronto a Té se poe a caminho.

Os kilometros passam a um ritmo diabolico. O piso aos poucos começa a piorar, cada kilometro devorado parece um martirio para as suspensões já calejadas da Té Vintage. Os troços de rocha solta vão-se sucedendo e cada vez mais trialeiras. É impossivel manter um ritmo mais acelerado com a mota a ser projectada em cada rocha pontiaguda. A 1ª vitima do mau piso, uma das DT´s caida e outra a dar assistencia (pai e filho)... após confirmado não precisarem de ajuda, a Té faz-se ao caminho para percorrer os ultimos kilometros antes da 1ª assistencia.

75km´s e eis a 1ª Placa de aviso de assistencia...um sorriso instaura-se na face ao ver a equipa “Téé 500” a acenar. Paragem...e ouve-se no ar...”que precisas??” – “água no camel bag e oleo na corrente.” Uma equipa aprumada capaz de causar invejar a muitas profissionais...cada um com uma função, sem pestanejar em dois tempos a mota estava pronta a seguir. Fiquei pasmado com a prontidão... só conseguia pensar: “epá... isto é mesmo a sério!!” Mota a roncar, slide obrigatório para a foto...e de volta aos trilhos.

Segundo troço de 75km´s...caminhos dignos de uma mota de trial, um encadear de ribeiros secos cobertos de rochas lisas com as suas margens com desniveis verticais de mais de 1,5m... havia zonas que só pensava : “ como os kartcross irão passar aqui??”. Aos 130km´s o primeiro percalço – uma cinta que prendia a mochila de suplentes ao banco parte, enrolando-se á roda traseira. Resultado... um raio partido da roda e a protecção de corrente danificada. 5 minutos de reparação e volta á pista.

150km´s e uma a placa diz 200m ZA2... de novo o sorriso instaura-se como que um viajante no deserto a ver um oásis. Os sorrisos da equipa ao ver-nos fazem passar qualquer problema que possa surgir. Nova paragem, corrente oleada, camel bag cheio, barra de cereais comida e novo slide de entrada no troço.
3º troço – o mais longo de todos, cerca de 100km´s com uma possivel assistencia só de combustivel pelo meio.

Começam os Quads a passar...o 1º que passa buzina antes de ultrapassar e a passagem é-lhe cedida. Como retributo, uma “gasada” das rodas traseiras que certeiramente me partem um dos farois da Té e uma nuvem de poeira que , devido á ausencia de vento, tardava em clarear. A solução seria apontar á nuvem e olhar atentamente para roda da frente á espera de surpresas... que não tardaram a surgir – meia duzia de apontadelas destas e a Té faz uma tangente a uma mesa de uma sra que olhos esbugalhados assistia á prova numa das escapatórias laterais de uma curva – conclusão a curva não era visivel no meio da nuvem de poeira e tinha seguido em frente em direção ao publico -1ª lição – mais vale a pena reduzir velocidade e esperar que a nuvem passe do que conhecer de perto um dos muitos sobreiros que por ali abundavam.

A 2ª solução encontrada foi rolar á velocidade dos quads assim não seria ultrapassado. Resultado as ultrapassagens começam a suceder-se a um ritmo já controladoa deixando uma grande margem de tempo para poder rolar sem problemas.

Sensivelmente ao kilometro 210 dá-se a 2ª lição empírica, o segredo do sucesso aqui é a concentração e focagem no que se passa na pista... distraido com o deprender o doseador do camel bag que tinha ficado preso a uma alça e com a velocidade que tinha incutido...dá-se a 1ª (e unica) queda. A mota foge numa das muitas pedras soltas e com uma mão ocupada no camel bag, a outra mão não consegue responder convenientemente aos 200kg de massa Ténéreíca em franca evasão. Resultado – um selector de mudanças torto, deposito e carenagens raspadas – nada que não se pudesse resolver no terreno para poder prosseguir. Um verdadeiro “esperta olhos” – afinal pode-se mesmo cair nestes troços!!
Nos 30 kilometros seguintes antes da ZA3, 3 acidentes com motos, um deles aparentemente grave...onde a Té sem pretençoes nenhumas de chegar em tempos tabelados, rápidamente se imobilizou a fim de socorrer o piloto estendido ao longo da pista empedrada. Vitima consciente, com fractura exposta numa das pernas...segundos depois chega um elemento da organização – “pode seguir, agora ele fica connosco...” .

Desta vez a Té demora um pouco mais a voltar á pista, inconscientemente a cabeça do careca ficou no acidente...isto passa!

Passagem pela zonas GAS (abastecimento de combustivel) e aceno á equipa a dizer adeus, até á proxima assistencia. O deposito da Té ainda dava para terminar a prova e ir passear por Espanha.

ZA3 á vista... 245Km´s feitos. A sensação é de objectivo quase cumprido...o pensamento é : ”já vou em Mira no percurso Lisboa-Porto.”

Nas mãos da equipa e ouve-se um aviso do 112 de serviço: “estás a beber pouca água!! 0,5l por percurso” epá, tenho de cumprir, ele tem razão ... corrente oleada, camel bag cheio, de volta ao terreno.

Inicio do percurso mais curto, apenas 45 Km´s. Ao comparar os kilometros do mostrador da Té com os kilometros reais, há um desfazamento de cerca de 20km...serão os tais falados kilometros feitos de roda no ar? Com a adrenalina ao rubro, os kilometros estavam a passar e sem o corpo dar de si, supreendentemente estava maçado mas com força para fazer outros 250km´s.

Percurso rolante, com imensos estradões em terra batida. Desta feita a Té rolava em alguns troços a 140km´s devorando kilometros sem parar. Cada zona de espectaculo mais um saltinho para as cameras imortalizarem para a história.

Chegada á ZA4...e vão 290km´s. “agora só nos encontramos na meta...” ouvia a equipa a dizer. Era impossivel deixar de sorrir ao pensar na meta...o objectivo mais ansiado.

Mais 80km´s de estradões interminaveis á boa maneira Alentejana, com o sol a querer acariciar-nos com um belo pôr do sol...objectivo secundário traçado – “chegar antes que o sol se ponha, deve ser engraçado tirar foto na meta com as cores vivas do por do sol por trás.”

Aos 340km´s, consigo ver a primeira cara conhecida no percurso – precisamente o meu Pai, que não tinha aguentado ficar em casa a pensar como estaria a correr a prova e madrugou neste dia para me ver chegar. A ansiedade foi tanta que praticamente parei para lhe dizer olá, por trás vejo mais caras conhecidas, familia e amigos...o melhor prémio que poderia ter ganho naquela altura! Parecia que a prova tinha acabado de iniciar tamanho o entusiasmo de ir para a meta.

5km´s finais eram da pista do prólogo efectuado no dia anterior...percurso já conhecido. O pensamento era...”não te entusiasmes demais, até á meta ainda podes cair...”.

Ao fazer a ultima curva, recta pela frente e.....Meta!!!

Era entusiasmo por todos os lados, equipa, familia, amigos, desconhecidos...todos a darem os parabens e a acarinharem .... uma sensação indescritivel de um sonho de miúdo a tornar-se realidade ainda por cima aos comandos da coisa que mais felicidade e momentos de prazer me deu neste ultimos 13 anos de maus caminhos– a Cabra Té.

Objectivo concluído!!!


"Obrigado a todos por ajudarem a tornar um sonho em realidade."
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre L6KohY654467-02



As fotos aqui
Ir para o topo Ir para baixo
DiogoTé
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
DiogoTé


Moto : Avó Té on steroids

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 6:58 pm

Já tinha lido noutro fórum, e não me canso de reler. Simplesmente fantástico. Parabéns em teres ido com isto para a frente e por teres ajudado tantos na prova e fora dela, porque é inspirador e de certeza que quem lê isto já não se acha tão incapaz de participar. É o espírito tenere.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
rui braz
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 10:52 pm

O Diogo disse tudo...

Espirito Tenere
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre   Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projecto Té 500 - 23ª Baja de portalegre
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 26º Baja Portalegre
» Baja Portalegre
» Baja Portalegre 2015
» XT600Z Ténéré - 25ª Baja Portalegre
» BAJA Portalegre 500 - 26ª Edição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: Foto - Reportagens-
Ir para: