Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Luzes e (na) carburação

Ir para baixo 
+3
webmonstro
javleitao
danfmc
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeSeg Jan 20, 2014 11:26 pm

Boa noite a todos.

Sou mais um recente feliz proprietário de uma XTZ 750 Super Ténéré. Realizei a compra da mesma há cerca de uma semana, é o modelo de 1991. A mota esteticamente está impecável, quase toda de origem,só tem os piscas em led mais pequenos, a traseira mais pequena (na parte da matrícula), três malas plásticas da GIVI e crash bars. A mota tem muito bom andamento e tem 55000km. Entretanto o dono anterior já mudou o rectificador de corrente, o escape (o de origem estava podre e foi substituído por um remus), as molas da suspensão frontal (para white power) e respectivo óleo, e o kit de transmissão (recentemente). Tive hipótese de a experimentar mais a sério nos 150km desde o local da compra até à oficina (sim...oficina...). A mota ao início, no test-drive ainda antes de comprar, começou a ter falhas num cilindro em baixas (em altas o cilindro trabalhava na boa), pelo que se supôs que seria o fim de vida da vela, também porque a mota estava parada há 3 anos. No caminho para casa, foi-se o outro cilindro...e a mota começou a mandar rateres bem aviados! Logo...outra vela em fim de vida, pensei eu e o mecânico meu amigo que me acompanhou...mas o que é certo é que a mota lá chegou ao destino. Resultado que se saiba...duas velas queimadas, e ao que parece...emulsificadores também nas lonas. E lixo na gasolina possivelmente, porque a mota teria cerca de 3L de gasolina e provavelmente com 3 anos quando a experimentei, pus-lhe 15L e ela andou bem, mas o segundo cilindro foi-se quando tive que passar à reserva. E entrei na reserva praí aos 120km...como não sei o tamanho da reserva da mota, mas tendo em conta que quando pus 15L devia ter praí 2L no depósito...acho que bebe mais que eu! Logo...substituir emulsificadores! Sabem onde se compra disso barato e melhor do que de origem? E já agora como por ambos os faróis a H4?

Gracias!
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Luzes e (na) carburação Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 9:09 am

Boas

Neste Tópico fala-se disso: http://www.clubextportugal.com/t3536-consumo-da-xtz-750
Emulsificadores ... Impulsionadores, Devem estar a falar do mesmo  Luzes e (na) carburação 546328 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Luzes e (na) carburação Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 9:34 am

boas
esse problema dos emulsionadores tem a haver com a posição em que trabalha os carburadoes nesses motores e têm tendencia a ovalisarem-se

o leitão já te deu o ink onde se fala mais disso
quanto às luzes o que tu queres é que ambos fiquem com dois médios e dois máximos em simultâneo é isso?
se não me engano um dos farois é h1 (sé um filamento) se conseguires encaixar o h4 basta puxares um fio do outro farol para o médio tambem funcionar

o pedrof fez o mesmo na mota dele XTZ 660 , que julgo ser igual a nível de farois

um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
pedrof
Luzes e (na) carburação Star310
pedrof


Moto : Transalp 600

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 11:43 am

Boas!

Como o Nuno (@webmonstro), diz eu alterei a iluminação da minha XTZ 660 de farol duplo.
Originalmente utiliza um farol para os médios e o outro para os máximos.

O que fiz foi colocar os dois a ligar em máximos, não fiz com os médios porque poderia causar encandeamento e além disso achei que estar a puxar mais 55W por períodos de tempo muito longos seria correr alguns riscos...

Na minha foi muito fácil, pois ambas as lampadas são H4 as fichas de ligação é que têm somente 2 dos 3 ligadores. Arranjei uma ficha H4 na sucata, saquei o ligador de dentro da ficha com fio e tudo e puxei a corrente do máximo para o filamento correspondente da lampada do farol dos médios.

Na ST se as lampadas forem H4 podes fazer o mesmo.

Perdemos com esta alteração a possibilidade de termos sempre lampadas de reserva, pois uma vez que numa funciona o filamento dos médios e na outra o dos máximos, bastaria trocar, em caso de se fundir uma ou mesmo as duas, entre elas e estariamos novamente prontos a andar.
Ir para o topo Ir para baixo
chambas
Luzes e (na) carburação Star310
chambas


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 12:01 pm

Boas, olha a reserva de gasolina são cerca de 5l e é "normal" quando ficas sem gasolina (tipo na passagem para a reserva), que depois no inicio fique a trabalhar a 1 cilindro.
Quando a colocares as duas lampadas ligadas nos médios, não recomendo, pois és bem capaz de ficar apeado rapidamente.


Boas curvas e coloca ai umas fotos da mota.  Luzes e (na) carburação 919911 
Miguel
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 3:01 pm

Desde já obrigado pela ajuda.

Quanto aos carburadores, eu já tinha estudado o assunto até antes de comprar a mota, por isso já tinha percebido o esquema. Queria era saber onde comprar os emulsificadores/impulsionadores mais baratos ou de melhor qualidade. Já conhecia os da kedo, que até parecem ser acessíveis, mas 25€ o par + 20€ de portes de envio...os portes de envio estragam tudo!

Quanto à iluminação, a minha máquina está equipada com 1 lâmpada H4 e uma H1, e eu pretendia converter a H1 para H4 para deixar de parecer que em médios tenho uma mota "vesga". Quanto a encadear a malta que vem de frente, acho bem pior os que colocam dois kits H4 xénon nesta mota, coisa que não pretendo. E Miguel, porque diz que sou capaz de ficar apeado rapidamente?

Tendo em conta que a reserva de gasolina são 5L, que quando experimentei a mota ela teria cerca de 3L de gasolina na reserva, ainda fiz uns 20km com ela antes de lhe enfiar mais 15L dentro e nesse período ter puxado bem por ela para a testar, com os 16 ou 17L com que ela ficou no total, consegui fazer 120km até entrar na reserva (logo, 11 ou 12L gastos em 120km...), km esses feitos nas calmas, a 90/100km/h com 2 picos de 140km/h. A gaja está mesmo alcoólica! Mas isso resolve-se com os emulsificadores/impulsionadores novos! Mas na reserva e durante os 40km que fez em seguida até à oficina, engasgou-se várias vezes e mandou 2 ou 3 rateres que até abanaram os pinheiros à volta (e vá lá não os chamuscaram...)! E as duas velas estão acabadas.

Quanto a fotos, só tenho as que o ex-dono colocou no anúncio de venda, porque quando a comprei ela foi logo prá oficina...

Gracias
Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Luzes e (na) carburação Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 1:43 am

Boas,

Não me vou prenunciar quanto a carburadores porque muito pouco entendo.

Caso não tenhas reparado, a moto tem uma torneira de cada lado do depósito e implica usa-las em simultâneo.

Quanto a andares sempre com os dois faróis ligados é capaz de não ser boa ideia, principalmente se a tua utilizar um retificador dos pequenos perto do vaso de expansão, porque só com um esse retificador já tem tendência a aquecer e dar cabo da bateria.

Já tive uma ST e como vejo mal à noite fiz uma ligação como tu queres mas apliquei-lhe um interruptor para acender só em caso de necessidade, durante o dia andava vesga, e mesmo assim acabei por alterar uns tempos mais tarde esse retificador pequeno pelo modelo mais recente e maior, mas isso implica alterar a instalação deste e também a sua localização. Vê aqui  Luzes e (na) carburação 37087 

Passar de H1 para H4 implica fazer alterações no encaixe do farol mas não te sei dizer concretamente o que é necessário, talvez alguém te possa ajudar melhor nesse sentido.  Luzes e (na) carburação 353512

Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 2:13 am

Boa noite e obrigado pela informação. A minha máquina já possui um retificador de corrente mais moderno, dos de alhetas, logo penso que por aí não haverá problema. Se for preciso, faço instalação nova para a nova lâmpada, igual à já existente para a lâmpada h4 em uso, apenas a usar em comum os interruptores. E estou a pensar em alterar todas as outras luzes (stop e presença, painel,etc) para led para baixar o consumo de energia.
Para além da kedo, alguém sabe onde comprar peças a bom (ou melhor) preço para os carburadores destas motas?

Obrigado e um bem haja a todos
Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
chambas
Luzes e (na) carburação Star310
chambas


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 10:07 am

Bom dia,
é uma questão de fazeres as contas e veres se dá. O rectificador da xtz é de 25A.

Eu coloquei na minha umas lampadas de nevoeiro em leds para não ter esse problema e falta de luz não é um problema, potencia a mais de luz é que é Luzes e (na) carburação 945103 .
Luzes e (na) carburação Farois2-s

Com relação ao material da KEDO posso dizer-te que vale bem o dinheiro e julgo que com aquela qualidade não vais encontrar outros por um preço inferior.
Ir para o topo Ir para baixo
chambas
Luzes e (na) carburação Star310
chambas


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 10:19 am

Com esta solução não preciso de ter os médios ligados, o unico senão, é como comprei uns com 10º e estes não espalham a luz mas, é uma questão de apontar para os lados, em vez de ser para o meio.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 1:22 pm

Boa tarde a todos.

Então e tendo em conta que as lâmpadas H4 em médios usam 4.6A (potência/voltagem=amperagem --> 55W/12V=4.58333A), as duas juntas gastariam 9.2A, o que ainda deixa muito espaço de manobra para os 25A que o rectificador suporta. Agora tendo em conta que pretendo mudar as restantes lâmpadas para led (0.45A para cada lâmpada traseira de presença/stop + 0,58A total das 7 lâmpadas do painel de instrumentos) que utilizarão 1.03A (em lâmpadas incandescentes iria utilizar 2.82A + 3.5A quando se acende as luzes de travagem = 6.32A)...o rectificador aguentará, não? E os piscas já são led.

Quanto ao kit kedo, em qualidade é melhor que as peças de origem? E estou com um problema, o kit kedo (http://www.kedo.com/ssl/php/art_detail.php?f_page=ArtDetail&f_param=94020&f_sub=5&PHPSESSID=ff4096fae420497ceee2820904b1c41c) está indisponível. Será que preciso dessas peças todas ou será que só com emulsificador/impulsionador/difusor (cada vez sei mais nomes pra uma peça tão pequena mas que parece dar tantas dores de cabeça...) e agulha me safo?

Sei que vou fazer uma bela limpeza ao depósito e filtros da gasolina (a gasolina que lá resta é velha) e aos carburadores...logo preciso mesmo do kit completo e a duplicar?

Cumprimentos
Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Luzes e (na) carburação Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 1:45 pm

danfmc escreveu:
Boa tarde a todos.

Então e tendo em conta que as lâmpadas H4 em médios usam 4.6A (potência/voltagem=amperagem --> 55W/12V=4.58333A), as duas juntas gastariam 9.2A, o que ainda deixa muito espaço de manobra para os 25A que o rectificador suporta. Agora tendo em conta que pretendo mudar as restantes lâmpadas para led (0.45A para cada lâmpada traseira de presença/stop + 0,58A total das 7 lâmpadas do painel de instrumentos) que utilizarão 1.03A (em lâmpadas incandescentes iria utilizar 2.82A + 3.5A quando se acende as luzes de travagem = 6.32A)...o rectificador aguentará, não? E os piscas já são led. (...)

Penso que estás correto a fazer as contas, mas para complicar ainda mais (porque não é assim tão simples), então e a rotação do motor? A mota não vai andar sempre a fundo  Luzes e (na) carburação 546328 
Talvez fosse útil saber qual a intensidade produzida ao relantim  Luzes e (na) carburação 546328 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Luzes e (na) carburação Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 2:25 pm

Boas
acho que não vais ter problema com mais 55w
até porque o regulador "deita fora" em forma de calor o excesso de voltagem portanto quanto mais coisas a gastar melhor.

Já o estator não é a mesma coisa tens que ver no manual qual a potência do estator (em watts) e fazer as contas a saber se chega para tudo

o da XT salvo erro é 180W
o da 750 não sei

2x 55w =110
+
luz travão 21
mínimos    5
etc...

e no fim tens de ter algum de sobra para o CDI

Uma maneira de saber é ver se ainda consegues carregar a bateria quando tiveres tudo ligado e isso é simples basta medir a voltagem da bateria com o motor desligado depois ligas o motor e deixas aquecer uns minutos para estabilizar e a bateria recuperar.

e medes novamente se a voltagem estiver acima do valor em vazio por pelo menos 1.5-2v ele vai carregar, se não a certa altura vais descarregar em andamento

por exemplo deves ver +/- 12v com o motor desligado (e todas as luzes desligadas) e deves ver entre 13.8-14.4 com o motor ligado se for muito abaixo disso vais começar a descarregar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeQua Jan 22, 2014 7:32 pm

Boas.

Tendo em conta que o rectificador de corrente funciona até 25A, e utilizando alguns cálculos, sabendo-se que Potência/Voltagem=Amperagem (W/V=A), sabemos que AxV=W. Novamente, sabendo que o rectificador permite corrente até 25A com uma média de 14V, temos 25Ax14V=350W, pelo que podemos concluir que o rectificador consegue transformar energia para fornecer corrente até 350W, com 12V, à vontade. E tendo em conta que os rectificadores antigos ardiam ao não conseguirem dissipar toda a energia recebida...é muita coisa a ter em conta, e espero não estar errado. Quanto aos outros cálculos que fiz, ao mudar as restantes lâmpadas para led, consigo baixar de consumos de cerca de 75W (quando travo e com todas as luzes do painel de instrumentos ligadas, o que não acontece porque não vou estar a fazer 4 piscas em ponto morto com os máximos ligados enquanto travo e + não sei o quê que não me lembro) para 12.3W! Por isso acho que a mota produz corrente que chegue para isto tudo...

Mais opiniões são benvindas!
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Luzes e (na) carburação Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitimeSex Jan 24, 2014 8:18 pm

Boa noite a todos.

Sei que a maioria das pessoas aconselha a comprar o kit da kedo para reparar o carburador, mas o kit está esgotado há alguns dias. Entretanto encontrei o mesmo kit, mas de outra marca, da keyster. Alguém me sabe dizer se é bom? Só sei que é fabricado no japão e o preço é semelhante e a única coisa que se nota são os 20€ dos portes de envio que são transformados em 5.90€ aqui http://www.hood.de/i/keyster-vergaser-dichtsatz-yamaha-xtz750-xtz-750-super-tenere-reparatur-satz-50908538.htm Alguém e sabe dizer alguma coisa disto?

Obrigado
Daniel
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Luzes e (na) carburação Empty
MensagemAssunto: Re: Luzes e (na) carburação   Luzes e (na) carburação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Luzes e (na) carburação
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» problema de carburação
» Problemas de carburaçao da kawasaki klr 650 tengai .... a tenere da kawasaki :P
» Luzes
» Luzes extra XT 660 R/X
» Luzes auxiliares

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: