Assunto: Corrente / Cinoblocos Qui Dez 12, 2013 9:17 pm
Boas. Fui agora preparar a mota para os Trilhos de Torres e verifiquei que a corrente está muito larga e sem óleo (pudera, depois de andar no domingo no meio da areia e pó). Apertei a corrente e lubrifiquei. Quando estava a desandá-la para ver se estava tudo ok constatei que numa zona da corrente estava mais justa e no resto da corrente estava com a folga correcta... Para além disso, nesta zona onde estava mais justa notei uma folga de cerca de 1cm nos cinoblocos... Eu sei que a corrente tem 19Km e está a precisar de uma nova entretanto e que os cinoblocos também devem estar para o mesmo caminho... A minha dúvida é se esta situação da corrente e a folga nos cinoblocos me podem causar problemas graves no passeio deste sábado? É provável que parta? E se os cinoblocos se desfizerem em bocados o que é que me acontece?
P.S. Desculpem lá a ignorância e todas estas perguntas mas sou apenas um informático que começa agora a aprender alguma coisa de mecânica
o que tens é um ou mais elos "gripados" o que significa que não se endireitam quando passam da parte curva para a zona direita da corrente e por isso ficam mais esticados, o mais certo é em tensão eles até se endireitados mesmo.
Partir não parte é mesmo muito difícil partir só se entrar algo estranho mas aí tanto acontece numa correte nova ou velha
O pior que pode acontecer é saltar fora mas isso só se estiver muito lassa, pessoalmente nºao me preocupava e aproveitava para "Acabar com ele" neste passeio
Os sinoblocos nestes modelos têm muita tendência a se desgastarem e ganharem muita folga e há quem coloque um segundo rolamento para dar mais estabilidade, mas isso implica tornear o cubo, outra solução conhecida é tirar a folga enchendo com pedaços de camara de ar para evitar o desgaste
houve um tipo no ADVRIDER que fez 40 000km com essa solução da argentina ao estados unidos e não desgastou os sinoblocos
o que tens é um ou mais elos "gripados" o que significa que não se endireitam quando passam da parte curva para a zona direita da corrente e por isso ficam mais esticados, o mais certo é em tensão eles até se endireitados mesmo.
Partir não parte é mesmo muito difícil partir só se entrar algo estranho mas aí tanto acontece numa correte nova ou velha
O pior que pode acontecer é saltar fora mas isso só se estiver muito lassa, pessoalmente nºao me preocupava e aproveitava para "Acabar com ele" neste passeio
Os sinoblocos nestes modelos têm muita tendência a se desgastarem e ganharem muita folga e há quem coloque um segundo rolamento para dar mais estabilidade, mas isso implica tornear o cubo, outra solução conhecida é tirar a folga enchendo com pedaços de camara de ar para evitar o desgaste
houve um tipo no ADVRIDER que fez 40 000km com essa solução da argentina ao estados unidos e não desgastou os sinoblocos
20 000 é normal para um modelo deste
Com o aperto que lhe dei agora não salta fora. Este já é o 2º conjunto de sinoblocos. Quando tiver tempo vou desmontar a roda e ver como eles estão. Se der para aproveitar coloco os tais bocados de câmara de ar. Se não der compro uns novos e coloco a câmara para ver se duram mais de 10mil km.
Obrigado pela ajuda!
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:11 pm
Ontem pus-me de volta da mota para resolver o problema dos sinoblocos...
Oficina e espécie de elevador...
Estado da coisa...
Limpar tudo...
Borrachas de volta no sítio. Coloquei um bocado do tubo da câmara de ar apenas num dos blocos do conjunto de cada sinobloco porque no outro era muito apertado. Coloquei uma tira de tubo da câmara entre cada espaço entre os sinoblocos. Tapei e apertei com braçadeira serrilha para ajudar a voltar a colocar a roda no seu sítio (isto é o mais difícil de todo o processo).
Ainda não andei nela, vou testar daqui a pouco quando chegar a casa mas espero que aguentem mais uns 10mil km.
Verifiquei também que a corrente e restantes elementos da transmissão estão breve a precisar de serem substituídos...já têm quase 20mil km...
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:33 pm
O pinhão parece estar bom
ABR
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:37 pm
Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom
ABR
No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit: http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649
O que me dizes?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:42 pm
brmourato escreveu:
Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom
ABR
No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit: http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649
O que me dizes?
O manual diz isso ?? em que pagina está isso escrito ??
ABR
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:48 pm
Olha a diferença dum gasto e de um ainda bom...
Olha como se vê se a corrente ainda está boa ou não... (isto se não tiver elos gripados)
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:52 pm
Edgar escreveu:
brmourato escreveu:
Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom
ABR
No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit: http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649
O que me dizes?
O manual diz isso ?? em que pagina está isso escrito ??
ABR
Quase que jurava que tinha visto isso num manual... Ou então vi na net algures...
Esta cabeça já não é o que era
Achas que uma corrente de origem dura mais ou menos quantos kms?
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 3:55 pm
E acho que a corrente já tem algum elo gripado porque numas zonas tem folga de caraças e noutra está bem esticada..
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 4:24 pm
quase sempre o pinhão é o que dura mais, mas deve-se trocar tudo se não os restantes elementos vão gastar muito rapidamente
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Ter Jan 14, 2014 11:23 pm
Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.
O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Qua Jan 15, 2014 12:37 am
brmourato escreveu:
Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.
O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?
troca 20 mil já é bom
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Qua Jan 15, 2014 8:09 am
webmonstro escreveu:
brmourato escreveu:
Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.
O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?
troca 20 mil já é bom
O problema é que estava a pensar ir fazer 200km este sábado (120km offroad) e agora estou com medo que isto parta...
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Corrente / Cinoblocos Qua Jan 15, 2014 10:57 am
Deixo aqui outro vídeo onde se pode ouvir melhor os estalos...