Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Corrente / Cinoblocos

Ir para baixo 
+4
Jorge
Edgar
webmonstro
Bruno Mourato
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 9:17 pm

Boas.
Fui agora preparar a mota para os Trilhos de Torres e verifiquei que a corrente está muito larga e sem óleo (pudera, depois de andar no domingo no meio da areia e pó). Apertei a corrente e lubrifiquei. Quando estava a desandá-la para ver se estava tudo ok constatei que numa zona da corrente estava mais justa e no resto da corrente estava com a folga correcta... Para além disso, nesta zona onde estava mais justa notei uma folga de cerca de 1cm nos cinoblocos...
Eu sei que a corrente tem 19Km e está a precisar de uma nova entretanto e que os cinoblocos também devem estar para o mesmo caminho...
A minha dúvida é se esta situação da corrente e a folga nos cinoblocos me podem causar problemas graves no passeio deste sábado? É provável que parta? E se os cinoblocos se desfizerem em bocados o que é que me acontece?

P.S. Desculpem lá a ignorância e todas estas perguntas mas sou apenas um informático que começa agora a aprender alguma coisa de mecânica  Corrente / Cinoblocos 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Corrente / Cinoblocos Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 10:03 pm

boas

o que tens é um ou mais elos "gripados" o que significa que não se endireitam quando passam da parte curva para a zona direita da corrente e por isso ficam mais esticados, o mais certo é em tensão eles até se endireitados mesmo.

Partir não parte é mesmo muito difícil partir só se entrar algo estranho mas aí tanto acontece numa correte nova ou velha

O pior que pode acontecer é saltar fora mas isso só se estiver muito lassa, pessoalmente nºao me preocupava e aproveitava para "Acabar com ele" neste passeio

Os sinoblocos nestes modelos têm muita tendência a se desgastarem e ganharem muita folga e há quem coloque um segundo rolamento para dar mais estabilidade, mas isso implica tornear o cubo, outra solução conhecida é tirar a folga enchendo com pedaços de camara de ar para evitar o desgaste

houve um tipo no ADVRIDER que fez 40 000km com essa solução da argentina ao estados unidos e não desgastou os sinoblocos

20 000 é normal para um modelo deste
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 10:54 pm

webmonstro escreveu:
boas

o que tens é um ou mais elos "gripados" o que significa que não se endireitam quando passam da parte curva para a zona direita da corrente e por isso ficam mais esticados, o mais certo é em tensão eles até se endireitados mesmo.

Partir não parte é mesmo muito difícil partir só se entrar algo estranho mas aí tanto acontece numa correte nova ou velha

O pior que pode acontecer é saltar fora mas isso só se estiver muito lassa, pessoalmente nºao me preocupava e aproveitava para "Acabar com ele" neste passeio

Os sinoblocos nestes modelos têm muita tendência a se desgastarem e ganharem muita folga e há quem coloque um segundo rolamento para dar mais estabilidade, mas isso implica tornear o cubo, outra solução conhecida é tirar a folga enchendo com pedaços de camara de ar para evitar o desgaste

houve um tipo no ADVRIDER que fez 40 000km com essa solução da argentina ao estados unidos e não desgastou os sinoblocos

20 000 é normal para um modelo deste

Com o aperto que lhe dei agora não salta fora. Este já é o 2º conjunto de sinoblocos. Quando tiver tempo vou desmontar a roda e ver como eles estão. Se der para aproveitar coloco os tais bocados de câmara de ar. Se não der compro uns novos e coloco a câmara para ver se duram mais de 10mil km.


Obrigado pela ajuda!  Corrente / Cinoblocos 314851 
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:11 pm

Ontem pus-me de volta da mota para resolver o problema dos sinoblocos...

Oficina e espécie de elevador...
Corrente / Cinoblocos IMAG0273

Estado da coisa...
Corrente / Cinoblocos IMAG0274

Limpar tudo...
Corrente / Cinoblocos IMAG0279
Corrente / Cinoblocos IMAG0278

Borrachas de volta no sítio. Coloquei um bocado do tubo da câmara de ar apenas num dos blocos do conjunto de cada sinobloco porque no outro era muito apertado. Coloquei uma tira de tubo da câmara entre cada espaço entre os sinoblocos. Tapei e apertei com braçadeira serrilha para ajudar a voltar a colocar a roda no seu sítio (isto é o mais difícil de todo o processo).
Corrente / Cinoblocos IMAG0280

Ainda não andei nela, vou testar daqui a pouco quando chegar a casa mas espero que aguentem mais uns 10mil km.

Verifiquei também que a corrente e restantes elementos da transmissão estão breve a precisar de serem substituídos...já têm quase 20mil km...
Corrente / Cinoblocos IMAG0276

Corrente / Cinoblocos IMAG0277
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Corrente / Cinoblocos Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:33 pm

O pinhão parece estar bom  Suspect 

ABR




Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:37 pm

Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom  Suspect 

ABR





No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit:
http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

O que me dizes?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Corrente / Cinoblocos Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:42 pm

brmourato escreveu:
Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom  Suspect 

ABR





No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit:
http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

O que me dizes?


O manual diz isso ??  Corrente / Cinoblocos 546328 Corrente / Cinoblocos 546328 
em que pagina está isso escrito ??


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Corrente / Cinoblocos Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:48 pm

Olha a diferença dum gasto e de um ainda bom...

Corrente / Cinoblocos Pinh%25C3%25A3o_ataque_xt600_sunstar_


Olha como se vê se a corrente ainda está boa ou não...
(isto se não tiver elos gripados)

http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/corrente-de-transmissao.html

Corrente / Cinoblocos Corrente_xt600
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:52 pm

Edgar escreveu:
brmourato escreveu:
Edgar escreveu:
O pinhão parece estar bom  Suspect 

ABR





No manual diz para trocar a corrente ao 20mil km e como sempre ouvi dizer que se devia trocar o conjunto todo estava a pensar trocar por este kit:
http://www.ebay.co.uk/itm/131079861531?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

O que me dizes?


O manual diz isso ??  Corrente / Cinoblocos 546328 Corrente / Cinoblocos 546328 
em que pagina está isso escrito  ??


ABR

Quase que jurava que tinha visto isso num manual...
Ou então vi na net algures...

Corrente / Cinoblocos Manutencao

Esta cabeça já não é o que era  Corrente / Cinoblocos 546328 

Achas que uma corrente de origem dura mais ou menos quantos kms?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:55 pm

E acho que a corrente já tem algum elo gripado porque numas zonas tem folga de caraças e noutra está bem esticada..
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Corrente / Cinoblocos Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 4:24 pm

quase sempre o pinhão é o que dura mais, mas deve-se trocar tudo se não os restantes elementos vão gastar muito rapidamente
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 11:23 pm

Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.

O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Corrente / Cinoblocos Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 12:37 am

brmourato escreveu:
Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.

O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?

troca
20 mil já é bom
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 8:09 am

webmonstro escreveu:
brmourato escreveu:
Fui dar uma volta ainda há pouco e ouvi um barulho estranho na roda de trás... dá-me a entender que é quando uma certa zona da corrente passa na cremalheira. Gravei um vídeo com a mota parada e a desandar a roda. O tal barulho aparece aos 20s e depois outra vez mais para a frente.

O que é que me dizem? Devo trocar já a transmissão ou ainda dá para mais umas voltas (on e off-road)?

troca
20 mil já é bom

O problema é que estava a pensar ir fazer 200km este sábado (120km offroad) e agora estou com medo que isto parta...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Corrente / Cinoblocos Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 10:57 am

Deixo aqui outro vídeo onde se pode ouvir melhor os estalos...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Corrente / Cinoblocos Empty
MensagemAssunto: Re: Corrente / Cinoblocos   Corrente / Cinoblocos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Corrente / Cinoblocos
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Corrente nova c/ 300kms..."re-esticar" a corrente já?!
» Cinoblocos Roda traseira XT 600
» Corrente
» onde liga o corta corrente xt 600 3tb?
» Lubrificar a Corrente

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: