Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Diário de uma KLE

Ir para baixo 
+46
Nuno_Dias
Vq73
Jacc
Luis Carrasco
BMLG
knight250
jagyver
Gil
Lisboeta
pedrof
Nelson.alex
AndreM
Nuno Machado
miguelsantos
zxr750
hugobruno
Paulo Neto
jsantosvco
neves
M4rco
D_Zaster
paulo
frdsilva
rickyFMX
Bruno Mourato
Duncan
mont3z
BC
Migpedro
Nuno.Cruz
samurai19
krieg
rix
Flat_Out
ET600
Ricardo Nogueira
Ricardo Cardim
Pmvpires
Edgar
javleitao
ACordeiro
Lupan
RuiF
Moutinho
Johnny_1056
webmonstro
50 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 42 ... 67  Seguinte
AutorMensagem
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 5:14 pm

webmonstro escreveu:
O jonny concorda comigo  !!     Diário de uma KLE - Página 17 572882858 

Boas;
Como podes ver, ando mesmo em baixo de forma... Diário de uma KLE - Página 17 268840 
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 5:26 pm

Johnny_1056 escreveu:
... ...
As comparações com a suspensão do Edgar de nada servem com os dados disponível. É preciso saber também qual o diâmetro do varão da mola e o número de espirais... Neutral 

Aqueles valores eram para a XT600E

O diâmetro está lá, naqueles valores
e o numero de espirais é possível contar através da foto...
MAS penso que de pouca coisa nos vale
e fiz tudo segundo as indicações do fabricante das molas
Pus a viscosidade de oleo que recomendaram
e meti a quantidade de oleo que diziam e ficou com a almofada de ar que diziam ser a recomendada

tudo do principio ao fim "by the book"  
fiz tal como já tinhas escrito uns post´s antes Diário de uma KLE - Página 17 353512

 Diário de uma KLE - Página 17 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 5:58 pm

Boas;
Edgar, sim. Efectivamente tens uma caracterização bastante completa das molas que usaste, mas penso que o Jorge não o fez... Diário de uma KLE - Página 17 546328  O que logo à partida pode dar azo a diversas hipóteses.
E também não será apenas por isso, todos os componentes da suspensão, incluindo os hidráulicos, acabam por influenciar nas diferenças encontradas.

E sem dúvida que a forma correcta de fazer as coisas, de modo a chegar a conclusões dignas desse nome é fazer as coisas "by the book". Os gajos que desenvolveram o material já moeram a cabecinha o suficiente para apresentar a melhor solução de compromisso. Obviamente, que como o produto é desenvolvido de forma generalista, cada um pode dar o seu "toque pessoal" de modo a que melhor se adapte ao uso que lhe pretende dar. Mas tem sempre que se partir dum ponto conhecido para posteriormente evoluir. Diário de uma KLE - Página 17 353512 

Eu admito que sou um gajo esquisito como o caraças com suspensões, travões, pneus e afins. Mas só no fim de ter chegado ao limite, tentado extrair tudo o que posso do material original é que vou à procura de soluções mais de acordo com o que pretendo.
Da mesma forma que já andei a embirrar com as suspensões quando o problema era afinal da geometria dos pneus que estava a usar. De que interessa investir num Ohlins ou similar feito por medida para depois usar pneus marca "corneta"?? Diário de uma KLE - Página 17 680704 
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 6:49 pm


Isto vai praqui uma algarviada que as vezes já nem sei se estamos a falar do mesmo.

Em relação à suspensão da XT apenas achei curioso as diferenças entre elas, não foi para servir de bitola, achei curioso e postei para dar a conhecer aqueles que como eu não conheciam essas mesmas.

Eu considero-me um gajo certinho e não gosto muito de saltar pro desconhecido mas essas historia do by the book é muito giro mas se ninguém se tivesse lembrado de alterar algumas coisinhas seria mais by the stone...  Diário de uma KLE - Página 17 796959 

E depois eu sou cão que reconhece o dono mais ai dele que tente por uma trela... não me tente limitar com essas tretas.  Diário de uma KLE - Página 17 268840 
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 7:04 pm

Boas;
Pois Jorge... É tudo muito bonito, mas se não sabes como as coisas ficam quando feitas "by the book", dificilmente as consegues melhorar ou perceber como as podes melhorar. Diário de uma KLE - Página 17 37087 
À partida, umas molas progressivas têm vantagens evidentes, mas só por si podem não significar nada se o restante não for bem feito. De que servem as molas se o hidráulico estiver a funcionar mal?? Diário de uma KLE - Página 17 680704 
Monta tudo certinho, testa e logo vês o que podes alterar.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 7:19 pm


Pois, pois, o problema é que vai uma grande diferença entre a teoria e a realidade, e volto a referir, o manual diz que se colocarmos 530ml ficamos com um espaço de ar de 194mm.

Como só disponho de um litro coloquei 500ml em cada e fiquei com um espaço de 184mm.

Vocês dizem para seguir as instruções e deixar de ar o recomendado, mas se o fizer ainda vou ficar com menos óleo apesar de já ter colocado menos do que o recomendado... e é ai que eu não quero agir enquanto não encontrar (ou alguém) o porque de isto estar acontecer, senão é by the book numa coisa e na outra é by da quê.

Algo está ali ou foi mal feito e tem de ser descoberto, se a diferença fosse pouca era tolerável mas não é isso que eu estou a ver acontecer.

De qualquer maneira obrigado pela vossa ajuda...  Diário de uma KLE - Página 17 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 7:48 pm

Boas;
Jorge, como deves compreender, em relação ao procedimento de desmontagem e montagem, não posso opinar sequer. Muito menos garantir que fizeste tudo bem ou mal.

Se não cabe lá a quantidade de óleo descrita no manual, acredito que alguma coisa se possa ter passado, os gajos não costumam enganar-se.
Mas isso se calhar sou eu que tenho a mania de confiar nos manuais. Diário de uma KLE - Página 17 546328 

No mínimo respeitava a medida da "almofada" de ar, para não correr o risco de limitar o curso da suspensão e rebentar com os vedantes.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 8:03 pm

Um já rola
Diário de uma KLE - Página 17 Zqgi
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 8:36 pm

Boas

Se entramos no campo dos "talvezes"

- normalmente a almofada é medida sem as molas
nos casos com a bainha recolhida e noutros com a bainha esticada

- mas em todas as ocasiões, recomenda-se que se exerce a forquilha para baixo e para cima varias vezes (lentamente) para preencher todos os espaços em baixo

se algo falhou, encontramos a explicação para a almofada maior com uma quantidade de oleo menor
ou
os gajos das molas enganaram-se  Diário de uma KLE - Página 17 645491 



Por exemplo: o "by the book" que usei nas molas da XT600E do Jarod
um dia destes vai ser alterado... pois estamos a pensar em aumentar a almofada de ar em 1 ou 2 cms
para procurar um ligeiro conforto...  Diário de uma KLE - Página 17 449138 

ABR  Diário de uma KLE - Página 17 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 9:40 pm


A solução foi encontrada no site da Wilbers...  Diário de uma KLE - Página 17 37087 

Diário de uma KLE - Página 17 Spring

Assim a já se aproxima da realidade, indicam 1lt a dividir pelas 2 jarras, ou seja 500ml e um espaço de ar de 180cm, ora se eu tenho 184mm é por não coloquei exatamente 500ml, coloquei um nadinha menos, ok! agora os outros valores eram de deixar um gajo lélé.


Johnny, desculpa discordar mas eu sou um gajo que enquanto não encontrar um porquê não gosto de seguir adiante, porque partindo do prossuposto que tudo tem uma explicação há que a encontrar, quanto ao procedimento de montagem posso dizer que não tem grande ciência basta seguir o processo de forma inversa, para ferrar o conjunto sim não conhecia o procedimento e fiquei a saber pelo manual e acho que fiz tudo direitinho.

De qualquer maneira nunca foi minha intenção criar este tópico como um tutorial porque acho que não se adequa a este fórum, apenas gostava de ir trocando a minha experiencia com este modelo e talvez existam coisas semelhantes que possam ser usadas na Yamaha, poderia fazer o que a maioria dos companheiros que trocaram de marca fizeram mas é aqui que me sinto bem e é aqui que estão os meus amigos.

Desculpa se estou a ser chato mas gostava que de uma vez por todas entende-se a minha postura no que publico que nunca foi de querer ensinar nada a ninguém, apenas pretendo partilhar glorias e frustrações neste meio que é as motos, se daí alguém tirar algum proveito, ótimo.


Diário de uma KLE - Página 17 Zqgi

 Oba, oba... Diário de uma KLE - Página 17 992657858 


Edgar, não quero discordar mas até agora só encontrei indicações para se medir com a baínha totalmente recolhida na jarra e sem mola, não quer dizer que não haja mas os valores iriam ser muito diferentes com 200 ou mais milímetros em cima...  Diário de uma KLE - Página 17 546328 

Abrs  Diário de uma KLE - Página 17 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
samurai19
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
samurai19


Moto : XT600E XER

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeQui Jan 09, 2014 11:54 pm

webmonstro escreveu:
O jonny concorda comigo  !!     Diário de uma KLE - Página 17 572882858 


Ohhhh não. Agora é que é o fim do Fórum.  Diário de uma KLE - Página 17 945103 
(E não teve nada a haver com o Facebook)

 Diário de uma KLE - Página 17 945103 Diário de uma KLE - Página 17 24863 Diário de uma KLE - Página 17 945103
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.lefthandpath.eu
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 9:58 am

Jorge escreveu:

...


Johnny, desculpa discordar mas eu sou um gajo que enquanto não encontrar um porquê não gosto de seguir adiante, porque partindo do prossuposto que tudo tem uma explicação há que a encontrar, quanto ao procedimento de montagem posso dizer que não tem grande ciência basta seguir o processo de forma inversa, para ferrar o conjunto sim não conhecia o procedimento e fiquei a saber pelo manual e acho que fiz tudo direitinho.  

... 

Boas;
Jorge, onde é que te mandei seguir adiante sem "passar cartucho" às diferenças encontradas??

Só escrevi que devias respeitar a "almofada de ar" de modo a não rebentar os vedantes e ensaiar. Não escrevi para amontares tudo e dirigires-te à pista de motocross mais próxima fazer saltos a fundo!! Diário de uma KLE - Página 17 1520770646 
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 10:30 am


Johnny, amigo, da mesma forma que na escola nos ensinam que não devemos passar a matéria seguinte sem termos entendido a que se está a dar, da mesma forma eu nunca me limitaria a seguir os manuais ou outra coisa qualquer sem entender o porquê. Tudo o que tem ação causa uma reação (um pouco como esta discussão) e é esse mecanismo que mentalmente tem de funcionar BEM na minha cabeça, entendes?

Já por aqui passaram muitos projetos meus, não sou de forma alguma entendido na matéria mas por funcionar desta forma tenho conseguido alcançar o pretendido e acho que o tenho feito bem. Por natureza dificilmente peço ajuda e se quando isso acontece reparo que afinal de ajuda pouco ou nada tem porque a pessoa em questão não se debruçou verdadeiramente no assunto, então agradeço e continuo da mesma forma como até aqui sempre me desenrasquei... sozinho!

Hoje em dia quem precisa de saber alguma coisa tem na Internet tudo o que precisa, basta perder tempo a procurar, mas se essa informação for passada por uma amigo/companheiro é quanto a mim muito mais valiosa pois vai funcionar como o exemplo que eu já dei antes em relação ao ferros feitos pelo Leitão ou agora com os nylons feitos pelo Nuno, e assim temos um pouco de cada amigo ali presente... eu sou assim!  Diário de uma KLE - Página 17 645491 

 Diário de uma KLE - Página 17 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 11:23 am

Boas;
Jorge, de uma vez por todas, nunca foi minha intenção tecer críticas ou quaisquer juízos de valor em relação à tua pessoa. E este nunca será o meio ideal a utilizar para o fazer.
Os poucos que possa, eventualmente, já ter feito até terão sido a elogiar a tua dedicação às máquinas que vais apresentando, mesmo aquelas pelas quais não tenho qualquer admiração.

Em relação a este assunto, só tentei alertar para procedimentos que podem pôr em causa o correcto funcionamento do material. Daí que tenha sugerido que continuasses à procura de informação nos manuais.
Respeitando a "almofada de ar", sei que não vais ter problemas em rebentar os vedantes e com a quantidade de óleo que já tinhas metido nunca correrias o risco de estragar a suspensão. É preferível fazer isso do que respeitar a quantidade de óleo, minimizar a "almofada de ar" e rebentar os vedantes.

Se tenho participado em tópicos teus, isso deve-se a ter alguma consideração pelo modo como levas as coisas. Há por aí imensos trabalhos que nem sequer me dou ao trabalho de ler, quanto mais de responder ou sugerir algo.
E também tenho a noção que cada um faz o que lhe apetece, nem que isso signifique deitar o fogo à moto ou atirá-la dum barranco abaixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Diário de uma KLE - Página 17 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 1:24 pm


Johnny não precisas de estar a desculpar por eu minimamente já te conheço e o meu respeito por ti mante-se, o que não invalidada de não gostar da forma como tu as vezes tratas certos assunto e pessoas que dás a entender que te reges por uma bitola e vai tu a eito sem distinguires com quem estas a falar e o que já conheces dessa pessoa.

Eu sou um gajo teimoso, reconheço-me como tal, sei que foi graças a ser assim que consegui fazer muitas coisas na vida, mas há uma coisa muito importante que eu respeito, ensinei aos meus filhos e agora espero conseguir também com o meu neto que já vai entendo algumas coisas, que é nunca termos vergonha de dizer que não sabemos ou que não percebemos, que devemos de perguntar se isso acontecer porque não somos nem devemos ser máquinas (digo eu), como tal fazer sem perceber o que estamos a fazer só porque fulano tal diz para o fazermos, NÃO!

Acho que é aí que tu falhas no entender da situação, entenderes que eu não estou a perceber porque não está a resultar e se consegues ou não ajudar-me nesse sentido.

Mas pronto, o assunto está mais que debatido, vocês sabem o quanto detesto falar de coisas serias que um gajo anda CÁ é para se tentar divertir e conviver...  Diário de uma KLE - Página 17 730351 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Diário de uma KLE - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: Diário de uma KLE   Diário de uma KLE - Página 17 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Diário de uma KLE
Ir para o topo 
Página 17 de 67Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 42 ... 67  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Diário de uma XTZ 750
» Diário de uma KLE II
» Diário de Bordo (XTZ660)
» Diário da minha XT600 المغربي
» E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: