Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reparar suspenção da frente xt600

Ir para baixo 
+5
Moutinho
Edgar
webmonstro
Johnny_1056
tintas72
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
tintas72
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
tintas72


Moto : Dr350Se

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 2:11 pm

Boas pessoal, tenho uma das bainhas da suspenção a babar oleo, e tenho que trocar retentores.
Já dei fiz uma procura no forum e não encontrei nada, já alguem mudou isto, é preciso alguma chave especial?
Penso que me entendo com aquilo mas queria ter mais alguma informação.
Já agora vou aproveitar para lubrificar os rolamentos de direcção e o manual fala numa chave "xpto" há alguma alternativa?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 2:23 pm

Boas;
Acho que o Edgar já documentou uma operação dessas no seu blog. Dá uma passagem por lá.

Para desapertar a coluna de direcção existe uma chave que parece um ponto de interrogação, o kit de ferramenta de origem tem essa chave. Se não tiveres essa chave, podes usar uma chave de fendas grande e um martelo para desapertar. Obviamente que deves ter cuidado para não "marcar" demasiado as porcas. E depois muito cuidado ao apertar para não deixar a direcção presa.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 2:43 pm

eu troquei retentores e oleo na 350 e é basicamente a mesma coisa,

1 - alivia as porcas do tê superior 1º e depois ainda com a baínha na mota alivia a porca de cima, cuidado que ela tem pouca "face" e tens de ter uma chave boa para não escorregar, dá 2 ou 3 voltas para aliviar

2 - depois alivia completamente os parafusos dos tês de cima e baixo e obviamente a roda e deve sair completamente a baínha

3 - Retira o fole e puxa o guarda pó para cima com cuidado para não o danificar (é só encaixado ) debaixo do guarda-pó há um retentor , e debaixo deste o vedante

4 - Se retirares agora a porca de cima tem rosca fina e se a baínha não estiver a fazer força não salta muito quando sai completamente

Depois se comprimires completamente a bainha (sem mola ) e a puxares rapidamente para cima o retentor "pode" sair , mas provavelmente não se estiverem muito presos e não conseguires puxá-los com uma cahve de fendas fina e afiada , podes fazer um furo com uma broca fina e metes um arame em forma de gancho e puxas , na 350 tive de fazer assim pois estavam "fossilizados"

Depois é colocar vedantes novos despejar o oleo velho e colocar oleo novo (próprio para forquetas 15w p.ex.- mete sintético) e na medida q está no manual

Convém sempre trocar ambas as bainhas nem que seja só o oleo

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 5:42 pm

Sobre o retentor babado, dá uma vista de olhos aqui : http://www.clubextportugal.com/t5749-retentor-suspensao-babado
quem sabe se não será a mesma coisa que me aconteceu


A tal chave que é bué da comprida para abrir as bainhas está num tópico qualquer do @Figa5

o que o Amigo Johnny escreveu está AQUI mas de pouco pode ajudar... e isto já tu deves saber...


a tal chave é que eu não me lembra Reparar suspenção da frente xt600 680704 Reparar suspenção da frente xt600 680704 


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 6:26 pm

Para a suspensão digamos que temos que fazer uma chave especial, não é mais que uma chave comprida para segurar o "eixo e batente" no fundo do copo da suspensão.

Passa no tópico da vermelha ferrari, isso foi das primeira obras que fiz.

Eu usei um varão roscado com duas porcas (a fazer o efeito de porca contra-porca) e usei uma chave 13, na outra arranjei um acessório das canalizações que tinha cá por casa e limei até que ficasse do tamanho  certo para segurar o "sextavado interior".

Reparar suspenção da frente xt600 25042012691
how to screenshot on windows

Reparar suspenção da frente xt600 22042012650
image

Reparar suspenção da frente xt600 22042012643
green shot

@Nuno, penso que não vale a pena forçar para tirar os retentores, com uma chave da treta destas consegue-se tirar tudo e sempre fica tudo inspeccionado. 

O Tintas é gajo para isso e muito mais.

Quanto à parte de lubrificar a caixa de direcção também é algo que ando adiar à bastante tempo, depois mete uma fotos que tambem quero fazer essa obra.
Ir para o topo Ir para baixo
miguels
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
miguels


Moto : Honda CB600F1 Hornet

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 6:31 pm

Tive o mesmo problema, decidi não inventar e quando foi para a revisão ficou-me por 50 e poucos € a troca dos retentores e oleo dos 2 amortecedores.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 6:41 pm

Ora bem Reparar suspenção da frente xt600 12626 Reparar suspenção da frente xt600 12626 

olha a tal chave Reparar suspenção da frente xt600 12626 Reparar suspenção da frente xt600 12626 

e qual é a medida do sextavado disso ??? Question Question 



Sobre os rolamentos da direcção
resolvi aos 67 mil ver como estavam e se necessitava de serem lubrificados

e no caso da minha XT, digo-voos que nem a massa antiga limpei

resumindo e concluindo, a massa que lá estava tinha melhor aspecto que a massa que eu tenho nova na lata...


verifiquei e procurei por picos nos cilindros metalicos
procurei por algo de errado nas pistas e... nada... estava tudo fixolas...

tirei umas fotos e montei tudo novamente com a massa antiga Reparar suspenção da frente xt600 449138 

Reparar suspenção da frente xt600 Rolamento_xt600_3
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 7:05 pm

Edgar escreveu:
Ora bem Reparar suspenção da frente xt600 12626 Reparar suspenção da frente xt600 12626 

olha a tal chave Reparar suspenção da frente xt600 12626 Reparar suspenção da frente xt600 12626 

e qual é a medida do sextavado disso ??? Question Question 
É pá é boa pergunta, já não me lembro!! Deve ser uma 24!!!! 

É uma questão de agarrar numa lampada pequena de um minimo e ligar a bateria e mete-la lá para dentro, foi assim que eu estudei o assunto. Reparar suspenção da frente xt600 964551
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 7:21 pm

Desculpem la mas qual a necessidade de retirar esse parafuso e veio? Isso de origem tem locright para não haver fugas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 7:40 pm

Boas;
Quando respondi ao Tintas pensava que ele se estava a referir à chave de apertar os rolamentos da coluna de direcção...Reparar suspenção da frente xt600 680704 

Mas não há nada como este pessoal, sempre pronto a fornecer toda e qualquer informação.Reparar suspenção da frente xt600 656644 
Ir para o topo Ir para baixo
tintas72
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
tintas72


Moto : Dr350Se

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 9:49 pm

Obrigado pessoal, Reparar suspenção da frente xt600 656644 Reparar suspenção da frente xt600 656644 
penso que já tenho informação necessaria.
Tinha ideia de ter visto algo sobre uma chave comprida para desarmar a suspenção, mas não encontrei.
Moutinho, essa chave que fizeste não faz grande força, isso é só para "amparar" ?
Quero desarmar aquilo tudo e aproveito e vejo os rolamentos de direcção, que tambem usa uma chave propria, terei que fazer uma.
Os rolamentos de direcção são pouco apertados basta que fique sem folga??
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 10:00 pm

tintas72 escreveu:
Obrigado pessoal, Reparar suspenção da frente xt600 656644 Reparar suspenção da frente xt600 656644 
penso que já tenho informação necessaria.
Tinha ideia de ter visto algo sobre uma chave comprida para desarmar a suspenção, mas não encontrei.
Moutinho, essa chave que fizeste não faz grande força, isso é só para "amparar" ?
Quero desarmar aquilo tudo e aproveito e vejo os rolamentos de direcção, que tambem usa uma chave propria, terei que fazer uma.
Os rolamentos de direcção são pouco apertados basta que fique sem folga??
@Tintas
Sim aquilo basta só segurar o veio, o parafuso do fundo é que tem que se desapertar.

@Nuno
Até estou admirado contigo!!! Reparar suspenção da frente xt600 1130193320 Reparar suspenção da frente xt600 1130193320 Reparar suspenção da frente xt600 1130193320  Desapertar e desmanchar só porque sim, é lema conhecido entre nós. O Miguel faz isto na boa. Tirar os retentores da forma que falas é tão a sucateiro e dificil!!!
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 10:15 pm

Moutinho escreveu:
tintas72 escreveu:
Obrigado pessoal, Reparar suspenção da frente xt600 656644 Reparar suspenção da frente xt600 656644 
penso que já tenho informação necessaria.
Tinha ideia de ter visto algo sobre uma chave comprida para desarmar a suspenção, mas não encontrei.
Moutinho, essa chave que fizeste não faz grande força, isso é só para "amparar" ?
Quero desarmar aquilo tudo e aproveito e vejo os rolamentos de direcção, que tambem usa uma chave propria, terei que fazer uma.
Os rolamentos de direcção são pouco apertados basta que fique sem folga??
@Tintas
Sim aquilo basta só segurar o veio, o parafuso do fundo é que tem que se desapertar.

@Nuno
Até estou admirado contigo!!! Reparar suspenção da frente xt600 1130193320 Reparar suspenção da frente xt600 1130193320 Reparar suspenção da frente xt600 1130193320  Desapertar e desmanchar só porque sim, é lema conhecido entre nós. O Miguel faz isto na boa. Tirar os retentores da forma que falas é tão a sucateiro e dificil!!!

Quer dizer , compras uma mota que não tem quase manutenção nenhuma e depois passas o tempo a desmanchar coisas que não precisam de ser mexidas ? para isso tinhas comprado uma KTM !!

Sim eu sei que o lema é " Se não está avariado, compõe até que esteja ", mas neste caso o vedante é que precisa de ser trocado o resto não tem razão para estar a mexer.

E desculpa que te diga mas não há mal nenhum em trocar os vedantes assim, e dá muito menos trabalho
eles provavelmente até saiem bem sem os furar, os meus furei-os porque realmente estavam completamente colados às jarras !

De qualquer maneira no outro lado se não está a perder não será necessário trocar o vedante, mas deves trocar tambem o oleo de forma a ficarem com o mesmo comportamento em ambos os lados

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 10:21 pm

tintas72 escreveu:
Obrigado pessoal, Reparar suspenção da frente xt600 656644 Reparar suspenção da frente xt600 656644 
penso que já tenho informação necessaria.
Tinha ideia de ter visto algo sobre uma chave comprida para desarmar a suspenção, mas não encontrei.
Moutinho, essa chave que fizeste não faz grande força, isso é só para "amparar" ?
Quero desarmar aquilo tudo e aproveito e vejo os rolamentos de direcção, que tambem usa uma chave propria, terei que fazer uma.
Os rolamentos de direcção são pouco apertados basta que fique sem folga??
Os rolamentos de direcção têm uma tensão própria e deve ser feito com cuidado, se não ficar apertado fica com folga se fica muito apertado prende e pode danificar, na XJ 900 que tive , tive que lubrificar e limpar pois a direcção prendia em certa posição, na altura vi no manual que tinha que apertar e depois aliviar e apertar novamente, de memória penso que o aperto era 18 kg, mas claro que a mota era diferente, vê no manual deve indicar o procedimento
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Moutinho
Reparar suspenção da frente xt600 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 10:31 pm

webmonstro escreveu:


E desculpa que te diga mas não há mal nenhum em trocar os vedantes assim, e dá muito menos trabalho
eles provavelmente até saiem bem sem os furar, os meus furei-os porque realmente estavam completamente colados às jarras !
Os meus até depois de desapertar as bainhas tive que puxa-las com força para sairem os retentores!!

Mas da forma que falas, acredito que saem. Mas pronto do almoço de Natal agente "Marra" no assunto outra vez. Reparar suspenção da frente xt600 296550
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reparar suspenção da frente xt600 Empty
MensagemAssunto: Re: Reparar suspenção da frente xt600   Reparar suspenção da frente xt600 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reparar suspenção da frente xt600
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» alterar suspenção da frente
» Reparar Bomba de gasolina XTZ, XT600
» Guarda lamas da frente xt600
» ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente?
» reparar suspensão da xtz 750

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: