Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mudar suspensões: Manhas

Ir para baixo 
+9
Punkecas
portista
mariomcarvalho
webmonstro
Johnny_1056
odamA
Edgar
Jorge
Guerra
13 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Guerra
Mudar suspensões: Manhas Star310
Guerra



Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeTer Fev 19, 2013 7:41 pm

Vivas.

Tenho vindo a estudar a hipótese de mudar as suspensões da XTZ 750 por umas de outra moto, invertidas.
O problema é que já percebi que isto não é só uma questão de "caber ou não caber".

Um conhecido meu tentou a famosa mas infame troca de suspensões da XT600 pelas da TT600 e aquilo nunca mais foi mota.
Ele meteu a frente toda da TT600 (suspensões invertidas+travão+jante aluminio) e o Öllins dela atrás. Manteve o oscilante e a roda 17" da Xt600.

A moto ficou toda instável... nas retas vai sempre a balançar para um lado e para o outro (como se tivesse um pneu com 5mm de largura) e quando se curva parece que faz "power-slide". Se formos atrás dele podemos ver que realmente a moto vai mesmo "fora dos eixos" quando curva.

Qual é a causa disto?
Já ouvimos de tudo:

  • Má afinação da suspensão

  • Frente demasiado alta

  • Distancia entre enxos demasiado grande/pequena

  • Armas-te em esperto...

  • Deves ter isso mal montado

  • Etc.


Alguém tem ideias para isto?

Penso que se se conseguísse meter o oscilante da TT talvez tudo fizesse mais sentido, até porque ajuda a compensar a altura e a distancia dos eixos (e porra, é de aluminio e tem um aspecto muito mais rijo!), mas ele não encaixa!
O meu amiugo até mandou fazer uns casquilhos que permitem encaixar la o oscilante, mas depois os pro-links não são do tamanho certo para encaixar no apoio do quadro Mudar suspensões: Manhas 645491

Ideias, povo?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Jorge
Mudar suspensões: Manhas Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeTer Fev 19, 2013 9:45 pm

Boas,

Pouco ou nada entendo do assunto, mas uma coisa é-me bastante evidente; 100 quilos separam uma da outra... será que isso não faz toda a diferença... e se calhar o angulo da suspensão tambem é outro. Mudar suspensões: Manhas 546328


Mudar suspensões: Manhas 919911

Pode ser que interesse; http://motobr.wordpress.com/2012/01/31/artigo-saiba-mais-sobre-a-suspenso-invertida/

PS; Pro-link é Honda Mudar suspensões: Manhas 353512
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudar suspensões: Manhas Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 1:05 am

As jantes têm tacões a segurar os pneus??

as rodas estão calibrados ??

a coluna de direcção (rolamentos) têm folga??

Mudar suspensões: Manhas 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
odamA
Mudar suspensões: Manhas Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 9:48 am

Mudem o quadro.







Mudar suspensões: Manhas 572882858
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Guerra
Mudar suspensões: Manhas Star310
Guerra



Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 5:27 pm

odamA escreveu:
Mudem o quadro.

...o esperto Rolling Eyes

Odama, em vez de vires gozar cos pobres vê lá mas é se te lembras duma sugestão Mudar suspensões: Manhas 449138

Mudar suspensões: Manhas 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Jorge
Mudar suspensões: Manhas Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Má interpretação   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 7:39 pm

Guerra escreveu:
...
... se te lembras duma sugestão Mudar suspensões: Manhas 449138

Bem, vamos fazer assim, eu vou dizendo o que penso do assunto e o que vou encontrando pela Web, e tu tratas da respectiva triagem para o que te interessa... Mudar suspensões: Manhas 353512

Quanto ao caso do teu amigo, visto que já tem a suspensão da TT montada, talvez a solução seja reforçá-la para aguentar o peso extra, de que forma não sei bem, mas talvez baste colocar outras molas e outra cubicagem de óleo... Mudar suspensões: Manhas 645491

Quanto a ti que ainda não compras-te nenhuma... o pouco que encontrei de relatos de quem fez esse tipo de alteração na ST, parece-me unanime a utilização da suspensão da WR 450 em vez dessa (TT), mas é necessário fazer uma pequena alteração, e se percebi bem tem haver com o diametro do veio ser diferente... Mudar suspensões: Manhas 449138

Quanto à escora não sei nada... Mudar suspensões: Manhas 1520770646


Abr Mudar suspensões: Manhas 919911


Última edição por Jorge. em Qua Fev 20, 2013 8:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Mudar suspensões: Manhas Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 7:44 pm

Boas;
Sem saber como foi feita essa alteração da suspensão, pouco ou nada se pode adiantar.
Em princípio, começa-se pelo básico que será verificar o alinhamento da moto. De acordo com o que escreves, isso não deve ter sido feito.
Posso garantir que as suspensões da TT têm tudo para que possam melhorar o comportamento duma XT.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Mudar suspensões: Manhas Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 7:54 pm

boas
A diferença de peso entre uma TT e uma XT penso que não será 100 kg e não julgo que seja o caso

pessoalmente acho que será da suspenção de trás pois uma pequena mudança na geometria das bielas faz muita diferença no comportamento da mota

mas claro que só medindo cada uma da peças para ver as diferenças
outro factor será a diferença (se existe) nas mesas de direcção nomeadamente na distancia entre as baínhas e o veio central

se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Mudar suspensões: Manhas Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 8:01 pm

webmonstro escreveu:
boas
A diferença de peso entre uma TT e uma XT penso que não será 100 kg ...

Mudar suspensões: Manhas 1406176608

Não sei como fiquei com a ideia que o amigo tinha feito essa alteração tambem numa ST... Mudar suspensões: Manhas 645491

Má interpretação... Mudar suspensões: Manhas 300942

Ir para o topo Ir para baixo
odamA
Mudar suspensões: Manhas Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQui Fev 21, 2013 9:22 am

Guerra escreveu:
odamA escreveu:
Mudem o quadro.

...o esperto Rolling Eyes

odamA, em vez de vires gozar (brincares) cos pobres vê lá mas é se te lembras duma sugestão Mudar suspensões: Manhas 449138

Mudar suspensões: Manhas 919911

Mudar suspensões: Manhas 26922
ihihihihihihihihi Mudar suspensões: Manhas 945103



Mudar suspensões: Manhas 3438063878




Mudar suspensões: Manhas 314851



Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
mariomcarvalho
Mudar suspensões: Manhas Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeQui Fev 21, 2013 9:42 am

para a st tens 3 opcoes. as supensoes da wr...com a desvantagem de ficares só com um disco
Mudar suspensões: Manhas Image?format=raw&type=img&id=2524

meteres molas da hyperpro em conjunto com oleo mais espesso (é o que tenho na minha e tou bastante satisfeito...pra já... Mudar suspensões: Manhas 122298 )
Mudar suspensões: Manhas Aprilia-sr-scooter-49cc-1994-2011

ou metes a frente toda de uma ktm 525 mas isso vai aobrigar a algumas alteracoes como teres que tb ter os travoes, roda da frente tb da mesma moto, alterar a mesa de direccao de cima, mudar a posicao do canhao da chave de ignicao, bomba de travao tb da ktm...se funciona? ui de que maneira...tenho uma moto preparada assim na minha garagem e ja andei uma voltinha com ela e é um bicho do carago... Mudar suspensões: Manhas 656644 Mudar suspensões: Manhas 656644
Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Mudar suspensões: Manhas Star310
Guerra



Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeSex Fev 22, 2013 12:33 am

webmonstro escreveu:


se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão

Aqui vem a parte mais engraçada... ele já desmontou aquilo tudo, já meteu a moto toda como estava antes da engenhoquíce e a moto tá igual (igual = má) Mudar suspensões: Manhas 1130193320
A única diferença é que a suspensão de origem é mais baixa e portanto todos aqueles balanços e desvios metem menos medo Mudar suspensões: Manhas 909462

Mario, e essa da 525 tem dois discos?
È que já me aconselharam a por sempre uma duspensão de 2 discos, porque a ST é pesada e depois a travar bem em estrada "torce-se toda" Mudar suspensões: Manhas 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
mariomcarvalho
Mudar suspensões: Manhas Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeSex Fev 22, 2013 1:42 pm

sim é. mas é úma alteracao que te vai sair bem cara. uma frente completa de uma ktm nao deves arranjar por menos de 500/600€ mais alteraçoes e mao de obra...

se o objectivo é melhorar a suspensao, troca as molas por umas hyperpro e mete oleo mais espesso que sentes uma diferenca brutal. a moto ja nao afunda como faz com as de origem e nao fica tao caro a alteracao.
Ir para o topo Ir para baixo
portista
Mudar suspensões: Manhas Star310




Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeSex Fev 22, 2013 2:50 pm

já experimentaram ver se o quadro nao ta torcido e a roda de trás alinhada com a frente e o estado dos eixos das rodas? é que se o problema não tá na frente, ou está atrás ou no montar da roda da frente com a de trás....
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Mudar suspensões: Manhas Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitimeSáb Fev 23, 2013 5:05 pm

pra teres uma ideia. é outro mundo.. Mudar suspensões: Manhas 745409 Mudar suspensões: Manhas 831860

Mudar suspensões: Manhas Dscf1924a

Mudar suspensões: Manhas Dscf1926kt

Mudar suspensões: Manhas Dscf1925t
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mudar suspensões: Manhas Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Mudar suspensões: Manhas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudar suspensões: Manhas
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» suspensoes xt600e 'duvida'
» Trocar as suspensoes ? -LINK-
» KIT para baixar as suspensões
» Mudar a transmissão
» Mudar pistão XT600

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: