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| | Mudar suspensões: Manhas | |
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+9Punkecas portista mariomcarvalho webmonstro Johnny_1056 odamA Edgar Jorge Guerra 13 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Guerra
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qui Fev 28, 2013 2:31 pm | |
| De quem é essa, mario? Ta brutal | |
| | | Punkecas
Moto : Africa Twin"A Besta"/XR600Punkecastech
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qui Mar 28, 2013 11:43 pm | |
| Vejo aqui algumas questões ás quais posso responder. A minha AT está toda com WP,à frente tenho apenas um disco mas de maior diâmetro um 32 utilizado nas supermotards e a mota não torce a suspensão a travar, nem perdeu puder de travagem. Sinceramente não noto diferença entre ter 2 ou 1 disco. Em relação à instabilidade também a notei antes de trocar molas,oleo e revalve,pois a suspensão que montei era de uma EXC. A traz montei um WP de uma LC4 maior curso que o da AT e maior comprimento do amortecedor.Aqui tive que aumentar a biela e também que mudar a mola. Logo torna-se sempre um investimento caro.No meu caso envolveu a compra de baínhas,mesa e veio no torneiro,roda,pinça de travão,veio de roda,espaçadores,amortecedor traseiro,aumento da biela,e 300€ em mecânico de preparação. Eís o que tentei fazer em casa mas nunca resultou: -Aumentar a compressão da mola com casquilho -Aumentar a compressão da mola com mola mais pequena que a AT têm de origem -Oleos de várias viscosidades ínclusivé 10/40w sintético de automóvel(com o qual obtive melhores resultados) -Experimentei também alguns revalves em casa melhorando um pouco o resultado. Segundo sei pelo mundo das AT's ou se está quieto, ou se paga, ou metes logo a suspensão de preferência de uma 950S,ou 990 e não te chateias é plug and ride. Se tiveres dúvidas dispõe! A minha está assim | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 1:27 am | |
| Ainda não vi a tua AT | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 9:44 am | |
| Heya... vejo estas coisas e babo-me todo. Assim é que é trabalhar... Ja tinha visto a tua moto há uns anos, lá nas voltas pela margem sul com a malta do Trail Aventura. Grande pinta Pois é, o ideal era meter umas da LC8, mas as das EXCs são tão mais fáceis de pescar no youtube... Mas agora já nem sei o que vou fazer. Estar a investir tanto num chasso com 20 anos... é que sejamos francos, quando procuramos performance (que é o caso, se não não estava a kitar a moto), ganha-se mais em ir buscar uma moto moderna toda de origem do que tar a kitar e inventar no "mono". Eu dantes não pensava assim, mas agora começo a ter esta opinião... É que estas motos são um casamento... arranja-se aqui, começa a aparecer ferrugem no depósito, trata-se da ferrugem, entope o carburador, trata-se do carburador, rompe-se a cablagem, trata-se disso, parte-se o cabo do acelerador, depois é o farol que tá baço, depois é o banco que tá a rasgar, depois é a jante que entretanto mete nojo de tão picada, a seguir são os colectores que parecem que são feitos de barro, etc etc etc... Vamos supor que trocava a minha Super Té por uma GS800: -Perdia logo 50Kg (também perdia 50Kg na carteira, mas esqueçamos essa parte) -Passava a gastar 50% da gasolina -Ganhava 20 cavalos (ou mais, porque motos com 20 anos já não puxam o que deviam...) -Suspensões invertidas logo ali, se quisesse era so investir +100€ numas molas -Moto moderna com 05324 extras no mercado -Moto moderna com 10 parafusos, não são 602 mil (a super é TÃO chata) Etc etc. Quem me viu e quem me vê Estou só farto de chatisses... axo que em vez de investir ás mijinhas, vou é poupar e se um dia der, troco de burra | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| | | | Guerra
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 1:26 pm | |
| Percebo o que queres dizer, mas acabo por discordar. Com suspensões invertidas de série, roda 21, 85 cavalos e 185Kg de peso (o mesmo ou pouco mais que uma XT600), o que há de mal a apontar? Sem dúvida que a Maxi-Trail mais off-road, a mais performante e a mais topo de gama é a KTM 990, mas a seguir a essa penso que só encontras a GS800 e a Ténéré 660... há agora as triumph mas ainda não ouvi falar muito disso. E quando penso mesmo nas coisas... como posso pensar mal de uma GS800 para terra quando uso uma Super Ténéré com 20 anos para o mesmo efeito? A GS (ou a ténéré 660 nova) pode não ser o suprassumo, mas irra, é 500 vezes melhor que o charuto que normalmente uso Mas gostava de ouvir a tua opinião, Jarod. Eu próprio ainda não tenho bem a certeza se "New is always better" (-Barney Stinson) é mesmo caminho | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 1:36 pm | |
| Como sabes, ou viste, no Travel Event do ano passado eu andei em quase tudo o que havia para andar... Por sorte, fui "obrigado" a fazer 2 testes drives consecutivos à GS800. Mas só em alcatrão infelizmente. Mas o feeling que tive na mota é totalmente diferente do feeling duma Tenere 660 onde já andei mais, é certo e com mais à-vontade. Mas trocava fácil a minha XT600 por uma Tenere 660 e sei que não ficava muito prejudicado naquilo que gosto de fazer. Se me oferecessem uma GS800 sei que não faria o mesmo EXCEPTO se alterasse cenas... Com uns tweaks a GS deve ficar bué fixe, mas a Tenere 660 já vem fixe de origem, sem ser nada de espectacular claro. Mas amigo, custa uma FRACÇÃO do preço... Compras uma Tenere 660 e com o dinheiro de diferença para o valor duma GS800 de origem, metes a Tenere assim: E desculpa... Isto é a TUA cara! Acrescentas um Powercommander e vais buscar mais uns cavalitos, esperançosamente sem perder fiabilidade. PS: Adoro a GS800 na mesma, mas a Tenere 660 é a escolha inteligente! | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 2:33 pm | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 2:41 pm | |
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| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 4:13 pm | |
| - Jorge. escreveu:
- Jarod escreveu:
- ...
Adoro a GS800 na mesma, mas a Tenere 660 é a escolha inteligente! +1
Porque não uma XTR 660? menos peso que uma tenere, mais barato , mesma fiabilidade, com os mesmos modificações possíveis à suspenção, motor etc, metes-lhe um escape elevado com uma só saída e ficas com mais altura ao solo do que a tenere e ainda mais leve ! com um ecrã mais alto e malas e fica pronto para viagens longas | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 5:14 pm | |
| - webmonstro escreveu:
Porque não uma XTR 660? menos peso que uma tenere, mais barato , mesma fiabilidade, com os mesmos modificações possíveis à suspenção, motor etc, metes-lhe um escape elevado com uma só saída e ficas com mais altura ao solo do que a tenere e ainda mais leve !
com um ecrã mais alto e malas e fica pronto para viagens longas
Pesa assim tão menos? Aquilo é tudo igual... Não vejo como podem haver grandes diferenças entre as duas motas... Pergunta honesta, não sei mesmo! O problema da XTR nem é os dois escapes, é os dois colectores passarem por baixo... Embora já haja aftermarket para resolver isso. Mas pronto, a Tenere já traz isso de origem e a altura ao solo é bastante porreira e parece aguentar melhor uma queda do que uma XTR. São gostos claro, mas compreendo o teu ponto de vista! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 6:13 pm | |
| - Jarod escreveu:
- webmonstro escreveu:
Porque não uma XTR 660? menos peso que uma tenere, mais barato , mesma fiabilidade, com os mesmos modificações possíveis à suspenção, motor etc, metes-lhe um escape elevado com uma só saída e ficas com mais altura ao solo do que a tenere e ainda mais leve !
com um ecrã mais alto e malas e fica pronto para viagens longas
Pesa assim tão menos? Aquilo é tudo igual... Não vejo como podem haver grandes diferenças entre as duas motas... Pergunta honesta, não sei mesmo!
O problema da XTR nem é os dois escapes, é os dois colectores passarem por baixo... Embora já haja aftermarket para resolver isso.
Mas pronto, a Tenere já traz isso de origem e a altura ao solo é bastante porreira e parece aguentar melhor uma queda do que uma XTR. São gostos claro, mas compreendo o teu ponto de vista! segundo o site oficial: XTR 181 contra XTZ 208,5 (sem abs) HA tambem um deposito 23 lts para a xtr: | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 6:19 pm | |
| Mas tens justificação plausivel para essa diferença de pesos?
Eu não arranjo, metendo-me a olhar para as duas motas... E já andei em ambas e não "senti" essa diferença de pesos... Não acredito que o depósito da Tenere seja assim tão pesado para essa diferença anunciada de mais de 25kg... | |
| | | Punkecas
Moto : Africa Twin"A Besta"/XR600Punkecastech
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Mar 29, 2013 9:49 pm | |
| Guerra comprendo o teu dilema perfeitamente. Mas o investimento que fiz na minha mota abateu.se na venda das peças que tirei pois vendi.as. Claro que se gastam mais uns cobres mas quanto a mim uma AT é uma mota fiável por natureza com motor qb e que nãopede manutenções caras e periódicas. Que me permite viajar e divertir. Tal como a tua ST! Se a tranformares como eu ela fica bem mais. anoretica. Mãos à obra! | |
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| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas | |
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| | | | Mudar suspensões: Manhas | |
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