Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 12:02 pm

Boas. Tenho feito algumas pesquisas acerca do que coloco no tópico mas não tenho encontrado grandes esclarecimentos. Será que me conseguem ajudar? Realizando uma busca simples no Google por Ténéré 3YF surge o modelo de farol quadrado de 91 a 94. Fazendo o mesmo por 4MY surge a de farol duplo de 94 para a frente..... Eu tenho uma 3YF de farol duplo.... e agora...? Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 1130193320 A minha questão prende-se essencialmente com a procura de material - crash bars neste caso concreto. Optei por comprar umas no eGay a uma vendedor Belga (que penso que já foi referenciado aqui pelo fórum...) que publicita enquadrar na Ténéré de 91 a 96....mas dps tem outros anúncios com outras crash bars para a Ténéré 4MY.... Enfim... Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 546328

Alguém consegue entornar alguma luz sobre isto...? O que define concretamente o códido 3YF/4MY da Ténéré? A estétita/óptica, data de produção,.....? Sendo um código do fabricante, deve se a própria Yamaha a atribuir o código de modelo mas não tenho achado informação fidedigna que me permita identificar a minha mota em pleno. Aparentemente, tenho uma 3YF das primeiras com a óptica e carnagens das segundas 4MY....

Alguém...?
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 1:32 pm

Boas,

A tua deve ser como a minha que é de 97. No livrete e numero de quadro é 3YF, mas no autocolante que acho que está debaixo do banco é 4MY. E isso é que define o modelo.
É como nas XT600E do último modelo até 99 ou 2000, são 4PT mas de livrete e quadro são 3TB.

Se diz que é de 91 a 96 eu arrisco a dizer que é o modelo de farol quadrado. Já vi em vários sítios marcarem a transição do modelo em 94, em 95 e também em 96 Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 645491

Se os crash-bars forem da Hepco & Becker consegue-se ver a diferença.
Só por curiosidade é estes crash bars que falas?
http://www.ebay.co.uk/itm/YAMAHA-XTZ660-XTZ-660-TENERE-ENGINE-GUARD-CRASH-BAR-/150912594397?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item23231771dd&nma=true&si=XnBX5pKn7TJ59iwOC0aNxS4ZXGs%3D&orig_cvip=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 247d_12

Se sim é para o modelo de um farol.

Por exemplo estes é para o modelo de dois faróis:

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY !CE,vWRQBGk~$(KGrHqEOKkME0UwvUZV3BNRzK4z2B!~~_12

Se reparares os ferros que fixam na parte de cima são mais compridos para contornar as carenagens.

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 1:54 pm

Yup, são precisamente esses! Encomendei os de 91 - 96, não fazia sentido pedir os outros! Agora fiquei na dúvida.... :s

Então isso significa que a minha mota apesar de estar marcada tanto no quadro como no livrete 3YF será uma 4MY?

Que achas que faço quanto às crash bar?
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 3:59 pm

Bom, tive uns bons 15 minutos ao telefone com o Guido que se revelou um tipo porreiro.... Diz que as primeiras DÃO na 3YF e que a minha, se está marcada 3YF, é uma 3YF (não discuto...). Diz também que verificou na Yamaha que o modelo de faróis redondos também é um 3YF no período de 94-96, ano a partir do qual saíu o 4MY. Gostaria de saber agora as diferenças entre as 3YF de 94-96 e das M4Y de 96-.... O motorcyclespecs.co.za não acrescenta muito. Enfim, fiquei de experimentar que ele dps troca caso não dê montagem. A ver vamos...
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 9:25 pm

Então a minha é uma 3YF de 1997 Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 680704 Ou é uma 3YF de 94-96 mas matriculada em 97? Restos de stock?!?!
Mas os crash bars que lhe meti são de 4MY e o apoio superior passa mesmo junto à carenagem.

Já viste a referência das carenagens que está do lado de dentro? Já viste a etiqueta colada ao quadro que identifica o modelo que está ou debaixo do banco ou atrás de uma carenagem lateral traseira?

Há também pela net uma referência da XTZ660 de dois faróis que é 4MD e é de 94/95 mas desconheço completamente....

bmbelo escreveu:
Gostaria de saber agora as diferenças entre as 3YF de 94-96 e das M4Y de 96-...

A minha é uma 3YF de livrete e numero de quadro, mas para mim é 4MY.

Será que há por aqui alguém que tenha uma 4MY de livrete e quadro que possa dar uma ajuda?

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSex Jan 04, 2013 9:39 am

Hoje dou uma saltada à "oficina" e vou espreitar esses tócolantes/tags identificativas. O belgas tb disse que o 4MY vendeu bastante pouco na Europa e foi maioritariamente para o mercado Australiano. Ora se o código de modelo se prende com o ano/estética, não sei que sentido faz este tipo de afirmação.... De qualquer forma, não tendo nós mais dados acerca do que realmente contribui para ser uma 3YF ou 4MY, só nos resta especular. Uma coisa é certa....duvido que a yamaha cravasse na frame um chassis de uma mota que não fosse o correcto. Isto nos carros é praticamente impensável pelo menos.... Quando chegarem as crash bars dps boto aqui umas peligrafias.

Não me consegues dizer se quando montaste as tuas havia alguma folga entre elas e os plásticos da mota? Quais são os pontos de fixação em cima? Consegues botar aqui umas fotos só para eu escrutinar a coisa....?

Obrigado.

Cumps, Bruno Belo.
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSex Jan 04, 2013 4:30 pm

Bom, recebi novo mail do Belgas. Parece que afinal de contas preciso mesmo é das outras...! Menos mal, poupei trabalho e dinheiro a mandar vir o material. Ele diz que vai fazer o pedido e que envia quando tiver em stock.... Vou reportar o assunto ao eBay para ter a certeza que não fica "esquecido".
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSex Jan 04, 2013 7:15 pm

Bem me parecia que aqueles crash bars não davam na tua mota e estava curioso com o desfecho...

bmbelo escreveu:
...duvido que a yamaha cravasse na frame um chassis de uma mota que não fosse o correcto. Isto nos carros é praticamente impensável pelo menos...

Daí não estou dentro do assunto, mas posso dizer que tive uma XT600E e tenho uma XTZ660 que é assim Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 645491

Quanto a carros posso dizer que já estive para comprar um Fiat Bravo JTD105 que tinha marcado TD100. Pensava que o motor tinha sido mudado mas depois falei com um conhecido que tinha um desde novo e também tinha marcado TD100. Só para dizer que também acontece nos carros, embora seja uma questão de motorização e não carroçaria. Não tenho conhecimentos nem vontade de discutir o assunto, mas foram factos que me passaram pelas mãos...

bmbelo escreveu:
Não me consegues dizer se quando montaste as tuas havia alguma folga entre elas e os plásticos da mota? Quais são os pontos de fixação em cima? Consegues botar aqui umas fotos só para eu escrutinar a coisa....?

A folga entre as carenagens e os ferros varia porque nem os plásticos nem os ferros são direitos. Posso dizer que nos sítios mais próximos não chegava a 2 dedos de folga. Mas os crash bars tinham algumas furações ovais, o que dá alguma afinação.
O ponto de fixação de cima é o mesmo da barra que suporta o depósito de combustivel. Tira-se aqueles parafusos e leva uns mais compridos. Fotos, vou ver o que se arranja.

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
bmbelo
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSeg Jan 07, 2013 10:09 am

Caríssimo, agradecido. Caso não tenhas as fotos à mão podes deixar de lado já que a questão do modelo das crashbar está esclarecida.... Agradeço a disponibilidade na mesma Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Criscarvalhoso
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
Criscarvalhoso


Moto : XTZ 660 3YF

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 8:20 pm

javleitao escreveu:
Boas,

A tua deve ser como a minha que é de 97. No livrete e numero de quadro é 3YF, mas no autocolante que acho que está debaixo do banco é 4MY. E isso é que define o modelo.
É como nas XT600E do último modelo até 99 ou 2000, são 4PT mas de livrete e quadro são 3TB.

Se diz que é de 91 a 96 eu arrisco a dizer que é o modelo de farol quadrado. Já vi em vários sítios marcarem a transição do modelo em 94, em 95 e também em 96 Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 645491

Se os crash-bars forem da Hepco & Becker consegue-se ver a diferença.
Só por curiosidade é estes crash bars que falas?
http://www.ebay.co.uk/itm/YAMAHA-XTZ660-XTZ-660-TENERE-ENGINE-GUARD-CRASH-BAR-/150912594397?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item23231771dd&nma=true&si=XnBX5pKn7TJ59iwOC0aNxS4ZXGs%3D&orig_cvip=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 247d_12

Se sim é para o modelo de um farol.

Por exemplo estes é para o modelo de dois faróis:

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY !CE,vWRQBGk~$(KGrHqEOKkME0UwvUZV3BNRzK4z2B!~~_12

Se reparares os ferros que fixam na parte de cima são mais compridos para contornar as carenagens.

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Boas:
alguem me podedizer onde posso conseguir uns crashbars para a xtz660 3yf?
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 8:41 pm

Criscarvalhoso escreveu:
Boas:
alguem me podedizer onde posso conseguir uns crashbars para a xtz660 3yf?

Assim para já só vejo estes:
http://www.ebay.de/itm/YAMAHA-XTZ660-XTZ-660-TENERE-ENGINE-GUARD-CRASH-BAR-/200877095856?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item2ec5353bb0#ht_638wt_1037

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Criscarvalhoso
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
Criscarvalhoso


Moto : XTZ 660 3YF

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 8:58 pm

javleitao escreveu:
Criscarvalhoso escreveu:
Boas:
alguem me podedizer onde posso conseguir uns crashbars para a xtz660 3yf?

Assim para já só vejo estes:
http://www.ebay.de/itm/YAMAHA-XTZ660-XTZ-660-TENERE-ENGINE-GUARD-CRASH-BAR-/200877095856?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item2ec5353bb0#ht_638wt_1037

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Pois, o piorde tudo é mesmo Fazer pagamentos paypal e encomendas de fora, nao sabem se na yamaha tbem vendem?? excederá muito os 150€?? desde ja obrigado na mesma por estes :)
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 9:22 pm

Criscarvalhoso escreveu:
Pois, o piorde tudo é mesmo Fazer pagamentos paypal e encomendas de fora, nao sabem se na yamaha tbem vendem?? excederá muito os 150€?? desde ja obrigado na mesma por estes :)

O problema deve ser mesmo a idade da mota, uma vez que os extras específicos já estão a ficar descontinuados.
Quando comprei a minha té (4MY) perguntei na Yamaha e a resposta foi que já esra um modelo antigo e já não havia os extras.
Mas por exemplo: O meu velhote tem uma Yamaha ybr125 e queria meter uns mata-cães e encontramos na net uns para aquele modelo. Mas antes de comprar foi à Yamaha e comprou muito parecidos e bastante mais baratos. Mas estamos a falar de uma mota de 2010 cujo modelo ainda se produz.
Nada como perguntar, mas duvido...

Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Empty
MensagemAssunto: Re: Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY   Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Esclarecimento - Diferenças 3YF/4MY
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Diferenças versoes da xt660x
» Dimensões de Pneus e Aros para a XT
» Diferenças xt1200z super ténéré 2010 2011
» Diferenças entre os Metzeler Karoo / Karoo T

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: