Sem menosprezo pelo que já foi bem dito...já inspecionaste as velas?
devemos sempre tentar diagnosticar um problema partindo do mais simples.
Só para veres a importancia do estado das velas aqui vai uma lista de problemas que se podem diagnosticar com as velas:
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos avermelhadas, castanho, amarelo, verde e branco incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos na gasolina ou no óleo que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faísca.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas:1-Ignição atrasada.
2-Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3-Filtro de ar obstruído.
4-Deficiência de energia para ignição.
5-Uso excessivo do starter (vulgo fechar o ar).
6-Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante mto tempo.
7-Vela de ignição muito fria.
Soluções Causas 1 a 6 - Fazer asafinações necessárias.
Causa 7 - Substituir as velas pela correcta (procurar no manual ou numa tabela de velas).
Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em velocidade lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.
Causas 1-segmentos ou cilindro desgastados.
2-Falta de assentamento do piston/segmentos/cilindro. Principalmente em motores rectificados.
3-Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções Substituir os segmentos ou rectificar os cilindros.
Confimrar o estado dos pistões, segmentos e cilindro.
Corrigir a mistura óleo/combustível.
Problema - Dificuldade no arranque, velocidade baixa irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efectuar secá-las e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
Problema - O motor bate e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas 1-Ponto de ignição adiantado.
2-Mistura ar/combustível muito pobre.
3-Deficiência no arrefecimento do motor.
4-Aperto insuficiente de vela.
5-Combustível com baixa octanagem.
6-Vela de ignição muito quente.
Soluções Causas 1 a 4 - Efectuar as regulações necessárias.
Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
Causa 6 - Substituir as velas pelo tipo correcto.
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos vermelhos, castanhos ou amarelos no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no combustivel ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se partido ou esmagado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e arrefecimentos brusco ou pelo choque mecânico da explosão. Uso de ferramenta inadequada para afinar folgas de valvulas.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e inspeccionar a as valvulas do motor.
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no piston.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta de ignição, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas 1-Ignição excessivamente adiantada.
2-Deficiência no arrefecimento do motor.
3-Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4-Vela de ignição muito quente.
Soluções Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e inspecionar o sistema de arrefecimento do motor.
Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que estiverem incrustados na câmara de combustão.
Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de côr castanha, castanho claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está a cumprir normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar esta operação de maneira contínua e satisfatória, limpar as velas e regular as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e trocando-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL DAS VELAS
Problema - Dificuldade no arranque. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela desgastou-se normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque a sua vida útil acabou.
Solução - Colocar velas novas