Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Soluços na minha XT600

Ir para baixo 
+6
trans/xt
Edgar
NunoGavazzi
Figa5
Marco F.
DDiniz
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Marco F.
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 17, 2010 11:43 pm

Olha que nem sempre , na Tengai tinha os mesmos sintomas e ainda mais e era unicamente a mola do diafragma que estava ''fraca'' (tinha sido substituida a de origem por uma mais fraca por um azeiteiro qualquer que achava que tinha queda para a mecanica)

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
DDiniz
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
DDiniz



Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 11:02 am

Edgar escreveu:


Passo a citar o que o autor deste video dizia
Citação :
E é exactamente sobre esse problema que aqui escrevo...

Sintomas:
Antes acontecia só a frio e piorava com tempo frio. Agora acontece sempre.
Principalmente ao relanti
O motor pára de funcionar violentamente com um barulho de algo metálico a bater, autentica martelada.

Tenho um pequeno vídeo com o som da martelada, logo vou tentar pô-lo no YOUTUBE.
Acompanhada por um spray de fumo oriundo da zona do carburador!
Ocasionalmente acompanhado de luz… julgo ser ainda mistura a explodir….
A zona está ligeiramente babada.


e já agora fica aqui uma foto dum colector de admissão lixado (falange de admissão)

Soluços na minha XT600 - Página 2 140320102128

ABR


Boas Edgar!

Obrigado pela dica.
Pela descrição desse companheiro apenas o que pus a vermelho acontece!

O que está a azul não.

Inclusivé até acho que tu e o Marco assistiram à minha XT fazer isso, qdo estive na tua garagem numas das revisões aqui do forum!

A questão dos rateres é pq ela engasga-se toda aí a partir das 4000 mil rpm...

Se tiver tempo logo tb faço um video para terem a ideia


Obrigado pessoal!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 12:05 pm

Citação :
Acompanhada por um spray de fumo oriundo da zona do carburador!
Ocasionalmente acompanhado de luz… julgo ser ainda mistura a explodir….
A zona está ligeiramente babada.

Esta descrição a azul... pode ser trocada, em vez de ver tipo spray de fumo oriundo da zona do carburador... por um cheiro muito intenso a gasolina na zona do carburador...
porque aquele spray de fumo é gasolina vaporizada...


mas para ter a certeza tens que desapertar as braçadeiras das falanges, e ver se está descolada...
começas pela que está do lado do escape... que normalmente é a primeira a dar o berro...
e se está tiver descolada...
nem precisas de ver a outra... porque deves troca-las aos pares...
Não é fácil de ver porque tens um espaço muito reduzido para detectar a folga, mas com um pouco de jeito e sensibilidade é fácil...



Também podes ver se está tudo bem com o filtro de ar e se está tudo encaixado... e no seu sitio...
Se a falanges tiverem OK, e o filtro de ar também OK, a vela e a folga da vela (que é nova) se o cachimbo da vela está bem encaixado... etc etc

Podes partir para outra zona...
Por exemplo: já me aconteceu um problema muito idêntico comigo, e era eléctrico...
Podes ver aqui nos registos de manutenção da minha XT
http://clubextportugal.com/revisoes-e-ajustes-f18/registo-de-manutencao-xt-600-e-t220.htm
O Motor falhava em altos regimes (às 5000 rpm); tinha o fio "verde & branco" na fixa do CDI semi-partido...
(ou seja: é um fio multifilar e tem cerca de 9 fios fininhos de cobre e uns 7 deles estavam partidos, e a corrente necessária não passava pelos outros dois)


Mas vê as falanges primeiro porque no teu caso já passaram da validade :study:


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DDiniz
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
DDiniz



Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 19, 2010 10:06 pm

Ora então para terem uma ideia do que acontece:

Soluços na minha XT600 - Página 2 Th_CIMG0180



Soluços na minha XT600 - Página 2 Th_CIMG0181

Agora imaginem em andamento... Rolling Eyes Rolling Eyes


Edgar vou seguir as tuas dicas e ver se noto algo nas falanges.

Já agora os fios q referes do CDI... o q é o CDI!?? :oops: :oops:
E já agora onde se localizam os fios?

Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 19, 2010 10:51 pm

DDiniz escreveu:
... o q é o CDI!?? :oops: :oops:

É apenas a unidade de comando da faisca ... (tas a ver a centralina , mesma coisa mas em versao simplificada Soluços na minha XT600 - Página 2 353512 )

Tens ai um ralenti a maneira , ate parece que tem o ar puxado ... :lol!: (so esse sintoma denuncia as falanges Rolling Eyes )

Cumps e boa sorte nisso amigo 8)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 19, 2010 11:47 pm

Pois é... deve ser uma falange...

Eu vi o 2 vídeos umas 50 vezes :face: e fiquei na mesma Neutral

Se a mota cheirar muito a gasolina tem que ser falanges, tens uma entrada de ar falsa... e tal e qual como entra ar também sai gasolina vaporizada...

Tendo em atenção que esse problema tem vindo a agravar-se...
no inicio só acontecia a relantim e quando estava fria...
e agora também acontece as 4000 rpm a quente...

Eu aposto nas falanges... ou falange do lado do 2º video...


Diniz temos que matar essa possibilidade antes de procurar outra causa... ou seja temos que ter a certeza que as falanges estão boas ou não antes de procurar outra causa...



Mas de qualquer das formas o teu CDI deve ser igual a este,
está por debaixo do quarda lamas traseiro (tens que tirar as pegas e mais duas porcas com parafusos)
o CDI tem duas fixas e tem 3 fios em cada uma delas...
No meu caso foi um fio da fixa maior e salvo erro era o Verde&Branco...

Mas a minha XT falhava só das 4.500 rpm para cima e as 5000 rpm dava pinotes mesmo desengata,
e no teu caso isso não acontece, ela as 5000 rpm fica estável Suspect

Soluços na minha XT600 - Página 2 Img?s=MLB&f=140671784_2102 Soluços na minha XT600 - Página 2 Img?s=MLB&f=140671784_8868

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DDiniz
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
DDiniz



Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 10:17 am

A ideia dos videos é tentar perceber como são os soluços do motor!

Eu manti uma aceleração constante entre as 4 mil e as 5 mil rpm´s...

Em andamente é mto pior acreditem! Neutral
Não dá mesmo para passar das 4mil...

Caso ñ vá para o mecânico este mês, vou tentar ver as falanges e o CDI (obrigado Marco :lol: ) e ver se noto algo!

Obrigado pelas dicas!
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 11:47 am

Sem menosprezo pelo que já foi bem dito...já inspecionaste as velas?

devemos sempre tentar diagnosticar um problema partindo do mais simples.

Só para veres a importancia do estado das velas aqui vai uma lista de problemas que se podem diagnosticar com as velas:

Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

Aspecto da vela - Resíduos avermelhadas, castanho, amarelo, verde e branco incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas - Impurezas ou aditivos na gasolina ou no óleo que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faísca.

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.


Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

Causas:
1-Ignição atrasada.
2-Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3-Filtro de ar obstruído.
4-Deficiência de energia para ignição.
5-Uso excessivo do starter (vulgo fechar o ar).
6-Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante mto tempo.
7-Vela de ignição muito fria.

Soluções
Causas 1 a 6 - Fazer asafinações necessárias.
Causa 7 - Substituir as velas pela correcta (procurar no manual ou numa tabela de velas).



Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em velocidade lenta.

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.

Causas
1-segmentos ou cilindro desgastados.
2-Falta de assentamento do piston/segmentos/cilindro. Principalmente em motores rectificados.
3-Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

Soluções
Substituir os segmentos ou rectificar os cilindros.
Confimrar o estado dos pistões, segmentos e cilindro.
Corrigir a mistura óleo/combustível.


Problema - Dificuldade no arranque, velocidade baixa irregular ou falha no motor.

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efectuar secá-las e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.



Problema - O motor bate e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

Causas
1-Ponto de ignição adiantado.
2-Mistura ar/combustível muito pobre.
3-Deficiência no arrefecimento do motor.
4-Aperto insuficiente de vela.
5-Combustível com baixa octanagem.
6-Vela de ignição muito quente.

Soluções
Causas 1 a 4 - Efectuar as regulações necessárias.
Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
Causa 6 - Substituir as velas pelo tipo correcto.


Problema - O motor falha principalmente na aceleração.

Aspecto da vela - Resíduos vermelhos, castanhos ou amarelos no bico do isolador.

Causas - Impurezas ou aditivos no combustivel ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.

Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.



Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se partido ou esmagado.

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e arrefecimentos brusco ou pelo choque mecânico da explosão. Uso de ferramenta inadequada para afinar folgas de valvulas.

Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e inspeccionar a as valvulas do motor.



Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no piston.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta de ignição, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas
1-Ignição excessivamente adiantada.
2-Deficiência no arrefecimento do motor.
3-Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4-Vela de ignição muito quente.

Soluções
Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e inspecionar o sistema de arrefecimento do motor.
Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que estiverem incrustados na câmara de combustão.
Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.


MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

Aspecto da vela - Com depósitos de côr castanha, castanho claro, cinza ou cinza claro.

Causas - A vela está a cumprir normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

Solução - Para assegurar esta operação de maneira contínua e satisfatória, limpar as velas e regular as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e trocando-as conforme a especificação no manual do proprietário.



FIM DA VIDA ÚTIL DAS VELAS


Problema - Dificuldade no arranque. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

Causas - A vela desgastou-se normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque a sua vida útil acabou.

Solução - Colocar velas novas
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 20, 2010 12:08 pm

...no teu caso e é uma opinião pessoal, vale pelo que vale, penso que poderemos estar na presenças de dois problemas distintos:

1 - Falta força em altos regimes
2 - falhas com ráteres

em relação ao 1º aconselho-te a usares o meu post anterior para tentares diagnosticar o problema . Na minha modesta opinião tudo indica teres mesmo os colectores de admissão descolados e em altos regimes o motor puxar ar de fora pelos mesmo enfraquecendo a mistura (adianto-te já que cada custa 48€ - mandei agora vir uma para a Té que estou a montar).

Em relação ao 2º, ráteres é em 99% das vezes sinónino de deficiencia na parte electrica. Mesmo com falhas de combustivel ou misturas deficientes, se a ignição se der como deve ser, com a combustão interior não há passagem de combustivel para o escape originando a acumulação de gasolina e combustão desta aquando de uma ignição subsequente (ouvindo o vulgar rátere - explosão)

Depois de trocares de velas (muitas vezes mesmo com bom aspecto elas partem o nucleo e dão falhas), tenta verificar o frágil e problematico sensor do descanso lateral.

Este sensor corta a corrente quando tentamos arrancar com o descanso em baixo. è muito util devido á segurança que representa, mas é fragil nas XT´s e origina muitos dissabores. Os sintomas, numa fase inicial, são precisamente falhas de ignição sem motivo aparente com os consequentes ráteres.

Para o fazeres, identifica o sensor na base do descanso lateral, segue os dois fios até á ficha que tem mais acima, desliga a ficha, e agora do lado da mota vêm dois fios para essa ficha, vais ter de ligar esses dois fios um ao outro (com um fio ou um arame). isola-os e experimenta a mota. Se ficar resolvido o problema das falhas, substitui o sensor ou anula-o do sistema (eu optei por este ultimo nas minha XT´s todas).

se não ficar resolvido...eu tentava verificar o funcionamento do botão de corte de corrente (vermelho no punho do lado Drt). Quando este tem maus contactos tb origina corte de corrente aliatórios e os consequentes ráteres.


Espero ter ajudado...
Ir para o topo Ir para baixo
DDiniz
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
DDiniz



Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 12:32 pm

Desde já obrigado Vitor pelo "manual" 8)

Mas tenho de ler e analisar bem o que escreveste, pois para quem é leigo ainda na mecânica das motos, é muita informação. :oops:

Mas até vou imprimir, para qdo estiver de volta da moto ler e perceber melhor o que se está a passar.

Mto obrigado mais uma vez

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Iceman
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Iceman


Moto : XTZ Super ténéré

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 23, 2010 1:55 pm

Victor tiraste-me as palavras da boca!!!

Soluços na minha XT600 - Página 2 730351
Ir para o topo Ir para baixo
m84xt
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310



Moto : XT600E - 1997

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 2:27 pm

chegou-se a resolver este problema? fiquei curioso!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQua Out 13, 2010 11:48 pm



Diniz tens novidades Amigo... Soluços na minha XT600 - Página 2 680704


ABR Soluços na minha XT600 - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DDiniz
Soluços na minha XT600 - Página 2 Star310
DDiniz



Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitimeQua Out 27, 2010 4:36 pm

Pois existem amigo Edgar!

A XT está de volta e com uma excelente forma Soluços na minha XT600 - Página 2 928393

O problema---> ficha do CDI com contacto defeituoso!
Ou seja problema eléctrico!

Deixei-a num mecânico da confiança que efectuou uma revisão geral na mesma, e desde desarmar o carburador e limpa-lo (mta sujidade), verificou que a ficha do CDI não estava em condições e daí os soluços!

De resto as falanges estavam em condições segundo ele.
Ele tirou umas fotos, a ver se as arranjo para as colocar aqui
Obrigado a todos pela ajuda

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Soluços na minha XT600 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Soluços na minha XT600   Soluços na minha XT600 - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Soluços na minha XT600
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» A minha XT600
» A minha XT600
» Diário da minha XT600 المغربي
» Boas Malta, comprei a minha primeira XT600
» Soluços ao fim de 2-3 min a alta rotação. (RESOLVIDO)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: