Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 5:00 pm
O unico problema de um sistema GPL numa moto seria fabricar um depósito que ao mesmo tempo tivesse a possibilidade de conter uma quantidade muito grande de gas e ao mesmo tempo não fosse muito volumoso e pesado
Os depósitos nos carro são muito grossos por causa da pressão/segurança, e só podem ser enchidos a 80% devido ao aquecimento e como o motor vai consumir mais litros de gás (o gás é em estado liquido dentro do depósito) a autonomia seria muito reduzida
imagina uma moto como a XT 600 E que tem um depósito de 15 litros de gasolina, e assumindo que se usava em apenas GPL (sem ser bi-fuel como os carros portanto) um depósito com o mesmo feitio para gpl levava +/- 10litros de gás (80%) como o motor consome mais, em vez de 5.5-6 ltr/100 passava a gastar 7.5-8ltr /100 o que dava uns 100 km de autonomia e uns 20 de reserva
isso com mais peso e decremento de uns 10% de potencia (GPL Aspirado) e 5% injectado (mas para ser injectado já teria de ter tambem um 2º depósito a gasolina (teria de ser bi-fuel)
O GPL tem muitas vantagens sobre a gasolina mas a questão económica se deve em grande parte a ser menos taxado do que a gasolina
Nuno
Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 5:12 pm
Aqui uns vídeos
Nota: A Kawasaki foi desenvolvida a pedido do exército americano devido a ser mais fácil ter diesel que gasolina em alguns locais do mundo.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 8:11 pm
creio que o futuro das motos está é nas electricas e nao em diesel's ou gpl. ja correm com uma moto no isle de man tt totalmente electrica.
ou ate fora de estrada como a zero-x
isto ja sem falar das electricas que ja se vendem no mercado. o mal disto esta ainda nas baterias que tem pouca autonomia e o custo de producao destes veiculos electricos ser ainda muito caro.
ogalho
Moto : XT600E - 1998
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 8:33 pm
webmonstro escreveu:
Há houve alguns modelos o exercito americano usou uma conversão de uma KLR 650 para poder usar diesel dos veículos militares
na india havia uns enfield com motor diesel
A track faliu
A razão principal é que tem a haver com as vantagens especificas desse tipo de motor
Se repararem o motor diesel tem mais vantagem quanto maior o motor e maior a cilindrada unitária do motor, ou seja gosta de cilindros "grandes" quando se começa a diminuir o tamanho o motor fica menos vantajoso
A Track foi um dos projecto mais vantajosos que apareceram porque usava um motor já desenvolvido (o do smart) e reparem que mesmo um 3 cilindros avançado com intercooler e turbo, injecção directa e muita electrónica desenvolve 67cv Um motor a gasolina dos anos 80 refrigerado a ar e com carburadores faz facilmente mais potencia (diversion 600 tem 61cv por exemplo)
A vantagem do consumo do motor dilui-se quando a moto custa 17500€ !!! dá para comprar uma moto a boa e uma cisterna de gasolina ou então uma 125 ou 250 que gasta o mesmo ou pouco mais para usar no dia a dia
Depois há o tipo de utilização O diesel usa-se mais o binário e as motas gostam mais de rotação ou seja a moto diesel perde o interesse de conduzir, o prazer de dar punho e sacar um cavalo por exemplo.
Mas a entrega de potencia também é importante repara que há muitos carros com motor a gasolina turbo e quantas motos conheces com turbo ? (muito poucas)
Há muita diferenças entre motos e carros Tens o exemplo da Honda que fabrica carros e motos e até tem motores de 1000 cc em ambos os mercados no entanto não há uma única peça em comum entre um motor de carro de 1000 cc e um motor de moto de 1000cc
Mesmo este Track tem transmissão por variador para compensar a pouca potencia e aproveitar melhor o binário
Depois há o mercado
Repara que ainda há motos novas à venda com carburador mas nos carros há quase 20 anos que não há !
Repara que ainda há motos refrigerados a ar
Repara que os carros têm menos percentagem do motor no custo do veículo total
O que significa é que portanto o motor a gasolina no carro tambem é muito sofisticado e a diferença para o motor diesel em custo de fabrico é pequeno
Fazer um motor totalmente dedicado para uma moto significa um grande investimento que dificilmente terá rentabilidade
É bomba de alta pressao, turbo, intercooler etc tudo coisas que não servem para outros modelos e que são peças de alta tecnologia que precisam de muitos testes e tudo isto teria de ser diluído no preço de uma moto que, para aproveitar as vantagens de um motor diesel teria de ter n0 mínimo 800-1000 cc e nunca concorrerá com as desportivas portanto o mercado resume-se a turística ou maxi-trail, ora nesse mercado o comprador não quer saber se a moto gasta 2l/100 ou se gasta 5 ou 6 (quem compra uma GS1200 ou s.Tenere ou FLR 1300 )
Talvez uma maxi-scooter 500 ou 600 de 2 cilindros , mas o preço mata o projecto e aí a vantagem de consumo seria menor (um diesel gastar se calhar 2l/100 e um a gasolina uns 4 )
Penso que o futuro passará por maior efeciencia dos motores a gasolina e depois / em conjunto com a tecnologia híbrido e eventualmente a full-electric (+10-15 anos para um volume mesmo a serio ) e passará ao lado do diesel
Nuno
wow!! Fiquei esclarecido
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 9:38 pm
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???
Não existem projectos para motos
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:12 pm
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???
Não existem projectos para motos
Há pois, E até tem DIY com video em Português
@Nuno, a explicação está fantabulosa
Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:18 pm
Eu aposto no Hidrogénio e nas Híbridas!!!
100% eléctrico só se resolverem a demora das recargas... imaginem o que seria numa viagem esperar horas por um reabastecimento para poder seguir viagem... Inviável!
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:29 pm
O hidrogénio não é um combustível mas sim uma forma de guardar a energia
ou seja a quantidade de energia necessária para produzir o hidrogénio é mais ou menos o mesmo que ela produz
não se pode abrir um buraco no chão e sai de lá hidrogénio como é o caso do petróleo ou gás natural, tem de ser
produzido de alguma fonte (da água ou do ar)
A questão do futuro da mobilidade é sempre um tema interessante
pessoalmente penso que o eléctrico está no futuro mas mais longe do que se pensa Essencialmente falta resolver o tempo de recarga
tem algum futuro como um nicho de mercado em termos de percurso curtos mas da forma que existe agora com 2 ou 3 vezes o tempo de recarga em relação ao tempo de utilização não vai ter hipótese de concorrer com motores a gasolina quando a gasolina continua a custar (antes dos impostos ) a 40 -50 centimos por litro
Nuno
knight250
Moto : Hyosung Aquila 650 efi
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:34 pm
javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???
Não existem projectos para motos
Há pois, E até tem DIY com video em Português
@Nuno, a explicação está fantabulosa
ao menos viram a marca da mota???
em relaçao ao hidrogenio, tanto quanto sei, é que para o produzir é preciso uma grande quantidade de energia(eletrica), quantidade essa que uma mota ou um carro nao consegue produzir, ou seja ia gastar mais eletricidade ... mas tambem nao tenho a certeza...
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:35 pm
@javleitao
Fiquei
Quando falei no Hidrogênio, pensava em motores electricos... desconhecia este processo do video... incrivel
Vou seguir outros do genero...
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:39 pm
javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???
Não existem projectos para motos
Há pois, E até tem DIY com video em Português
@Nuno, a explicação está fantabulosa
Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar
A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física
Nuno
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:50 pm
webmonstro escreveu:
javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???
Não existem projectos para motos
Há pois, E até tem DIY com video em Português
@Nuno, a explicação está fantabulosa
Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar
A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física
Nuno
Pois é a mota fica a trabalhar ao relantin Mas quando ele mete os tubos na admissão com a mão direita a esquerda puxa uma qualquer coisa junto do punho esquerdo que parece estar sincronizado com a rotação
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:50 pm
webmonstro escreveu:
Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar
A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física
Nuno
Tambem reparei nisso mas pensei tratar-se de gases acomulados... afinal e a treta do mito do motor auto alimentado...
knight250
Moto : Hyosung Aquila 650 efi
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:51 pm
Pronto ca esta a soluçao
metade eletrica ...metade queima calorias
Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
Assunto: Re: motos a gasoleo...porque nao? Qui Set 27, 2012 10:55 pm