Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ténéré de 94 possivelmente afogada

Ir para baixo 
+10
Hot_Marmota
javleitao
Jorge
Johnny_1056
Edgar
jfvf87
webmonstro
Nuno_Dias
marcoantonio
migueltenere
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
migueltenere
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
migueltenere


Moto : 94' XTZ660

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 10:33 am

Como pouco mexo na mota, tenho o hábito de fechar a torneira da gasolina, mas agora há duas semanas fui pô-la a trabalhar e esqueci-me da torneira aberta! Resultado: Há três dias fui para ir ouvir a mota a cantar, e tinha uma pequena poça de gasolina debaixo da mula!
Claro que a mula não pegou! Penso que deva estar encharcada em gasolina... Ténéré de 94 possivelmente afogada 730351
Depois ainda experimentei uma dica que um amigo me deu, mas sem sucesso! A dica foi puxar o acelerador a fundo e dar ao starter...
O que eu gostava era que me dessem umas dicas sobre como resolver isto... Ténéré de 94 possivelmente afogada 84716
- Terei de meter uma vela nova?
- Terei de desmontar o carburador, ou bastará abrir o parafuso da purga?

Sei que o ideal seria desmontar o carburador, até para verificar a agulha da cuba, mas o pouco que andei com a mota, ela andou bem e sem hesitações, e como "em equipa que ganha não se mexe" não queria estar a mexer muito...

Ténéré de 94 possivelmente afogada 919911
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 10:39 am

fecha a torneira, mete gasolina no deposito ... espera um ou dois dias, pra evaporar a q la está, e tentas liga-la ...mas tens de ver de onde ver essa fuga.
A minha tinha o deposito furado e pingava .. e gota a gota, ela some né ... qd dei conta, foi quase um deposito à vida.
Mas faz isso ... torneira fechada .. gota pro deposito e esperar .. depois, ligar a torneira e start nela ..
Ir para o topo Ir para baixo
migueltenere
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
migueltenere


Moto : 94' XTZ660

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 10:49 am

Isso foi mais/menos o que já fiz Marco, na Sexta-feira limpei o chão e deixei-a com a torneira fechada, ontem fui-lhe mexer, e tinha o chão novamente pingado e a mota também não pegou...

Só não meti gota no depósito porque ainda tem bastante!!!
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 10:58 am

se tinhas a torneira fechada e o chão tinha gasolina pode ser sinal de deposito roto/furado... tenta espreitar a ver se ves alguma fuga do deposito .. ha uma massa cinzenta q pode ser usada pra vedar essa fuga ... agora a torneira pode estar marada, mas não devia fazer isso, ha mta malta q não a fecha e qd ligam a mota, ela pega .. não deveria influenciar
Ir para o topo Ir para baixo
migueltenere
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
migueltenere


Moto : 94' XTZ660

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 11:33 am

Pois, a torneira pode ficar aberta, desde que a agulha da cuba consiga vedar bem a entrada de mais gota... coisa que parece que não está a acontecer!

Não acredito que o depósito esteja roto, pois o mês passado tirei as tampas laterais e o banco e tive a dar uma mirada em tudo, e estava tudo ok e seco! A seguir montei tudo no sitio e não lhe mexi mais...

Parece-me é que deve estar mesmo cheia de gota, e que a vela já deve ter morrido!
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 11:48 am

mas se esteve o fds com a torneira fechada, agora chegas à mota, ligas a torneira e ela não quer pegar (havendo gota no deposito), algo se passa ..
Ir para o topo Ir para baixo
migueltenere
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
migueltenere


Moto : 94' XTZ660

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 11:53 am

Por isso é que eu acho que após tanta insistência devo ter lixado a vela...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
Nuno_Dias



Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 12:45 pm

Já experimentaste?

"...ou bastará abrir o parafuso da purga?..."
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 2:20 pm

mesmo assim, ela tem fuga .. e tens de ver de onde é ..
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 2:23 pm

Boas
O mais certto é teres lixo na entrada da valvula da cuba do carburador e ela não vedar, bastará uma limpeza
Quanto ao não pegar, quando o se afoga em princípio basta fechar a torneira e dar a o start com o botão de ar na posição de arranque a quente(para dentro) e com o acelerador completamente aberto e ao fim de algumas tentativas deve "limpar" o motor , a gasolina evapora e seca o cilindro.
depois abres a torneira e deixas aberto uns 30sec e fechas novamente dás ao motor de arranque e se sentires que quer pegar é sinal que a vela ainda está boa mais umas insistências e deve pegar com o ar puxado e torneira aberta.

Se não então fazes o seguinte retiras a vela e fechas a torneira e dás ao arranque algumas vezes (não mutas) sem vela que o motor vais limpar depois colocas vela nova e tentas novamente

Se não pegar com a torneira aberta ao fim de 2 -3 tentativas deves sempre fechar a torneira para evitar continuar a afogar o motor

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
jfvf87
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310




Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 3:17 pm

Nem sempre é a válvula da cuba até porque geralmente as válvulas têm uma ponta cónica de borracha para vedar e o corpo da sede tem um filtro(alguns).
Alguns carburadores têm um o-ring a segurar e vedar a sede da válvula que também ganham folga e deixam passar gasolina. A reparação é bastante simples, por isso, não compensa andar a remediar com fechar a torneira porque até quando a mota está a trabalhar poderá estar a sair gasolina pelo tubo de respiro da cuba. Por letras a explicação fica complicada mas com a cuba aberta e uma foto fica mais fácil.

Cumprimentos
Faustino
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 3:24 pm

e a gota da mota q cai mesmo com a torneira fechada ... estranho não?
Ir para o topo Ir para baixo
jfvf87
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310




Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 3:44 pm

marcoantonio escreveu:
e a gota da mota q cai mesmo com a torneira fechada ... estranho não?

Marco supõe que a torneira está boa e que o carburador está cheio e fechas a torneira. Se houver fuga na válvula ou redondezas só pára quando as tubagens ficarem vazias que dependendo do tamanho da fuga pode demorar bastante tempo. Também já tive torneiras a babarem por fraco aperto mas o deposito furado também é uma hipótese mas se a mota afoga calculo que seja gasolina a mais dentro do sistema e não fora. Também posso ter interpretado mal o problema e estar a dizer algum disparate Rolling Eyes .

Cumprimentos
Faustino
Ir para o topo Ir para baixo
migueltenere
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
migueltenere


Moto : 94' XTZ660

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 5:33 pm

Nuno_Dias escreveu:
Já experimentaste?

"...ou bastará abrir o parafuso da purga?..."

Não, ainda não experimentei! Vou tentar hoje! Vou abrir o parafuso da purga e deixar correr um bocado e depois vou seguir os passos que o webmonstro indicou para ver se pega ou não.

Entretanto vou ver se compro outra vela, não vá aquela já ter entregue a alma ao criador!

Relativamente à fuga, será possivel remover a cuba do carburador sem tirar o depósito de combustivel?

Vou também rezando para que a bateria aguente mais uns testes Ténéré de 94 possivelmente afogada 656644 , pois ontem com tanta insistência, já estava a falhar... Já agora, é possivel dar-lhe carga com um carregador de baterias auto? E afinal dar um encosto com bateria de carro faz mal ou não? Já li tanta conversa sobre este tema, que cada vez estou mais confuso... Ténéré de 94 possivelmente afogada 546328

Obrigado pelas dicas malta Ténéré de 94 possivelmente afogada 919911
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Ténéré de 94 possivelmente afogada Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitimeTer Set 11, 2012 6:09 pm

migueltenere escreveu:
Nuno_Dias escreveu:
Já experimentaste?

"...ou bastará abrir o parafuso da purga?..."

Não, ainda não experimentei! Vou tentar hoje! Vou abrir o parafuso da purga e deixar correr um bocado e depois vou seguir os passos que o webmonstro indicou para ver se pega ou não.

Entretanto vou ver se compro outra vela, não vá aquela já ter entregue a alma ao criador!

Relativamente à fuga, será possivel remover a cuba do carburador sem tirar o depósito de combustivel?

Vou também rezando para que a bateria aguente mais uns testes Ténéré de 94 possivelmente afogada 656644 , pois ontem com tanta insistência, já estava a falhar... Já agora, é possivel dar-lhe carga com um carregador de baterias auto? E afinal dar um encosto com bateria de carro faz mal ou não? Já li tanta conversa sobre este tema, que cada vez estou mais confuso... Ténéré de 94 possivelmente afogada 546328

Obrigado pelas dicas malta Ténéré de 94 possivelmente afogada 919911

Numa tenere duvido muito que consigas fazer algo sem tirar o depósito especialmente numa tenere, isso é uma 660 não é ? de farol trapezoidal ?


Acho que deves começar pelo mais simples e no caso de ser necessário então retirar o carburador e liimpar

Já me aconteceu numa xt600 que tive a boia ficar presa (por estar muito tempo parada ) e depois de andar soltou-se e depois não tive mais problemas

Podes testar a vela, pode só ser necessário limpar

Podes carregar com um carregador auto à vontade
Quanto ao encosto pode fazê-lo DESDE que o MOTOR DO AUTOMÓVEL ESTEJA DESLIGADO ! caso contrário podes queimar o regulador pois estes funcionam de forma diferente dos dos automóveis e vai tentar absorver a voltagem toda excessiva que o alternador do automóvel gerar

nuno




Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Ténéré de 94 possivelmente afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Ténéré de 94 possivelmente afogada   Ténéré de 94 possivelmente afogada Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ténéré de 94 possivelmente afogada
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» TDM 850 Possivelmente gripada
» Protecções para a Ténéré / Super Ténéré / TDM900
» peças em fibra para tenere e s. tenere
» Consumos: XTZ 750 Super Ténéré vs. XT660Z Ténéré
» Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: