Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mala de depósito

Ir para baixo 
+8
Edgar
Johnny_1056
FISTSxOFxFURY
Rui Ludovico
devilpark
Luis Rosado
Jarod
Gonçalo
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
FISTSxOFxFURY
Mala de depósito - Página 2 Star310
FISTSxOFxFURY


Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:08 pm

é assim, eu tirei a carta o ano passado e foi isto que me disseram e até havia perguntas relativas a isso no exame (nao me saiu nada).

Mas em vez de mandarmos bujardas para o ar, porque nao falar com as autoridades competentes? Eles devem saber melhor que nós.

Em minha opinião, pode estar homologado, se no código da estrada diz que só se podem transportar mercadorias em reboques ou malas para o efeito, então sacos em cima do depósito não é legal senão na alínea falava nos sacos também. Os sacos são considerados não-seguros e podem dificultar as manobras na mota (se isso vos acontece ou nao, depende da vossa estatura e dos sacos que usam).

Mas lá está, isto que eu estou a dizer é baseado nas minhas aulas de código que tive. O instrutor dizia ser bastante experiente no que toca a motas, e sempre teve mota desde pequeno e parecia saber do que falava.

Mas se calhar é tipo os "P" na mota quando se vai pro estrangeiro... ninguem sabe dar uma resposta definitiva.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mala de depósito - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:14 pm

Eu levo sempre um "P"
e malas certificadas para o transporte de coisas Mala de depósito - Página 2 3438063878

Mala de depósito - Página 2 XT600_mala_zega

Mala de depósito - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
FISTSxOFxFURY
Mala de depósito - Página 2 Star310
FISTSxOFxFURY


Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:18 pm

oh Edgar, essa mala lateral nao é uma cena para por garrafas? é que parece bué ahahah se for, é genial!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Mala de depósito - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:32 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
nao há nada no codigo que fale em sacos no deposito ou outra coisa qualquer em cima do deposito... logo se no codigo nao diz nada, nao é legal (foi mais ou menos isto que o instrutor me disse, pois fala em levar bagagem em reboque ou caixa de carga apenas, uma mala no deposito nao é considerada caixa de carga). Mas eu confirmo no livro quando estiver em casa!

até vi isto num outro forum:
Citação :
A mala oferece a forma mais hermética de transporte (e legal, uma vez que é a unica forma prevista no código da estrada),

Boas;
Se o Código da Estrada não diz nada, não quer dizer que seja ilegal. Para ser considerado ilegal tinha que vir referido e qual a sanção referente a tal ilegalidade.
Um artigo para ser homologado, quer dizer que cumpre as normas de utilização e segurança a que se destina, logo é legal.

Quanto aquilo que se encontra nos foruns, nem tudo é verdade e infelizmente é um belo modo de propagação de asneiras.
Ir para o topo Ir para baixo
ACordeiro
Mala de depósito - Página 2 Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:35 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
oh Edgar, essa mala lateral nao é uma cena para por garrafas? é que parece bué ahahah se for, é genial!

Meu caro vê isto:

http://www.clubextportugal.com/t3818-passeio-13-maio-peregrinacao-em-honra-de-nossa-senhora-do-baleizao

P.S.- O único problema da moto da imagem é que a caixa não tem tampa. Mas se tivesse uma saca, como a do lado direito, a fazer de tampa estaria o problema resolvido. E dentro da LEI.
P.S.2- Eu tenho um saco do LiDL de imans que uso e nunca tive problemas. Se está dentro da lei, não sei. Mas esse é o menor dos meus problemas. Se fossem ver a moto está com várias peças que não estão homolgadas, com pneus maiores e jantes mais pequenas e a fazer um barulho que acorda até os mortos, etc.....
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mala de depósito - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 12:41 pm

Citação :
oh Edgar, essa mala lateral nao é uma cena para por garrafas? é que parece bué ahahah se for, é genial!

Também leva garrafas Mala de depósito - Página 2 449138

Mas o objectivo é o transporte de tudo e mais alguma coisa Mala de depósito - Página 2 796959

e esta mala foi bem Amolgada http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/05/churrasco-on-xt-wheels.html

Citação :
P.S.- O único problema da moto da imagem é que a caixa não tem tampa. Mas se tivesse uma saca, como a do lado direito, a fazer de tampa estaria o problema resolvido. E dentro da LEI.
não pode ser caixa aberta Mala de depósito - Página 2 546328
os camiões têm caixas abertas...


ABR Mala de depósito - Página 2 919911

PS: estou a brincar com isto... espero que não me interpretem mal Mala de depósito - Página 2 3438063878
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Mala de depósito - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 1:17 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
nao há nada no codigo que fale em sacos no deposito ou outra coisa qualquer em cima do deposito... logo se no codigo nao diz nada, nao é legal (foi mais ou menos isto que o instrutor me disse, pois fala em levar bagagem em reboque ou caixa de carga apenas, uma mala no deposito nao é considerada caixa de carga). Mas eu confirmo no livro quando estiver em casa!

até vi isto num outro forum:
Citação :
A mala oferece a forma mais hermética de transporte (e legal, uma vez que é a unica forma prevista no código da estrada),

Fist

Geralmente a logica costuma ser ao contrario, ate prova em contrario somos sempre inocentes, neste caso, a nao ser que haja algo que diga especificamente que nao podes andar com saco de deposito entao nao podem "imbirrar" com isso. pois saco de deposito e feito para agarrar no deposito, nao atrofia o guiador e causa menos instabilidade que uma top case pois esta mais proxima do centro de gravidade da mota

Isto e a minha forma de ver
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
Mala de depósito - Página 2 Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 1:29 pm

boas, por acaso lancei esta discussão á uns anos atras noutro fórum de duas rodas e nao se chegou a nenhuma conclusão...é que a lei é omissa e como tal podera ter interpretacoes diferentes. basicamente a conclusao a que se chegou é que a policia tem mais que fazer do que se preocupar com esta questao das malas.

chegou-se ao ponto de entrar em contacto com o imtt e a resposta foi esta...digam lá se não ficámos na mesma Mala de depósito - Página 2 296550

De: imtt@imtt.pt [mailto@imtt.pt]
Enviada: terça-feira, 30 de Junho de 2009 14:50
Para: Imtt Mail Geral
Assunto: Formulário de Contacto IMTT - Veículos

Pedido de Contacto
Assunto: Veículos
Nome: J.... M..... P.....
E-mail: j............@

Morada: Rua......
Telefone: 922...
Mensagem:
Boa tarde, Sou motociclista há vários anos e tenho como adquirido a legalidade do uso dos vulgos sacos de depósito e alforges para transporte de carga no motociclo.

Contudo, pela leitura do art.º 92.º do CE, tenho algumas reservas sobre o tema.

"Artigo 92.º Transporte de carga
1 - O transporte de carga em motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor ou velocípede só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.
2 - ..."

Ou seja, a questão é saber se os sacos de depósito e alforges (em material textil) podem ser considerados, nos termos do supracitado artigo, como "caixa de carga". Antecipadamente grato pela vossa resposta. Cumprimentos do, João Pedro.

Ou seja, ao não serem considerados como caixa de carga, não estão em conformidade com o referido artigo do CE."



RESPOSTA DO IMTT:


"Segue a Resposta do IMTT:


Boa Tarde

Partindo do princípio que os elementos que são referidos apresentam as dimensões que são comuns observar-se em equipamentos deste tipo, excluindo-se assim caixas de dimensões anormais, os referidos equipamentos não são considerados caixas de carga.


Com os melhores cumprimentos


Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres

Call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt


Ir para o topo Ir para baixo
FISTSxOFxFURY
Mala de depósito - Página 2 Star310
FISTSxOFxFURY


Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 2:10 pm

tenham lá calma vá.

Eu tou a falar com base naquilo que me ensinaram no codigo que tirei há um ano.

Obvio que o que se le nos foruns nem tudo é verdade, eu proprio sou admin de um outro forum e sei como as coisas se propagam.

Este é mais um assunto como milhentos outros relativos a carros e motas e camioes em que ninguem se entende e que quando se pede ás autoridades competentes, nem eles sabem responder e dão á volta á questao como na resposta que o Mario Carvalho apresentou aí e tal como na resposta do "P" na traseira da mota, em que cada autoridade de cada país diz uma coisa diferente e nós temos que nos fiar na base da suposiçao.

Se são homologadas então usem. Como já disseram, a maior parte anda com as motas todas alteradas e nunca lhes acontece nada, mas outros andam sem piscas e levam com multa e inspecçao B como eu já vi. Falei neste assunto também para poder dissipar duvidas e ver se alguem tinha mais info sobre este assunto. Cada um faz o que quiser, o que interesse é tirar o maximo partido das nossas motas, seja andar com malas de lado ou á frente ou atrás ou em cima!



Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Mala de depósito - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 2:59 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
tenham lá calma vá.

Eu tou a falar com base naquilo que me ensinaram no codigo que tirei há um ano.

Obvio que o que se le nos foruns nem tudo é verdade, eu proprio sou admin de um outro forum e sei como as coisas se propagam.

Este é mais um assunto como milhentos outros relativos a carros e motas e camioes em que ninguem se entende e que quando se pede ás autoridades competentes, nem eles sabem responder e dão á volta á questao como na resposta que o Mario Carvalho apresentou aí e tal como na resposta do "P" na traseira da mota, em que cada autoridade de cada país diz uma coisa diferente e nós temos que nos fiar na base da suposiçao.

Se são homologadas então usem. Como já disseram, a maior parte anda com as motas todas alteradas e nunca lhes acontece nada, mas outros andam sem piscas e levam com multa e inspecçao B como eu já vi. Falei neste assunto também para poder dissipar duvidas e ver se alguem tinha mais info sobre este assunto. Cada um faz o que quiser, o que interesse é tirar o maximo partido das nossas motas, seja andar com malas de lado ou á frente ou atrás ou em cima!




Ou em baixo xD
Ir para o topo Ir para baixo
devilpark
Mala de depósito - Página 2 Star310



Moto : -

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 28, 2012 3:39 pm

Adorei a resposta do IMTT Mala de depósito - Página 2 945103
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mala de depósito - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 29, 2012 1:13 am

Pedroxt escreveu:
Adorei a resposta do IMTT Mala de depósito - Página 2 945103

não percebi a resposta Mala de depósito - Página 2 680704

mas dá ou não dá ??? Mala de depósito - Página 2 796959
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
devilpark
Mala de depósito - Página 2 Star310



Moto : -

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 29, 2012 1:40 am

Pois nem eu percebi!!! daí achar graça!! Não faz sentido nenhum o que eles dizem.. é uma contradição autentica!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ACordeiro
Mala de depósito - Página 2 Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 30, 2012 3:16 am

Bem depois de brincar vai agora um pouco mais sério.

Penso que se pode usar sacos no depósito. Já andei muito tempo com sacos e juntamente com as autoridades, às vezes com mais de trinta motos e cinco carros e ninguém disse nada,

Ontem nem de propósito vi dois GNRs com as suas Falcon equipadas com sacos de depósito, aqui na Ericeira por altura do festival musical que está acontecer. Sumol Summer Fest.

Conclusão usem e abusem.
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
Mala de depósito - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitimeSáb Jun 30, 2012 2:37 pm

1º O LIDL de tempos a tempos tem sacos de depósito e outros produtos para quem anda de mota !
Penso que normalmente é por alturas de Setembro (foi quando eu comprei lá o meu saco de depósito).
Mas noutro fórum falam que compraram lá em Março deste ano.
Mala de depósito - Página 2 PT_69432_01_b

2º É legal andar com sacos de depósito nas motas daí a homolgação !!!

Homologação - Ratificação dada pela autoridade superior e competente a certos atos acordados entre as partes de determinado processo, para que produzam efeitos jurídicos.

Mala de depósito - Página 2 37087
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mala de depósito - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Mala de depósito   Mala de depósito - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mala de depósito
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» CAPA DEPOSITO E MALA BAGSTER +2 ESPELHOS ORIGEM XT600E + MALA DE IMAN PARA VARIAS MOTOS
» proteçao deposito
» capa de deposito
» Suporte para mala e pegas pendura
» Mala esquerda FJR1300, Concha protectora cinza.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Peças e Acessórios-
Ir para: