Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 26, 2012 9:34 pm
jfvf87 escreveu:
As Impurezas são um problema para uma boa montagem e infelizmente por aqui e ali aparecem sempre pêlos do meu cão, não sei se vem agarrados à roupa ou se voam simplesmente. De vez em quando lá aparece um pêlo irritante como na seta vermelha. Nas setas amarelas estão os veios dos balancins(não sei se se escreve assim em português). Aqui peço-vos ajuda numa dúvida. Nota-se que alguém já tinha andado a mexericar neste motor e quando desmontei reparei que um dos veios do balancim não trazia o-ring. Pensei que tivesse sido algum azeiteiro a montar o motor mas a verdade é que no manual só fala em substituir o o-ring do veio traseiro e o kit de juntas só traz um para substituição. É normal? Medi as posições dos caminhos de lubrificação e não encontrei problemas em colocar o-ring no veio da frente também. Tenho receio de estar a fazer asneira em colocar e receio em não colocar por ser um ponto de quebra de pressão de óleo.... Alguém me tira essa dúvida?
O tal o-ring...
Regressado de férias estou lentamente a pôr a leitura em dia. Estás a fazer o trabalho com muita classe. Acho que nem os profissionais trabalham assim, só mesmo nós a trabalhar no que é nosso. Os meus sinceros parabéns.
Desconheço se o O'ring falta ou não, pelo que te aconselho a telefonar para o Departamento Técnico da Yamaha Portugal. Acredito que te responderão a tudo e com muito gosto como uma vez fizeram comigo. Afinal também são apaixonados pela mecânica senão não estavam lá.
Tive um problema numa Diversion depois de os mecânicos terem mudado o óleo num concessionário multimarca onde trabalhei. Com o óleo ao nível, depois de aquecer a luz de falta de pressão de óleo acendia.
Depois de fazer tudo o que sei e o que não sei, não consegui descobrir o gato. Telefonei para a Yamaha, e o responsável técnico, salvo erro João (Eng.), disse-me que naquele modelo daquele ano era necessário meter não me recordo quantas centenas de gramas de óleo a mais. Mesmo passando acima da janela da tampa (achei curioso ele referir peso e não volume de óleo).
Disse-me ainda que a Yamaha tinha uma Ordem de Serviço a referir isto. Pois, é o defeito das oficinas multimarca, e é por isto que hoje eu não percebo como é que podem existir Precisions, Bosch, Norautos a fazer revisões sendo o fabricante obrigado a continuar a dar garantia...
jfvf87 escreveu:
Aqui é pena de não ter tirado fotos da lavagem da malha que está dentro daquela peça que é uma espécie de funil. Já tinha sido lavado mas se não fosse tudo desmontado e bem limpo com ar comprimido o motor ia ser fechado com bastantes limalhas...
O nome correcto desta peça tipo funil é chupador de óleo.
jfvf87 escreveu:
Apeteceu-me fotografar... porcas da cabeça. Alguém sabe se este motor precisa de ajuste no aperto ao fim de X km?
Eu faço sempre isso. Com a vibração, forças geradas pelo motor, juntas novas, o material cede sempre mesmo que seja pouco.
Se fosse eu, depois de rodado dava-lhe uma boa coça, metendo-lhe carga gradualmente até esgotar a rotação, andando assim uma boa meia-dúzia de quilómetros. No dia seguinte reapertava para os valores do fabricante.
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Jul 17, 2013 8:58 am
Olá a todos
Para ai há dois dias que o carregador tem uma luz verde a informar que está carregada uma bateria nova que comprei há umas semanas para a TDM...Isto só para dizer que o tópico não está morto. Fui a Marrocos de férias (de mota ) e depois disso tenho tido imenso trabalho na oficina. Às vezes vai havendo pouca vontade para os projectos pessoais e as motas da malta amiga claro que têm prioridad€. A TDM ainda levou uma intervenção na cabeça por uma válvula não estar a vedar bem mas agora parece só precisar de afinação da folga válvulas. Entretanto ficam algumas fotos de alguns dos trabalhos que me têm mantido ocupado e que tenho certeza que vão gostar:
Motor XR650R Partido e recuperado:
Motor Fazer 600 com a 2ª mudança a saltar
Mecânica NTV650 para carteres XL600V
Acho que esta semana ainda começo a fazer a rodagem à sra. TDM se a preguicite não me atacar
Cumprimentos Faustino
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Jul 17, 2013 10:56 am
Lindas fotos. A Oficina é limpinha, parece um Hospital Parabéns
jfvf87
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qui Ago 01, 2013 5:48 pm
Viva
Hoje de manhã sobrou-me tempo e vontade de dar um olho na TDM
Levou a nova bateria. Aproveitei para lhe substituir o canhão que subitamente avariou da última vez que lhe mexi.
Também substitui a suspensão dianteira e como estava seca levou óleo novo 10W como manda o manual Haynes. Como o pneu já estava mais gasto de um lado e só aguentava a pressão durante alguns dias aproveitei e fui buscar o que precisava à irmã que está encostada lá a um canto e que pelo aspecto que já leva não deve voltar à vida
Já está agendada uma revisão a outra mota para amanhã por isso ainda hoje assim que chegar de Lisboa vou tentar ter esta menina pronta para rodagem.
Uma curiosidade...Ao consultar o autodata passei os olhos pelo óleo do motor e para meu espanto aparece lá 20W40 e no Haynes aparece 10W40... Esta TDM está servida com óleo 10W40 mas pelo que conheço do motor acho que também não ficava mal com 20W40...Alguma luz?
Abraço a todos Faustino
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qui Ago 01, 2013 6:22 pm
jfvf87 escreveu:
Esta TDM está servida com óleo 10W40 mas pelo que conheço do motor acho que também não ficava mal com 20W40...Alguma luz?
Haverá alguma vantagem no 20W40? O 10W40 é mais fino e a frio começa a lubrificar mais depressa, não? Eu preferiria o 10W40...
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qui Ago 01, 2013 10:41 pm
Granda pinta força nessa empreitada. Parece-me que nos conhecemos de outra casa de grandes motos também, certo amigo JFVF ?
portista
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Sex Set 06, 2013 8:48 pm
Este "projecto" agrada-me em particular! Há novidades?
jfvf87
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Seg Nov 25, 2013 10:00 am
Olá a todos
Isto tem andado ao sabor da disponibilidade
Há uns dias ficou uns minutos a trabalhar ao relantim, disparou 2 vezes a ventoinha e encostei a mota.
Ontem à noite com um frio terrível fez os primeiros 32 km.
Este motor é espectacular. Uma força excelente, chega aos 140 num piscar de olhos.
Como está neste momento. Se o motor provar que está bom monto o resto.
Cumprimentos Faustino
jfvf87
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Seg Nov 25, 2013 10:04 am
krieg escreveu:
Granda pinta força nessa empreitada. Parece-me que nos conhecemos de outra casa de grandes motos também, certo amigo JFVF ?
Tal e qual Boas transalpadas
Jordao
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Seg Nov 25, 2013 4:55 pm
Esta semana fiquei apeado com a TDM era de noite numa estrada de sentido único e a subir. Apalpei a torneira de gasolina e virei-a para o oposto, insisti com o motor de arranque mas não ligou. Com a pouca luz do telemóvel reparei que a torneira estava no "ON", conclui rapidamente que a reserva já era e que teria de puxar pelos músculos . Encaminhei-a de forma a chegar ao ponto de partida daquela curta viagem e enquanto aproveitava a descida percebi que não tinha balanço suficiente e teria de empurra-la. A noite rapidamente se tornou quente e o único objectivo era encontrar gasolina. 5 Litros foram suficientes mas demorados a chegar à faisca das velas . A TDM regressou novamente à vida e chegou ao estaleiro com uns modestos 50km.
Se tudo correr como planeado no próximo dia 15 Domingo vai a Viseu (pelo sim pelo não o seguro vai ter assistência em viagem ).
Cumprimentos Faustino
jfvf87
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Dez 11, 2013 10:13 am
Viva
Uma das melhores deslocações para o trabalho (da Charneca da Caparica até Lisboa cerca de 20km).
Pelo caminho levou 10 euros de gasolina para não se repetir o episódio anterior.
Hoje, na volta deve completar os primeiros 100 kilometros .
Hoje a TDM portou-se lindamente. Fez parte da autoestrada a 140, quase que tocou nos 160 sempre com potência disponível.
Aqui fica um video já no estaleiro
A minha primeira cambota rectificada. Ainda é cedo para dizer que ficou resolvido mas o nervosismo já deu lugar a satisfação.
Acho que a outra TMD ainda vai voltar à vida
Cumprimentos Faustino
jfvf87
Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Sex Dez 13, 2013 11:40 am
Olá a todos ...está ai alguém?
Mesmo que tenham desaparecido ou estejam adormecidos os interessados neste tópico vou continuar a actualizar até que chegue a alguma conclusão sobre esta reparação. Antes de abrir este tópico procurei na net informações sobre este tipo de reparações na TDM e não fiquei satisfeito com os resultados. Assim pelo menos fica aqui um exemplo se vale apena ou não reparar estes motores gripados.
Esta TDM ainda não está toda montada e tem algumas peças semi soltas, por isso, é um bocado ruidosa em alguns regimes do motor ou quando passo em buracos. A confiança na máquina tem estado a subir e ontem apertei com ela no eixo norte sul em direcção a Lisboa e assim que paro ao vermelho num semáforo começo a ouvir uma biela tocada. Quase que entrei em pânico a tentar-me convencer para não sofrer por antecipação. Arranquei à luz verde e assim que uma carrinha a gasóleo se afastou do meu lado o ruído desapareceu...
Ontem meti mais 10 euros de gasolina nesta sugadora deste bem precioso e fui fazer mais uns quilómetros à noite. No seguinte video não fica provado as varias vezes que ela tocou nos 180km/h porque mesmo a 140 o telemóvel ia-me voando da mão, foi o melhor que consegui...