| TDM 850 Possivelmente gripada | |
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+12Moutinho krieg paulo portista odamA Johnny_1056 Edgar rodinhas angelo_lopes FISTSxOFxFURY Pmvpires jfvf87 16 participantes |
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Autor | Mensagem |
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angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qui Ago 30, 2012 12:32 pm | |
| Obrigado, Faustino. Quando não trás junta de origem, é mesmo com silicone. Abraço, | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Dom Set 02, 2012 11:47 pm | |
| Viva Hoje tive uns momentos para fazer alguma coisa no motor. Tirei algumas fotos mas deixo só a seguinte: Amanhã devo colocar as restantes fotos e a explicar o que foi feito. Cumprimentos a todos Faustino | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Seg Set 03, 2012 3:59 pm | |
| Mais fotos Não tenho fotos de tudo mas foi tudo desmanchado, lavado, sobrado e pré-lubrificado...Até agora não há folgas que ultrapassem as de limite de serviço Foi ensaiada a união dos dois carteres e verificado se todas as mudanças entravam e o movimento da cambota, folgas laterais, entre outros. Depois de tudo verificado foi aberto novamente par levar uma fina camada película de silicone. As Impurezas são um problema para uma boa montagem e infelizmente por aqui e ali aparecem sempre pêlos do meu cão, não sei se vem agarrados à roupa ou se voam simplesmente. De vez em quando lá aparece um pêlo irritante como na seta vermelha. Nas setas amarelas estão os veios dos balancins(não sei se se escreve assim em português). Aqui peço-vos ajuda numa dúvida. Nota-se que alguém já tinha andado a mexericar neste motor e quando desmontei reparei que um dos veios do balancim não trazia o-ring. Pensei que tivesse sido algum azeiteiro a montar o motor mas a verdade é que no manual só fala em substituir o o-ring do veio traseiro e o kit de juntas só traz um para substituição. É normal? Medi as posições dos caminhos de lubrificação e não encontrei problemas em colocar o-ring no veio da frente também. Tenho receio de estar a fazer asneira em colocar e receio em não colocar por ser um ponto de quebra de pressão de óleo.... Alguém me tira essa dúvida? O tal o-ring... Aqui é pena de não ter tirado fotos da lavagem da malha que está dentro daquela peça que é uma espécie de funil. Já tinha sido lavado mas se não fosse tudo desmontado e bem limpo com ar comprimido o motor ia ser fechado com bastantes limalhas... Mexer num motor mexe sempre comigo e nesta fase da montagem achei interessante ver a primeira nova junta de papel, o contraste. A seta verde aponta para a válvula de alivio da pressão de óleo. A tampa inferior do motor, talvez o melhor sítio para colocar um interruptor da pressão de óleo já que contem parte das tubagens que lubrificam a cambota...problema parece ser mesmo o ponto mais próximo do chão. Aqui a desarrumação e parte dos montes de papel. É preferível utilizar papel porque não liberta pêlo como os trapos E pronto esta foto é a anterior já publicada e foi uma tentativa de deixar as coisas arrumadas. Vê-se o manual à esquerda. A corrente de distribuição também está bonita e saudável. Próxima etapa é ver os estragos e folgas nos núcleos da bombas de óleo.... Como será que estão depois de sugarem tanta limalha Terei muito gosto em pagar um copo a quem me ajudar com a questão do ó-ring. Cumprimentos Faustino | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Seg Set 03, 2012 4:18 pm | |
| Mais uma foto As capas 0.25 da Clevite... e como foi encomendado para carro tenho mais outras 3 caixas novas. Como já tinha dito o torneiro explicou que com estas não conseguiria cumprir as normas, só com as 0.50 e pronto. Ficam guardadas para outras núpcias. Cumprimentos Faustino | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Ter Set 04, 2012 10:33 am | |
| Nova fornada de fotos Trabalhos de ontem: Bombas de óleo Medição de folgas internas, externas e laterais dos rotores. Medidas dentro das standard e longe do limite de serviço mas com trincas e riscos Pré-lubrificação. Todas as peças colocadas nas posições originais para não criarem folgas adicionais. Depois de verificado o movimento dos dois rotores em busca de prisões foi ensaiado o encaixe no motor. Bombas e juntas instaladas. Aqui a tampa das bombas e os parafusos associados no saco, deu mais trabalho ao desmontar mas facilita imenso a montagem. Pormenores deste tipo é que eu digo que andou aqui um mexerico neste motor. A tampa não devia fechar bem e algum malandro forçou com os aperto dos parafusos... Instalação do veio do pedal e selector das mudanças. A funcionar 5 estrelas. Aqui a tampa superior e a mesma história do saco com os parafusos. Foi só retirar os restos de junta lavar tudo e montar. Está a compor-se Não foi nada de espectacular mas eram coisas que tinha de ser feitas. Como a minha mãe me ajudou a lavar as peças e tinha máquina fotográfica foi de aproveitar. Próximo episódio será despoluir cilindros, faciar bloco e preparar a cabeça. Não sei se reparam que ainda não instalei definitivamente os balancins por causa da dúvida do ó-ring...um esclarecimento agradecia-se Cumprimentos Faustino | |
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krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Ter Set 04, 2012 11:41 am | |
| É muita areia para o meu taipal Granda tópico. Obrigado por partilhares todas as fotos desta profunda reparação. Ai quando ela cantar Vai continuando a actualizar-nos na evolução. | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Ter Set 04, 2012 3:30 pm | |
| Eu é que agradeço o incentivo. Estou bastante entusiasmado com esta montagem.
"Ai quando ela cantar" ehehe pode ser que cante bem... ou não. Logo se vê, estou convencido que é uma montagem razoável para que este motor faça muitos e bons kilometros.
Cumprimentos Faustino | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 12:10 am | |
| Outra fornada de fotos Bloco faceado, antes e depois Alguns riscos nas paredes O indesejado espelho Seguiu-se o despolimento Aqui sem um único risco vertical no curso dos segmentos Foram várias as tentativas de tirar uma foto que mostra-se o real estado da coisa. Com ou sem flash as fotos exageravam as estrias helicoidais e esta foto pareceu-me a mais aproximada Pronto para a rodagem esta foi a última foto e pouco mais fiz que desarmar a cabeça Cumprimentos Faustino | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 2:11 am | |
| FIXOLAS MUITO FIXOLAS Aquele tubo da ultima fotografia... o tubo da agua... nas ST por vezes ganham fuga vais desaperta-lo para ver como está a união ?? Belo trabalhinho quando ela estiver a rolar, temos que organizar um Bejeca Race | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 12:02 pm | |
| Quase em directo Viva Edgar Já lá vou a esse tubo Limpeza das válvulas e um polimento (zinho) , não foi a fundo mas como não é motor para grandes prestações fica melhor do que só as rodar. Aqui a caixa para guardar as válvulas na mesma ordem. Atrás estão as molas e acessórios das válvulas da outra TDM que vai demorar mais tempo a reparar porque o motor não está em tão bom estado que este (guardaram mal uma série de peças e por exemplo as cames não têm aproveitamento porque ficaram cobertas de ferrugem ) A mesma caixa Os retentores/vedantes das válvulas. Estas são sem dúvida mais umas das peças obrigatórias a mudar numa intervenção destas. Estes vedantes não rodaram muito porque a mota tem poucos quilometros mas confirmam a necessidade de mudar porque a borracha já está um pouco rija. Quando uma mota tem boa compressão e gasta óleo é provável(pode não ser) existir problema nestes retentores. Agora sim Edgar o tal tubo....para mim é o tubo teimoso Ontem tentei todas as mesinhas que conheço para o retirar mas nada. Liquido do tipo de WD, óleo de travões, calor, porrada, coloquei os pés no cabeçote e puxei com toda a força. Ficou a noite com o líquido penetrante e não mostra sinais de fraqueza. Até procurei mais algum parafuso...Estava tentado a deixa-lo lá mas agora que falaste nele.... Aos poucos vai avançando Cumprimentos Faustino | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 4:44 pm | |
| Sobre o tubo não sei ele só tem um parafuso e para vedar tem um simples oring Eu conheci duas ST que tiverem que trocar o tubo... não sei se foi por ele romper com a ferrugem... ou se o oring deu o berrou... Talvez o João ou alguém possa dar uma ajuda... dar uma melhor opinião sobre esse tubo se ele está calcinado e agarrado talvez seja sinal que está a apodrecer e necessita de ser visto ou trocado Mas ao certo... eu não sei... | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 7:58 pm | |
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jfvf87
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 10:12 pm | |
| O torno pronunciou-se e o tubo saiu . Depois de uma conversa com o torno o tubo não teve outro remédio que não dar de frosques. Agora vou fazer mais qualquer coisa como tirar fotos Cumprimentos Faustino | |
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paulo
Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qua Set 05, 2012 11:58 pm | |
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Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada Qui Set 06, 2012 12:33 am | |
| Isto é uma loucura ...
É quase como viver numa oficina durante a noite, qd me agarro ao PC...
Keep going !
Espectáculo . | |
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| Assunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada | |
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| TDM 850 Possivelmente gripada | |
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