Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Verificar o Nível do Óleo (XT600E)

Ir para baixo 
+14
nfduarte
krieg
Pmvpires
neves
sidneyt
rui braz
NJ
Alexandre
Fortuna
javleitao
Sub
Marco F.
shok
Edgar
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 10:27 pm

Alexandre escreveu:
... ...
Aqui no manual da XT660R a Yamaha indica o próprio óleo, Yamalube 20/50 SL JASO/MA

http://www.ootobaimotos.com.br/uploads/produtos/90793ab401.jpg

O 20/50 no Brasil deve ser excelente porque é para uma temperatura de 5ºc até 50ºc

em portugal temos nalgumas zonas do País com 0ºc e raramente temos mais que 42ºc de máxima
por isso usamos o entre o 10 e o 15 de mínima e 40 50 de máxima...

Nesta tabela dá para escolhermos o óleo consoante o clima da zona onde vivemos ...

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Oleo5


NJ escreveu:
... ....
ja agora por onde sai o oleo a mais que Vai p/ a caixa do filtro de ar.¿
... ....

O óleo vai para a caixa do filtro de ar através do tubo do respiração do motor...

como a caixa do filtro de ar está mais baixa que o deposito de óleo, ainda torna mais fácil a projecção de óleo para o filtro...
Basicamente não é óleo, mas sim ar quente com partículas de óleo, que depois condensa e forma-se óleo...
Pode parecer mau mas não é porque acaba por lubrificar a zona de combustão, porque juntamente com o ar entra algum desse óleo... e fica tipo XT600E a 2 tempos Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 796959
Se tiveres o óleo a meia vareta não há tanto desperdício de óleo... e só quando puxares muito pelo motor é que a pressão envia óleo para lubrificar o ar...

Eu tenho sempre a vareta a meio, e por isso eu tenho consumos de óleo baixos na minha XTE...


NJ escreveu:
... ....
... suponho que Nunca devia estar acima do max, com motor quente ou frio...correcto.¿
... ....

Quando está frio nem toca na vareta... ou por vezes toca muito ao de-leve mas muito abaixo do mínimo...
Quando está quente deve estar entre o máximo e mínimo (acho eu Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328 que nunca vi o meu óleo acima do máximo)

Eles no manual dizem para ter cuidado que se fizer-mos muitos Kms em alta rotação o óleo pode sair para fora...
Eu acho que isso só pode acontecer quando temos óleo a mais...

Por que temos um tubo para prevenir isso... é este que eu pintei a vermelho...
Esse tubo envia o óleo a mais para dentro do motor novamente...
Para ser projectado para fora deve ter mesmo muito óleo, para que esse tubo não dei-a vazão...
De qualquer das formas se o motor tiver a bulir, ele salta logo para fora Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 296550

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Oleo1


javleitao escreveu:
Edgar, já agora sabes onde posso ter informação mais detalhada acerca desses factores (temperatura e pressão) para medir correctamente o nivel do oleo?

Tudo o que tenho está no 1º post deste topico... Neutral Neutral

A temperatura é mais de 70ºc
a pressão sei que 9 kms de AE a 120 km/h, ou as 5000rpm é suficiente...
Depois deixo ela trabalhar uns 15 segundos a relantin, paro e vejo o nível...
Volto a enroscar a vareta... dou ao Start e deixo trabalhar mais uns 20 segundos... paro e volto a ver o nível...
Por vezes da 1ª para a segunda 2ª sobe uns 5mm na vareta...
Mas nunca ponho a mota no descanso durante este processo... e está sempre numa zona com o chão nivelado...

v Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rui braz
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 10:43 pm

Boas

Eu na minha coloco os 2,5l se acender a luz do oleo acrescento Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328 e nunca acendeu.

Uso o Yamalub 4S 10W 40



2,5l sem mudança do filtro, com mudança 2,6l.


Edgar a minha tem um tubo que sai do lado direito, que por vezes tem oleo... parece-me ser um respiradouro (acumulador) do oleo a mais no motor ( com a pressão aumenta??!!)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 10:55 pm

rui braz escreveu:
... ...
Edgar a minha tem um tubo que sai do lado direito, que por vezes tem oleo... parece-me ser um respiradouro (acumulador) do oleo a mais no motor ( com a pressão aumenta??!!)

Todas têm esse tubo... na minha é preto, e nas mais recentes é transparente...
tem uma rolha no final para ser purgado...
esse tubo vem do filtro de ar... o óleo que acumula no caixa do filtro escorre para esse tubo...

Embora o filtro seja diferente da XT600E para a nova XT660Z, o principio é o mesmo...

nesta foto da minha mota pode-se ver o interior da caixa do filtro de ar...
que tem algum óleo no fundo da caixa (vê-se pelo brilho duma pequena poça ao comprimento) e a seta que eu fiz a vermelho dá acesso a um furo que liga a esse tal tubo...

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Filtro1

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 11:42 pm

Pelo que estou a ver por esse diagrama de lubrificação, não será fácil realizar a leitura correctamente. Mas tabém, mesmo que o nivel esteja abaixo do minimo, não deverá haver grande problema. Olhando para o diagrama há uma questão que eu coloco: Então e por exemplo o pessoal que tem a mota à supermotard, uma vez que a frente ficará ligeiramente mais baixa, a leitura já não será tão precisa certo? Não deverá ser muito relevante mas existe...

Acho que vou deixar de me preocupar em andar sempre a atestar o nivel do oleo. Pelo menos enquanto a vareta chegar ao oleo com o motor quente.
Já agora outra questão se alguém me souber responder. Quais os problemas que poderão resultar pelo facto de o nivel do oleo estar acima do máximo? (Ao contrário dos carros penso que o catalizador da xt não será afectado Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 796959 )

Edgar, obrigado pelas dicas.
Vou optar pelo meu novo metodo que é chegar a casa a dar gáz, deixar a mota uns minutos a rodar lá pra cima e depois verificar. Sim porque não tenho nenhum termometro pra saber se o oleo já está a 70º ou não.
Já agora alguém sabe onde arranjar e qual o preço daqueles termometros que se colocam a substituir a tampa do reservatório e vareta?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeTer Out 19, 2010 1:02 am

Boas

Para a malta que baixa a frente da mota Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328 não sei se o erro é grande ou não...
mas provavelmente deve dar um erro para mais... Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328


Ter óleo a mais dentro do motor pode ser perigoso...
Além de lixar o filtro de ar (porque quando o filtro de papel empapa com óleo, não há nada a fazer, tem que ser trocado)

Pode danificar alguns retentores... o do pedal das mudanças é um deles...
já aconteceu a um amigo meu Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 449138
sempre que punha a XT a bulir fica a correr um fiozinho de óleo... e teve que ser trocado... (5 ou 6€)

Outra coisa que já aconteceu (no Brasil) com algumas XT600E foi saltar esta tampa:

clica para aumentar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Tampa1.th

E quando isso acontece... perde o óleo todo ou quase todo... e pode queimar quem tiver por perto...
Estar assim babada é normal e não é grave... eu nunca limpei esta zona da mota e isto é resultado de 48Mil kms

Essa tampa está a tapar a entrada do descompressor manual da XT600 de Kick
A Yamaha quando retirou o Kick não alterou a cabeça das válvulas, e limitou-se a por essa tampa...

Em circunstancias normais essa tampa dura uma vida sem problemas...
mas com muito óleo a historia é outra... Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 680704

ABR Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sidneyt
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
sidneyt



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 7:11 pm

Já desisti de ficar verificando o nível do óleo, se a moto não está fumaçando ou com vazamento faço a troca a cada 2000km, utilizo óleo texaco havoline 20w50 sl que é o mesmo Yamalube. a Yamaha compra o óleo a texaco e coloca o rotulo Yamalube e cobra bem mais caro Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344 Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344

Abraços,
Sidneyt
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 7:17 pm

Se eu trocar o óleo a cada 2000kms gastava mais em oleo que em gasolina e cerveja juntos por mês Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 572882858
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 7:38 pm

sidneyt escreveu:
Já desisti de ficar verificando o nível do óleo, se a moto não está fumaçando ou com vazamento faço a troca a cada 2000km, utilizo óleo texaco havoline 20w50 sl que é o mesmo Yamalube. a Yamaha compra o óleo a texaco e coloca o rotulo Yamalube e cobra bem mais caro Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344 Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344

Abraços,
Sidneyt

Boas

Esse óleo da Texaco eu não conheço Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328

Mas já ouvi dizer que é Texaco fornece a YamalubeVER AQUI Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 37087


SIDNEYT... estas a usar óleo mineral, ou seja óleo igual ao da Yamalube mineral Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 680704


ABR Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sidneyt
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
sidneyt



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 9:22 pm

Citação :
Boas

Esse óleo da Texaco eu não conheço Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328

Mas já ouvi dizer que é Texaco fornece a YamalubeVER AQUI Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 37087


SIDNEYT... estas a usar óleo mineral, ou seja óleo igual ao da Yamalube mineral Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 680704


ABR Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Edgar,
O óleo Yamalube é fabricado pela Texaco, já verifiquei que consta as mesmas informações nas embalagens Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 294891
Uso o óleo mineral, óleo sintetico no Brasil é artigo de luxo, muito caro, Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344 Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 141344 é quase 3 vezes mais caro o litro!!
Fortuna, como o clima aqui é muito quente e utilizo a moto diariamente no transito lento e o óleo por não ser sintetico faço as trocas entre 2000 e 2500 km, o normal é 5000km segundo a Yamaha.
A Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911 está garantida Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 17768
Abraços,
Sidney
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 10:25 pm

Eu uso semi-sintetico. É uma hipótese a considerar caso o preço justifique, por exemplo, 5000kms?
Ir para o topo Ir para baixo
sidneyt
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
sidneyt



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 11:22 pm

Fortuna escreveu:
Eu uso semi-sintetico. É uma hipótese a considerar caso o preço justifique, por exemplo, 5000kms?

Fortuna,
A troca do óleo esta ligada diretamente com o combustível utilizado, aqui o governo adiciona álcool na gasolina com uma porcentagem entre 24 a 25%. talvez algum resídio dessa mistura contamine o óleo com o passar do tempo....
A xt 600 tem um motor antigo onde os rolamentos , lubrificação e refrigeração tenha um melhor desempenho com um bom óleo mineral SL, diferentemente dos motores de concepção mais modernas onde as folgas são minimas e o óleo tem que fluir muito mais rápido dentro do motor
Não estou dizendo que o Semi Sintético ou Sintético cause algum dano ao motor da xt, mais sim uma relação de custos X benefícios.
Abraços,
Sidneyt

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQua Out 20, 2010 11:49 pm


Sidneyt

O que dizes faz todo o sentido Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 964551

Em Portugal não temos misturas na gasolina (por enquanto...) e também no geral usamos muito o semi-sintético,
é proibido fazer o nosso próprio combustível em Portugal Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 1520770646
não podemos fugir ao imposto...
e como na Europa não se faz misturas (ainda), então não temos problemas com esses resíduos...


O óleo Sintético é muito caro (por vezes custa o dobro do semi-sintético),
o óleo mineral também evitamos, porque poupamos no óleo e depois gastamos mais em mão-de-obra (oficina),

Eu só gasto Semi-sintético e deixo o óleo chegar aos 8Mil kms, e está sempre em bom estado...

Se um dia voltar a usar óleo mineral também optava talvez por trocas de 2 ou 3 Mil...

mas por enquanto o Semi-sintético compensa mais em Portugal Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 449138

ABR Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQui Out 21, 2010 12:16 am

Acredito que a qualidade do combustivel tenha influencia nos inervalos de mudanças do oleo.

Talvez seja off-topic mas servindo como exemplo, as maquinas agricolas john deere, no manual vem discriminado que no caso de o combustivel utilizado ter um teor de enxofre superior a um determinado patamar, as mudas de oleo devem ser realizadas em metade das horas de uso do que se o teor de enxofre for inferior a esse patamar.

No caso das xt's, havendo diferenças na qualidade do combustivel as mudas de oleo ideais também poderão sofrer alterações nos intervalos e qualidade do oleo usado.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQui Out 21, 2010 12:35 am


Javleitao... Já que falas nisso...

Eu tinha muito o habito de acelerar a mota antes de a desligar... do tipo dava-lhe um cheirinho de acelerador e parava o motor...

E um dia o meu velhote disse-me, que isso fazia um mal terrível ao óleo,
porque acabava por ficar restos de gasolina no cilindro por queimar,
e quando o motor arrefecia acabavam por passar pelos segmentos, e com o tempo danificava o óleo prematuramente...

e também gastava gasolina numa aceleração sem sentido Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 1952450585


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitimeQui Out 21, 2010 1:01 am

Que isso tinha influencia no oleo não sabia, mas que quando depois for pra voltar a meter a trabalhar já me tinha apercebido que, ao pegar nota-se que ta a queimar qualquer coisa extra. Agora se vem do carburador ou já está no cilindro não sei.
Mas tem lógica isso que dizes.
Seria por esse motivo que os motores antigamente se paravam por um descompressor em vez de corta-corrente?
É que nesse sentido o descompressor não deixa residuos de gasolina por queimar Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 546328 .

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Verificar o Nível do Óleo (XT600E)
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» troca de oleo XT600E Filtros
» Verificar Pressão dos pneus (XT600E)
» Verificar a Folga das Válvulas (XT600E)
» mudança oleo xt600e
» Tutorial - Troca de óleo na XT600E

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: