Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Só falta usar o desfibrilhador!

Ir para baixo 
+7
webmonstro
knight250
Johnny_1056
Edgar
neves
vitorcosta
José
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
José
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 '98

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 10:43 am

A mota trabalhava bem antes de a desmontar, o motor em si não lhe queria mexer.

Tenho uma máxima relativamente a motores, a minha experiência dita que um motor fechado de fábrica é um motor são! Um motor aberto fora de fábrica, o risco de apertos descompensados e de entrada de pequenas sujidades é enorme, o que pode provocar um tempo de vida do motor drásticamente inferior ao expectável! Logo não o abro!

As válvulas de admissão fazem o vácuo e as de escape fazem pressão como se pode costatar no video que já postei!

Acho que o problema será no carburador, vou desmontá-lo e voltar a montar até que ela pegue! Não tenho mais nenhuma ideia sobre o que se possa estar a passar... Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 1520770646
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 6:39 pm

Fica aqui os links dos videos

http://imageshack.us/clip/my-videos/41/u2v.mp4/

http://imageshack.us/clip/my-videos/23/s7c.mp4/

José escreveu:
... ...
Acho que o problema será no carburador, vou desmontá-lo e voltar a montar até que ela pegue! Não tenho mais nenhuma ideia sobre o que se possa estar a passar... Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 1520770646

Ao fazeres o que fizestes nos videos... a mota tem que cheirar bués a gasolina
se não cheirar é carburador / Bomba de gasolina / torneira

se cheirar a gasolina é outra coisa...
e podemos fazer uma pequena lista...

mas se procurarmos problemas em locais errados ainda nos arriscamos a criar o novo problema...


se deitarmos a mota para o lado... vai ter que sair gasolina pela purga/respirador da cuba do carburador principal

Eu começava por por a bomba de gasolina fora de serviço (só para um ensaio) Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 964551 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 964551
mas também já foi testada (não foi??) mas mesmo assim era o meu 1º passo...
porque a gravidade nunca avaria Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 296550


ABR Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911



Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
motopi22
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
motopi22


Moto : xt600e xtz750

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 8:28 pm

ja que vais tirar os carburadores outra vez ve la se nao entrou nada para dentro dos colectores de admissao e que esteja a bloquer a entrada
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeDom Set 04, 2011 9:43 pm

José escreveu:
Mais uma vez desmontei o carb e verifiquei se todas as passagens estavam desobstruidas, e.... estavam!
Experimentei a valvula da boia e está a funcionar correctamente, por fim coloquei gasolina directamente no copo do primário. Montei o carburador, apertei as abraçadeiras de ligação ao cilindro e voltei a testar:

imageshack.us/clip/my-videos/41/u2v.mp4/

Como podem constatar experimentei abrindo e fechando o "choke" e ligando e desligando o corta corrente manual... Não pega a bicha Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 1520770646

No video seguinte pode-se constatar que ela faz compressão, ela expele o ar que comprime, contudo o combustivel nãoentra para o cilindro Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244

imageshack.us/clip/my-videos/23/s7c.mp4/

Após estas tentativas a vela não ficou "encharcada" como era de esperar, o que me leva a crer que a gasolina pura e simplesmente não entra para o cilindro.

Aproveitei e reverifiquei se a vela fazia faisca e faz!

Eu só mexi no carburador após ela não funcionar, as posições dos parafusos de afinação não foram alterados, pelo que não suspeito que o problema sejam deles. (mesmo se fosse ela pegava, apenas não mantinha, ou mantinha com dificuldade, à custa de acelerador ou "choke", certo?!).

Não está fácil!!! Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244 Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 11244



1º se limpaste o carburador se retirar completamente todos os parafusos (mesmo os da afinação da mistura de relantim)pode não estar completamente limpo

2º Abre a gasolina e abre o purgador do fundo da cuba, tem de sair gasolina pelo tubo ladrão se não, é porque o carburador não tem gasolina !

3º o facto de veres/sentires ar a entrar e a sair não quer dizer que haja compressão !

Se por alguma razão uma das válvulas não fecha completamente então não há compressão !

Se tiveres um segmento partido não pega (sem compressão !)

No entanto o piston continua a andar para cima e para baixo e vai fazer andar o ar para dentro e para fora
como no vídeo sem que haja realmente compressão.

Há outra situação que me lembro que será avaria do CDI ou algo errado com o magneto ( embora pouco provável)
pode acontecer teres faísca na altura errada ! portanto sem conseguires por a trabalhar e no entanto ves a faísca

Mas claro tenta primeiro ver se chega gasolina à cuba !!!
Depois ve a folga das válvulas


Nuno





Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
José
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 '98

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 4:17 pm

A mota trabalhava e tinha potência antes de a começar a desmontar e dado que não mexi no motor, não cfreio que haja algo de errado com as válvulas ou segmentos.

Numa das tentativas de tentar pegar a moto, dado que não pegava, retirei com rapidez o carburador e constatei que dispunha de combustivel na cuba do primário, logo chega lá combustivél.

Notei uma coisa engraçada, (se é que se pode chamar engraçada...) na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador. Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 546328

A verdade é que na fase de desmontar quis verificar como se encontrava o estado do motor de arranque, eis que ao descolar a tampa onde se encontra a desmultiplicação do motor eléctrico para o motor estraguei a junta da tampa.
Por aqui sai ar com a compressão do motor.

Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar??? Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 680704
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 5:42 pm

José escreveu:

Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar??? Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 680704

Caga nisso Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 296550
depois vai sair é óleo... mas tem que trabalhar...

Diz lá uma coisa... porque dizes que a bomba de gasolina está boa ???
por teres encontrado gasolina na cuba ??? Suspect Suspect


Isto é a bomba ou o carburador entupido...
poderá ter que levar as falanges novas... mas esse problema já se tinha manifestado logo no inicio (quando montaram o carburador)
Citação :
na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador.
e talvez isto em citação já seja as falanges de admissão que deram o berro Suspect

tudo o resto é procurarem lenha para se queimar... e criarem novos problemas, como esse da junta da engrenagem do motor de arranque




Poderá ser outra coisa... se o motor não tiver compressão (mas parece que tem) quando se dá ao start...
seria a engrenagem de só um sentido do motor de arranque para ao volante magnético ou cambota...
mas duvido muito que seja isso...
e tem faisca para dar e vender... eléctrico também não é...



ABR Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 5:57 pm

Boas;
Concordo com o que o Edgar escreveu.
Acho que se anda a arranjar problemas onde não existem. Se a moto já funcionou sem problemas e puxava bem, descarte-se qualquer problema de motor. Se tem faísca, descarta-se qualquer problema eléctrico.
José, tens alguma informação sobre o caburador dessa moto, tipo o manual de serviço da moto?
Tens experiência em mecânica, ou és apenas um curioso?
Desculpa estas perguntas, mas quando não se sabe ou tem a certeza do que se está a fazer, não se deve mexer. Geralmente o resultado não é o melhor.
Sentir um "sopro" por baixo do carburador não é normal. Verifica se as flanges estão em bom estado e se o carburador está bem encaixado.
Espero que resolvas o problema e entretanto não arranjes mais nenhum.

A solução do Paulo Neto de ligar uns cabos à bateria dum automóvel é uma boa maneira de "queimar" o regulador de tensão.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Gas   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 05, 2011 9:22 pm

Ok

Mais uma vez insisto na falta de gasolina no carburador

Desaperta o purgador no fundo da cuba tem de sair um fio contínuo de gasolina para o chão !!!!

tenta colocar o depósito num nivel mais elevado e liga directamente ao carburador não passando pela bomba

A gasolina TÊM de sair contínuo pelo tubo ladrão da cuba !!!! caso contrário não tem gasolina para pegar !

Desculpa estar a insistir mas esta seria a 1º coisa que eu faria !

Aliás é para estes testes que os Srs da Yamaha colocaram esse parafuso lá !!

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
José
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 '98

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 9:01 am

Sim, tenho experiência em mecânica, não é a primeira vez que desmonto motores e volto a colocar em melhor estado do que estavam. E não, não ficam a faltar peças, se é isso que estão a pensar... Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 449138

O sopro a que me refiro é uma fuga na junta da tampa do motor de arranque e não do carburador. Não estou a querer arranjar mais problemas do que já tenho, infelizmente quando se repara um equipamento com alguns anos, o mais provável é que se estrague algo mais, é normal e eu sei disso.

Contudo o que não acho normal, é que se a moto andava antes de lhe mexer, com vela ferrugenta, filtro de ar quase colmatado de poeiras, pedrinhas e insectos, oleo bastante preto e com nivel baixo, liquido refrigerante com cor castanho escuro, como é que agora com tudo isto reparado/substituido não funciona?! Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 1520770646

Tal como já referi, depois de uma das tentativa de pegar, retirei imediatamente o carburador e constatei que havia combustivel na cuba do primário, infelizmente, um dos anteriores donos moeu a cabeça do parafuso de purga do carburador e como tal não é possivel de o retirar.

Até porque um teste que queria fazer e que o manual recomenda, era a verficação do nivel de abertura e fecho da boia com o carburador montado. Assim não o consigo fazer. Já verifiquei com ele aberto e aparentemente o nivel está como recomendam. 25 - 27 mm de altura até ao fecho.

As falanges parecem-me em bom estado até porque quando retirei o carburador e o escape verifiquei o estado destas e das válvulas de admissão e escape pelos respactivos furos.

Pelo que V/ me indicam o sopro que sinto na junta da tampa do motor de arranque não terá nada a haver com o não pegar, mas acho que vou tentar selar com uma junta nova ou com massa de silicone para alta temperatura.

Tentar logo á noite, depois digo-vos... Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 294891

1 abraço
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 10:32 am

Boas;
José, desculpa as perguntas que te fiz, mas a sensação que dás é a de que não estarás assim tão "à vontade" com a mecânica...
Alguém que tenha o mínimo de conhecimentos de mecânica, não está preocupado com o modo como uma tampa do motor de arranque possa interferir com o facto do motor trabalhar ou não.

José escreveu:

...
Notei uma coisa engraçada, (se é que se pode chamar engraçada...) na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador. Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 546328

A verdade é que na fase de desmontar quis verificar como se encontrava o estado do motor de arranque, eis que ao descolar a tampa onde se encontra a desmultiplicação do motor eléctrico para o motor estraguei a junta da tampa.
Por aqui sai ar com a compressão do motor.

Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar??? Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 680704

O "sopro" por baixo do carburador também foi referido no teu post... É normal haver algum retorno nos motores e que se sente mais nos monocilíndricos com alguma cilindrada como é o caso. Partindo do princípio que está tudo bem montado, pode ter sido isso que aconteceu.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.Cruz
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Nuno.Cruz


Moto : Super Ténéré 750

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 11:08 am

aposto que o problema é na bomba de gasolina, faz o teste como já te disseram. Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 2:41 pm

José escreveu:

Tal como já referi, depois de uma das tentativa de pegar, retirei imediatamente o carburador e constatei que havia combustivel na cuba do primário, infelizmente, um dos anteriores donos moeu a cabeça do parafuso de purga do carburador e como tal não é possivel de o retirar.


Nesse caso fazes o seguinte, deixas encher a cuba e depois deitas a mota para o lado , tem de sair gasolina pelo mesmo tubo ladrão que serve para a mesma conduta do purga e respiro do caburador.

Mas neste momento desconfiava da bomba de gasolina
se puderes tenta ligar directamente o depósito numa posição elevada ao carburador (poderás precisar de um tubo mais comprido)

José escreveu:

Contudo o que não acho normal, é que se a moto andava antes de lhe mexer, com vela ferrugenta, filtro de ar quase colmatado de poeiras, pedrinhas e insectos, oleo bastante preto e com nivel baixo, liquido refrigerante com cor castanho escuro, como é que agora com tudo isto reparado/substituido não funciona?!

Lá está é uma yamaha ! elas gostam é de mau trato !!

:)

Boa sorte
Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
José
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 '98

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeTer Set 06, 2011 11:05 pm

Boas,

Fui a um doutor e a opinião dele é que quando se deixa evaporar o combustivel no carburador entope um gigler minusculo que afecta a entrada de combutivel para o cilindro.

Vou lá levar a menina na 5ªfeira (se o patrão deixar-me sair a horas decentes) para ele dar uma vista de olhos.

Queria aproveitar e comprar uma roda da frente completa. O pneu está ressequido e a jante parece que levou uma dentada na zona do pipo, para além dos raios ferrugentos.
Têm recomendações de onde devo de ir para comprar a roda?
Lembrem-se que a resseção também afecta os motards Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 449138

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeQua Set 07, 2011 9:33 am

Boas;
Espero que resolvas o problema e tenhas a tua máquina de volta. Espero que resolvas esse problema do carburador.
Quanto à roda... muita coisa se pode fazer, depende do que pretendes gastar. Uma roda completa pode sair cara, a não ser que te apareça alguma usada a bom preço. O aro é caro e desde que não esteja muito empenado, recupera-se. E os raios com paciência, esfregão verde e duraglit (aquele produto maravilha para limpar metais) podem ficar com aspecto de novos.
O pneu é que recomendo que seja mudado quanto antes, com este elemento é que te deves preocupar, pois é ele que te liga ao que pisas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:32 am

Pois é...

só os raios custam uns 60€
a jante da DID de alumínio custa mais que a mota...

o melhor é recuperar ou comprar barato no ebay Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 546328


Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador!   Só falta usar o desfibrilhador! - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Só falta usar o desfibrilhador!
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Smartphone para usar como GPS
» Usar a jante original para SM
» Á falta de uma moto....
» avaria por falta de uso
» falta acessório

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: