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| | Só falta usar o desfibrilhador! | |
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+7webmonstro knight250 Johnny_1056 Edgar neves vitorcosta José 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
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José
Moto : XTZ 660 '98
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Dom Set 04, 2011 10:43 am | |
| A mota trabalhava bem antes de a desmontar, o motor em si não lhe queria mexer. Tenho uma máxima relativamente a motores, a minha experiência dita que um motor fechado de fábrica é um motor são! Um motor aberto fora de fábrica, o risco de apertos descompensados e de entrada de pequenas sujidades é enorme, o que pode provocar um tempo de vida do motor drásticamente inferior ao expectável! Logo não o abro! As válvulas de admissão fazem o vácuo e as de escape fazem pressão como se pode costatar no video que já postei! Acho que o problema será no carburador, vou desmontá-lo e voltar a montar até que ela pegue! Não tenho mais nenhuma ideia sobre o que se possa estar a passar... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Dom Set 04, 2011 6:39 pm | |
| Fica aqui os links dos videos http://imageshack.us/clip/my-videos/41/u2v.mp4/ http://imageshack.us/clip/my-videos/23/s7c.mp4/ - José escreveu:
- ... ...
Acho que o problema será no carburador, vou desmontá-lo e voltar a montar até que ela pegue! Não tenho mais nenhuma ideia sobre o que se possa estar a passar... Ao fazeres o que fizestes nos videos... a mota tem que cheirar bués a gasolina se não cheirar é carburador / Bomba de gasolina / torneira se cheirar a gasolina é outra coisa... e podemos fazer uma pequena lista... mas se procurarmos problemas em locais errados ainda nos arriscamos a criar o novo problema... se deitarmos a mota para o lado... vai ter que sair gasolina pela purga/respirador da cuba do carburador principal Eu começava por por a bomba de gasolina fora de serviço (só para um ensaio) mas também já foi testada (não foi??) mas mesmo assim era o meu 1º passo... porque a gravidade nunca avaria ABR | |
| | | motopi22
Moto : xt600e xtz750
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Dom Set 04, 2011 8:28 pm | |
| ja que vais tirar os carburadores outra vez ve la se nao entrou nada para dentro dos colectores de admissao e que esteja a bloquer a entrada | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Dom Set 04, 2011 9:43 pm | |
| - José escreveu:
- Mais uma vez desmontei o carb e verifiquei se todas as passagens estavam desobstruidas, e.... estavam!
Experimentei a valvula da boia e está a funcionar correctamente, por fim coloquei gasolina directamente no copo do primário. Montei o carburador, apertei as abraçadeiras de ligação ao cilindro e voltei a testar:
imageshack.us/clip/my-videos/41/u2v.mp4/
Como podem constatar experimentei abrindo e fechando o "choke" e ligando e desligando o corta corrente manual... Não pega a bicha
No video seguinte pode-se constatar que ela faz compressão, ela expele o ar que comprime, contudo o combustivel nãoentra para o cilindro
imageshack.us/clip/my-videos/23/s7c.mp4/
Após estas tentativas a vela não ficou "encharcada" como era de esperar, o que me leva a crer que a gasolina pura e simplesmente não entra para o cilindro.
Aproveitei e reverifiquei se a vela fazia faisca e faz!
Eu só mexi no carburador após ela não funcionar, as posições dos parafusos de afinação não foram alterados, pelo que não suspeito que o problema sejam deles. (mesmo se fosse ela pegava, apenas não mantinha, ou mantinha com dificuldade, à custa de acelerador ou "choke", certo?!).
Não está fácil!!!
1º se limpaste o carburador se retirar completamente todos os parafusos (mesmo os da afinação da mistura de relantim)pode não estar completamente limpo 2º Abre a gasolina e abre o purgador do fundo da cuba, tem de sair gasolina pelo tubo ladrão se não, é porque o carburador não tem gasolina ! 3º o facto de veres/sentires ar a entrar e a sair não quer dizer que haja compressão ! Se por alguma razão uma das válvulas não fecha completamente então não há compressão ! Se tiveres um segmento partido não pega (sem compressão !) No entanto o piston continua a andar para cima e para baixo e vai fazer andar o ar para dentro e para fora como no vídeo sem que haja realmente compressão. Há outra situação que me lembro que será avaria do CDI ou algo errado com o magneto ( embora pouco provável) pode acontecer teres faísca na altura errada ! portanto sem conseguires por a trabalhar e no entanto ves a faísca Mas claro tenta primeiro ver se chega gasolina à cuba !!! Depois ve a folga das válvulas Nuno | |
| | | José
Moto : XTZ 660 '98
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Seg Set 05, 2011 4:17 pm | |
| A mota trabalhava e tinha potência antes de a começar a desmontar e dado que não mexi no motor, não cfreio que haja algo de errado com as válvulas ou segmentos. Numa das tentativas de tentar pegar a moto, dado que não pegava, retirei com rapidez o carburador e constatei que dispunha de combustivel na cuba do primário, logo chega lá combustivél. Notei uma coisa engraçada, (se é que se pode chamar engraçada...) na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador. A verdade é que na fase de desmontar quis verificar como se encontrava o estado do motor de arranque, eis que ao descolar a tampa onde se encontra a desmultiplicação do motor eléctrico para o motor estraguei a junta da tampa. Por aqui sai ar com a compressão do motor. Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar??? | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Seg Set 05, 2011 5:42 pm | |
| - José escreveu:
Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar???
Caga nisso depois vai sair é óleo... mas tem que trabalhar... Diz lá uma coisa... porque dizes que a bomba de gasolina está boa ??? por teres encontrado gasolina na cuba ??? Isto é a bomba ou o carburador entupido... poderá ter que levar as falanges novas... mas esse problema já se tinha manifestado logo no inicio (quando montaram o carburador) - Citação :
- na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador.
e talvez isto em citação já seja as falanges de admissão que deram o berro tudo o resto é procurarem lenha para se queimar... e criarem novos problemas, como esse da junta da engrenagem do motor de arranque Poderá ser outra coisa... se o motor não tiver compressão (mas parece que tem) quando se dá ao start... seria a engrenagem de só um sentido do motor de arranque para ao volante magnético ou cambota... mas duvido muito que seja isso... e tem faisca para dar e vender... eléctrico também não é... ABR | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Seg Set 05, 2011 5:57 pm | |
| Boas; Concordo com o que o Edgar escreveu. Acho que se anda a arranjar problemas onde não existem. Se a moto já funcionou sem problemas e puxava bem, descarte-se qualquer problema de motor. Se tem faísca, descarta-se qualquer problema eléctrico. José, tens alguma informação sobre o caburador dessa moto, tipo o manual de serviço da moto? Tens experiência em mecânica, ou és apenas um curioso? Desculpa estas perguntas, mas quando não se sabe ou tem a certeza do que se está a fazer, não se deve mexer. Geralmente o resultado não é o melhor. Sentir um "sopro" por baixo do carburador não é normal. Verifica se as flanges estão em bom estado e se o carburador está bem encaixado. Espero que resolvas o problema e entretanto não arranjes mais nenhum.
A solução do Paulo Neto de ligar uns cabos à bateria dum automóvel é uma boa maneira de "queimar" o regulador de tensão. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Gas Seg Set 05, 2011 9:22 pm | |
| Ok
Mais uma vez insisto na falta de gasolina no carburador
Desaperta o purgador no fundo da cuba tem de sair um fio contínuo de gasolina para o chão !!!!
tenta colocar o depósito num nivel mais elevado e liga directamente ao carburador não passando pela bomba
A gasolina TÊM de sair contínuo pelo tubo ladrão da cuba !!!! caso contrário não tem gasolina para pegar !
Desculpa estar a insistir mas esta seria a 1º coisa que eu faria !
Aliás é para estes testes que os Srs da Yamaha colocaram esse parafuso lá !!
Nuno | |
| | | José
Moto : XTZ 660 '98
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Ter Set 06, 2011 9:01 am | |
| Sim, tenho experiência em mecânica, não é a primeira vez que desmonto motores e volto a colocar em melhor estado do que estavam. E não, não ficam a faltar peças, se é isso que estão a pensar... O sopro a que me refiro é uma fuga na junta da tampa do motor de arranque e não do carburador. Não estou a querer arranjar mais problemas do que já tenho, infelizmente quando se repara um equipamento com alguns anos, o mais provável é que se estrague algo mais, é normal e eu sei disso. Contudo o que não acho normal, é que se a moto andava antes de lhe mexer, com vela ferrugenta, filtro de ar quase colmatado de poeiras, pedrinhas e insectos, oleo bastante preto e com nivel baixo, liquido refrigerante com cor castanho escuro, como é que agora com tudo isto reparado/substituido não funciona?! Tal como já referi, depois de uma das tentativa de pegar, retirei imediatamente o carburador e constatei que havia combustivel na cuba do primário, infelizmente, um dos anteriores donos moeu a cabeça do parafuso de purga do carburador e como tal não é possivel de o retirar. Até porque um teste que queria fazer e que o manual recomenda, era a verficação do nivel de abertura e fecho da boia com o carburador montado. Assim não o consigo fazer. Já verifiquei com ele aberto e aparentemente o nivel está como recomendam. 25 - 27 mm de altura até ao fecho. As falanges parecem-me em bom estado até porque quando retirei o carburador e o escape verifiquei o estado destas e das válvulas de admissão e escape pelos respactivos furos. Pelo que V/ me indicam o sopro que sinto na junta da tampa do motor de arranque não terá nada a haver com o não pegar, mas acho que vou tentar selar com uma junta nova ou com massa de silicone para alta temperatura. Tentar logo á noite, depois digo-vos... 1 abraço | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Ter Set 06, 2011 10:32 am | |
| Boas; José, desculpa as perguntas que te fiz, mas a sensação que dás é a de que não estarás assim tão "à vontade" com a mecânica... Alguém que tenha o mínimo de conhecimentos de mecânica, não está preocupado com o modo como uma tampa do motor de arranque possa interferir com o facto do motor trabalhar ou não. - José escreveu:
... Notei uma coisa engraçada, (se é que se pode chamar engraçada...) na última tentativa de a pegar senti um sopro de ar por baixo do carburador.
A verdade é que na fase de desmontar quis verificar como se encontrava o estado do motor de arranque, eis que ao descolar a tampa onde se encontra a desmultiplicação do motor eléctrico para o motor estraguei a junta da tampa. Por aqui sai ar com a compressão do motor.
Pergunta: Será por possuir esta fuga de compressão, que a compressão do motor não é suficiente para aspirar o combustivel do carburador e por isso não pegar???
O "sopro" por baixo do carburador também foi referido no teu post... É normal haver algum retorno nos motores e que se sente mais nos monocilíndricos com alguma cilindrada como é o caso. Partindo do princípio que está tudo bem montado, pode ter sido isso que aconteceu. | |
| | | Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Ter Set 06, 2011 11:08 am | |
| aposto que o problema é na bomba de gasolina, faz o teste como já te disseram. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Ter Set 06, 2011 2:41 pm | |
| - José escreveu:
Tal como já referi, depois de uma das tentativa de pegar, retirei imediatamente o carburador e constatei que havia combustivel na cuba do primário, infelizmente, um dos anteriores donos moeu a cabeça do parafuso de purga do carburador e como tal não é possivel de o retirar.
Nesse caso fazes o seguinte, deixas encher a cuba e depois deitas a mota para o lado , tem de sair gasolina pelo mesmo tubo ladrão que serve para a mesma conduta do purga e respiro do caburador. Mas neste momento desconfiava da bomba de gasolina se puderes tenta ligar directamente o depósito numa posição elevada ao carburador (poderás precisar de um tubo mais comprido) - José escreveu:
Contudo o que não acho normal, é que se a moto andava antes de lhe mexer, com vela ferrugenta, filtro de ar quase colmatado de poeiras, pedrinhas e insectos, oleo bastante preto e com nivel baixo, liquido refrigerante com cor castanho escuro, como é que agora com tudo isto reparado/substituido não funciona?!
Lá está é uma yamaha ! elas gostam é de mau trato !! :) Boa sorte Nuno | |
| | | José
Moto : XTZ 660 '98
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Ter Set 06, 2011 11:05 pm | |
| Boas, Fui a um doutor e a opinião dele é que quando se deixa evaporar o combustivel no carburador entope um gigler minusculo que afecta a entrada de combutivel para o cilindro. Vou lá levar a menina na 5ªfeira (se o patrão deixar-me sair a horas decentes) para ele dar uma vista de olhos. Queria aproveitar e comprar uma roda da frente completa. O pneu está ressequido e a jante parece que levou uma dentada na zona do pipo, para além dos raios ferrugentos. Têm recomendações de onde devo de ir para comprar a roda? Lembrem-se que a resseção também afecta os motards | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Qua Set 07, 2011 9:33 am | |
| Boas; Espero que resolvas o problema e tenhas a tua máquina de volta. Espero que resolvas esse problema do carburador. Quanto à roda... muita coisa se pode fazer, depende do que pretendes gastar. Uma roda completa pode sair cara, a não ser que te apareça alguma usada a bom preço. O aro é caro e desde que não esteja muito empenado, recupera-se. E os raios com paciência, esfregão verde e duraglit (aquele produto maravilha para limpar metais) podem ficar com aspecto de novos. O pneu é que recomendo que seja mudado quanto antes, com este elemento é que te deves preocupar, pois é ele que te liga ao que pisas. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! Qua Set 07, 2011 10:32 am | |
| Pois é... só os raios custam uns 60€ a jante da DID de alumínio custa mais que a mota... o melhor é recuperar ou comprar barato no ebay | |
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| Assunto: Re: Só falta usar o desfibrilhador! | |
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