boas...
Nas motas e no bom português chama-se volante magnético...
mas o principio e resultado é igual ao de um dínamo ou alternador...
a grande diferença dum alternador dum carro para o volante magnetico duma mota...
é que o volante magnético é dois em um...
o volante magnético tem uma pequena bobine que se chama pick up e comunica com o CDI para dizer qual é a altura de fazer faisca
No alternador o estator (carcaça) é fixo e o que roda é o interior...
No volante magnetico o interior é fixo e o que roda é a carcaça parecida com uma panela
O volante magnético... assim como qualquer gerador... dá o que o rectificador pedir...
se o volante dá o berro é culpa do rectificador... ou então chegou ao seu fim...
e o volante nunca estraga ou avaria o rectificador...
90% das avarias são originadas pelas baterias sem qualidade...
no caso da XT600E
a bateria é de 9A
e o rectificador da 4PT de 25A
Se a bateria for de mais amperes ou pedir ao rectificador mais que 25A queima o rectificador em pouco tempo
Se a bateria pedir mais que os 9A ou andar maluca no numero que pede ao rectificador... numa viagem maior vai fazer com que o rectificador aqueça e queime...
Se o rectificador não se queimar, porque é superior a 25A... vai queimar as bobines do volante magnético...
Por isso na minha teoria o volante magnético é sempre vitima e nunca culpado de nada
Há rectificadores muito maus e de péssima qualidade, como os que vinham na XT 750 Z de 1989 até 1993/4
O trabalho do rectificador é não deixar passar mais que 14V para a bateria (vá-lá uns 14,3V na XT600E ou 14,5V)
e alguns rectificadores deixavam passar uns 18V para a bateria e rebentavam com o CDI com a bateria... e punham a luz da frente tipo Xénon
Por isso o ponto fraco do sistema de carga, e que origina mais problemas é a Bateria
Investir numa bateria boa... é preservar a instalação eléctrica da mota...
Mas isto é a minha opinião pessoal...
e do que tenho aprendido com outras pessoas, e também dos bons resultados que tenho tido com estas teorias...