Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Dicas Super Ténéré

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
JL_B
Dicas Super Ténéré Star310
JL_B



Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 9:13 pm

Site brasileiro com algumas dicas para a Super Ténéré!

http://www.rkauto.com.br/xtz750/dicas.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Dicas Super Ténéré Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 9:48 pm

Boas

Era este o site onde tem a sugestao pra resolver o problema do rectificador , resta saber se realmente a coisa resulta ...

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
JL_B
Dicas Super Ténéré Star310
JL_B



Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 9:59 pm

Marco F. escreveu:
Boas

Era este o site onde tem a sugestao pra resolver o problema do rectificador , resta saber se realmente a coisa resulta ...

Cumps

Boas

Realmente já tinha lido isso.

Fui ao Torres (uma loja de peças no Porto) e aconselhou-me a meter um da Xt 600. Tem 2 anos de garantia e passados já +- 3 meses e 3.000 kms, tudo bem!

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Dicas Super Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 10:31 pm

JL_B escreveu:
Marco F. escreveu:
Boas
Era este o site onde tem a sugestao pra resolver o problema do rectificador , resta saber se realmente a coisa resulta ...
Cumps
Boas
Realmente já tinha lido isso.
Fui ao Torres (uma loja de peças no Porto) e aconselhou-me a meter um da Xt 600. Tem 2 anos de garantia e passados já +- 3 meses e 3.000 kms, tudo bem!
Cumps

Com o da XT600E isso nunca mais pára :face:
Problema resolvido :face: :face:
(eu tenho uma XT600 :face: )

Agora falando a serio: vi um espanhol que tinha colocado uma ventoinha no rectificador ligada a luz de presença de trás; segundo ele minimizava esse calcanhar e a ventoinha tinha um consumo muito pequeno (o,15Amperes)

Citação :
-3 tornillos M-5 X 60 (INOX)
-1 tornillo M-5 X 80(cuando se coloca cortar sobrante)(INOX)
-4 arandelas planas de INOX
-1 ventilador de PC(no me acuerdo de las pulgadas del ventilador)
-2 regletas de conexiones.
-cable
-1 chapa de INOX de 2 mm.
-20 tuercas antiblocantes de INOX M-5

Dicas Super Ténéré Thump_2339361reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339378reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339385reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339398reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339416reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339420reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2339425reguladorventilador Dicas Super Ténéré Thump_2292151dsc0065
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
JL_B
Dicas Super Ténéré Star310
JL_B



Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 11:38 pm

Obrigado pelas pics sobre o regulador.

Também tinha feito alguma pesquisa antes de comprar, e já tinha decido comprar o da Electrex (model R98), conforme tinha lido no http://www.xtz750.com

Entretanto como tinha que ir ao Torres, falei-lhe e ele ligou para o fornecedor dele que garantiu que não iria ter problemas. O preço é o mesmo e assim comprei-o. Tenho andado atento ao aquecimento dele, e até agora não noto aquecimento nenhum. Vamos ver quando o calor chegar.
Também já fiz um vidro mais alto, e é uma diferença incrível.

Quanto ao resto:

Óleo 3/4 litro em 1000 kms (mineral)
Consumo: cerca de 6.5 l (a andar bem 120 / 170) e preciso afinar os carburadores (dizem que fica a gastar +- 5.5L)
Se não passar dos 100 km/h não chega aos 5L/100km

O que vou alterar próximamente é:
- o acelerador, vou colocar um rápido (com este quase não consigo dar-lhe o gás todo).
- Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações.

Curva muito bem, nem parece uma trail. Em velocidades já proibitivas o limite dela é muito maior que o meu. (os patins já rasparam algumas vezes ...)

Agora nota-se que é uma moto de "homem", pesadona, com um centro de gravidade alto, com travões "mauzitos" e já tem os tubos em malha de aço e óleo DOT5.

Para mim que gosto de passear, poder meter-me nuns estradões e não ficar muito triste com uns arranhões é ideal.

Costumo andar com alguns amigos (Varaderos, V Stroms, etc) e nem nas AEs fico para trás. Tem muito binário, e excelente velocidade de ponta (210 km/h).

Venham é muitos kms e muito sol.

:lol:


Ps: Tenho lido relatos de viagens em Super Ténéres que até fico louco. Basta googlar e é vê-las .... Só me dá vontade de também ir ....

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Dicas Super Ténéré Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeTer Abr 06, 2010 11:43 pm

Boas

Obrigado pela descriçao , fiquei particularmente surpreso pelos consumos ... menos de 5 a 100km é muito bom (ja pra nao falar dos 6.5 a 120/170)
Quanto ao consumo de oleo talvez devesses usar 1 semi-sintetico , aposto k irias melhorar esse consumo (apesar de ja saber k esse propulsor na tdm tem fama de consumir oleo)

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Dicas Super Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Arrefecimento dos rectificadores de tenção   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 2:13 am

Ainda sobre os rectificadores aquecerem.

Parece que na Honda AT acontece o mesmo que na SuperTé...
isto foi traduzido automaticamente e podemos ver o Link original sem tradução aqui:
http://www.mongiello.it/2008/08/22/modifica-regolatore-di-tensione-africa-twin/

Citação :
Modificado regulador de tensão África Twin
Alguns anos atrás meu irmão comprou um 750 modelo RD04 África Twin de 91: um tanque de reais no ponto de vista mecânico, mas com uma fraqueza no sistema elétrico que se manifestou quase imediatamente: o regulador de voltagem.

Este componente do sistema elétrico, bem como a conversão de corrente alternada (que é produzida pela alternador) para continuar, a tensão se estabiliza em torno de 13/15 volts. O resíduo de seu trabalho é a transformação da energia em calor a ser dissipada na melhor forma vale a pena fritar rapidamente.

Atender fóruns e newsgroups específicos percebe-se que o regulador de tensão parece ser um drama popular entre os motociclistas,
no que respeita à África Twin, RD04 parece que o modelo é o "mais sensível às falhas e, em seguida, uma vez que o custo de um novo me um golpe, eu decidi fazer uma mudança que iria torná-lo mais durável.

O PROBLEMA

RD04 no regulador e "DX ao lado, acima do líquido de arrefecimento do tanque de expansão, mas também o silencioso, tente colocar a mão perto do fogo e você vai ver que o terminal de descarga provém,
em mais "adicionar o fato de que o do lado direito parece ser o mais "quente (pense no calor que eu sinto ao lado do DX pé do calor do motor, embora movido pelo vento toca o lado DIREITO.
Para tudo isto se acrescentar o calor de seu controlador, e você vai entender porque este frite rapidamente.

De facto, em modelos mais recentes do regulador e "moveu-se sobre o lado esquerdo.
Outros inimigos são a vibração e, certamente, aqueles com um duplo lá fora, mas o regulador e "fixadas directamente para o quadro em dois pontos com dois parafusos, simplesmente brilhante idéia .

A MUDANÇA

Então, para eliminar, ou quase, o problema que você está tentando reduzir o calor e vibração
para o calor, a situação actual e "altamente impróprias: o que resta é para mover o controlador em um mais ventilado e do lado esquerdo eo que é certo nosso caso, longe do motor, radiador e escapamento. É óbvio que temos de esticar um pouco "cabos. Mas o movimento não é suficiente, é preciso ter certeza de que já não corre o risco de estar em pé!
Especificamente, o órgão regulador e foi fixada por dois grampos de 1 / 2 polegada em uma viga moldura do pára-choque traseiro porta. Os suportes foram feitas usando dois colares de 2 polegadas tubo em aço galvanizado / 1 e está situado em frente ao controlador de afundar. Então eu tenho um dissipador de alumínio para um Pentium 3 e, depois de ter trabalhado um pouco "artisticamente com a mangueira, eu tenho ventiladores elétricos são montados em duas de 12 V, do tipo que são usados para resfriar processadores, placas de vídeo ou gavetas alguns discos rígidos, e um termostato de 60 graus bonito com um contato normalmente aberto, comprada em uma loja de peças de reposição para máquinas de lavar louça. Eu coloquei o dissipador de calor no regulador de voltagem e artesanato desde 'resinas ponto e alguns milímetros abaixo da pia, eu adicionei uma folha de alumínio de espessura adequada, com duas camadas de pasta térmica (calor ou pasta condutora) de forma a corresponder as duas superfícies de transferência de calor ideal. Montado em meu africona foi uma verdadeira jóia da operação, chegou a 60 graus no dissipador de calor faziam parte do fã e embora eu estava no trânsito, em agosto minha querida dispersar o calor do regulador de tensão lindamente. Além disso, entre parênteses, o subframe eu interposta inserções de borracha para amortecer a vibração consideravelmente. Problema resolvido!

Nas duas primeiras imagens são representadas tanto o controlador de idade (queimadas), que o novo.

Dicas Super Ténéré Africa_twin0001-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0002-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0003-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0004-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0005-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0006-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0007-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0008-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0009-150x150 Dicas Super Ténéré Africa_twin0010-150x150
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
JL_B
Dicas Super Ténéré Star310
JL_B



Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 1:14 pm

É mais uma maneira de ultrapassar o problema de temperatura do regulador.

Pelo que li, a temperatura pode ir até aos 120 graus, eles são testados em fábrica a essa temperatura.

Os antigos queimavam muito porque não tinham as alhetas dissipadoras, o que foi alterado no modelo pós 94.

Importante também é a sua colocação na mota. Se alteramos de lugar para um sitio sem ou com pouca passagem de ar é conveniente ajudar a ventilação, por isso quando mudam para debaixo do banco é quase obrigatório.

Importante também é a montagem, deve-se sempre ter cuidado para que as alhetas estejam horizontais, para facilitar a passagem de ar entre elas. Há até quem faça uns tubos para conduzir mais ar até lá, quem fure a tampa lateral, etc.

Nas grandes viagens feitas em Supers, um regulador novo é material obrigatório a levar, basta ler o Trailworld (volta ao mundo entre 96 e 2002).

Boas Curvas

:cheers:
Ir para o topo Ir para baixo
DC
Dicas Super Ténéré Star310




Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 3:44 pm

Tenho um amigo que tem uma VFR 750 e esta com o mesmo problema, e parece que é bastante comum na VFR :x
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Dicas Super Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 4:33 pm

É por o rectificador da XTE e fica resolvido :lol!:
Estou a brincar, nem sei se é compatível...
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DC
Dicas Super Ténéré Star310




Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 9:02 pm

Edgar escreveu:
É por o rectificador da XTE e fica resolvido :lol!:
Estou a brincar, nem sei se é compatível...

Ha quem meta da Yamaha, porque arrefece melhor, por ter alhetas, é so fazer as ligações, porque os terminais não são iguais, quanto a compatibilidade não sei dizer...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Dicas Super Ténéré Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeSex Abr 09, 2010 12:25 pm

JL_B escreveu:

O que vou alterar próximamente é:
..................
- Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações.
..................
.
na motonline (aquele teste que tu publicaste) eles dizem para:
Citação :
*...testei a moto em São Paulo e percebi a impressionante instabilidade em reta acima de 190 km/h. Basta rebaixar 1 cm a frente para resolver e ter nas mãos uma moto realmente completa...
V Dicas Super Ténéré 294891
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
JL_B
Dicas Super Ténéré Star310
JL_B



Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitimeSex Abr 09, 2010 1:47 pm

Edgar escreveu:
JL_B escreveu:

O que vou alterar próximamente é:
..................
- Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações.
..................
.
na motonline (aquele teste que tu publicaste) eles dizem para:
Citação :
*...testei a moto em São Paulo e percebi a impressionante instabilidade em reta acima de 190 km/h. Basta rebaixar 1 cm a frente para resolver e ter nas mãos uma moto realmente completa...
V Dicas Super Ténéré 294891


Também já fiz isso, não notei nada de especial ....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dicas Super Ténéré Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas Super Ténéré   Dicas Super Ténéré Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas Super Ténéré
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas
» Protecções para a Ténéré / Super Ténéré / TDM900
» Consumos: XTZ 750 Super Ténéré vs. XT660Z Ténéré
» Carenagens para Super Tenere 750 e XT 600 Tenere
» Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: