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| | Dicas Super Ténéré | |
| | Autor | Mensagem |
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JL_B
| Assunto: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 9:13 pm | |
| Site brasileiro com algumas dicas para a Super Ténéré!
http://www.rkauto.com.br/xtz750/dicas.htm | |
| | | Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 9:48 pm | |
| Boas
Era este o site onde tem a sugestao pra resolver o problema do rectificador , resta saber se realmente a coisa resulta ...
Cumps | |
| | | JL_B
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 9:59 pm | |
| - Marco F. escreveu:
- Boas
Era este o site onde tem a sugestao pra resolver o problema do rectificador , resta saber se realmente a coisa resulta ...
Cumps Boas Realmente já tinha lido isso. Fui ao Torres (uma loja de peças no Porto) e aconselhou-me a meter um da Xt 600. Tem 2 anos de garantia e passados já +- 3 meses e 3.000 kms, tudo bem! Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 10:31 pm | |
| | |
| | | JL_B
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 11:38 pm | |
| Obrigado pelas pics sobre o regulador.
Também tinha feito alguma pesquisa antes de comprar, e já tinha decido comprar o da Electrex (model R98), conforme tinha lido no http://www.xtz750.com
Entretanto como tinha que ir ao Torres, falei-lhe e ele ligou para o fornecedor dele que garantiu que não iria ter problemas. O preço é o mesmo e assim comprei-o. Tenho andado atento ao aquecimento dele, e até agora não noto aquecimento nenhum. Vamos ver quando o calor chegar. Também já fiz um vidro mais alto, e é uma diferença incrível.
Quanto ao resto:
Óleo 3/4 litro em 1000 kms (mineral) Consumo: cerca de 6.5 l (a andar bem 120 / 170) e preciso afinar os carburadores (dizem que fica a gastar +- 5.5L) Se não passar dos 100 km/h não chega aos 5L/100km
O que vou alterar próximamente é: - o acelerador, vou colocar um rápido (com este quase não consigo dar-lhe o gás todo). - Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações.
Curva muito bem, nem parece uma trail. Em velocidades já proibitivas o limite dela é muito maior que o meu. (os patins já rasparam algumas vezes ...)
Agora nota-se que é uma moto de "homem", pesadona, com um centro de gravidade alto, com travões "mauzitos" e já tem os tubos em malha de aço e óleo DOT5.
Para mim que gosto de passear, poder meter-me nuns estradões e não ficar muito triste com uns arranhões é ideal. Costumo andar com alguns amigos (Varaderos, V Stroms, etc) e nem nas AEs fico para trás. Tem muito binário, e excelente velocidade de ponta (210 km/h).
Venham é muitos kms e muito sol.
:lol:
Ps: Tenho lido relatos de viagens em Super Ténéres que até fico louco. Basta googlar e é vê-las .... Só me dá vontade de também ir ....
Um abraço | |
| | | Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Ter Abr 06, 2010 11:43 pm | |
| Boas
Obrigado pela descriçao , fiquei particularmente surpreso pelos consumos ... menos de 5 a 100km é muito bom (ja pra nao falar dos 6.5 a 120/170) Quanto ao consumo de oleo talvez devesses usar 1 semi-sintetico , aposto k irias melhorar esse consumo (apesar de ja saber k esse propulsor na tdm tem fama de consumir oleo)
Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Arrefecimento dos rectificadores de tenção Qui Abr 08, 2010 2:13 am | |
| Ainda sobre os rectificadores aquecerem. Parece que na Honda AT acontece o mesmo que na SuperTé... isto foi traduzido automaticamente e podemos ver o Link original sem tradução aqui: http://www.mongiello.it/2008/08/22/modifica-regolatore-di-tensione-africa-twin/ - Citação :
- Modificado regulador de tensão África Twin
Alguns anos atrás meu irmão comprou um 750 modelo RD04 África Twin de 91: um tanque de reais no ponto de vista mecânico, mas com uma fraqueza no sistema elétrico que se manifestou quase imediatamente: o regulador de voltagem.
Este componente do sistema elétrico, bem como a conversão de corrente alternada (que é produzida pela alternador) para continuar, a tensão se estabiliza em torno de 13/15 volts. O resíduo de seu trabalho é a transformação da energia em calor a ser dissipada na melhor forma vale a pena fritar rapidamente.
Atender fóruns e newsgroups específicos percebe-se que o regulador de tensão parece ser um drama popular entre os motociclistas, no que respeita à África Twin, RD04 parece que o modelo é o "mais sensível às falhas e, em seguida, uma vez que o custo de um novo me um golpe, eu decidi fazer uma mudança que iria torná-lo mais durável.
O PROBLEMA
RD04 no regulador e "DX ao lado, acima do líquido de arrefecimento do tanque de expansão, mas também o silencioso, tente colocar a mão perto do fogo e você vai ver que o terminal de descarga provém, em mais "adicionar o fato de que o do lado direito parece ser o mais "quente (pense no calor que eu sinto ao lado do DX pé do calor do motor, embora movido pelo vento toca o lado DIREITO. Para tudo isto se acrescentar o calor de seu controlador, e você vai entender porque este frite rapidamente.
De facto, em modelos mais recentes do regulador e "moveu-se sobre o lado esquerdo. Outros inimigos são a vibração e, certamente, aqueles com um duplo lá fora, mas o regulador e "fixadas directamente para o quadro em dois pontos com dois parafusos, simplesmente brilhante idéia .
A MUDANÇA
Então, para eliminar, ou quase, o problema que você está tentando reduzir o calor e vibração para o calor, a situação actual e "altamente impróprias: o que resta é para mover o controlador em um mais ventilado e do lado esquerdo eo que é certo nosso caso, longe do motor, radiador e escapamento. É óbvio que temos de esticar um pouco "cabos. Mas o movimento não é suficiente, é preciso ter certeza de que já não corre o risco de estar em pé! Especificamente, o órgão regulador e foi fixada por dois grampos de 1 / 2 polegada em uma viga moldura do pára-choque traseiro porta. Os suportes foram feitas usando dois colares de 2 polegadas tubo em aço galvanizado / 1 e está situado em frente ao controlador de afundar. Então eu tenho um dissipador de alumínio para um Pentium 3 e, depois de ter trabalhado um pouco "artisticamente com a mangueira, eu tenho ventiladores elétricos são montados em duas de 12 V, do tipo que são usados para resfriar processadores, placas de vídeo ou gavetas alguns discos rígidos, e um termostato de 60 graus bonito com um contato normalmente aberto, comprada em uma loja de peças de reposição para máquinas de lavar louça. Eu coloquei o dissipador de calor no regulador de voltagem e artesanato desde 'resinas ponto e alguns milímetros abaixo da pia, eu adicionei uma folha de alumínio de espessura adequada, com duas camadas de pasta térmica (calor ou pasta condutora) de forma a corresponder as duas superfícies de transferência de calor ideal. Montado em meu africona foi uma verdadeira jóia da operação, chegou a 60 graus no dissipador de calor faziam parte do fã e embora eu estava no trânsito, em agosto minha querida dispersar o calor do regulador de tensão lindamente. Além disso, entre parênteses, o subframe eu interposta inserções de borracha para amortecer a vibração consideravelmente. Problema resolvido!
Nas duas primeiras imagens são representadas tanto o controlador de idade (queimadas), que o novo. | |
| | | JL_B
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Qui Abr 08, 2010 1:14 pm | |
| É mais uma maneira de ultrapassar o problema de temperatura do regulador.
Pelo que li, a temperatura pode ir até aos 120 graus, eles são testados em fábrica a essa temperatura.
Os antigos queimavam muito porque não tinham as alhetas dissipadoras, o que foi alterado no modelo pós 94.
Importante também é a sua colocação na mota. Se alteramos de lugar para um sitio sem ou com pouca passagem de ar é conveniente ajudar a ventilação, por isso quando mudam para debaixo do banco é quase obrigatório.
Importante também é a montagem, deve-se sempre ter cuidado para que as alhetas estejam horizontais, para facilitar a passagem de ar entre elas. Há até quem faça uns tubos para conduzir mais ar até lá, quem fure a tampa lateral, etc.
Nas grandes viagens feitas em Supers, um regulador novo é material obrigatório a levar, basta ler o Trailworld (volta ao mundo entre 96 e 2002).
Boas Curvas
:cheers: | |
| | | DC
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Qui Abr 08, 2010 3:44 pm | |
| Tenho um amigo que tem uma VFR 750 e esta com o mesmo problema, e parece que é bastante comum na VFR :x | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Qui Abr 08, 2010 4:33 pm | |
| É por o rectificador da XTE e fica resolvido :lol!: Estou a brincar, nem sei se é compatível... | |
| | | DC
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Qui Abr 08, 2010 9:02 pm | |
| - Edgar escreveu:
- É por o rectificador da XTE e fica resolvido :lol!:
Estou a brincar, nem sei se é compatível... Ha quem meta da Yamaha, porque arrefece melhor, por ter alhetas, é so fazer as ligações, porque os terminais não são iguais, quanto a compatibilidade não sei dizer... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Sex Abr 09, 2010 12:25 pm | |
| - JL_B escreveu:
O que vou alterar próximamente é: .................. - Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações. .................. . na motonline (aquele teste que tu publicaste) eles dizem para: - Citação :
- *...testei a moto em São Paulo e percebi a impressionante instabilidade em reta acima de 190 km/h. Basta rebaixar 1 cm a frente para resolver e ter nas mãos uma moto realmente completa...
V | |
| | | JL_B
| Assunto: Re: Dicas Super Ténéré Sex Abr 09, 2010 1:47 pm | |
| - Edgar escreveu:
- JL_B escreveu:
O que vou alterar próximamente é: .................. - Aplicar uns pesos no guiador para tirar algumas vibrações. .................. . na motonline (aquele teste que tu publicaste) eles dizem para: - Citação :
- *...testei a moto em São Paulo e percebi a impressionante instabilidade em reta acima de 190 km/h. Basta rebaixar 1 cm a frente para resolver e ter nas mãos uma moto realmente completa...
V Também já fiz isso, não notei nada de especial .... | |
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