Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.

Ir para baixo 
+3
odracir
webmonstro
diogo_castro
7 participantes
AutorMensagem
diogo_castro
Curioso <br



Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 3:24 am

Boas estou a precisar de uma ajuda.


A minha XT 600E 3TB, decidiu não trabalhar de um dia para o outro, o meu primeiro palpite foi a vela ter isolado, mas quando verifiquei vi que esta normal.
Então tentei ver se chegava electricidade ao cachimbo da vela, mas nada ou quase nada (umas faíscas fracas de vem em quando), tentei ver de chegava corrente á bobine de ignição (de onde saia o cabo ate ao cachimbo da vela) e chega mas não sai nada, desliguei esta bobine e liguei uma outra de uma 125cc (nova) mas também não consegui fazer faísca, dai ter surgido a duvida, se será apenas a bobine ou se é o CDI, que aqueceu um bocado mas não faço ideia se é normal aquecer ou não.

Abraço a todos.

Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 9:35 am

diogo_castro escreveu:
Boas estou a precisar de uma ajuda.


A minha XT 600E 3TB, decidiu não trabalhar de um dia para o outro, o meu primeiro palpite foi a vela ter isolado, mas quando verifiquei vi que esta normal.
Então tentei ver se chegava electricidade ao cachimbo da vela, mas nada ou quase nada (umas faíscas fracas de vem em quando), tentei ver de chegava corrente á bobine de ignição (de onde saia o cabo ate ao cachimbo da vela) e chega mas não sai nada, desliguei esta bobine e liguei uma outra de uma 125cc (nova) mas também não consegui fazer faísca, dai ter surgido a duvida, se será apenas a bobine ou se é o CDI, que aqueceu um bocado mas não faço ideia se é normal aquecer ou não.

Abraço a todos.


Boas
Não me recordo mas tenho quase a certeza que a 3TB usa TCI e não CDI e portanto se usaste uma bobine de uma 125 (que provavelmente é CDI) então quase de certeza que não vai funcionar pois o sistema é diferente.
O melhor é começar por aquilo que é mais simples e barato, limpa e verifica todas as ligações e fichas e se mesmo assim não dá, tenta arranjar uma bobine de outra mota igual para trocar e testar.

Outra origem do problema pode ser no "pickup" ou a bobine do magneto (embora se for TCI não deve ser isso)

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
odracir
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
odracir


Moto : xt 600e super abelha

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 1:33 pm

Boas
nao tenho assim grande conhecimento de mecanica e há aqui pessoal que de certo te dar muitas luzes mas posso ja aqui adiantar-te que o modelo 3tb tem CDI........ fica debaicho do banco junto a entrada de ar

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 2:29 pm

odracir escreveu:
Boas
nao tenho assim grande conhecimento de mecanica e há aqui pessoal que de certo te dar muitas luzes mas posso ja aqui adiantar-te que o modelo 3tb tem CDI........ fica debaicho do banco junto a entrada de ar

abraço

Boas
isso que se chama de cdi todas as motas têm (a não ser que seja de platinados) normalmente se designa por cdi mas na verdade é uma centralina ou modulo de ignição.
CDI é "condenser decharge ignicion" e o TCI é" transistor decharge ignition" e designa o modo como a tensão para a faísca é gerada.
de modo simples o CDI funciona com um condensador que é carregado com voltagem relativamente pequena (300-400volt) e quando está no ponto certo a voltagem é passada para a bobine que a amplifica mais 100 x
Enquanto no TCI a bobine está carregada sempre e descarrega quando o modulo de comando indica o ponto certo.
O TCI permite melhor controlo de curvas de avanço mas obriga a utilização de uma bateria


Nestes casos a resistência de uma bobine CDI é menor que a de um sistema TCI e possivelmente não funcionará uma bobine TCI num sistema CDI .
como a maioria dos sitemas de motas pequenas tipo 125 cc são CDI e a 3TB é quase de certeza TCI o teste que o diogo fez pode não ser válido

Portanto o meu concelho é limpar todas as fichas e ligações (não esquecer as ligações à massa! ) e depois se o problema subsistir tentar troca a bobine por um de um modelo igual para despistar o problema , se não resultar fazer o mesmo com o CDI


Nuno




Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
leonardo
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
leonardo


Moto : XT 660R

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 7:02 pm

o meu conselho também é começar pelo mais simples, isso da detecção de avarias, por experiencia própria, é lixado mas normalmente o problema advém quase sempre de uma coisa simples. Deixar de funcionar de um dia pra outro é estranho.


Disseste que a mota deixou de funcionar. Mas quê, deixou de dar ao arranque e não pega, ou nem dá ao arranque?

(não percebo muito da unidade de CDI, dou-me melhor com os platinados, é mais simples Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 796959 )
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 11:46 pm

Boas...

Amigo, quando poderes podias fazer uma pequena apresentação ao Grupo AQUI Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 37087
Não é obrigatório, mas se o fizeres, recebes as boas-vindas do pessoal... Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 964551

mas esquecendo as diplomacias Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 796959 e falando de coisas mais importantes...
porque não há nada mais importante que ajudar um Motociclista em dificuldades... Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 449138


O webmonstro, disse quase tudo... e pouco pode ser acrescentado (na minha opinião Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 546328 )



Para testar o Pic up são os fios Azul/Amarelo e Verde/Branco... que liga no CDI ou TCI
(porque antes de 1993 é tudo TCI... mas isto pouco importa... tirando a parte de quereres usar uma bobine para CDIs)
o valor em Ohms não sei... mas se for necessário posso medir na minha e dar-te esse valor... mas isso vai dar-me um trabalheira do caneco Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 796959 e não acredito que seja o pic up a originar este problema...



Para ensaiar a bobine, se não poderes seguir a sugestão do webmonstro (em arranjar uma igual e boa), podes em alternativa ir a qualquer oficina da Yamaha e perguntar se podem verificar a bobine...
eles na yamaha ou em qualquer oficina (que se chame oficina) têm um aparelho que testa a bobine em menos dum minuto...
e normalmente não cobram nada pelo teste...


De resto verifica as ligações todas, nem que seja só desligar e voltar a ligar, testa com uma vela nova e com a folga correcta, num cachimbo que esteja em bom estado e bem enroscado no cabo Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 546328

e diz qualquer coisa...


ABR Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
GuilhermeFR
Curioso <brGuilhermeFR


Moto : XT600E 4MW 2002 Tracker

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 7:35 pm

Desculpem desenterrar este tópico mas aconteceu comigo e como existe pouca coisa sobre o assunto na Internet, resolvi postar por aqui o problema que também aconteceu comigo:

Após a customização da moto, ela começou a falhar e suspeitei que fosse a bobina(bobine) de ignição. Temos um grupo no whatsapp de proprietários de XTs e Teneres onde surgiu a dica de instalar a bobina da Honda CG Titan 125 ano 99, moto bem comum aqui no Brasil. Comprei a bobina por R$25,00, contra R$ 400,00 da bobina original da XT. Aqui vale lembrar que minha moto é uma XTE 600 ano 2002, modelo 4MW. Bem, comprei a bobina, o cachimbo de vela de outra moto honda, CBX 250 Twister e instalei tudo. Acontece que a moto não apresentou centelha. Voltei a bobina original e nada de centelha. Quando aproximei do CDI senti um cheiro de capacitor queimado.

O que acontece: As Teneres usam sistema de CDI e aceitam sim a bobina da CG 125 como o pessoal já havia experimentado aqui, o problema é que nas XTE, o CDI é na verdade um TCI, como explicado neste vídeo:



Bem, aconteceu que perdi meu CDI, ou melhor, TCI. Um novo aqui no Brasil sairá por uns R$ 400,00, mais a bobina original que provavelmente terei que comprar também. Por curiosidade, resolvi abrir o TCI pra tentar descobrir o que tinha de errado. Descobri que tinha estourado o transistor. Ao desmontar e dar uma pesquisada na Internet, encontrei a referência para o transistor do TCI da XTE: D2350. Neste link encontrei uma equivalência para os transistores 2SD1071, 2SD1113, 2SD1307, 2SD1976 http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=0&page=681

Estou tentando junto a um amigo que entende de eletrônica para substituirmos por outro transistor que aguente a bobina genérica da Honda, caso não consiga, tentarei substituir o transistor, no caso, encontrei aqui no Brasil somente as referências 2SD1071, 2SD1113. veremos se funciona.

Mais sobre sistemas de Ignição: http://alexinstrutor.weebly.com/uploads/3/0/7/8/30780533/028_sistemas_de_ignicao.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
Moutinho


Moto : BWS

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 11:02 pm

Excelente esse vídeo!! Já tinha uma ideia das diferenças do CDI e do TCI, mas fiquei muito mais esclarecido.

Como vocês costumam dizer "valeu cara".
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 11:57 pm

Acho que vai ser difícil alterar o tci para trabalhar com uma bobine cdi, não será mais fácil encontrar uma bobine de uma mota tci?
Ou então tentar encontrar material usado da xt no ebay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Empty
MensagemAssunto: Re: Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.   Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema eletrico... Sera o CDI ou a bobine de ignição.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» problema eletrico xt660z 4my
» Problema elétrico na XT600
» Problema na Ignição (Chave) da XT600
» será problema?
» canhão da ignição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: