Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Suspensao mais dura

Ir para baixo 
+5
Cimbalino
Nitro 007
Ricardo Brântuas
Edgar
Figa5
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Johnny_1056
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 10:21 am

Boas;
Essa suspensão está mesmo a precisar de atenção!!

Relativamente aos "tacos" para comprimir mais a mola, até podem ser de nylon em vez de metálicos e 2cm de altura são mais que suficientes.

Quanto às molas progressivas, há diversas marcas que as comercializam e a ter que optar por umas, preferia umas de marca conceituada. Acho que não se deve meter por meter, tem que surtir efeite, se não mantinham-se as de origem. A Wilbers tem muito bom material e os preços estão entre os anteriormente apresentados. Acho que a Kedo também comercializa material desse.

Nitro 007, gostava de saber quais foram os ganhos efectivos com a introdução de ar pressurizado numa suspensão convenvionalíssima...

A Touratech, não produz nada, apenas remarca produtos de outras marcas como seus. E como actualmente é uma marca da moda, para gente fina que tem a mania de ser aventureiro, depois isso nota-se nos preços.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 12:37 pm

Estou de acordo com o Johnny.

Relativamente a fazer o calço para comprimir a mola, 20 a 25 mm de altura chegam. Dá um pouco mais de força à mola sem massacrar as válvulas. Costumo fazer isso para ter mais firmeza na forqueta.

O diâmetro exterior deve ser igual ao diâmetro exterior da mola, e o diâmetro interior pode ser igual ou menor que o diâmetro interior da mola, mas pode nem ser furado. Eu costumo fazer os casquilhos em alumínio ou em nylon duro como disse o Johnny, e faço-os maciços, isto é, nem os furo porque o ganho de peso é irrelevante e não é peso suspenso, que esse sim é que importa reduzir.

Como disse o Edgar, molas progressivas fazem uma grande diferença no comportamento das forquetas, mas custam dinheiro e mesmo as progressivas ao fim de umas dezenas de milhar de KMs começam a pedir calços.

Na minha XT600 mandavam meter alguma pressão na forqueta. Curiosamente hoje em dia as marcas mandam é retirar o ar para não "rebentar" os retentores. Aliás nos enduros e provas de motocross, a maioria dos pilotos ou mecânicos sempre que a Moto pára pressionam a válvula com uma chavinha de fendas para tirar o ar.

Finalmente sobre óleo multigraduado, a Motorex comercializa mas não conheço outra marca que o faça. Os óleos de suspensão são miscíveis, dá para misturar um óleo 5 com 10, ou 10 com 20, ou 5 com 40, o que se quiser. Os óleos multigraduados aumentam a viscosidade com o aumento da temperatura, mas numa forqueta o mais importante no óleo é que não faça espuma. Acho que só na alta competição é que o aquecimento do óleo poderá degradar o funcionamento das suspensões.

Na forqueta a mola faz retornar a forqueta à posição inicial pelo chamado efeito de memória, característica das molas.
Depois temos óleo (ou óleo e gás) e uma ou um conjunto de válvulas que travam a velocidade de passagem do óleo tanto na compressão como na extensão, isto é, para quando a forqueta "afunda" não o fazer muito rápido, e para quando recupera ou "levanta" também não o fazer muito rápido.

Se o condutor tem sensibilidade para achar que a suspensão está "mole" acho que deve calçar a mola com um calço de 20 mm e trocar o óleo por um óleo com 15 ou 20 se o recomendado de origem for 10. Portanto mais 5 ou mais 10 do que a recomendação do fabricante. Esta deve ser a única alteração em que eu não faço como o fabricante manda...

Edgar escreveu:
Touratech = Boa qualidade
Quase sempre. Os travessões de guiador apertados com abraçadeiras de canalização de gás sobre umas borrachinhas para não esmurrar o guiador, balhamaDeus. Havia de ser proibido Suspensao mais dura - Página 2 296550


Abraço,
Suspensao mais dura - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Johnny_1056
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 3:09 pm

Boas;

Efectivamente assim é, nos anos 80 as suspensões vinham com uma válvula semelhante à dos pneus para meter ar e deste modo melhor adaptá-la as exigências de condução ou pilotagem. Mas este sistema revelou-se de eficácia bastante limitada, tal como outros dessa época, uma vez que em condições de utilização a suspensão mudava de comportamento devido ao aumento de pressão provocado pela temperatura. Depois esse ar também ajuda à emulsão do óleo. Por isso, tal como o Angelo refere, no fim das mangas de motocross os pilotos ou mecânicos têm o hábito de retirar o ar das suspensões.

De referir que esse ar, deve ser metido com uma bomba de precisão e com pressões bastante diminutas (0.2 a 0.6 ou 0.8). Nunca ir á bomba e usar a bomba dos pneus, isso dá direito a rebentar com a suspensão toda.

Estando a "falar" de suspensões bastante limitadas a nível de comportamento e afinações, deve-se escolher uma boa taragem de mola um bom óleo. Não vale a pena andar com grandes invenções.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 4:22 pm

Johnny_1056 escreveu:
Não vale a pena andar com grandes invenções.
Suspensao mais dura - Página 2 12626 Suspensao mais dura - Página 2 12626 Suspensao mais dura - Página 2 12626

Eu também acho, é o que leio quando o Mestre Edgar escreve. Não poderia estar mais de acordo.
Suspensao mais dura - Página 2 314851

Suspensao mais dura - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Edgar
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 8:11 pm

Boas...

Éh pá... eu percebo muito pouco disso Suspensao mais dura - Página 2 72632
por isso é que mantenho tudo de origem... Suspensao mais dura - Página 2 964551


ABR Suspensao mais dura - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeQui Out 20, 2011 8:30 pm

Eu também. Por isso é que tenho que pagar a mecanicos Suspensao mais dura - Página 2 945103
Ir para o topo Ir para baixo
Rikardo
Suspensao mais dura - Página 2 Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitimeSex Out 21, 2011 9:04 pm

Ha eu cá também porra a minha não tem nada disso Suspensao mais dura - Página 2 919911 Suspensao mais dura - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Suspensao mais dura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensao mais dura   Suspensao mais dura - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Suspensao mais dura
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Embraiagem dura
» MAIS UMA SUPER TENERE... E MAIS UM BRASILEIRO......
» Mais uma marquise, mais uma ideia.....
» Suspensão ST
» suspensao de TTR dá na XT?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: DIY Supermotard-
Ir para: