Estou de acordo com o
Johnny.
Relativamente a fazer o calço para comprimir a mola, 20 a 25 mm de altura chegam. Dá um pouco mais de força à mola sem massacrar as válvulas. Costumo fazer isso para ter mais firmeza na forqueta.
O diâmetro exterior deve ser igual ao diâmetro exterior da mola, e o diâmetro interior pode ser igual ou menor que o diâmetro interior da mola, mas pode nem ser furado. Eu costumo fazer os casquilhos em alumínio ou em nylon duro como disse o
Johnny, e faço-os maciços, isto é, nem os furo porque o ganho de peso é irrelevante e não é peso suspenso, que esse sim é que importa reduzir.
Como disse o
Edgar, molas progressivas fazem uma grande diferença no comportamento das forquetas, mas custam dinheiro e mesmo as progressivas ao fim de umas dezenas de milhar de KMs começam a pedir calços.
Na minha XT600 mandavam meter alguma pressão na forqueta. Curiosamente hoje em dia as marcas mandam é retirar o ar para não "rebentar" os retentores. Aliás nos enduros e provas de motocross, a maioria dos pilotos ou mecânicos sempre que a Moto pára pressionam a válvula com uma chavinha de fendas para tirar o ar.
Finalmente sobre óleo multigraduado, a Motorex comercializa mas não conheço outra marca que o faça. Os óleos de suspensão são miscíveis, dá para misturar um óleo 5 com 10, ou 10 com 20, ou 5 com 40, o que se quiser. Os óleos multigraduados aumentam a viscosidade com o aumento da temperatura, mas numa forqueta o mais importante no óleo é que não faça espuma. Acho que só na alta competição é que o aquecimento do óleo poderá degradar o funcionamento das suspensões.
Na forqueta a mola faz retornar a forqueta à posição inicial pelo chamado efeito de memória, característica das molas.
Depois temos óleo (ou óleo e gás) e uma ou um conjunto de válvulas que travam a velocidade de passagem do óleo tanto na compressão como na extensão, isto é, para quando a forqueta "afunda" não o fazer muito rápido, e para quando recupera ou "levanta" também não o fazer muito rápido.
Se o condutor tem sensibilidade para achar que a suspensão está "mole" acho que deve calçar a mola com um calço de 20 mm e trocar o óleo por um óleo com 15 ou 20 se o recomendado de origem for 10. Portanto mais 5 ou mais 10 do que a recomendação do fabricante. Esta deve ser a única alteração em que eu não faço como o fabricante manda...
- Edgar escreveu:
- Touratech = Boa qualidade
Quase sempre. Os travessões de guiador apertados com abraçadeiras de canalização de gás sobre umas borrachinhas para não esmurrar o guiador, balhamaDeus. Havia de ser proibido
Abraço,