Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Suspensão ST

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
danfmc
Suspensão ST Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeDom Ago 03, 2014 11:04 pm

Boas.
Agora decidi que o meu veículo está muito alto para a minha estatura. Tenho 1,80m e chego apenas com a ponta dos pés ao chão. O amortecedor traseiro estava regulado para o máximo de altura (mola mais comprimida), e já comecei a desapertar a porca para baixar aquilo, mas ao fim de uma hora, tinha desapertado apenas meio mm! Existe alguma maneira mais fácil de fazer o serviço? É que além da rosca ser muito fina, aquilo é difícil de desapertar à brava!
Agradece-se ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Suspensão ST Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 12:07 pm

Boas;
Antes de mais quero alertar-te para o facto de teres feito asneira. o que tu fizeste foi tirar pré-carga à mola, isso só vai piorar o comportamento da moto. O que fizeste não é solução para o teu problema!! Suspensão ST 37087 

Se queres baixar a moto, o que tens que fazer é despertar as mesas de direcção e subir as baínhas, atrás podes pôr umas bielas de suspensão reguláveis ou que baixem a moto.

Eu não tenho 1.80m de altura e não tenho qualquer problema com a altura da Super Ténéré.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Suspensão ST Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 12:17 pm

Então a pré-carga da mola deve estar sempre no máximo? É que é onde estava, apenas dei poucas voltas à porca. E sinceramente, não notes qualquer diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Suspensão ST Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 2:44 pm

Boas;
A pré-carga da mola deve estar regulada para o peso que a moto transporta, nunca para aumentar ou diminuir a altura da moto. Simples.
Uma suspensão existe para funcionar e fazer com que o conjunto mantenha o seu contacto com o solo da melhor maneira possível.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Suspensão ST Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 3:02 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
A pré-carga da mola deve estar regulada para o peso que a moto transporta, nunca para aumentar ou diminuir a altura da moto. Simples.
Uma suspensão existe para funcionar e fazer com que o conjunto mantenha o seu contacto com o solo da melhor maneira possível.

E como calculo a pré-carga que devo dar à mola?
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Suspensão ST Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 3:26 pm

Boas;
Isso não requer grandes cálculos matemáticos (pelo menos para nós comuns mortais), apenas sensibilidade para ajustar a moto ao que realmente pretendemos dela.
De qualquer modo, deixo uma pequena síntese:
http://www.motorcyclenews.com/mcn/products/productsresults/suspension/2006/november/feb23-05-set-suspension-sag/

Se procurares na net, encontras imensos tutoriais, inclusivamente no "tubo".
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Suspensão ST Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 3:48 pm

Estive a ler agora um manual de instruções da ST, e o que diz no manual é que a medida standard de rosca que se deve ver no fundo do amortecedor deve ser 5,5mm. Antes de tocar nisto, a rosca estava com 15,5mm, agora deve estar com 12,5mm. Nem sei o que fazer a isto...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Suspensão ST Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 4:22 pm

Boas;
Afina a suspensão de acordo com o que tens no manual, depois logo vês como a podes ajustar ao que pretendes.
Ir para o topo Ir para baixo
danfmc
Suspensão ST Star310
danfmc


Moto : XTZ 750

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 4:28 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Afina a suspensão de acordo com o que tens no manual, depois logo vês como a podes ajustar ao que pretendes.
Agora novamente a mesma pergunta: Existe uma maneira fácil de dar ou tirar força à mola? É que a porca é ruim de (des)apertar à brava!
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Suspensão ST Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitimeSeg Ago 04, 2014 4:44 pm

Boas;
O modo mais fácil de fazeres esse trabalho é colocar a moto num cavalete para que fique com a roda no ar, tiras a roda e pelo menos ficas com espaço para usar a chave com mais amplitude. Suspensão ST 645491 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Suspensão ST Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão ST   Suspensão ST Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Suspensão ST
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» suspensao de TTR dá na XT?
» Suspensão da Frente HFS
» Suspensão deu o berro
» subir suspensão
» Substituir Foles da Suspensão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: