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| Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? | |
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Autor | Mensagem |
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BRAVO
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sex Ago 03, 2018 5:17 pm | |
| Boas,
Tive um "pequeno" problema na minha máquina.....o cabo que vai do motor de arranque ao relé estava tão bem posicionado que foi sendo desfeito pela corrente da mota....resultado, a mota não pega.
Vou ter que trocar o cabo, o problema é chegar ao sítio onde está fixo no motor de arranque, logo o caminho a seguir será retirar o motor de arranque, que está fixo por 2 parafusos e o veio que o liga à mota.
Ao puxá-lo fica solto, mas não há espaço de manobra suficiente para o veio sair a 100% ou para espremer o motor de arranque para fora da mota. Acaba por bater sempre em algum ponto no motor ou quadro.
Alguém por aqui já lidou com isto ? | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sáb Ago 04, 2018 11:31 pm | |
| Boas Sandro. Nunca retirei o motor de arranque a um motor instalado na moto, mas fui ver ao meu de reserva e retirando o apoio junto a este pareceu-me simples. Talvez seja necessário retirar a parte inferior do quadro? | |
| | | BRAVO
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Seg Ago 06, 2018 8:12 pm | |
| - Jorge escreveu:
Boas Sandro.
Nunca retirei o motor de arranque a um motor instalado na moto, mas fui ver ao meu de reserva e retirando o apoio junto a este pareceu-me simples. Talvez seja necessário retirar a parte inferior do quadro? Esse é o maldito apoio (do motor no quadro ? ) que me impede de tirar aquela treta....dá para ver que está fixo com 2 parafusos, mas e chegar lá ? Não é um ângulo fácil onde se chegue com uma chave "normal", Quando tiraste este apoio tinhas o motor na mota e o motor de arranque no sítio ? É que não estou a ver como é que meto uma chave ali.....nem tentei ainda porque me parece um sítio completamente escondido. Consegues dizer-me qual a chave que usaste para retirar essa peça ? | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Ter Ago 07, 2018 2:32 pm | |
| Boas Sandro, O motor que vez está em bancada mas para que não houvessem dúvidas fui ver na moto o que diferia em dificuldade e a única diferença que encontrei foi que não é possível aceder aos parafusos que apertam o apoio junto ao motor de arranque, mas como podes ver no vídeo que fiz a coisa até não é muito difícil. https://youtu.be/Y3qecFvDLzU | |
| | | BRAVO
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Ter Ago 07, 2018 2:54 pm | |
| - Jorge escreveu:
Boas Sandro,
O motor que vez está em bancada mas para que não houvessem dúvidas fui ver na moto o que diferia em dificuldade e a única diferença que encontrei foi que não é possível aceder aos parafusos que apertam o apoio junto ao motor de arranque, mas como podes ver no vídeo que fiz a coisa até não é muito difícil.
https://youtu.be/Y3qecFvDLzU
Brutal...muito obrigado, algo não devo mesmo estar a fazer bem ( se calhar tenho pouca folga no cabo ) porque nunca consegui rodar o motor de arranque assim. Apesar de a mota já ter seguido para a Yamaha hoje, vai ser uma grande ajuda porque mesmo eles não estão a ver outra forma sem subir o motor, mas realmente, isso não resolve nada e vou mostrar-lhes o teu vídeo ;-) | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Ter Ago 07, 2018 4:04 pm | |
| Subir o motor... hahah Com a malta da velha guarda reformada agora só sabem apagar os erros na computadores! Para subir o motor implica desmontar 1/2 moto, carenagens, banco, depósito, caixa do filtro de ar, soltar radiador, etc, etc. Pena tenho eu de já a teres enviado! Lembrar-te do amortecedor?... com paciência tudo se faz. | |
| | | BRAVO
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Ter Ago 07, 2018 4:37 pm | |
| - Jorge escreveu:
Subir o motor... hahah
Com a malta da velha guarda reformada agora só sabem apagar os erros na computadores!
Para subir o motor implica desmontar 1/2 moto, carenagens, banco, depósito, caixa do filtro de ar, soltar radiador, etc, etc. Pena tenho eu de já a teres enviado!
Lembrar-te do amortecedor?... com paciência tudo se faz.
Ah caneco ! Não estava a ver que eras "esse" Jorge ! Eheheh....duplamente obrigado ! Já passei o teu video para o pessoal da Yamaha, acredito que vá ajudar bastante. Vão mexendo nestas motas, mas não me parece que tenham tocado em motores de arranque. Eu bem que rodei aquilo e ficava na mesma sempre entalado entre o motor e aquela peça...a única explicação que vejo para não ter conseguido, foi por eventualmente ter o cabo ligado e me impedir de rodar mais, apesar de ter procurado dar-lhe folga, pode não ter funcionado. Não consegui rodar mais do que isto...e assim, encalhava na mesma como podes ver. Eu enviei a mota já sem carenagens....só mesmo depósito e banco, menos trabalho....acredito que seja mais fácil com esta tua ajuda. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Qua Ago 08, 2018 7:25 am | |
| Eu mesmo, ehehe Só se consegue rodá-lo recuando até ao filtro de óleo, onde o carter tem uma depressão que permite passar aquelas "hastes" dos parafusos! Vamos lá ver como é que eles se safam!! | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Qua Ago 08, 2018 7:59 pm | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Qui Ago 09, 2018 9:44 pm | |
| Com essa do plausível fizeste-me lembrar os mythbusters, ahaha Tubo bem contigo Guilherme? Já tens uma moto à home ou ainda é a Suzy | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Qui Ago 09, 2018 11:57 pm | |
| Boas, Tudo dentro do possível amigo, A Suzy deve estar de malas feitas mas, não tenho tido tempo nem para trocar ela… Só lembrar que a minha Suzi tem ferro para por a trabalhar. Logo ai já se inclui na classe mota á home. Desculpa o off topic @BRAVO Saúde | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sex Ago 10, 2018 7:31 am | |
| Boas Guilherme, Sem saúde nada mais tem valor e às vezes só depois de um susto é que compreendemos o seu real valor!... e os offtopics ajudam muito a manter o forum com saúde ehehe, senão é só trabalho, trabalho... Nunca tive o prazer de colocar uma 350 a trabalhar de kick, mas a minha 250 é pouco diferente de uma 125 a 2t, nem descompressor ela tem. Estás a pensar trocar ou vais encostar o k7? Sandro, já há novidades? | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sex Ago 10, 2018 8:20 pm | |
| @jorge, penso trocar pois a maria diz que eu sou maluco em pensar que ela vai comigo "naquela coisa". Quanto ao descompressor, só utilizo para rodar o motor ali umas voltas. Para apanhar o ponto exato e dar á manivela não utilizo o descompressor. Resumindo: descompressor, só mesmo para dar umas voltas ao motor e colocar alguma gasolina lá dentro. Se tiver que por a trabalhar varias vezes no mesmo dia, é como se não tivesse descompressor. Não ligo nada aquilo. No máximo á segunda pega sempre, mesmo parada 3 semanas ou mais. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sáb Ago 11, 2018 8:13 am | |
| Ai as marias Essa moto pega assim porque tem um bom mecânico!! | |
| | | BRAVO
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Como retirar o motor de arranque da XTZ 750 ? Sáb Ago 11, 2018 1:38 pm | |
| Boas malta, as boas notícias....o motor de arranque já está a bombar, levou o cabo "novo" vindo do EBAY, foi instalado na Yamaha Motor7, o motor não saíu, mas a tampa do cárter foi retirada, acabou por levar uma junta nova. Como verificaram limalhas na tampa do cárter, trocaram o óleo (10W40) e filtro....não ficou propriamente barato, mas entreguei a mota numa 3ª e na 6ª já estava em casa.... Fui alertado para algo que já tinha reparado quando também tinha mudado o óleo (infelizmente recentemente...), que foi a quantidade de fumo branco que sai do escape quando a mota é ligada quando está fria. A somar ao facto de saber que tinha limalhas no cárter....tendo em conta que desde que comprei a mota tive um sem número de dores de cabeça, os "alarmes" começam a tocar. Antes desta mudança de óleo "forçada", a anterior que tinha sido recente (também com 10W40), também fez com que a mota fizesse fumo branco a frio, mas apenas até fazer as primeiras dezenas / centena de quilómetros. A mota não faz barulhos estranhos, tem power, desenvolve e responde bem ao punho direito. Algo que confirmaram na Yamaha. Mas obviamente que equaciono se estou com "espírito" para continuar esta saga e se há luz ao fundo do túnel ou apenas mais um recibo de um mecânico. Se olhar bem pare esta "experiência" com esta mota, não tive nenhum problema realmente grave, apenas chatos....fruto de desgaste natural, não comprei uma mota nova e nem muito bem mantida, só "abonecada"... - a bateria que vinha na mota estava nas couves - o regulador que vinha na mota estava nas couves - carburadores todos desafinados e mota a engasgar-se Tudo isto encaro como chato, mas trivial... Depois tive por 2 vezes fugas de gasolina pelo tubo de descarga das cubas...fui em cada vez a mecânicos distintos, ambos aplicaram kit's com bóias, agulhas das bóias e o-rings...após ambas as reparações a mota não teve fugas, mas ao fim de algum tempo começava a falhar logo de seguida a perder novamente gasolina...perdi também muito tempo e dinheiro com estas reparações que não deram em lado nenhum. Acabei por resolver eu na garagem....subi o depósito, purguei ambas as cubas, retirei os parafusos, mudei-os de carburador (queria perceber se era dos parafusos ou dos encaixes nos carburadores), apertei de decentemente e NUNCA mais aconteceu....até ver....ou seja, paguei 2 x, a 2 pessoas, nenhum resolveu, ambos facturaram. Em suma, um problema até básico, mas que custou a ser resolvido. Agora recentemente, um cabo do motor de arranque mal instalado e colocado no sítio errado, foi estraçalhado pela corrente....novamente nada de catastrófico, mas mota novamente parada. O tema do fumo branco começa a fazer-me derivar para a venda da mota, mas como já falei com o Jorge, que bem me alertou para coisas ( que na Yamaha também me disseram ontem ) como possíveis segmentos gastos ou vedantes de válvulas, de cabeça fria, tenho que pensar bem se após tanta dor de cabeça, se justifica atirar a toalha ou fazer mais um esforço de paciência e euros e ir até ao fim. | |
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