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| [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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Autor | Mensagem |
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Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Dom Jun 18, 2017 11:53 am | |
| Bom dia pessoal! Ontem passei a tarde à volta da mota e não a consegui por a trabalhar Durante a semana arranjei um colega meu com um carregador de baterias que ficou com ela dois dias à carga. Carregou de 12,2V para 14,7V. Estava mesmo fraquinha já! Depois quando a montei na mota, uma ficha desligou-se por folga, abriu o circuito e um parafuso à saída do positivo fez contacto com o motor e deu duas ou três faíscas. Depois deste acidente, liguei logo a ficha e verifiquei se haveria corrente a passar dali para a frente e parece-me estar tudo ok. Depois de ir duas vezes ao AKI buscar chaves, troquei a vela da mota. Como não tenho nenhuma chave dinamométrica, apertei até me parece estar com força. Ainda consigo apertar mais, mas quando tirei a vela anterior, não me pareceu estar com um aperto muito forte e não quis exagerar neste. Reajustei a afinação do parafuso piloto para as 2 voltas (estava com 2 e meia, sensivelmente) e subi um bocado o parafuso do cabo acelerador, pensando que estaria a subir o relantim. Como disse atrás, a mota tem um escape FMF bastante aberto e por isso é que a afinação do piloto já estava a 2 voltas e meia e estava bem antes deste incidente em São Martinho do Porto. Acham que poderá ser o volante do motor que se tenha desafinado? Acontece facilmente nestas motas? | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Dom Jun 18, 2017 2:42 pm | |
| Não! Verificas-te se salta faísca quando rodas o motor com o start? Na afinação do parafuso piloto não mexias sem primeiro despistar se a vela dá faísca. Se a vela tiver faísca, no mínimo dará um rater ou uma explosão uma vez por outra e depois ai vamos para a parte do carburador. O volante do motor não desafina! Pode queimar uma indutora ou o Pickup mas perguntas se acontece facilmente nestas motas, a resposta é Não! | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Dom Jun 18, 2017 10:08 pm | |
| Magneto obrigado pelas respostas! Sim verifiquei. Por acaso pus primeiro a vela e só depois de ter montado o depósito é que me lembrar de não ter verificado esse assunto. Lá voltei a desmontar o depósito, tirar a vela e verificar. Resultado: Tem faísca! Mais novidades!Hoje estive aqui com o meu irmão a tentar pô-la a trabalhar. De start não vai lá. O parafuso piloto estava com 2 voltas e não pegava. Tentámos re-afinar a 3 voltas. Não pegou..Tentámos várias vezes e eu comecei a ficar com algum receio da bateria se descarregar com estas tentativas. Então começamos a empurrar algumas vezes, descendo a rampa da garagem do meu prédio. Uma das vezes deu um TIRO!! A seco saiu uma chama pela ponteira de escape e um disparo daqueles que parecia estar mesmo ali à porta. Aqui a esperança aumentou e lá fomos outra vez subir a rampa e vermos se ela pega de empurrão ou não. PEGOU!! Com a descida e a largar a embraiagem estava muito abafada. O meu irmão viu-se a parar e saltou da mota, deu mais uns passos a correr e ela pegou em segunda. Depois disso foi levar até à rua, ir buscar o capacete e ir dar uma volta para ver se a coisa estabilizava e ajudavamos a carregar um bocadinho a bateria. Quando o meu irmão voltou, ficamos parados na rua e a mota estava com o relantim perto das 2000rpm. Afinamos pelo parafuso do cabo do acelerador às 1500 rpm sensivelmente e a mota parecia estar certinha. Eu fui dar uma pequena volta (estava cheio de vontade, não é?! ). Quando cheguei à porta da garagem, parei a mota e ela sozinha desligou-se. Novamente, de start não vai lá. Aqui levámos a mota para a garagem e nas descidas fomos tentando ver se ela pegava com o lanço e não pegou nenhuma vez. Ficou estacionada, pusemos o cadeado e fomos almoçar. Parece-me afinação de carburador, alguma sujidade que poderá estar a dificultar o assunto, não sei bem. Mas também não conhecendo bem isto, não sei como é que conseguirei afinar convenientemente. Tens algum comentário Magneto? | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 19, 2017 10:21 am | |
| Boas Assim o que me parece é teres problemas no carburador. Isso tem um gicleur especifico para a mistura do mínimo que garante o relantim. O que me parece é essa linha do mínimo estar entupida. Esse parafuso piloto também tem uma mola e um o´ring muito pequenino verifica se está bom. Isto tudo depois de verificares que as falanges do carburador não tem fuga. Outra coisa é que presumo que estás a afinar o relantim no parafuso do carburador. O cabo de acelerador deve ter uma folga no min 3mm. Podem ser outras causas, até mesmo a boia presa e seca o carburador! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 19, 2017 4:50 pm | |
| Boas Acho que estão a mexer em muita coisa sem conhecimentos e sem a ferramenta certa. Acho que é altura de parar e começar do início senão daqui a pouco fazem mais mal do que bem.
Evitem de por a mota a trabalhar de empurrão, só vai esforçar a caixa e vão se cansar desnecessáriamente.
1º ponto : Falanges verifiquem-nas , é fácil, tentem com uma chave de fendas levantar a ponta da borracha do lado do motor , se conseguirem começar a descascar nem que seja um bocado , é porque precisa. comprem-se no ebay por 40€
2º ponto a bateria não me parece estar a carregar, vejam com um multímetro, deve ter 2volts a mais o que quando o motor está parado.
3º ponto verifiquem as ligações todas, isso de fios soltarem-se não é normal, vejam as ligações todas especialmente do CDI , apertem os ligadores internos se acharem que estão soltos
4º o carburador poderá estar sujo ,mas se trabalhou antes não se suja de um dia para o outro a não ser que os filtros no carburador e no depósito estejam soltos
5º descarregem o manual da net e vejam e leiam com cuidado , há um parafuso que faz batente ao acelerador e que faz a velocidade do relantim , há outro muito difícil de aceder por baixo que é o da mistura de relantim , esse deve estar entre 1 e 1/2 a 2 voltas e 1/2.
6º verifiquem se está a chegar gasolina ao carburador (tem uma purga no fundo da cuba)
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| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter Jun 20, 2017 10:04 pm | |
| Boa noite malta, Obrigado pelas vossas opiniões! Magneto o parafuso do relantim que falei no post é o parafuso número 5 da imagem que está na 1ª página deste post. Esse parafuso tem de estar com 3 mm de folga do aperto máximo? Webmonstro muito obrigado pelo contribuo!! Foi uma boa lista para analisar na próxima vez que me ponha à volta da mota! Não sei se consigo ainda esta semana, mas se não, será na próxima. A verificação da bateria parecia-me estar bem, quando carregou de 12,2V para 14,7V, sempre a 2A. Quem a carregou disse-me que no carregador indicava ao início muito pouca carga (amperagem), mas que no final tinha aceite bem a carga durante toda a noite. Poderei verificar, de facto ! Esta ligação que saltou também me apanhou de surpresa e depois vi que a ficha (macho e fêmea) tinham a tranca partida. Tenho de comprar uma ficha nova e trocar, por segurança. 5º O parafuso que falas parece-me ser parafuso piloto (só consigo aceder com uma mini chave de fendas e com os dedos). Aqui no fórum o pessoal estava a dizer que afinavam para 3 e até 4 voltas com escapes alterados. Actualmente está com 3 voltas, mas posso voltar a por a 1 volta e 1/2. Muito obrigado por estes comentários! Vou imprimir isto, antes de ir mexer na mota, para ver ponto a ponto! | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter Jun 20, 2017 11:32 pm | |
| Boas Nada disso... O que te queria transmitir é que o cabo do acelerador tem que ter uma folga mínima de 3mm. Exemplo: com o guiador ao centro sentes uma folga no punho do acelerador. O parafuso que afina o relantim é o que faz batente á borboleta que por sua vez regula a abertura da mesma, penso que é esse que estás a mexer. O nº5 que vejo na imagem que falas é o gicleur da máxima que aperta na flauta. (não ligues são pormenores o importante é regulares no parafuso certo) Existe ainda outro parafuso entre os dois corpos do carburador que regula o sincronismo das borboletas. Aconselho a não mexeres nesse sem saberes o que estas a fazer. Tem também uma afinação especifica. Sem mexer em mais nada por agora e visto que trabalhou bem por algum tempo, 1º verificar se continua com faísca.( não é preciso tirar a vela, basta ter outra para testar) 2º verificar se o carburador tem gasolina, o @webmonstro deu uma boa dica verificando pela purga da cuba. Como nunca falaste que encharcou a vela vou mais para a falha no carb ou até a torneira de gasolina entupida. Já me aconteceu a mim ao fim duns kms a mota simplesmente morria e passado poucos minutos lá estava ela de novo a andar. Claro que percebi logo que era falta de gota, fui a procura do problema, deposito sujo, e os filtros da torneira estavam soltos. O carburador recebia gasolina mas em andamento a puxar bem o motor gastava mais gasolina do que aquela que chegava. Se não puxa-se por ela ou em relantim estava tudo bem. | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Qua Jun 21, 2017 9:56 pm | |
| Boa noite malta!! Hoje andei um bocadinho à volta da mota e verifiquei algumas coisas: 1) Reajustei o parafuso piloto para 2 voltas - a mola do parafuso está a funcionar 2) Verifiquei a purga do carburador - tinha gasolina, porque começou logo a pingar [img] [/img] 3) Verifiquei o CDI - O problema deverá estar aqui. O cabo positivo está partido.Assim que poder irei comprar um pincel para limpar esta poeira toda. Quando o fizer também comprarei uma ficha e uns contactores novos para substituir estes três de entrada. Tentei tirar o resto do positivo, mas só estava a moer o plástico da ficha fêmea. Muito obrigado pela ajuda até agora Magneto e Webmonstro. As vossas dicas poderão estar a evitar-me levar a mota à oficina!! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Qua Jun 21, 2017 10:06 pm | |
| isso mão é o parafuso da purga . A purga está no outro carburador de lado no fundo ao pé de um tubo. Mas pronto encontraste aí provavelmente o teu problema nesse fio Normalmente com uma chave muito pequena consegues desengatar o terminal da ficha de plástico . Mas é preciso alguma paciência | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Qua Jun 21, 2017 10:27 pm | |
| Ao lado do tubo da purga? O tubo vi e até me pareceu estar direcionado para a bomba do travão de trás. Ao lado desse tubo não reparei em nenhum parafuso, mas não devo ter visto bem. O acesso é fácil? | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Qua Jun 21, 2017 10:47 pm | |
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| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter Jun 27, 2017 10:22 pm | |
| Bom, depois de conseguir arranjar uma ficha de ligação à CDI e de ter montado tudo dei ao start e: PEGOU!!! Agora posso começar a aproveitar uns kms a visitar o nosso país! Obrigado pelo apoio pessoal! Abraço, | |
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| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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| | | | [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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