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| [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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Autor | Mensagem |
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Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg maio 01, 2017 11:08 pm | |
| Olá pessoal, Sou novo aqui no fórum, mas já andei a ler algumas coisas e a procurar a solução para o seguinte problema e ainda não consegui encontrar a solução. Daí vir perguntar se me conseguirão ajudar, por favor. Comprei uma XT 600 E (DJ02) - ANO: 2000 - com um escape FMF Power Core 4 há pouco tempo e das poucas vezes que ainda consegui andar com ela tive dificuldades com o relantim e o motor quente.Abro o ar (fecho na realidade, apenas puxo a maçaneta do ar para fora), ponho a mota a trabalhar e fica perto das 2500rpm, regulo para ficar pelas 2200rpm, no máximo. Ando com ela e quando aquece fecho o ar (empurro a maçaneta do ar para dentro) e o relantim desde às 1800rpm mais coisa menos coisa. Já afinei o relantim para ficar mais baixo no parafuso do carburador, mas a mota assim dá-me a sensação de encharcar - não consigo afinar abaixo das 1400rpm, senão ela vai abaixo se não lhe for dando toques no acelerador. Digo isto de encharcar, porque com a mota bem quente entro numa descida, largo o acelerador e ela dá um rater ou dois (é bom de ouvir aquele tiro, na realidade - mas por vezes os rateres são sinónimo de desafinação, correto?). Também digo isto, porque às vezes a chegar a um cruzamento e com uma travagem mais forte, a mota vai abaixo se não for dando toques no acelerador. Nestas motas, quando se troca o escape é necessário fazer alguma afinação no carburador? Tal como se faz nas 50cc? Li aqui alguns tópicos sobre isso e até me pareceu que o carburador não se desafina por alma e graça do espírito santo. Também fiquei com a ideia de não ser aconselhado alterar a afinação do carburador. É assim? No entanto, por onde começar? Obrigado pela vossa ajuda! | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter maio 02, 2017 12:18 am | |
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| | | kapataz
Moto : famel
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter maio 02, 2017 7:51 pm | |
| Começar por ir ao mecanico. E ouvir a experiencia, mas podes e deves ir a varios mecânicos. | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter maio 02, 2017 10:37 pm | |
| Boa noite ggtuga e kapataz!
Obrigado pelos vossos comentários. Já tinha pensado ir ao mecânico, mas o único a que fui não me pareceu muito interessado em saber do problema. Dizia que quando tivesse um tempinho na semana seguinte talvez pegasse na mota, para a deixar lá ficar e que depois ele ligava para a ir buscar. Isto não me inspirou confiança e comecei a pensar noutras soluções e a procurar outros mecânicos.
Estive agora a ver e de facto o parafuso em que mexi não deve ser o "Parafuso Piloto", porque mexi no de ajuste ao relantim aqui deixado pelo Edgar (Vadio da XT) [hiperligação] . Vou tentar reajustar o "Piloto" para sugestão do ggtuga e depois reajusto o anterior.
Tal como o Edgar deixa no blog, tentarei ajustar para as 1200rpm.
Caso alguém suspeite de outro problema, sou todo ouvidos :) | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Ter maio 02, 2017 11:20 pm | |
| Faz isso, Depois do motor já quente e com o botão do choke já liberto, vais baixando o relantim, ao mesmo tempo regulas o "parafuso Piloto" é o parafuso que garante que mesmo com a borboleta praticamente fechada existe gasolina para manter o relantim. Começas com 1 1/2 volta, e a medida que baixas o relantim, se começar a ir abaixo, abres mais um pouco a mistura até ficar estável. Sim! o "desenho" do escape influencia a afinação do carburador. Escape mais aberto, daqueles que fazem barulho, quando de repente cortas o punho (fecha a borboleta e a guilhotina) esgota a gasolina na mistura e o motor parece falhar | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Qua maio 03, 2017 9:40 pm | |
| Muito obrigado pela ajuda! Assim que tiver um tempinho para tratar disto, venho aqui deixar um comentário da situação final | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Sex maio 05, 2017 11:28 am | |
| Boas comum escape mais aberto quase de certeza que vais ter sempre ratés em desaceleração , se tiver uma fuga de ar ainda pior, não te regules por aí para afinar o carburador Para afinar tens de colocar o motor "quente" e depois de subir um pouco a velocidade de relantim regulas oo parafuso piloto para o sitio que estiver melhor (mais certo e mais elevado) depois voltas a baixar a velocidade do relantim
Mas antes de tudo vê como estão as falanges !! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Sex maio 05, 2017 1:18 pm | |
| - Manuel XT600 escreveu:
- Olá pessoal,
Sou novo aqui no fórum, mas já andei a ler algumas coisas e a procurar a solução para o seguinte problema e ainda não consegui encontrar a solução. Daí vir perguntar se me conseguirão ajudar, por favor.
Comprei uma XT 600 E (DJ02) - ANO: 2000 - com um escape FMF Power Core 4 há pouco tempo e das poucas vezes que ainda consegui andar com ela tive dificuldades com o relantim e o motor quente.
Abro o ar (fecho na realidade, apenas puxo a maçaneta do ar para fora), ponho a mota a trabalhar e fica perto das 2500rpm, regulo para ficar pelas 2200rpm, no máximo. Ando com ela e quando aquece fecho o ar (empurro a maçaneta do ar para dentro) e o relantim desde às 1800rpm mais coisa menos coisa.
Já afinei o relantim para ficar mais baixo no parafuso do carburador, mas a mota assim dá-me a sensação de encharcar - não consigo afinar abaixo das 1400rpm, senão ela vai abaixo se não lhe for dando toques no acelerador. Digo isto de encharcar, porque com a mota bem quente entro numa descida, largo o acelerador e ela dá um rater ou dois (é bom de ouvir aquele tiro, na realidade - mas por vezes os rateres são sinónimo de desafinação, correto?). Também digo isto, porque às vezes a chegar a um cruzamento e com uma travagem mais forte, a mota vai abaixo se não for dando toques no acelerador.
Nestas motas, quando se troca o escape é necessário fazer alguma afinação no carburador? Tal como se faz nas 50cc? Li aqui alguns tópicos sobre isso e até me pareceu que o carburador não se desafina por alma e graça do espírito santo. Também fiquei com a ideia de não ser aconselhado alterar a afinação do carburador. É assim?
No entanto, por onde começar?
Obrigado pela vossa ajuda! - ggtuga escreveu:
- Manuel XT600 escreveu:
No entanto, por onde começar?
Afinar o carburador!
"Parafuso piloto" , 1 1/2 a 2 voltas aberto. exprimenta.
A XT600E do "Jarod" tinha esse problema... alem de ter as falanges na sucata... e depois de terem sido trocadas a coisa continuou na mesma a solução veio quando ajustei o parafuso que o "ggtuga" disse a XT600E do "Samurai" também andava na mesma e votei a mexer nisso e ficou 5 estrelas por isso eu dava umas voltas no sentido de desapertar neste parafuso de ajuste da mistura do relantim e o ajuste original é uma volta e meia ou duas... mas por vezes devido à mota ter estado muito tempo parada, temos que dar-lhe 3 ou 4 voltas para que fique igual às voltas que recomendam de origem... Foi neste tópico que eu comecei a dar importância ao tal parafuso de ajuste e que resultou http://www.clubextportugal.com/t3000-revisao-geral-dos-25-000-kms-xt600e | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg maio 08, 2017 6:55 pm | |
| Muito obrigado webmonstro e Edgar!
Tenho mesmo de ver se consigo um tempo para o fazer, talvez neste fim-de-semana trate do assunto!! Desculpem a minha ignorância, mas quando dizem verificar as falangens, referem-se à ligação do carburador à admissão do motor, certo? | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| | | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Dom Jun 11, 2017 11:43 pm | |
| Boa noite pessoal! Já passou algum tempo e não venho com umas novidades muito felizes. Venho-vos pedir ajuda, novamente!No fim-de-semana passado afinei o carburador com o ajuste no parafuso piloto a 2 voltas e meia e o parafuso do relantim às 1100rpm. A mota estava quente quando fiz estes ajustes. Impecável, trabalhava certinho! No dia seguinte de manhã, para iniciar uma viagem do Estoril até à Figueira da Foz, abro o ar e ponho-a a trabalhar. Tudo direitinho e cheio de vontade de fazer km's. 5 minutos depois fecho o ar em andamento e ela não falhou, nunca me deixou ficar mal, mesmo quando abrandava o ritmo e encostava na berma para ver o percurso no telemóvel. Parei na Foz do Arelho para almoçar e o motor arrefeceu um bocado. Tentei pegá-la sem abrir o ar e não pegou. Abri o ar e não pegou. Estava encharcada... Mais à frente, em São Martinho do Porto, apanhei algum trânsito e quando embraiava a mota abafava e ia abaixo. Vai uma vez e o motor de arranque pega, mais outra e já não pega. Empurra-se e com uma descida ela volta a pegar. Chegou a uma altura em que deixou de pegar. Pedi às pessoas que passavam no passeio ajuda para empurrar e não consegui fazer nada. Não percebi se estava só encharcada ou se seria algo mais. Conheci três jovens, dos quais 1 deles tinha ido a Marrocos no ano anterior numa XT 600, que me ajudaram a empurrar 2 ou 3 vezes a mota, levaram-me a uma loja do Chinês comprar cabos de bateria, deram-me a bateria do seu carro para dar carga à minha e... ee... NADA A certa altura fartei-me de ouvir o motor de arranque da mota sem dar grandes sinais de combustão. Chamei o reboque e regressei à boleia. Na passada sexta-feira liguei outra vez os cabos da bateria entre a mota e o meu carro. Primeiro tentei pegar sem o ar aberto e depois com o ar aberto. Nada, ainda não a consegui pôr a trabalhar Agora vou tentar encontrar um carregador de baterias (8Ah de capacidade - no Jumbo só vi de 15Ah a 60Ah e não me parece boa aposta sobrecarregar a nossa, concordam?). Depois disso, quero tirar a vela para ver o seu estado e ver se ela pega. Caso pegue tentar perceber se precisa de algum reajuste. De qualquer maneira, acham que pode ser outro problema?? O homem do reboque disse que poderia ser o CDI que tivesse ido à vida, é normal acontecer? | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 12, 2017 2:43 pm | |
| Manuel, Primeira coisa a fazer, tirar a vela e verificar se com ela encostada á massa tem faísca! Pode ser somente o cabo do cachimbo, o cachimbo, a bobine, o CDi, um fio partido (o fio positivo da bobine por exemplo) Ou ainda o maldito botão de corte rápido do punho direito! Mas pelo que relatas, a vela não deve ter faísca. Assim para despistar a coisa, o problema deve ser eléctrico. Quanto ao carregador, se o que viste tem 1 botão para carregamento min e max, então também dá colocas ele no mínimo. 12v são 12V Qualquer carregador nivela os 12. O problema pode estar em o carregador "injetar" demasiada amperagem e fundir a bateria. Não me parece que esses do Jumbo com grande capacidade para matar a bateria... | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 12, 2017 9:48 pm | |
| Muito obrigado Magneto! Depois de falares do botão direito, já fui à garagem para confirmar que está tudo bem. Não fosse ter-lhe dado algum jeito e nem ter reparado, enquanto a empurrei Hoje deixei a bateria a carregar com um colega meu. Mal a ligou ao carregador estava com apenas 12,2V e sem carga nenhuma praticamente. Ele também tem outro carregador, onde decide entre carregar a 8A ou a 2A e para vermos se a bateria admite bem a carga, ele disse que hoje à noite a passaria para o outro carregador, a 2A. Talvez esta sexta-feira consiga montar a bateria e, tal como sugeriste, ver se a vela tem faísca. Vamos ver se será só isso, caso contrário penso em comprar um multímetro para ver onde é que está a falhar a corrente e substituir a peça. Aconselhas algum multímetro? Qualidade/Preço e já agora um bom local para o comprar hehe | |
| | | Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 12, 2017 10:30 pm | |
| Não sou a melhor tipo para aconselhar 1 multímetro, tenho 8 espalhados pela casa, sótão, carro, garagem, trabalho... e por vezes falta mais 1 Penso para o que queres qualquer multímetro baratucho tipo estes dá. Vai vendo no Lidl eu já lá comprei 1 multímetro muito razoável e também 1 carregador mesmo adequado a este tipo de "mini baterias". Lembrei-me da ficha do cdi que fica por cima do guarda lamas de traz. Por vezes isola os contactos e prega partida a malta. O amigo @Edgar já falou aqui noutros tópicos sobre esse problema. Limpar bem a ficha, soprar, WD40 para cima dela. Deve andar por ai o teu problema... PS. na volta é só trocar a vela... | |
| | | Manuel XT600
Moto : XT 600
| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente Seg Jun 12, 2017 10:46 pm | |
| Hahaha isso era genial!! Vamos acreditar nisso e ainda esta quinta já dou uma volta! Ultimamente tenho andado atento às promoções do Lidl para os carregadores de baterias, mas ainda não apareceu nada. Se entretanto também aparecer um multímetro, tento aproveitar. Mas com algum jeitinho, esta quinta-feira se vir que a vela não dá faísca vou buscar um multímetro desses do AKI. O preço era abaixo de €20 em qualquer uma das hipóteses e pode-me ajudar bastante a poupar outros trocos Vamos lá ver se corre bem!! | |
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| Assunto: Re: [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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| | | | [XT 600 E DJ02] Relantim alto a quente | |
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