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| XTZ 750 - Expedition Mod | |
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+6Jorge Nuno_Dias Bruno Mourato Edgar ACordeiro Guerra 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 12:43 pm | |
| Uma ideia... para se explorar: será que o deposito de óleo da TDM que fica agarrado ao motor não dá para montar no motor da ST 750 e aproveitar a zona do deposito de óleo que fica por baixo do banco da ST para montar um deposito de gasolina ? Conseguimos fazer isso na ST do Marco (mas foi o inverso) quando lhe montamos o motor da TRX850 e o motor 750cc e o 850cc parecem o mesmo por fora apenas com o carter por baixo ligeiramente maior, visto que não dá para montar a protecção de alumínio | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 2:35 pm | |
| Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma! Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado. Voltando ao que interessa ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 2:51 pm | |
| @Edgar O depósito de óleo da TDM não é muito diferente do da super té: Deixa ver se o link funciona: http://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=Yamaha&T=TDM%20%20850&Y=1995&L=YA-TDM-850-1&O=OIL%20TANK&F=YA-TDM-850-1_ax&L2=YA-TDM-850-1_ax A peça que te estás a referir penso que seja esta: É a "tampa da cambota". Era disto que estavas a falar? para cosneguir ter mais espaço para a gasolina, a minha ideia é precisamente "mandar fora" o tanque de óleo original e criar um por cima do motor, em aluminio (no sítio desse "sump" da TDM, que a XTZ também tem mas mais pequeno...) Ou se calhar não percebi bem a tua ideia?
Última edição por Guerra em Sex Fev 19, 2016 3:07 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 3:06 pm | |
| - Jorge escreveu:
Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma!
Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado.
Assim é que é - Jorge escreveu:
Voltando ao que interessa ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português
Vou tentar resumir tudo o que me vai e foi pela cabeça: Problemas (a meu ver) do modelo original:1 - O maior problema da XTZ original é (para além de pesada, pouco mais que a Africa twin 750) ter o centro de gravidade demasiado alto. 2 - Outro problema (e que toca no 1º) é ter um depósito gigante que impede guiarmos "em cima do guiador" e que VAZIO pesa 11Kg. 3 - Á semelhança de todas as trails grandes, tem uma aranha+farois+plásticos pesados, e pior que tudo, situados "altos" em relação ao centro de gravidade pretendido. 4 - Suspensões desactualizadas e travões péssimos 5 - Quadro tem tendência para partir lá num determinado sítio quando já está velho e sofre muito (ou seja, o meu) 6 - Em termos de tamanho, a moto é muito maior do que podia ser. As coisas estão mal "arrumadas"...ou pelo menos podiam estar bem melhores. Soluções e engenhocas:1 - Mudando o depósito para trás, consigo mudar a posiçao de conduçao do piloto mais que 1 palmo para a frente. Consigo também aumentar muito o comprimento total do banco e pelo caminho ganhar ainda mais espaço atrás para topcase, alforges etc. 2- Pondo o deposito atrás (e modificando a traseira) fico tanto com a frente da moto como a traseira mais estreita, permitindo muito maior mobilidade em cima da moto (e consequencia sensação de leveza e melhor acesso cos pés ao chão em qualquer posição) 3 - Trocando as suspensoes da frente por umas WP48mm fico com 1 unico disco de travão (muuuito maior que o original) e uma bomba/pinça de travão bem mais evoluida (testámos isto na F800GS e ficou a travar bem melhor do que com 2 discos e pinças de origem BMW) 4 - Pondo a torre de navegação à minha maneira e um farol novo, tiro quase 5Kg da cabeça da moto, e pelo caminho aumento a protecção aerodinâmica e crio mais espaço e pontos de apoio para por um roadbook se quiser. 5 - Troco o amortecedor de trás por um "de competição" da Wilbers, proprio para a XTZ750 (aqui nao vale muito a pena inventar) 6 - Cubos KTM e aros da SMPro para leveza e durabilidade 7 - Ajuste de carburação, filtro de ar, colectores e escape vai-me permitir encontrar um desempenho que me seja confortável. A moto original dá 190kmm/h em 4ª (e depois uns 205km/h em 5ª). Chega-me e sobra-me...até pode perder um pouco de ponta, desde que consiga arranjar ali um "sweet spot" de consumo de gasolina na casa dos 110-130km/h. Ao contrário do que a malta pensa, eu gosto é de velocidades de cruzeiro altas, não de top speeds brutos 8 - No sitio do depósito original (da frente) vai ficar só a caixa do filtro de ar (nao a original, mas também não muito diferente) Acho que ja abordei a maior parte dos aspectos...
Última edição por Guerra em Sex Fev 19, 2016 4:54 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 3:55 pm | |
| Ora aí está!! Demonstras que entendes bem a moto, e que é possível melhorá-la (em muito). Eng.s para quê? Estou expectante de ver como tudo vai resultar!! | |
| | | Nunomsm
Moto : Ducati monster
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 7:44 pm | |
| - Guerra escreveu:
- Jorge escreveu:
Usando um trocadilho: por mim não há GUERRA nenhuma!
Se é por causa de mim e do Moutinho, deixa que diga que apesar do que possa parecer eu tenho muita estima e admiração por ele, não é pelo facto de discordar nalgumas coisas que esse sentimento seja afectado.
Assim é que é
- Jorge escreveu:
Voltando ao que interessa ... pelas minhas dúvidas (e de outros), se calhar não era má ideia explicares melhor o teu "plano", e de preferência em português
Vou tentar resumir tudo o que me vai e foi pela cabeça:
Problemas (a meu ver) do modelo original: 1 - O maior problema da XTZ original é (para além de pesada, pouco mais que a Africa twin 750) ter o centro de gravidade demasiado alto.
2 - Outro problema (e que toca no 1º) é ter um depósito gigante que impede guiarmos "em cima do guiador" e que VAZIO pesa 11Kg.
3 - Á semelhança de todas as trails grandes, tem uma aranha+farois+plásticos pesados, e pior que tudo, situados "altos" em relação ao centro de gravidade pretendido.
4 - Suspensões desactualizadas e travões péssimos
5 - Quadro tem tendência para partir lá num determinado sítio quando já está velho e sofre muito (ou seja, o meu)
6 - Em termos de tamanho, a moto é muito maior do que podia ser. As coisas estão mal "arrumadas"...ou pelo menos podiam estar bem melhores.
Soluções e engenhocas: 1 - Mudando o depósito para trás, consigo mudar a posiçao de conduçao do piloto mais que 1 palmo para a frente. Consigo também aumentar muito o comprimento total do banco e pelo caminho ganhar ainda mais espaço atrás para topcase, alforges etc.
2- Pondo o deposito atrás (e modificando a traseira) fico tanto com a frente da moto como a traseira mais estreita, permitindo muito maior mobilidade em cima da moto (e consequencia sensação de leveza e melhor acesso cos pés ao chão em qualquer posição)
3 - Trocando as suspensoes da frente por umas WP48mm fico com 1 unico disco de travão (muuuito maior que o original) e uma bomba/pinça de travão bem mais evoluida (testámos isto na F800GS e ficou a travar bem melhor do que com 2 discos e pinças de origem BMW)
4 - Pondo a torre de navegação à minha maneira e um farol novo, tiro quase 5Kg da cabeça da moto, e pelo caminho aumento a protecção aerodinâmica e crio mais espaço e pontos de apoio para por um roadbook se quiser.
5 - Troco o amortecedor de trás por um "de competição" da Wilbers, proprio para a XTZ750 (aqui nao vale muito a pena inventar)
6 - Cubos KTM e aros da SMPro para leveza e durabilidade
7 - Ajuste de carburação, filtro de ar, colectores e escape vai-me permitir encontrar um desempenho que me seja confortável. A moto original dá 190kmm/h em 4ª (e depois uns 205km/h em 5ª). Chega-me e sobra-me...até pode perder um pouco de ponta, desde que consiga arranjar ali um "sweet spot" de consumo de gasolina na casa dos 110-130km/h. Ao contrário do que a malta pensa, eu gosto é de velocidades de cruzeiro altas, não de top speeds brutos
8 - No sitio do depósito original (da frente) vai ficar só a caixa do filtro de ar (nao a original, mas também não muito diferente)
Acho que ja abordei a maior parte dos aspectos... Não sou grande expert em mecânica, e com pouca experiência em Trails , pois a minha ST chegou na sexta ainda só consegui fazer cerca de 150km !!!! Mas só de ouvir as alterações e nas consequentes melhorias, acho excelente!!!!! A travagem é péssima!!!! é que venho de uma ducati monster!!!! Follow this one | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sáb Fev 20, 2016 2:09 am | |
| - Guerra escreveu:
- @Edgar
O depósito de óleo da TDM não é muito diferente do da super té: Deixa ver se o link funciona: http://www.oemmotorparts.com/oem5.asp?M=Yamaha&T=TDM%20%20850&Y=1995&L=YA-TDM-850-1&O=OIL%20TANK&F=YA-TDM-850-1_ax&L2=YA-TDM-850-1_ax
A peça que te estás a referir penso que seja esta:
É a "tampa da cambota". Era disto que estavas a falar?
para cosneguir ter mais espaço para a gasolina, a minha ideia é precisamente "mandar fora" o tanque de óleo original e criar um por cima do motor, em aluminio (no sítio desse "sump" da TDM, que a XTZ também tem mas mais pequeno...)
Ou se calhar não percebi bem a tua ideia? Ora bolas.. peço desculpa, pois meti os pés pelas mãos O que queria dizer era outra coisa a TRX 850 tem o deposito incorporado no motor (Acho que é isto) e nesta imagem aparece o deposito de oleo incorporado no motor (TRX 850): | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Seg Fev 22, 2016 2:58 pm | |
| Vivas Edgar! Eu já tinha ouvido falar dessa situação, mas nunca percebi muito bem a ideia... é que na XTZ e na TDM (salvo erro) aquela tampa de cima é apenas um tampa que dá acesso à cambota. O óleo passa ali mas é a chapinhar, não faz "depósito". No caso da TRX a tampa realmente parece-me muito maior...mas é depósito? Ou é a cambota da TRX que é maior e precisa de uma "tampa" maior? Ou seja, isto é o que se passa no motor da XTZ original (estou a usar uma foto do motor da TRX mas a ideia é a mesma). Laranja = Óleo do motor Laranja + Branco = tubos representativos do circuito do óleo Quadrado branco e vermelho = deposito de oleo externo E isto, segundo percebi, é o que dizes que se passa na TRX. é isto? Se for, é genial pois ficava um deposito "perfeito" e não uma coisa ali montada em cima. Mecânica de motores não é de todo o meu forte, por isso se estiver a cometer alguma calinada avisem-me já | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Qua Fev 24, 2016 11:12 am | |
| Sim, ao que parece funciona exactamente como nas imagens que meti em cima.
2 problemas surgem: 1- Os parafusos do tanque (atrás) batem no quadro. Têm de ser maquinados ou têm de ser feitas umas "punções" no quadro. O problema foi que reforcei o meu quadro naquela zona por isso ainda tenho menos espaço do que devia ter.
2- A localização e forma compacta do deposito nao ajudam a refrigeração do óleo, e isso poderá ser um problema.
Veredicto: A ideia é muito tentadora mas acho que vou mesmo fazer um deposito de oleo à parte. Assim posso localizá-lo de forma a distribuir melhor o peso e aproveitar mais refrigeração do ar, ou pelo menos afastar o deposito do calor do motor. | |
| | | jsantosvco
Moto : super tenere 750 xtz
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Seg Jun 20, 2016 2:46 pm | |
| Guerra, para quando noticias deste projeto | |
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| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod | |
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| | | | XTZ 750 - Expedition Mod | |
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