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| XTZ 750 - Expedition Mod | |
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+6Jorge Nuno_Dias Bruno Mourato Edgar ACordeiro Guerra 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Guerra
| Assunto: XTZ 750 - Expedition Mod Qui Fev 18, 2016 4:13 pm | |
| Nome provisório e em vez de fotos mando-vos "o projecto". Já não falta muito para começar a ser testada...gostava de ouvir a vossa opinião | |
| | | ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Qui Fev 18, 2016 10:14 pm | |
| Parece um bom projeto. Mas dar cabo de uma moto linda, que cheguei a apreciar em Santarém na avenida junta a camionagem, não me parece bem! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 12:01 am | |
| Boas A XTZ 750 ST peca talvez pelo seu centro de gravidade demasiado alto... tirando tudo o resto, que é dos anos 90, como travões, suspensões, e frágil pelo que vi, na resistência ou falta dela na mesa de baixo suspensão dianteira, pois em quedas tem tendência a entortar Depois há o motor que é largo, e pôr o deposito a abraçar o motor como uma KTM990ADV, ou uma AT750 torna-se tarefa difícil para não dizer impossível, e se assim não for lá temos o deposito a elevar o centro de gravidade. Talvez fazendo o deposito recuar para as tampas laterais, resolve-se o problema @ACordeiro Se estivesse-mos a falar duma XT600E não valia o esforço pois existe a TT600R Eu pessoalmente não sou muito adepto de alterações MAS numa ST eu "aplaudo de pé" quando isso for para a frente gostaria de vê-la de perto, e talvez seja no Travers Event e era de se por em exposição em Avis... em cima de duas balanças de casa banho (uma roda em cada uma) que sairia dali umas fotos para correr mundo e seria algo muito falado e que iria levantar ou despertar o velho gosto pela ST ABR | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 8:19 am | |
| A imagem está pequena para se conseguir ler as alterações no projecto... Mas estou a gostar das imagens e da ideia! Parabéns! Quando estiver pronta gostava de dar uma voltinha | |
| | | Nuno_Dias
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 8:46 am | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 8:52 am | |
| Conseguir pôr uma ST com apenas 165kg é obra Gosto do projecto!!! Se fosse possível o depósito ser por baixo do banco ainda ficava melhor Depois quero vê-la ao vivo | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 10:27 am | |
| É sempre aquele tipo de projecto que me delicia, admiro todo este investimento, dedicação, e capacidade de "inventar" e adaptar a coisa. Sou de acordo que se faça, mas a partir do momento que a rebarbadora entra ao serviço é estragar por completo a viatura, eu só o conseguiria fazer em algo sem documentos, em mota para circular em estrada, era uma dor de cabeça Quanto às aptidões técnicas (suspensão, travagem, desempenho do motor, etc) nunca acredito em melhorias tão boas como as dos engenheiros que desenvolvem a mota, acho que a partir do momento que começamos a fazer melhorias, a coisa torna-se uma bola de neve, achamos que estamos a melhorar, mas na verdade irá ser sempre um prototipo, pois vai ver ser a mota das alterações e dos testes, melhoramos aqui, depois para conseguir aplicar temos que cortar ali, depois parte, depois reforçamos, depois aparece uma peça melhor, e voltamos adaptar, e voltamos a cortar e a soldar... Enfim nada que eu não adore, e acredito na realização como bricolage. As viaturas quando fazem off-road são muito difíceis de conseguir meter algo 100% funcional (tenho a experiência dos jipes), já o caso das motas que apenas servem para ser bonitas, a coisa funciona, como o caso das cafe racer, servem apenas para ser bonitas, adaptamos, inventamos, retiramos adereços de segurança, pioramos o desempenho da mota à procura da estética. Mas na verdade há projectos lindíssimos, que eu próprio me babo todo, mas é o que eu chamo de "mota bonita não anda, mota que anda não consegue ser bonita". No caso da Super Té, lógico que me agrada tal projecto. Se eu fazia? Não, não perdia tempo com isso, preferia ter uma AJP PR7 Quando achei que a XT600 não estava "acompanhar" as competências que andava a exigir dela em off-road, pensei seriamente em alterar suspensões, travões, etc, depressa comprei uma TT600 que tinha tudo o que eu procurava, e já pensado por alguém que sabe mais qualquer coisa que eu, e prefiro deixar para mim as adaptações de conforto e utilização para mim mesmo, que é o que considero enfeites de natal. Mas força com isso Guerra, a tua sorte é que estás longe, senão davas comigo ai na vossa oficina sempre a opinar! | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 10:30 am | |
| Vocês estão a pensar todos muito bem! Este projecto já esta na mesa ha mais de um ano...e à medida que fui fazendo acontecer, comecei a aperceber-me que: a) ia ser dificil meter 2 rotopax de 7.5Litros ali na frente sem tornar a moto demasiadamente larga (como o Edgar disse e bem, o motor é muito largo) b) Ia ficar com o peso demasiado puxado para a frente. Bom para curvas apertadas, mas péssimo para tracção e ultrapassar obstáculos. Assim sendo, para equilibrar melhor o peso, baixar o centro de gravidade (que é o meu objectivo principal, mais ainda do que "tirar peso") e permitir uma MUITO maior mobilidade do piloto em cima da moto, estou a apontar para uma coisa deste género (desenho feito ontem ás 2 da manha:) Tamque dentro do subquadro (alterado, nao é o subquadro original) onde espero conseguir enfiar pouco menos de 20Litros e 2 tanques "auxiliares" na frente, estreitos em cima e "largos" em baixo. Onde espero meter cerca de 10litros (2x5L). Esta gasolina da frente vai servir mais para equilibrar a moto do que por necessidade de GAS...só com o tanque de trás e tendo em conta a distribuição de peso, ia ficar uma máquina de fazer cavalos (...e saír das curvas em frente xD) | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 10:38 am | |
| - Moutinho escreveu:
Quanto às aptidões técnicas (suspensão, travagem, desempenho do motor, etc) nunca acredito em melhorias tão boas como as dos engenheiros que desenvolvem a mota, acho que a partir do momento que começamos a fazer melhorias, a coisa torna-se uma bola de neve
Ai mê amigo! Tu tens razão naquilo que dizes na maioria dos casos, mas tens mesmo de passar cá na casa e ver o que fizemos a uma BMW F800... uma moto de 2012 que alterámos completamente. Está "500%" melhor em tudo (desenhada para uso intenso off-road...para conforto estradista perdeu, é verdade! mas tb perdeu quase 15Kg)! E é uma moto baseada numa tecnologia recente... agora imagina o que se pode fazer numa coisa desenhada ha 25 anos Tens mesmo de ver/exeperimentar a BMW para acreditar. - Moutinho escreveu:
No caso da Super Té, lógico que me agrada tal projecto. Se eu fazia? Não, não perdia tempo com isso, preferia ter uma AJP PR7
A questão é exactamente essa...quando fundei a TrailOut ha 3 anos e tal pensei: "bom, agora que as motos não são um brinquedo mas sim uma ferramenta, e calhar tenho de pensar numa coisa mais moderna e melhor... Pensei MUITO sobre o assunto, e mesmo imaginando ter dinheiro infinito, nada me enxia as medidas. Mesmo na 1190R eu ia ter de fazer alterações para por a moto a meu gosto (tenho gostos muito particulares acredita ) E a decisão tornou-se obvia... com 20% do preço de uma PR7 ou 10% do preço de uma 1190R conseguia artilhar a minha moto de sonho (nao sei porquê, mas quanto mais motos experimento mais a XTZ 750 me fala ao ouvido!!). E assim fiz - Moutinho escreveu:
Mas força com isso Guerra, a tua sorte é que estás longe, senão davas comigo ai na vossa oficina sempre a opinar!
Tás longe mas vais ca passar um dia destes que vale a pena | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 11:23 am | |
| Eu devo ser o único tipo que não vê qualquer problema nas alterações que cada um quer fazer, e essa dos engenheiros já está mais que dito que os tempos erram outros bem como os materiais. Muito poucos devem ser os que não teem o escape, piscas, espelhos ou pneus diferentes dos projectados pelos "tais" engenheiros... que mania!! Por falar em pneus... a super vai ter aro 18" ou 19"? | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 11:35 am | |
| Boa pergunta Jorge! Na realidade estou a pensar em manter o 17" ou ir para 18". 19" é um exagero a meu ver. Se mantiver o 17", eventualmente consigo ter um tanque traseiro ligeiramente maior e, como mantenho a especificação do livrete sempre é menos uma coisa para um polícia mais mal disposto embirrar. O 18" é muito aliciante...tanto pela variedade de pneus como pelo facto de que "as novas grandes trails off-road" usam 18"...Ktm990, Ktm 1190r, CRF1000L, etc. Antigamente só as pequenas trail (250-400cc) é que tinham 18" atrás, mas ao que parece as matulonas também se dão bem com a coisa. Tem ainda a vantagem de me subir a traseira, que via dar jeito porque receio estar a deixar a frente demasiado leve (nunca pensei dizer isto duma XTZ 750 ) e queria evitar baixar demasiado a frente para compensar isso. Essa decisão terá de ser tomada muito em breve pois estou agora a encomendar as rodas, e muito sinceramente estou indeciso.
Última edição por Guerra em Sex Fev 19, 2016 11:40 am, editado 1 vez(es) | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 11:37 am | |
| Eu também acho que deve ficar muito fixe a moto se conseguires os objectivos
A mota também não é assim tão rara que não se possa "inventar"
mas economicamente não deve compensar, pois será muito perto de uma KTM 990 em performance, mas acho que o guerra já disse que não é essa a sua prioridade.
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| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 11:49 am | |
| - Jorge escreveu:
- Muito poucos devem ser os que não teem o escape, piscas, espelhos ou pneus diferentes dos projectados pelos "tais" engenheiros... que mania!!
Os piscas e os espelhos não é assunto de engenheiro, é assunto de desenhador associado a questões legais, aquilo que eu chamo de enfeites de natal, e os primeiros ou últimos que eu altero conforme a cor da camisa que visto Quando falo em obra de engenheiro, estou mais a referir em ter uma XT 600 e meter uma suspensão invertida de uma WR e deixar a de trás exactamente igual. Ou trocar o escape original por Akrapovic de 600€ sem mexer na carburação. Ah e tal as motas do Dakar não são as originais, vão todas alteradas, pois vão, pelos tais engenheiros, que quando trocam um escape, trocam os colectores, mexem na carburação, no filtro de ar, e no chamado "factor de Cagaço". O motor está a ser usado a 60 ou 80% das suas capacidades, e eles metem-no a 120%, aquilo não é para durar é para fazer a prova!! E ao final de cada etapa os tais engenheiros vai fazer manutenção na viatura, e são capazes de abrir e fechar o motor só por um pintelho. E quando alteram a suspensão é também de acordo com o patrocínio, aproveitam e testam a coisa, e depois na prova a seguir, já levam outra suspensão ou outro tipo de óleo, e as motas acabam por ser as cobaias de teste para o desenvolvimento do produto final. Eu não tenho nada contra o Guerra alterar a mota toda, eu até gosto de ver tal coisa, só acho que ele vai entrar numa bola de neve, isso o faz feliz? Pois a mim também... Mete-me impressão rebarbar um quadro com documentos, mete, que queres!... Mas nós também estamos aqui para mandar os bitaites, e não estou contra ti, eu também percebo a tua ideia, se o homem sente-se satisfeito por remexer a mota toda, que o faça, antes isso do que comprar uma mota nova. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 11:57 am | |
| Gostas de escrever muito, eu pouco...
Não concordo, pronto!!!
Bitaites, opinar, comentar é uma coisa, argumentar é outra, e aí lá se vai a liberdade do outro!
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| | | Guerra
| Assunto: Re: XTZ 750 - Expedition Mod Sex Fev 19, 2016 12:14 pm | |
| Só para não tornar este tópico numa espécie de campo de guerra deixo já a ressalva que não me sinto ofendido nem atacado quando alguns de vocês apresentam as vossas dúvidas e receios. Embora esteja confiante que vou conseguir melhorar MUITO a moto ao encontro dos meus gostos e necessidades pessoais acima de tudo, também a mim me custou a tomar esta decisão... mas uma vez tomada, é bola para a frente! Deixo também outra nota: A minha moto não estava "a estrear" quando lhe comecei a aplicar a rebarbadora... desde que a tenho caí muita vez, raspei, torci, cortei...e nunca tive dinheiro (nem interesse) para voltar a por o plástico como tava e a cor bonitinha...desde que veio para a minha mão que a moto tem sofrido alterações, por isso quando decidi fazer esta grande remodelação não tive a sensação de estar a "estragar" material original. Vejam aqui como a moto estava antes de ser retraçada á rebarbadora: Ah, e por ultimo: Quando comecei a reconstrução uma BOA XTZ750 vendia-se por 2500€...e a minha não estava nada boa nem original. Agora é que tão a 4000€ pelos vistos Agora custava-me mais escangalhar a moto...na altura foi uma decisão fácil | |
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