| Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré | |
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+3António Martins Edgar marco melim 7 participantes |
Autor | Mensagem |
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marco melim Curioso
| Assunto: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 5:05 pm | |
| Boas não sei bem se devo postar nesta secção a minha dúvida, de qq forma aqui vai...
Tenho um xtz 750 em que sinto alguns problemas....
Vim do algarve com a mota no verão sempre numa boa e nas portagens de palmela caput... fiquei sem bateria, adeus starter etc...
Resumindo estive a ver e a ficha do alternador que liga ao rectificador e estava queimada... Resolvi verficar a corrente de saida no rectificador para a bateria cabo vermelho e nada... Bem cortei a ficha e soldei os 3 fios brancos do alternador directos... fui medir e nada no rectificador e era uma vez um rectificador. comprei um novo e subtitui e agora chegam la 12V mas a minha questão é a seguinte:
dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V
Terei a bateria avariada ou o meu alternador foi á vida também.
Um obrigado a todos...
Abraços
Marco | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 10:19 pm | |
| Boas Eu tenho alguma documentação sobre isso e depois (amanha) posto aqui... Se utilizares o Voltímetro (multímetro) na escala maior, o erro de leitura pode dar menos 1 ou 2 V... Deves utilizar a escala até 20 V DC... Se tiveres duvidas em relação ao Multímetro... se tem erro de leitura ou não... podes medir os 220V AC numa tomada em casa e ele deve dar perto de 230V (225V no mínimo) Se ele só der 220 ou menos, esse aparelho tem erro de leitura... e quando fores verificar o rectificador vai dar-te erro também... Para verificares o rectificador deves ter as luzes todas apagadas... ABR | |
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António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 10:25 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Boas
Eu tenho alguma documentação sobre isso e depois (amanha) posto aqui...
Se utilizares o Voltímetro (multímetro) na escala maior, o erro de leitura pode dar menos 1 ou 2 V...
Deves utilizar a escala até 20 V DC...
Se tiveres duvidas em relação ao Multímetro... se tem erro de leitura ou não...
podes medir os 220V AC numa tomada em casa e ele deve dar perto de 230V (225V no mínimo) Se ele só der 220 ou menos, esse aparelho tem erro de leitura... e quando fores verificar o rectificador vai dar-te erro também...
Para verificares o rectificador deves ter as luzes todas apagadas...
ABR Não te esqueças que o erro de leitura não é transversal a todas as escalas... o meu trabalho é analisar certificados de calibração de equipamentos e por vezes os multímetros tem valores dentro das tolerâncias em DC e completamente fora em AC, ou vice versa. O ideal é comparar com 2 multímetros diferentes. | |
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Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 10:27 pm | |
| O facto de dizer 225V pelo menos, não é necessariamente um erro. Já vi problemas do tipo um berbequim não arrancar porque a corrente só dava 180v na tomada quando pensavamos que era o berbequim avariado.
A questão é que essas coisas funcionam a pilhas (normalmente 1 de 9v - quadrada). Certifica-te que tá boa. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 10:51 pm | |
| - Fortuna escreveu:
- O facto de dizer 225V pelo menos, não é necessariamente um erro. Já vi problemas do tipo um berbequim não arrancar porque a corrente só dava 180v na tomada quando pensavamos que era o berbequim avariado.
A questão é que essas coisas funcionam a pilhas (normalmente 1 de 9v - quadrada). Certifica-te que tá boa. Boas Quando a pilha fica fraco normalmente os multimetros leêm menos do que o real Intressa mais a diferença em relação à voltagem da bateria Quanto mede com o motor desligado? Nuno | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Dom Out 10, 2010 11:18 pm | |
| Boas - Citação :
- dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V
E estás a realizar a medição com a bateria ligada? É que se assim for essa diferença pode ser porque a bateria está a consumir corrente (normal), fazendo baixar a tensão no circuito. Só com a bateria desligada do circuito é que consegues medir ao certo a tensão que lá chega. Cumps | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Seg Out 11, 2010 9:46 am | |
| - javleitao escreveu:
- Boas
- Citação :
- dizem que ás 5.000 rpm deveria chegar à bateria entre 13,8 a 14 v mas na verdade simplesmente sobe para umas decias... do tipo 12,60 a 12,80 V
E estás a realizar a medição com a bateria ligada? É que se assim for essa diferença pode ser porque a bateria está a consumir corrente (normal), fazendo baixar a tensão no circuito. Só com a bateria desligada do circuito é que consegues medir ao certo a tensão que lá chega.
Cumps Deve-se medir com a bateria ligada Faz o seguinte : Mede com o motor desligado Mede com o motor a trabalhar ao relantim Mede com o motor a trabalhar ao relantim e luzes ligados Desde que dê mais 1-2 volt do que com o motor desligado tá optimo Nuno | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Seg Out 11, 2010 8:02 pm | |
| Mas se a intenção é medir a tensão que chega à bateria, se ela tiverer ligada, estás a medir a tensão existente naqueles fios e não a que chega á bateria. As tensões existentes na bateria e no alternador são (ou deveriam ser) diferentes. Como tal ao realizares a medição com a bateria ligada estás a medir a tensão final dos dois componentes (arternador e bateria) e não a que chega à bateria concretamente. Assim com a bateria ligada ao estares a medir a tensão, se a bateria estiver a consumir muita corrente (porque está nas couves ou descarregada) a tendencia é para que a leitura seja inferior do que se a bateria estivesse nova (e carregada). Um exemplo: se realizares a medição com as luzes ligadas a tensão deverá ser ligeiramente inferior, isto porque existe algo que está a consumir. Com a bateria passa-se a mesma coisa, se ela está a consumir, faz com que a tensão seja inferior. Por vezes pode não ser muita a diferença dependendo do estado da bateria.
Desculpem se está confuso
Cumps | |
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Speedpoint
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Seg Out 11, 2010 9:51 pm | |
| Boas!
Mede a continuidade dos fios brancos do alternador e a resistencia do alternador,q deve ser de 0.2 a 0.3ohms,medes uns entre os outros,se assim tiver do alternador tas safo. Vê tambem os fios vermelho e castanho que saem do rectificador isto é se a tua mota for de metade de 91 para a frente,se for mais antiga vê so o vermelho, passam pelo canhão de ignição vê se as fichas tiverem salitradas é meio caminho andado. Em carga a voltagem pelas 4/5MRPM tem de andar entre os 13,5v e os 14,5v. Carrega bem a bateria...
Abraço | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema Eléctrico XTZ 750 Super Ténéré Ter Out 12, 2010 10:54 am | |
| Boas Então já temos para aqui coisas que nunca mais acaba... mas todas boas Então fiz um "resumo" disto tudo para ver no que dá... - Se tiveres duvidas em relação ao aparelho que estás a usar para ver a Voltagem, deves utilizar outro para confirmares a se está a ler bem ou não...
- e o Speedpoint disse o resto que faltava
Basicamente deve ser isto o mais importante para chegares a "Bom porto"... (na minha opinião) Atenção que a bateria deve estar ligada e com boa carga, porque se não vai dar erro de leitura... embora a teoria do Javleitao de desligar a bateria, possa fazer sentido, mas não pode ser feito assim, segundo o manual da Yamaha... Manual da Super Ténéré 750 sobre a analise do rectificador: (clica para aumentar) ______________________ Depois de tudo o que li aqui, deves ter a bateria com pouca carga... De qualquer das formas Se está a baixo dos 13V DC não vais por a instalação em risco... apenas arriscas-te, é a ter a bateria na sucata... ou de ela não conseguir recuperar, porque tens um mau contacto nalguma fixa como o Speedpoint alertou... ______________________ Para completar mais a informação para quem vier a ler isto no futuro: A XT750Z de 1989 até 1993 (desta ultima data não tenho a certeza) vinha equipada com este rectificador que dava muitos problemas (PRE-94): Devem ser trocados pelo modelo utilizado depois de 1994 (clicar para aumentar) _______________________ Uma Pergunta: A tua XT750Z é de 1989 e qual era o rectificador que tinha quando deu o berro ABR | |
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