| 3tb problema eléctrico | |
|
+5Paulo Neto Magneto Duncan webmonstro nunoturbo 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
nunoturbo
Moto : xt225 xt600
| Assunto: 3tb problema eléctrico Qui Ago 13, 2015 5:06 pm | |
| Apesar de toda a fiabilidade desta máquina, ultimamente tem-me dado alguns dissabores.
A moto começou a custar a pegar, o motor rodava lento e não pegava. Comprei uma bateria nova à cerca de 1 mês (yuasa) e nas duas ou três vezes que a pus a trabalhar tudo decorreu sem problemas, apesar de ainda nem sequer ter andado com ela.
Ontem tentei por a moto a trabalhar, mas o motor rodou novamente muito devagar e não pegou...
A minha dúvida no momento prende-se com o facto de que o fio preto (fino) que sai do negativo da bateria, salvo erro, para o rectificador, aquece imenso e até parece prestes a derreter.
Alguma dica para esta situação?
O rectificador terá ido à vida?
Agradeço as vossas dicas. | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Qui Ago 13, 2015 7:06 pm | |
| Sem medir é difícil ter certeza , Andaste com a moto com a bateria nova ? É que novas podem ter pouca carga | |
|
| |
nunoturbo
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Qui Ago 13, 2015 11:10 pm | |
| Não, ainda não andei.
O aquecimento daquele fio está a preocupar-me. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 12:19 am | |
| Boas aconteça o que acontecer em circunstancias normais esse fio não aquece^ nem esse nem nenhum outro | |
|
| |
Duncan
Moto : XT 350 e FZ6s
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 9:28 am | |
| O máximo que posso fazer é indicar algumas oficinas caso não consigas resolver o problema!! Boa sorte | |
|
| |
nunoturbo
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 10:24 am | |
| Pois, também tenho a certeza que em condições normais não aquece. A minha dúvida está em partir já para a aquisição de um rectificador ou não. | |
|
| |
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 11:20 am | |
| Boas Não dá para veres onde começa e onde termina esse fio? Depois vê os terminais se estão oxidados ou largos. Os fios também se deterioram podes substitui-lo por outro e até um pouco mais grosso que não faz mal. Eu começava por ai depois logo ia a procura de outra causa, mas para já esse é o principio. | |
|
| |
nunoturbo
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 4:53 pm | |
| O fio, pelo esquema eléctrico da xt, liga a bateria ao rectificador. | |
|
| |
Magneto
Moto : 90s / 1/2 litro de mota
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 5:05 pm | |
| óptimo Há pessoal que leva montes de tempo para dar com o gato, e tua apanhaste-o logo. Esse fio não pode aquecer. Aquecimento como referiste é sinal de falta de contacto num dos terminais ou secção do fio insuficiente. Bom mesmo era colocares um fio novo em paralelo com esse e experimentares. | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 5:23 pm | |
| - nunoturbo escreveu:
- O fio, pelo esquema eléctrico da xt, liga a bateria ao rectificador.
- ggtuga escreveu:
- óptimo
Há pessoal que leva montes de tempo para dar com o gato, e tua apanhaste-o logo. Esse fio não pode aquecer. Aquecimento como referiste é sinal de falta de contacto num dos terminais ou secção do fio insuficiente. Bom mesmo era colocares um fio novo em paralelo com esse e experimentares.
Se existir um mau contacto não é o fio que vai aquecer mas sim a zona do mau contacto e arredores do mesmo ou seja o fio uns 10 ou 15cm depois do contacto o fio já está a sua temperatura normal se o fio aquece é porque ele tem a passar por ele mais amperes que o normal ou seja... a bateria está a pedir muita carga mas como dizem que a bateria é nova é caso para dizer e baseado no que aqui li, que a bateria embora seja nova mas tem problema se o aquecimento do fio for apenas nas pontas do mesmo então é mesmo mau contacto electricamente falando | |
|
| |
nunoturbo
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 5:50 pm | |
| Onde noto o forte aquecimento desse fio é na emenda/ligação que tem a uns 20cm da bateria. | |
|
| |
Edgar
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 5:54 pm | |
| - nunoturbo escreveu:
- Onde noto o forte aquecimento desse fio é na emenda/ligação que tem a uns 20cm da bateria.
Então tens ai o teu mau contacto possivelmente é só isso ao termos um mau contacto é como se diminui-se-mos a a secção do fio e a corrente (amperes) ao tentar passar aquece essa zona | |
|
| |
nunoturbo
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 5:58 pm | |
| Tendo em conta que se trata da instalação original e não me parecer mexido, qual a melhor solução? Eliminar os terminais e soldar o fio? | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sex Ago 14, 2015 10:11 pm | |
| Comeca por medir a voltagem , se for regulador vai dar cabo da bateria Se calhar a antiga até estava boa enquanto nao medires só vais perder tempo a tentar soluções Podes eliminar as fichas sdando directo mas normalmente não é necessario | |
|
| |
Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico Sáb Ago 15, 2015 10:32 am | |
| Isso deve andar tudo a ferver... É fios, bateria, e daqui a nada chega ao CDI. é como diz o Web...medir antes de mais. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: 3tb problema eléctrico | |
| |
|
| |
| 3tb problema eléctrico | |
|