- samurai19 escreveu:
- Depois de uma bela tarde de volta da XER na companhia do nosso guru das XTs, deixo aqui um pequeno relato dos trabalhos efectuados.
Carburadores fora, que segundo o Edgar, se encontram em óptimo estado resultado também de as válvulas se encontrarem com uma boa afinação:
... ...
Boas
foi um belo fim de tarde...
pois prefiro acabar o dia a fazer algo de util, que a ver TV ou no facebook
Mas "guru" é uma palavra muito forte
A cena de que as valvulas estavam boas
é mais do tipo, que não existe nada nos carburadores que indiquem que não estão
pois os carburadores estavam com a sua cor de alumínio normal e sem vestígios de carvão...
Mas verificar as válvulas terá que ser com o apalpa folgas nas mesmas...
não basta olhar para os carburadores
- samurai19 escreveu:
Conclusão, se já gostava da mota como estava, no final dos trabalhos a diferença era brutal, depois de umas afinações maravilha que o Edgar fez, a rotação agora sobe e desce de uma maneira progressiva e rápida e sem qualquer problema. Além disso, durante a viagem de regresso, notei que ficou a responder muito melhor e com um trabalhar ainda mais bonito e certinho.
Bom na realidade
o RPM tinha uma falha quando se acelerava
ou seja subia bem de rotação
mas na desaceleração baixava lentamente entre as 2.500 e as 2000 rpm
e parava (mantinha-se) durante 1, 2 ou 3 segundos nas 2000rpm e só depois é que regressava às 1.300rpm 1400rpm
a troca das falanges não alterou isso
embora uma delas estivesse desgraçada de todo (e estavam em fim de vida e a troca foi num bom timing)
A verdadeira causa parecia óbvia...
a Mota tem poucos kms (20 e poucos mil reais) mas tem 15 anos de idade (ou perto disso)
como fez poucos kms em tantos anos
a gasolina fica muito tempo retida nos carburadores sem circular
e deve ganhar verdete (ou sei lá o nome para isso)
Ou seja... a alimentação do relantim que deve ser feita em grande parte por este ajuste
estava ligeiramente estrangulada (ou deficiente)
ou seja a ponta deste parafuso ou onde ele encaixa e faz ajustar a entrada de gasolina apenas para o relantim,
esta condicionada devido a gasolina degradar-se devido a longas paragens da mota
e o rpm necessário para ela se manter a relantim estava assegurado por uma ligeira abertura da agulha
que foi ajustada no parafuso normal para o ajuste do relantim
ou seja... ela mantinha-se a relantim como se alguém estivesse a acelerar ligeiramente constantemente...
ORA BEM... BASEADO NESTA TEORIA...
bastou dar mais uma volta de ajuste ao "parafuso piloto"
e baixar o ajuste do relantim
E RESULTOU...
- samurai19 escreveu:
- ... ...
Os meus parabéns ao Edgar pelo excelente trabalho e o meu muito obrigado !
Eu é que tenho a agradecer
e ainda fico em divida contigo pela oferta do par de falanges para a minha "Menina"
mas agente arranja forma de equilibrar isso nos próximos kms