A MÃE DE TODAS AS XTs1976 - 1988
Poucas motos ou modelos são tão lendarias como a XT 500
foi iniciada a sua produção em 1976 até 1988
desde o 1º dia conquistou admiradores, pois era uma mota em que se podia confiar mecanicamente (quase indestrutível) com uma resistência que ultrapassava em muito a pouca concorrência...
Foi a primeira moto Trail a 4 tempos viável para toda a utilização possível e imaginaria...
muitas saíram dos stands receberam um deposito gasolina maior e foram para grandes e duras maratonas, como o Paris Dakar, e os seus resultados eram notáveis e esmagaram por completo a concorrência nas duas primeiras edições do Paris Dakar...
O segredo do sucesso foi:
Um motor de um cilindro,
com 499cc
a 4 tempos
com duas válvulas
e 27cv as 5.900 rpm
Lubrificação de cárter seco com reservatório de óleo no quadro
Arranque por pedal
Tanque de combustível com 8,8L
curso da suspensão de 195 mm à frente e 110 mm atrás
Transmissão de 5 velocidades
e um peso bruto de 148 kg.
Em 1976 também foi comercializada a TT 500, mas vocacionada para o OFF ROAD
TT 500
As primeiras XT 500 foram vendidas com o colector a passar por baixo do motor...
mas rapidamente chegaram à conclusão que eram um ponto fraco, e os colector podia ser danificado com alguma facilidade em off road...
Embora tenha recebido uma pequena protecção, revelou-se em casos extremos insuficiente...
em 1977 o colector foi alterado...
O Motor
O sistema de lubrificação criado em 1977 que ainda é adoptado nos modelos de 2011
XT 500 pronta para ganhar o Paris Dakar (2 anos seguidos... 1979/80)
Potência (CV) | 35 |
Curso da roda dianteira (mm) | 200/180 |
Tanque de volume (litro) | 32 |
Altura do assento (mm) | 96 |
Peso seco (kg) | 145 |
Velocidade máxima (km / h) | 140 |