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| Trocar a XT 600 | |
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+4hugobruno Jarod ET600 ricardo30portela 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
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ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Trocar a XT 600 Dom Nov 24, 2013 8:16 pm | |
| Viva,
Conforme disse no meu tópico quero trocar de mota, Andei com a ideia de comprar uma estradista a meu gosto (CBR 600, YZF 600, Hornet CB 600), mas não me consigo ver limitado a andar só na estrada. Por isso terá de ser uma Trail de certeza.
Quando comprei a minha XT600 3TB, passou-me completamente ao lado a questão aerodinâmica e o conforto do pendura... e são umas das razões que se deve a troca, pois a "maria" queixa-se do conforto e eu levo muito vento.
A mota ideal para mim é uma XT660Z Tenere, pois conjuga a protecção aerodinâmica, conforto, maneabilidade e potencia. No entanto como tudo, os valores dessa mota para mim de momento estão fora de questão. Tenho cerca de 1800€ para gastar.
Eu procuro uma mota que faça cerca de 50km diários na estrada (boa autonomia), e ao fim de semana eu tenha o privilégio de vadiar como bem me apetece para onde quiser, claro que sempre fora da estrada no puro e duro. Que tenha uma protecção aerodinâmica superior á XT600, mais conforto e mais potente.
Andei a sondar:
Gosto muito da Africa Twin, mas ultrapassa o meu valor. A Super Tenere 750, idem... poderei encontrar um achado, mas a falta de peças, carnagem... deixam-me um pouco de pé atrás. A Tenere 660 tem basicamente o mesmo o motor que a 3TB mas é mais pesada... certamente iria ficar desmotivado e sentir pouco power. A Transalp é que mais me convida até agora, parece ter um motor fiável, sem problemas crónicos (?), encaixa-se no meu orçamento, tem protecção aerodinamica superior, e tambem mais conforto para o passageiro. Dá para fazer o meu OFFROAD, um pouco mais limitado...
o que me dizem??
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| | | ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Dom Nov 24, 2013 8:36 pm | |
| Boas,
A meu ver não ganhas muito... as vezes que andei numa transalp não a achei nada de especial... isto comparando em questões de andamento com a tenere 660...
Na minha opinião deves experimentar primeiro a xtz... em off road deves ficar surpreendido... | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Dom Nov 24, 2013 8:37 pm | |
| Com esse orçamento e a versatilidade que falas, parece-me que não restam grandes alternativas... XTZ. | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Dom Nov 24, 2013 9:04 pm | |
| - ricardo30portela escreveu:
A Tenere 660 tem basicamente o mesmo o motor que a 3TB mas é mais pesada... certamente iria ficar desmotivado e sentir pouco power. A Transalp é que mais me convida até agora, parece ter um motor fiável, sem problemas crónicos (?), encaixa-se no meu orçamento, tem protecção aerodinamica superior, e tambem mais conforto para o passageiro. Dá para fazer o meu OFFROAD, um pouco mais limitado...
o que me dizem??
oram bem em relaçao á diferença de andamento,se achas que a africa twin tem mais para te oferecer que a tua 3TB estas errado,na teoria sim,750 cc com 64 cv e bicilindrica,tinha tudo para ser mais rapida que a tua XT,mas nao,andam quase o mesmo e anda o mesmo que uma tenere.digo isto por ja testei ,tanto com a xt como com a tenere lado a lado com mais que uma AT,mas em termos de conforto para ti e para a pendura sem duvida a AT é muito boa,tem um banco comprido para irem a vontade e boa proteçao do vento a transalp é ainda mais lenta,anda igual ou menos que uma xt600,a minha xt600 acompanhava uma transalp,eu com pendura e a TA sem,mas claro que ganhas no conforto agora se falares na super tenere,essa sim,deixa a AT ficar mal na fotografia,é uma mota rapida,mas nao digo que seja melhor,apenas diferente no teu caso com esse orçamento eu ia para uma xtz sem pensar 2 vezes,estao a bons preços,tens a do Jorge,ou uma TA.de todas e sem olhar a um orçamentao tao limitado era a AT,gosto da mota eu tenho uma tenere de 2008 e a qualquer rotaçao fica lado a lado com a AT,isto em estrada. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Seg Nov 25, 2013 10:00 am | |
| Não sei qual é a versão da TA que estão a falar mas, se for da versão 650 estão um bocado a dar para o enganados quanto às prestações que dizem ter. O meu ferro está a disposição para experimentar. | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Seg Nov 25, 2013 12:09 pm | |
| - krieg escreveu:
- Não sei qual é a versão da TA que estão a falar mas, se for da versão 650 estão um bocado a dar para o enganados quanto às prestações que dizem ter.
O meu ferro está a disposição para experimentar.
com o orçamento de 1800 só deve conseguir uma TA 600 e foi numa dessas que fiz o teste ao lado da minha xt600 mas duvido que a 650 ande mais que a tenere,nao que isso interesse,só quis fazer ver que na pratica nao sao motas muitos diferentes em termos de andamento de uma xt 600 | |
| | | ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Seg Nov 25, 2013 6:10 pm | |
| Obrigado Referem exactamente andamento inferior da TA relativamente ás outras... No meu ponto de vista analisando alguma informação na net, percebo que a XTZ 660 3YF é superior em OffRoad, isso agrada-me Mas a TA tem uns consumos ligeiramente mais agradáveis (vi no spritmonitor). A TA tem uns bons requisitos, no entanto acho que só por a XTZ ser superior em OffRoad, prefiro a XTZ! Já agora, o motor da XTZ 660 tem algum consumo de óleo? Que problemas crónicos têm? Amigo Jorge, a tua está mesmo a convidar-me, muitos extras e estiamda. mas eu queria arranjar uma de 94 a 99 que trazem os dois faróis à frente! No teu tópico referiste algum consumo exagerado de óleo. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Seg Nov 25, 2013 7:35 pm | |
| Sim Ricardo, a minha moto gastava +/- 1lt aos mil sem fazer fumo algum, e digo gastava porque segui o conselho do webmonstro e coloquei-lhe oleo mineral e já não sinto que esteja a gastar mas tambem é verdade que só andei uns 300 ou 400 kms... Obr | |
| | | Nuno_Dias
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Ter Nov 26, 2013 9:45 am | |
| Vou ter que criar-te um pouco mais de confusão. Eu já tive essas motas todas que referes. Actualmente tenho uma TA600 de 96. Quando experimentei não sentia que fosse vitaminada para os dois cilindros. A primeira e unica alteração que fiz, foi mudar a panela de escape. A mota fica outra! De seguida meti uns pneus cardados, e praticamente só faço mato com ela. Claro que aqui a questão do kit de unhas também é importante, mas isso é como tudo. Eu não fico envergonhado junto das restantes trails, á excepção da KTM. Se quiseres e como o Jorge já se disponibilizou para fazeres um test drive, e está a um preço canhão. Depois podes fazer na minha (não está á venda) e tiras ilações para fazeres a escolha que mais gostas. Melhor do que isto nem num Stand... Agora das opções que referes: AT/XTZ750- Demasiado caras. Manutenção mais cara, AT mais apta para TT do que a XTZ750, AT perde em estrada para a XTZ. Ambas com boa protecção aerodinamica. Mais pesadas. Ambas um pouco gulosas. XTZ660- Na minha opinião...Motor pouco vivo, gastam oleo, embora não seja critico, razoavel no TT e estrada em andamentos calmos. Monocilindrico e com mais vibração. Transalp - (Só falo da minha porque não andei noutra) - Motor vivo com alma, boas em TT especialmente para pessoas com estatura média baixa (nem é o meu caso que tenho 1.80), bons consumos, e mecanica barata (tal como na XTZ) razoavel em andamentos calmos em estrada. Boa protecção aerodinamica e bastante confortavel. Com qualquer uma (XTZ vs TA), ficarás muito bem servido para o que retendes, desde que estejam em condições. Será uma questão de gosto pessoal e com as diferenças que referi. Eu pessoalmente e já tive as duas, a minha escolha iria para a Transalp. Axo-a ligeiramente melhor em tudo. Espero ter (des)ajudado! | |
| | | Nuno_Dias
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Ter Nov 26, 2013 9:53 am | |
| - ricardo30portela escreveu:
A Transalp é que mais me convida até agora, parece ter um motor fiável, sem problemas crónicos (?), encaixa-se no meu orçamento, tem protecção aerodinamica superior, e tambem mais conforto para o passageiro. Dá para fazer o meu OFFROAD, um pouco mais limitado...
o que me dizem??
Só para acrescentar: Li melhor o teu post: Tens razão em tudo o que referes dos outros modelos. O úniico problema crónico das TA, são as da primeira geração (farol quadrado) que avariam os CDI's (tem dois), isto devido ao seu posicionamento não ser o mais correcto. A boa noticia é que existe quem os repare e ficam bem mais em conta. Depois é mudar o local e tens mota para uma vida. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Ter Nov 26, 2013 11:07 am | |
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| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Ter Nov 26, 2013 10:53 pm | |
| - Nuno_Dias escreveu:
- Vou ter que criar-te um pouco mais de confusão.
Nuno acredita que baralhaste mesmo as coisas Obrigado pela partilha. Referes que fazes na grande maioria TT com a Transalp, ela parece-me mais baixa que a XTZ ao solo... confirmas? Eu acho que vou tirar um fim de semana e combinar com vocês (Nuno e Jorge) para dar uma voltinha de 15/30min e experimentar qual gosto mais!!! | |
| | | ricardo30portela
Moto : XT600E 3TB
| Assunto: Re: Trocar a XT 600 Ter Nov 26, 2013 11:04 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Jorge. escreveu:
Sim Ricardo, a minha moto gastava +/- 1lt aos mil sem fazer fumo algum, e digo gastava porque segui o conselho do webmonstro e coloquei-lhe oleo mineral e já não sinto que esteja a gastar mas tambem é verdade que só andei uns 300 ou 400 kms...
Obr
Isso do oleo sintético é bom demais para estas motas , elas querem é porrada e mau trato !!!
Eu já usei: Motul 3000 20w50 - mineral Motul 5100 10w50 - semi sintético Putoline 15w50 - semi sintético O que gostei mais foi o 10w50 semi sintético. O próximo será o Castrol Power 1 racing 10w50 sintético | |
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| Assunto: Re: Trocar a XT 600 | |
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