Olá ricardo,
Não leves a mal o meu comentário, mas fizeste duas asneiras grandes
- Cortar os raios velhos
- e acreditar que uns raios novos são melhores que os originais, mesmo cheios de ferrugem.
Nunca devemos estragar destruir o material velho, mesmo que pareça totalmente inútil, vai sempre servir para algo, mais que não seja para tirar a medida.
E acredita que os raios que tinhas, era só tira-los mandar galvanizar e voltar a montar.
Isso ficava tudo tão bom como quando a mota saiu de fabrica.
Quando ao problema que tens, pode-se dever à curvatura dos raios, e à maneira como tem que assentar.
Eu já fiz esse trabalho de desmanchar duas rodas e voltar a montar.
Parti um único raio (exactamente o ultimo) e tive que comprar outro, e repara bem a diferença!
screen capture windows
Um raio com a curvatura diferente no meio de tantos diferentes não faz diferença nenhuma, mas todos os raios com curvaturas que não são as certas pode causar muitas mais dores de cabeça.
E deve ser esse o teu problema, a curvatura dos raios, talvez também o tamanho, e a paciência necessária para afinar a roda. Aquilo é um aperta e desaperta até conseguir ter centrar o aro com o cubo, mante-lo alinhado e com os raios todos apertados.
E quando estamos a meio do trabalho pensamos que é impossível.
Faz uma estrutura destas
screen shot pc
Agarra num lápis daqueles com uma borracha e amarra bem perto do aro, e vai rodando a roda e ver onde estão os empenos, e depois é as pinginhas, aperta desaperta, aperta desaperta, aperta desaperta...
Neste momento não tens raios originais, e o que não tem remédio, remediado está, os raios que tens se chegam do cubo ao aro devem servir, tens ai uma obra difícil mas penso que será possível...
Aqui ficam algumas fotos do trabalho que fiz.
Para te dar coragem.
picture sharing
E também cometi um erro: o de não saber que se conseguia mandar galvanizar peças tão pequenas como raios.