A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
+3
krieg
webmonstro
Morsee
7 participantes
Autor
Mensagem
Morsee
Moto : Yamaha XT 250
Assunto: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Qua Ago 14, 2013 11:43 pm
Boas pessoal, Será que alguém me consegue tirar a seguinte dúvida.
A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões, puxa o motociclo de encontro ao veiculo pesado ou empurra-o para a esquerda?
A ficha tecnica do IMTT refere o seguinte: Também a deslocação do ar causado pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas auto-estradas, provoca ventos laterais que afectam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos veículos pesados,afecta em especial os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior.
(Não percebo muito bem se esta explicação se refere à ultrapassagem do pesado ao motociclo, se o contrario)
Numa revista brasileira sobre dicas de pilotagem refere o seguinte:
“Ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões e autocarros, tome cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que pode desestabilizar a moto. Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar incômodo, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros pelo menos).
Em estradas simples, de 2 sentidos, o mesmo efeito do deslocamento de ar poderá também ser causado por grandes veículos que vêm em sentido contrário. Um forte golpe de ar pode atingir a moto lateralmente. Para evitar esse efeito, procure manter-se mais à direita quando perceber a aproximação do caminhão
(Apesar destas explicações fico sem perceber se ao iniciar uma ultrapassagem, sou puxado ou empurrado?)
Obrigado
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Qua Ago 14, 2013 11:57 pm
Morsee escreveu:
Boas pessoal, Será que alguém me consegue tirar a seguinte dúvida.
A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões, puxa o motociclo de encontro ao veiculo pesado ou empurra-o para a esquerda?
A ficha tecnica do IMTT refere o seguinte: Também a deslocação do ar causado pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas auto-estradas, provoca ventos laterais que afectam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos veículos pesados,afecta em especial os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior.
(Não percebo muito bem se esta explicação se refere à ultrapassagem do pesado ao motociclo, se o contrario)
Numa revista brasileira sobre dicas de pilotagem refere o seguinte:
“Ao ultrapassar grandes veículos, como caminhões e autocarros, tome cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que pode desestabilizar a moto. Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar incômodo, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem (cinco metros pelo menos).
Em estradas simples, de 2 sentidos, o mesmo efeito do deslocamento de ar poderá também ser causado por grandes veículos que vêm em sentido contrário. Um forte golpe de ar pode atingir a moto lateralmente. Para evitar esse efeito, procure manter-se mais à direita quando perceber a aproximação do caminhão
(Apesar destas explicações fico sem perceber se ao iniciar uma ultrapassagem, sou puxado ou empurrado?)
Obrigado
depende da posição exacta em relação ao veiculo ao chegar perto e entras na turbulencia sentes o corpo a abanar ao passar essa fase és puxado para a traseira quando inicias a ultrapassagem sentes novamente a turbulencia e ao mesmo tempo se sente a puxar para cima do pesado ao completar a ultrapassagem deixas de sentir a influencia do pesado e levas com a deslocação do ar repentinamente aqui a moto parece que perde força pois passa a ter de empurrar o ar que até agora estava protegida pelo camiºao
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Qui Ago 15, 2013 10:51 am
A resposta é:
Quando ultrapassar um veiculo, seja ele longo ou curto, deve rodar o acelerador e efectuar a manobra com decisão
Ler teoria demais faz mal. .
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Qui Ago 15, 2013 12:50 pm
Nunca pensei nisso ou nunca senti necessidade de compreender isso... e já ultrapassei milhões de camiões
quando me cruzo com eles é que me preparo sempre para os efeitos secundários do vento
krieg escreveu:
A resposta é:
Quando ultrapassar um veiculo, seja ele longo ou curto, deve rodar o acelerador e efectuar a manobra com decisão
Ler teoria demais faz mal. .
+1 e foi o que sempre ouvi dizer...
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Qui Ago 15, 2013 6:12 pm
Vamos ver a parte aerodinâmica da coisa !!!
Morsee
Moto : Yamaha XT 250
Assunto: Obrigado pelas respostas Sex Ago 16, 2013 12:15 am
Obrigado Companheiros, a opinião de quem tem experiência pratica sobre o assunto, ajuda bastante.
Saude da Boa
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Sex Ago 16, 2013 9:14 pm
Morsee escreveu:
Obrigado Companheiros, a opinião de quem tem experiência pratica sobre o assunto, ajuda bastante.
Saude da Boa
Acima de tudo, o que conta é a tua experiência e a tua confiança !!! Tu é que decides, porque tu é que vais a conduzir !!!
Um conselho que te dou: "Se tens dúvidas, não arrisques !!!" "Faz tudo com consciência do que estás e queres fazer !!! (mesmo que seja arriscado)"
Abraço e condução segura !!!
Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Dom Ago 18, 2013 5:08 pm
Quando circulas atras de uma camião ou furgão alto, tens um cone de ar que a uma certa distancia te destabiliza a mota, se te aproximares demasiado vais reparar que entras dentro desse cone e ai nessa zona (de perigo pois estas demasiado proximo do veiculo da frente) vais estabilizado e numa zona que tem pouco atrito ao ar pois o veiculo da frente vai precisamente a "cortar-te" o ar (tens o exemplo nos ciclistas em que os ajudas fazem isso mesmo, cortam o ar ao "homem" da equipa).
Quando te preparas para ultrapassar tens que ter a noção basica do ambiente que te rodeia, se faz ventos laterais atras do carro então tambem vai fazer a frente, por isso quando vais a ultrapassar, dependendo do lado que estiver o vento a soprar, quando passares a frente do veiculo vais sentir a moto a abanar, por isso faz como o Krieg disse, guardas um pouco de aceleração para o momento em que passas a frente do veiculo e assim contradizes a tendencia da moto em abanar muito.
Isto pode parecer de pouca importancia aqui pelos nossos lados, mas por exemplo no sul de Espanha na zona de Algeciras/Tarifa ou então onde eu apanhei a zona mais ventosa da minha vida a andar de moto, na autoestrada na zona de Rabat/Tanger onde os ventos eram de tal ordem que em plena AE ia em 4ª e a pensar em meter a 3ª ... demasiado perigoso.
Mas isto vem com os kms e a experiencia, faz essencialmente cuidado quando estiver muito vento
nunoturbo
Moto : xt225 xt600
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões Sex Nov 08, 2013 3:11 pm
Enrolar o punho e seguir em frente.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões
A Deslocação do ar numa Ultrapassagem a veiculos de grandes dimensões