Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Cinoblocos Roda traseira XT 600

Ir para baixo 
+5
Marco F.
Edgar
Pmvpires
AvisRarum
Rikardo
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Rikardo
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeQui Jun 20, 2013 9:04 pm

A minha história é simples não tenho nada que fazer na vida e então decidi com a ajuda do meu amigo Rummi fazer uns cinoblocos para a minha nova roda 18 , pois é amigos finalmente consegui , gentilmente cedid€€€€ pelo nosso amigo ET600.
Para quem já pensou nisso e ainda nunca viu ou sabe se é possível e viável nem que material usar ou ande comprar e depois a dificuldade de os fazer aqui vai.


Bloco de borracha virgem
Cinoblocos Roda traseira XT 600 <a href=
Cinoblocos Roda traseira XT 600 J3om.th
Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=


Depois de medir os de origem tendo em atenção os desgastes marca-se na borracha e com um serrote de ferro mão ha obra(não ha imagens mas aqui entrou o meu amigo Rummi)

Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 0ntw.th

depois ha que colocar na roda e ai começa o bricolage da afinação que tem que ser uma a uma pode ser com um simples xacto

Cinoblocos Roda traseira XT 600 6zbt.th
Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=


Recapitolando 1º comprar borracha ;2ºmolde copiado pelo de origem ;3ºcortar ;4ºafinar

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Pyrw.th
Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=



Depois é baralhar e baralhar porque não podem ficar confinados a um sitio em qualquer altura desmonta-se a roda e depois "ha este aqui não fica bem isso não pode ser" como vão reparar estão numerados para poder troca-los com a certeza que não repetia assim utilizei a sequencia de números.


Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 8uy5.th

Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 8gcr.th

Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 Bxd.th


e pronto testar testar montar na roda verificar se assenta por completo a cremalheira , se tem folga não desejada se entra justa como convém depois montar a roda na mota e fazer mais uns testes.

Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 Zhey.th

Cinoblocos Roda traseira XT 600  border=Cinoblocos Roda traseira XT 600 Ct5x.th



Resultado fiquei com a caixa de velocidades mais suave , ao engatar a 1º acabou aquele barulho de que vem a casa a baixo e na troca de relação em todas as mudanças ficou mais suave .
O teste foi feito no passeio ocasional que fizemos no domingo passado e correu tudo pelo melhor a caixa da XT é maravilhosa melhor que a da AT pelo menos menos ruidosa mas agora ficou soberba.


Quanto a custos tirando as nossas horas mas isso é pura diversão (sem contar com as cervejas que o Rummi bebeu eu não bebo em serviço) Para fazer uns cinoblocos completos a borracha custa ha volta de 30€ é comprado ao kilo , tirando a ferramenta para desmontar a mota só é preciso um serrote de ferro e um xacto muita paciência e cortar a borracha ao inicio para fazer os primeiros é um pouco duro mas isso deixo para o Rummi comentar foi ele que os cortou todos que eu estava a estudar a maneira de fazer a coisa o mais perfeito possível e de preferencia ha primeira .(possivelmente a beber uma e a fumar um cigarro porque só assim consigo pensar)


Cinoblocos Roda traseira XT 600 919911Cinoblocos Roda traseira XT 600 730351Cinoblocos Roda traseira XT 600 307869


Cinoblocos Roda traseira XT 600 J3om
Ir para o topo Ir para baixo
AvisRarum
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
AvisRarum


Moto : FJR1300A & XTZ 600

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeQui Jun 20, 2013 10:15 pm

deKategoria!!!Cinoblocos Roda traseira XT 600 449138Cinoblocos Roda traseira XT 600 122298
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeQui Jun 20, 2013 10:31 pm

Cinoblocos Roda traseira XT 600 964551 Bem fixe... Sempre fica mais em conta Cinoblocos Roda traseira XT 600 122298
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Edgar
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeQui Jun 20, 2013 11:20 pm

Boas...
não gosto de estar a ser desmancha prazeres Cinoblocos Roda traseira XT 600 3438063878

mas olha que sem fazeres mais ou menos isto...

Cinoblocos Roda traseira XT 600 O0eh

eles pouco trabalho vão fazer como sino-blocos
e depois a caixa e os carretos vão levar por tabela...

ou seja sem essa espécie de caixa de ar a borracha não consegue encolher e absorver a cena Cinoblocos Roda traseira XT 600 546328

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 12:17 am

Boas , o Edgar tem toda a razão ...basta observares uns novos e constatar que o que ele diz é verdade !!!

Cumps , isso para a malta das novas teneres é capaz de ser uma optima ideia pois gastam mais disso do que eu óleo na minha mota Cinoblocos Roda traseira XT 600 296550
Ir para o topo Ir para baixo
Rikardo
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 12:58 am

Todas as opiniões são validas e todos temos direito a nossa opinião ,mas atenção eu não disse que eram melhores que o original só mostrei como resolvi o meu problema e dei a minha opinião sobre o resultado em relação ao que já a algum tempo me vinha a acontecer com os velhos fiquei espetacularmente mais bem servido , agora só o tempo me vai dizer se vou ter problemas mais rápido na transmissão e caixa para já ficou bem melhor. A borracha é bem diferente dos de origem em relação a densidade ,elasticidade quando submetidos ao peso  e á fricção ,uma das coisas que me informaram era que as saliências que os de origem tem são para evitar que se colem com o aquecimento ao cubo , ontem desmontei a roda outra vez e realmente um ou dois estavam mais agarrados ao cubo só na parte de dentro tentei controlar a situação colocando um bocado quase nada de vaselina , depois do próxima volta volto a desmontar para ver o resultado e controlar o desgaste.


PS. testei a folga com as mãos antes de montar e pareceu-me folga suficiente no meu ver com a força do motor que é maior vai de certeza oscilar um pouco mais.

Cinoblocos Roda traseira XT 600 919911Cinoblocos Roda traseira XT 600 730351
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 1:16 am

Mas a ideia que uma folga  Cinoblocos Roda traseira XT 600 303996  "grande" é mau, É uma ideia errada...

a folga deve fazer o trabalho de amortecedor...

pois o que interessa é o amortecimento...
e amortecimento pode ser com folga ou sem folga aparente... desde que amorteça, está tudo bem!

No caso das velhas XT600 / XTZ660 / XTZ750 essa folga é apenas no sentido da corrente...
e pouca ou nenhuma diferença faz, ter ou não ter folga... pois o amortecimento continua a ser feito...

no caso das novas XT660 R/X/Z essa folga fica exagerada por alem de ser no sentido da corrente, parece que a cremalheira quer saltar do eixo... e a solução é trocar a porra dos sino-blocos...


Opinião pessoal Cinoblocos Roda traseira XT 600 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 11:03 am

Boas;
Não acho que seja necessário fazer essas "recravas" côncavas nos sinoblocos, há espaço para a borracha se deformar sem necessidade de criar esse espaço livre.
Além do mais, usando um material que não se sabe quais as suas verdadeiras capacidades mecânicas, não vale a pena andar a "inventar" muito. Deixa ficar assim e vai analisando frequentemente qual o comportamento e estado de conservação do mesmo.
Os problemas de caixa de velocidades devem estar mais dependentes de outros factores. A TT600S tem a cremalheira fixa à roda e há mais motos com sistemas semelhantes e nem por isso as caixas são mais sacrificadas. Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.
Ir para o topo Ir para baixo
MANiK_MiN3R
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
MANiK_MiN3R


Moto : Yamaha XT 600E

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:01 pm

@Rikardo:

Magnifico... Parabéns...

Não queres deixar aqui o contacto do sitio onde comprás-te o bloco de borracha? E já agora a especificação do tipo de borracha?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:03 pm

Johnny_1056 escreveu:
Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.

Ora aqui esta uma grande verdade !!! Nada como ir estando atento a coisa e verificar a evolução da coisa , não me entendas mal Ricardo , acho a tua ideia excelente , ainda mais se tivesse uma tenere das novas (raio dos smileys já arderam novamente !!)

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Rikardo
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:27 pm

Eu nunca levo a mal quando estamos a conversar e a tentar perceber se realmente aquilo é uma solução viável e barata pratica ou se é mais uma daquelas historias de o barato sai caro.De qualquer maneira eu tenho a minha opinião e com mais duas ou três que juntei decidi fazer aquilo , até porque o Rummi já tinha feito na dele tem ha aproximadamente um ano e ainda estão impacaveis e a funcionar na perfeição mais a vossa opinião posso chegar a conclusão que pode ser um erro ou então vai-se perceber que além de barato é do melhor e ainda temos que vender a patente ha BMW .Quanto á verificação , claro que vou andar em cima do acontecimento , agora uma coisa posso garantir a caixa na troca de relações ficou muito superior agora quanto tempo vai durar é isso que vou testar , para já estou bastante satisfeito com a solução e o preço que ficou.
Cinoblocos Roda traseira XT 600 919911Cinoblocos Roda traseira XT 600 730351Cinoblocos Roda traseira XT 600 84716
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 2:40 am

Marco F. escreveu:
Johnny_1056 escreveu:
Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.

Ora aqui esta uma grande verdade !!! Nada como ir estando atento a coisa e verificar a evolução da coisa , não me entendas mal Ricardo , acho a tua ideia excelente , ainda mais se tivesse uma tenere das novas (raio dos smileys já arderam novamente !!)

Cumps

+1 Cinoblocos Roda traseira XT 600 314851

mas eu comia um bocado de borracha como os originais Cinoblocos Roda traseira XT 600 909462
algo me diz que aquilo tem um razão de ser Cinoblocos Roda traseira XT 600 909462
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Rikardo
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 3:07 pm

Já estou a trabalhar a forma de tentar fazer uns o mais parecido com os originais e só não foi logo feito, porque não era fácil e tenho de arranjar maneira de cortar a borracha de maneira mais precisa de que com um xacto , tentei com a maneira como se corta esferovite com o fio de cobre ligado a um transformador e não é facil .E depois de testar percebi que tinha melhorado dai achar que o resultado tinha sido bom , as curvas passaram a segundo plano . Cinoblocos Roda traseira XT 600 449138


Também acho que as curvas terão lá por alguma razão mas pode ser estética ou uma visão de marketing , se em Milhões de cinoblocos tivermos em consideração aquilo como um triângulo e depois colocarmos as curvas o resultado será certamente de muito material de sobras de borracha uma poupança que realmente a falta da borracha em nada prejudica e os ganhos aumentarão e não o contrario a necessidade da curva como efeito técnico ou mecânico ,isto é uma ideia em nada tem a ver com a teoria da conspiração , mas no sitio aonde trabalho isto acontece é a mais pura da realidade , chamam-lhe poupança de material para o mesmo resultado.Cinoblocos Roda traseira XT 600 449138




Mas o que interessa é que até agora tem resultado e vou fazendo as verificações e colocando aqui as minhas observações do que vai acontecendo .
Cinoblocos Roda traseira XT 600 919911Cinoblocos Roda traseira XT 600 730351Cinoblocos Roda traseira XT 600 715610
Ir para o topo Ir para baixo
rummi
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310
rummi


Moto : Mula Bis-cape

Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 8:41 pm

Bem tenho de dizer qualquer coisa...Neutral
Fiz para a minha Mula (660R) e já conta com muitos Km , ao contrario dos originais que desapareciam em pouco tempo.
Mais então naquela altura em que fazíamos muito areal e mato, nessa altura duravam muito pouco.
Desde que fiz para a minha ,e digo são iguais ás demais XT`s nunca mais tive problemas.
Mudo muitas vezes os rolamentos porque tenho folga no cubo e eles partem e reparo que os sino-blocos não alteram nada , um desgaste aqui ou ali mas tudo ainda com as propriedades naturais.
Nada espalmados como encontrava os originais passado alguns Km.
Para mim acho que tá muito melhor e já fiz não sei precisar quantos KM mas deve tar perto dos 10000 Km.
De longe o que acontecia com os originais.
Só notei diferença foi na resposta da mota pois são ligeiramente mais rijos.
Muitas pessoas dizem:
-Sino-Blocos?Qué isso?
Andam uma vida sem mudar , pois, mas se calhar não levam o mesmo tratamento que os meus.
Penso eu.
Aliás basta ver os vídeos das nossas voltas.
Em relação á curva dos mesmos,bem,...bem observado Edgar,tmb acho que seja para amortecer melhor , mas , não era essa a minha intenção , a de ser mais macio, só pretendo que proteja a corrente,caixa etc.Fazer a função deles,mas tmb que durem.
De eles serem mais rijos só acho que melhorei , eu prefiro assim , a mota ficou mais bruta quer nas aceleração quer na redução.
XIXA, já há muito tempo que não fazia um testamento assim tão grande
Cinoblocos Roda traseira XT 600 84716
Ir para o topo Ir para baixo
Funcruiser
Cinoblocos Roda traseira XT 600 Star310




Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 10:23 pm

Boas
Se alguém necessitar de borracha para fazer os ditos cinobblocos aqui bem perto de mim existe umas toneladas de retalhos desse material de varias espessuras.
Pertenciam a uma empresa que construia apoios para pontes, neste momento estão ao abandono (infelizmente)
Se houver interesse posso indicar as coordenadas do local


Funcruiser
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cinoblocos Roda traseira XT 600 Empty
MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Cinoblocos Roda traseira XT 600 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cinoblocos Roda traseira XT 600
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Problema roda traseira
» Barulho roda traseira
» Rolamentos roda traseira
» Medidas raios roda traseira xt350
» Corrente / Cinoblocos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: